oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Lista de livros sobre o Titanic - O Titanic nos livros em português

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Navegando pela Internet, caso você faça uma busca rápida pelo site de vendas norte americano Amazon - talvez um dos maiores catálogos mundiais de comércio de livros - vai encontrar uma impressionante quantia de mais de 5.000 obras relacionadas ao Titanic; um número notável que faz constatar que este tão famoso transatlântico já foi alvo de muita tinta vertida das canetas de centenas de escritores ao longo das décadas, desde que naufragou em 15 de abril de 1912.

O gigantesco turbilhão de interesse popular que arrastou - e  arrasta - milhares de pessoas a se interessarem por tudo que cerca o Titanic, é o gatilho que aciona a publicação destas obras ao redor do mundo; obras que vão desde a transcrição dos inquéritos sobre o naufrágio, depoimentos de passageiros, livros fotográficos, compilação de jornais da época, livros sobre a culinária a bordo, análises históricas com os mais variados focos imagináveis, livros infantis, teorias sem fundamento, contos ficcionais... entre uma infinidade de outras obras mais, com qualidade e área de interesse muito variadas.

"O Titanic navega hoje por um mar de livros, literalmente"

Ainda que com este volume surpreendente de publicações estrangeiras, não há aqui em nosso país uma quantidade notável de publicações dedicadas ao Titanic. A verdade é que poucos autores brasileiros tem se dedicado ao longo dos anos a explorar a história do trágico paquete, e um número igualmente muito pequeno de obras estrangeiras foram traduzidas para o português no decorrer dos anos. Livros em português diretamente relacionados ao Titanic não vão muito além de uma dúzia.

 Existem quantos livros em português sobre o Titanic?

Foi pensando nisso, e na dificuldade de encontrar uma referência única que liste os livros em português, que o Titanic em Foco reúne agora nesta matéria algumas das obras publicadas no Brasil onde nosso inconfundível transatlântico marca presença, seja como tema central, com uma rápida aparição, servindo como pano de fundo para histórias ficcionais, ou de outras formas mais...

Grande parte da obras aqui listadas já não se encontram em catálogos de venda, mas podem eventualmente ser adquiridas em sebos físicos ou sebos virtuais na Internet.

Você tem um livro em português que cita o Titanic e que poderia estar nesta lista?
 Então contribua com o blog, faça sua indicação fornecendo os dados nos comentários desta matéria.

Confira

Livros inteiramente dedicados ao Titanic
 m
Uma Noite Fatídica - O clássico relato das horas finais do Titanic 

Ano de publicação: 2012
Editora: Três estrelas 
Autor: Walter Lord
Nº de Páginas: 295
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel comum levemente amarelado
Dimensões:  14 X 21
Ilustrado? : Sim, menos de 5 fotos e gráficos P&B em papel comum

Este é um dos mais famosos e conceituados livros já publicados sobre o Titanic, foi escrito pelo norte americano Walter Lord (que também fora ex-passageiro do RMS Olympic, o navio irmão do Titanic), e lançado em 1955 nos Estados Unidos; e desde então vem sendo ininterruptamente republicado ao redor do mundo traduzido para vários idiomas. Foram necessários 57 anos (!) para que a obra fosse finalmente traduzida e publicada no Brasil. Uma narrativa fascinante com texto de excelente qualidade, que foi composto tomando por base os depoimentos de vários sobreviventes reais da tragédia. Este livro recebeu uma adaptação para o cinema em 1958 com o filme "A Night to Remember" ("Somente Deus por Testemunha", no Brasil), que é também uma das mais conceituadas produções dramatizadas sobre o Titanic. Uma narrativa muito humana, que consegue de fato trazer a história daquela noite para a imaginação do leitor de maneira muito vívida, com um texto comovente em várias passagens.
.
Sinopse: "Nos anos 1950, quando decidiu fazer um relato sobre o desastre, Walter Lord localizou mais de sessenta sobreviventes do Titanic, além de outras dezenas de pessoas de alguma forma envolvidas com o naufrágio. Lord entrevistou-os para reconstituir tudo o que ocorreu na última noite do navio, bem como na madrugada do dia 15, quando os sobreviventes tiveram de esperar durante horas em botes no oceano até serem resgatados."

Titanic - a História Completa

Ano de publicação: 2011
Editora: Editora Contexto
Autor: Philippe Masson
Nº de páginas: 269
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 16 X 23
Ilustrado? : Sim, mais de 70 fotos e gráficos P&B em papel comum 

De todos os livros lançados sobre o Titanic recentemente no Brasil, talvez este seja o que mais eficientemente explora a história em sua integralidade. Explorando desde as raízes da competição pelo transporte de passageiros no Atlântico até as disputas entre americanos e franceses sobre o direito de exploração dos destroços do Titanic, com um texto muito fluido e muito didático - e permeado de poucos erros históricos aparentes - faz com que o leitor tenha um panorama  amplo de todos os fatos ao redor das origens, curta vida e legado do Titanic. É daquelas leituras que te faz não querer parar, projetando luz em uma miríade de fatos e curiosidades pouco comentados sobre o assunto. Obra muito bem recomendada desde o iniciante até aquele que já sabe um pouco mais.

Sinopse: "Aquela viagem prometia. Para alguns era a chance de 'fazer a América'. Para outros, a oportunidade de desfrutar do navio mais luxuoso já construído. Havia aqueles que apenas queriam fazer a travessia do velho ao novo continente. E uma multidão de tripulantes, responsáveis pela segurança e pelo conforto. Porém, a vida das mais de 2.200 pessoas que deveriam desembarcar em Nova York em 17 de abril de 1912 tomou um rumo inesperado. O Titanic não resistiu ao choque com um iceberg e pereceu nas águas profundas do Atlântico Norte. Quase 1.500 morreram no mais impressionante desastre marítimo já visto. Philippe Masson, um dos maiores especialistas navais do mundo, nos leva a bordo do Titanic. Seguimos com ele os botes salva-vidas, os navios que receberam pedidos de socorro e acompanhamos, também, a agonia dos que estavam em terra esperando informações precisas. Conhecemos, ainda, a vida pós-Titanic e o que mudou depois o desastre. Repleta de mapas, ilustrações, quadros e fotos, Titanic: a história completa surge como a obra definitiva sobre a verdade de uma das maiores tragédias do século XX."

Faces do Titanic

Ano de publicação: 2020
Editora: Letras e versos
Autor: Bruno Piola
Nº de Páginas: 431
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum 
Dimensões: 16 X 23
Ilustrado? : Si. Fotos em P&B em papel comum

Profunda e minuciosa pesquisa jornalistica e levantamento das histórias de um grande grupo de passageiros a bordo do Titanic e suas histórias a bordo do transatlântico e trajetórias pós tragédia. É o único livro brasileiro que se debruça com esmerada atenção e novos detalhes acerca dos animais a bordo do Titanic. O autor também faz um levantamento pormenorizado sobre a história do único passageiro a bordo, um português, cuja intenção final era vir para o Brasil. Literatura e pesquisa jornalística de primeira qualidade.
Sinopse: Em Faces do Titanic, Bruno Piola nos transporta no tempo, reconstruindo não só a viagem inaugural do maior transatlântico do planeta em 1912, mas também a vida de seus passageiros e tripulantes.

Fazendo uso de uma exaustiva pesquisa histórica, o livro revela o que sentiam, pensavam o que fizeram as pessoas a bordo do Titanic quando ele colidiu com um iceberg em 14 de abril e afundou. Ao mesmo tempo, são apresentadas pela primeira vez as (muitas) conexões que o navio possui com o Brasil. Venha conhecer essa impressionante história real, contada através do seu ângulo humano pela primeira vez em língua portuguesa!

Titanic  - O Naufrágio

Ano de publicação: 1997
Editora: Record
Autor: Leo Marriott
Nº de Páginas: 160
Tipo de capa: Capa dura com sobrecapa protetora
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 24 X 31.5
Ilustrado? : Sim, mais de  170 fotos P&B e em cores de alta qualidade.

O livro traz um texto integralmente focado na história verídica do Titanic, ilustrado com dezenas de fotografias de época de excelente qualidade, algumas das quais em página inteira. Uma das melhores obras sobre a história verídica do Titanic já traduzidas para o português. O autor se utiliza constantemente de fotos do Olympic - o navio irmão do Titanic - para ilustrar as páginas; no entanto ele próprio faz um alerta de esclarecimento sobre isto nas primeiras páginas da obra.
.
Sinopse: "Nenhum outro desastre na história pode ser evocado tão facilmente, pela menção de uma única palavra, como a dramática perda do Titanic na noite de 14 para 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, partindo da Inglaterra com destino aos Estados Unidos. Na época, o Titanic era um dos maiores e mais luxuosos navios de transporte de passageiros jamais construído e havia incorporado as mais modernas e sofisticadas técnicas de planejamento industrial e de construção naval.

Das 2.235 pessoas a bordo - entre passageiros e tripulantes – 1.522 morreram: um recorde assustador que permaneceu imbatível até a década de 1980. Por toda parte, circularam histórias de incidentes associados ao naufrágio, desde cenas de pânico e egoísmo a episódios de coragem e auto-sacrifício, afora a tão citada imagem da orquestra que não parou de tocar músicas populares enquanto o gigantesco vapor deslizava lentamente para o fundo do mar. Muito se discutiu - e a controvérsia persiste, ainda hoje – a atitude dos comandantes dos navios que se encontravam nas proximidades, principalmente o do cargueiro Californian, que não tomou nenhuma iniciativa para socorrer o Titanic, limitando-se a testemunhar de longe a catástrofe. Igualmente duvidoso foi o comportamento de Bruce Ismay, presidente da White Star Line, proprietária do navio, e passageiro daquela malfadada travessia.

A tragédia chocou o mundo inteiro. Dos dois lados do Atlântico, as conseqüências do naufrágio atingiram famílias ricas e pobres, enlutadas pelo falecimento de parentes. Realizados os serviços fúnebres, tiveram início os inevitáveis inquéritos em Londres e em Nova York. Nas décadas seguintes, as medidas de segurança apresentadas na conclusão dos inquéritos salvaram muito mais vidas do que as que desapareceram naquela sombria noite de abril de 1912.

Desde o naufrágio, o mito de que o Titanic transportava uma imensa fortuna aguçou a imaginação de aventureiros e empresários, que planejaram inúmeras expedições - todas fracassadas – na tentativa de localizar os destroços e retirar os objetos que faziam parte do transatlântico. Entretanto, só em meados da década de 1980 é que se determinou o local exato em que o navio jazia. Alguns objetos foram recuperados e expostos na França e na Inglaterra, atraindo milhares de visitantes Nos últimos 80 anos houve numerosos acidentes semelhantes ao do Titanic, mas a imagem do navio, inclinando-se devagar por entre as ondas, sob o céu estrelado de uma noite de inverno, permanece como um dos momentos mais comoventes deste século." 

O Crepúsculo da Arrogância - RMS Titanic Minuto a Minuto

Ano de publicação: 2006
Editora: L&PM
Autor: Sergio Faraco
Nº de Páginas: 213
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum 
Dimensões: 14 X 21
Ilustrado? : Não. Apenas com gráficos em papel comum

Se você gosta de uma leitura acelerada, emocionante e sem rodeios, este é o melhor livro em português sobre o Titanic. Escrito integralmente em formato de linha do tempo, com datas e horas dos acontecimentos, o texto "joga o leitor" diretamente no local e momento dos acontecimentos. Ao final do livro há 4 receitas de pratos servidos no último jantar a bordo, lista de sobreviventes e seus respectivos botes, lista de filmes sobre o Titanic, um glossário, entre outras informações extras. Leitura simples, rápida, informativa, emocionante e agradável.

Sinopse: "Em 'O Crepúsculo da Arrogância', Sergio Faraco relata a combinação de erros, pretensão, arrogância e desinformação que resultou na tragédia mais improvável do início do século XX: o naufrágio do Titanic. O livro começa quando se inaugura a era dos vapores oceânicos, no primeiro quarto do século XIX. Trata em seguida dos planos de expansão da White Star Line, da construção do Titanic - resultado da mais recente tecnologia aliada à lendária reputação britânica de dominadora dos oceanos - e dos preparativos para a viagem inaugural. Após descrever a partida do Titanic para Nova York em 10 de abril de 1912, o autor - que consultou, inclusive, os registros dos inquéritos de 1912 sobre as causas do desastre, com extensos e minuciosos depoimentos dos sobreviventes - reconstitui minuto a minuto os acontecimentos de 14 para 15 de abril: a colisão com o iceberg, o arriamento dos botes salva-vidas, o naufrágio e também o que ocorreu nos dias seguintes, no mar e em Nova York"


Titanic - A verdadeira e trágica história e os atos de heroísmo de seus passageiros

Ano de publicação: 2014
Editora: . Books
Autor: Rupert Matthews
Nº de Páginas: 208
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel comum branco
Dimensões: 17 X 24
Ilustrado?: Sim, mais de 120 fotos P&B em papel comum

Apesar de trazer conteúdo já bastante conhecido do grande público de interessados pelo Titanic, o livro de Rupert Matthews traz a história do Titanic vista por um ângulo claro e conciso, e o autor se dedica ao longo das páginas não apenas à recontar os fatos já conhecidos, mas também à derrubar alguns dos muitos mitos criados ao longo dos anos. Uma narração clara de leitura muito agradável.
 .
Sinopse: "O naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural em 1912 foi uma das piores tragédias da história naval. O maior navio de passageiros do mundo, com equipamentos de segurança mais modernos do que seus rivais, era considerado insubmergível. Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio do Titanic, muitas afogadas, mas a maioria de hipotermia numa das noites mais belas e frias do mês de abril, como ninguém se lembrava ter visto no Atlântico Norte. Como e por que o Titanic afundou naquela bela noite de abril é o tema deste livro. O autor Rupert Matthews examina os fatos por trás das histórias de heroísmo e covardia relatadas pelos sobreviventes, e pesquisa as inúmeras teorias a respeito da perda trágica do grande navio."

ff
[COLEÇÃO] Titanic - Sua História, Mistérios e Lenda

Ano de publicação: 2001
Editora: Salvat
Autor: ?
Nº de Páginas: 784 se somados os 4 volumes
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 22 X 28
Ilustrado? : Sim, mais de 400 fotos e gráficos de alta qualidade

Composta de quatro volumes, esta coleção é ainda hoje o mais extenso conteúdo sobre o Titanic já publicado no Brasil, com mais de 700 páginas ricamente ilustradas, trazendo material completo sobre o Titanic e todo o panorama histórico, social e cultural no qual ele estava inserido. Apesar das muitas falhas no texto, informações que por vezes não procedem, a obra se vale pelo caráter de referência, sendo uma boa fonte neste sentido. As centenas de fotografias de alta qualidade ao longo dos 4 volumes também não deixam a desejar. Os quatro volumes foram publicados no Brasil pela Editora Salvat em forma de coleção a partir do ano de 2001, sendo distribuídos em 100 fascículos semanais. A obra completa se compõe dos 4 volumes aqui ilustrados junto de um grande fichário sobre a história da navegação e as centenas de peças para a montagem de uma grande maquete do com 107 cm de comprimento, a maior maquete do Titanic já comercializada no Brasil. Hoje a coleção é popularmente conhecida como "Coleção Titanic Salvat", e é raramente encontrada completa nos sites de vendas de produtos usados, sempre a altos preços.


Sinopse: "A lenda do Titanic tem inspirado romances e filmes, histórias de todo tipo, peças de teatro, pinturas, impossíveis empreendimentos tecnológicos e, inclusive, um poema em verso livre. Entrou no imaginário coletivo e tem alimentado sonhos e pesadelos de gerações inteiras. É a terrível, fascinante e surpreendente história do Titanic. Terrível, porque fala do fim da vida de 1.500 pessoas. Fascinante, porque sua suposta insubmersibilidade representava o desafio do homem às forças da natureza. Surpreendente, porque, mas uma vez, essas forças se mostraram muito superiores ao homem e à sua tecnologia."
yh

Titanic Minuto a Minuto

Ano de publicação: 2017
Editora: Vestígio
Autor: Jonathan Mayo
Nº de Páginas:  256
Tipo de capa: Brochura
Miolo: ?
Dimensão: 23 X 16
Ilustrado? : ?

Sinopse:  "Às 2h20 da manhã de 15 de abril de 1912, o Titanic inicia uma descida de quase quatro quilômetros até o fundo do oceano. Maquinário, carvão, taças de cristal, pianos e joias submergem na água escura. Centenas de passageiros e tripulantes permanecem presos sob o convés – centenas mais perderão a vida na superfície. Esta é a cronologia definitiva das horas finais do Titanic, contada com detalhes fascinantes e que oferece uma experiência em tempo real de um dos maiores dramas da história do século XX."
 
.
No Coração do Oceano - Relatos impressionantes dos sobreviventes logo depois do naufrágio

Ano de publicação: 2012
Editora: Sinergia
Autor: Cleiton Basso
Nº de Páginas:  165
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 15,5 X 23
Ilustrado? : Mais de 60 fotos P&B em papel comum 

Sinopse: "O mundo nunca mais esquecerá a triste experiência por que passaram as mais de 2.200 pessoas a bordo do Titanic. Em No coração do oceano, Cleiton Basso embarca você no Titanic e leva sua imaginação para a viagem marítima mais famosa e enigmática de todos os tempos. Uma história real e inesquecível, que fará você sentir a mesma emoção que os passageiros do Titanic sentiram. Depoimentos reais, impactantes e precisos. Você vai mergulhar na história do Titanic e viverá todas as emoções, como se estivesse no navio dos sonhos. No coração do oceano emociona de forma única, algo que só quem fala ao coração consegue fazer. E essa é uma característica de Cleiton Basso, a nova revelação da literatura nacional."
.
Livros para o público infantil / juvenil
m
Por Dentro do Titanic -  Um livro com  ilustrações gigantes

Ano de publicação: 1997
Editora: Manole
Autor: Ken Marschall
Nº de Páginas: 32
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade 
Dimensão: 25.5 X 36
Ilustrado? : Sim, todas as páginas com ilustrações e fotos em papel de alta qualidade. Várias ilustrações gigantes e um poster central de 4 páginas.

Este é seguramente o melhor livro sobre o Titanic direcionado ao público infantil já lançado no Brasil. Apesar de conter apenas 32 páginas, seu grande formato e as grandes ilustrações em papel de alta qualidade são capazes de seduzir até mesmo os leitores mais velhos. As ilustrações que compõe esta obra foram criadas pelo ilustrador norte americano Ken Marschall, o mais reconhecido artista a retratar o Titanic, suas obras estão espalhadas por um infinidade de outras publicações sobre o assunto.

Sinopse: "Entre a bordo do maior navio para a viagem mais famosa de todos os tempos... O quarto de Frank é uma pequena cabine na terceira classe. Billy e sua família estão viajando em uma suíte luxuosa. Os dois meninos estão emocionados por estarem na primeira viagem do maior navio até então construído. E eles não podem esperar para explorar cada detalhe deste fabuloso navio. Siga os jovens passageiros reais enquanto eles exploram todo o Titanic. Ilustrações gigantes e precisas feitas pelo mais importante artista do mundo que desenha o Titanic revelam o enorme navio em seus mínimos detalhes. Uma ilustração em quatro páginas dá a mais completa visão já feita desta cidade flutuante no mar. Outras ilustrações oferecem uma descrição, momento a momento, da colisão do Titanic com o iceberg, da submersão e do desaparecimento no oceano."

Descubra o Titanic

Ano de publicação: 1998
Editora: Editora Globo
Autor: Eric Kentley
Nº de Páginas: 30
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade 
Dimensão: 22 X 29
Ilustrado? : Sim, mais de 200 fotos e gráficos em cores de alta qualidade 

Sinopse: "Você foi selecionado para participar de uma viagem de resgate dos restos naufragados do Titanic. junte-se à equipe que vai fazer essa viagem inesquecível ao fundo do oceano. Descubra o local do naufrágio com a ajuda dos satélites de navegação. Mergulhe até o fundo do mar num submergível. Aprenda a história do Titanic. Descubra e resgate os tesouros do transatlântico." 
.
A Viagem do Titanic - Um Navio Inesquecível, Uma Tragédia Histórica

Ano de publicação: 2012
Editora: Girassol
Autor: Duncan Crosbie
Nº de Páginas:  30
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 21 X 27
Ilustrado? : Sim

Sinopse:  "Ricamente ilustrado, incluindo pop-ups e reproduções de documentos do ano de 1912, este livro conta a história do famoso transatlântico Titanic, sob o olhar atento do menino Jack, que escreveu todas as impressões de sua grande aventura em um diário ficcional. Tudo para você explorar este navio incrivelmente luxuoso e descobrir detalhes da construção e as razões que fizeram do Titanic o maior e melhor da época. Acompanhe de perto a repercussão desse histórico desastre que 100 anos depois ainda fascina o mundo."
.
White Star Line Titanic - A História do Navio Mais Famoso do Mundo

Ano de publicação: 2011
Editora: Ciranda Cultural
Autor: Duncan Crosbie
Nº de Páginas:  16
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 23,5 X 28
Ilustrado? : Sim

Sinopse:  "Neste livro, a engenharia do papel procura trazer à vida um conhecido navio da história da navegação. Percorrendo as páginas deste livro, que apresenta desde abas e dobraduras a elaborados pop-ups, os leitores poderão conhecer o funcionamento mais minucioso deste grandioso navio. A obra conta como funcionou a construção do Titanic, sua trajetória no oceano, a tragédia e seus passageiros e a redescoberta debaixo das águas. O volume traz um modelo do Titanic de 700 mm para montar e conta com páginas recheadas de fatos e trabalhos em papel."

Titanic - A Busca Pelos Fugitivos Perdidos

Ano de publicação: 2012
Editora: Ciranda Cultural
Autor: Ciranda Cultural
Nº de Páginas: 48
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 23 X 25
Ilustrado? : Sim

Sinopse:  "Duas figuras fantasmagóricas fugiram do monumento do Titanic em Liverpool, onde um jornalista encontrou uma antiga mala. Aqueles seriam os donos dos intrigantes documentos que estão dentro dela? Como eles os conseguiram? Por que os deixaram lá? E para onde estão fugindo?"
.
Biografias de pessoas relacionadas ao Titanic
m
Sobrevivente do Titanic - As memórias de Violet Jessop, tripulante sobrevivente dos naufrágios do Titanic e Britannic

Ano de publicação: 1997
Editora: Brasil Tropical
Autor: John Maxtone-Graham
Nº de Páginas: 298
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel comum levemente amarelado
Dimensão: 15.3 X 22.4
Ilustrado? : Sim, mais de 20 fotos P&B em papel comum 

Sinopse: "Enquanto estava escovando os meus dentes, tentando me livrar do óleo e da poeira da cortiça, ouvi uma batida na porta.” A assistente da enfermeira-chefe olhou para dentro da cabina. Ela evidentemente pensou que seria desnecessário congratular-se comigo por eu estar viva, ou ainda indagar se eu estava machucada. Ao contrário, perguntou: “Onde foi que você conseguiu a escova de dentes”? "Eu respondi, num tom de voz baixo receiando que com o esforço despendido poderia vomitar. 'Eu a trouxe comigo. ' O seu olhar de assombro e desconfiança levou-me a pensar se ela imaginava que eu estava aliada com o inimigo e tinha preparado alguns pertences para um final de semana, antes de entrar no bote salva-vidas."

Violet Jessop, provavelmente foi a única pessoa resgatada do desastre com uma escova de dentes, depois que o Britannic bateu em uma mina marítima e afundou. Quatro anos antes ela estava no Titanic e pensou como seria bom ter uma escova de dentes naquela oportunidade. Em 1934 escreveu suas memórias. Depois de haver passado a infância na Argentina e a adolescência na Inglaterra, tornou-se comissária de bordo em diferentes companhias marítimas. Ela estava lá quando o Titanic chocou-se de lado com um iceberg foi a pique. Quatro anos mais tarde, ela servia a bordo do Navio-Hospital Britannic como enfermeira de guerra.

O seu trabalho na companhia transatlântica White Star Line colocou-a literalmente em dificuldades, tornando-a personagem de dois épicos desastres marítimos. Ela foi salva do desastre do Titanic porque um oficial mandou-a entrar no bote salva-vidas para que os imigrantes que não falavam inglês pudessem seguir o seu exemplo. Além dessas significativas passagens históricas, existe muito, muito mais. Poucas (se é que elas existem) são as comissárias de bordo de companhias transatlânticas que escreveram suas memórias. Portanto, a história da vida de Violet Jessop é duplamente valiosa - única no gênero - além de altamente articulada e informativa é contada por alguém que fala com muita propriedade. De sua posição privilegiada - comissária - quer na copa, quer na minúscula cabina, no convés, ou no bote salva-vidas, somos levados aos bastidores da vida a bordo daquele grandioso transatlântico.

Aos 21 anos de idade, em 1908, Violet Jessop passou a trabalhar no Orinoco. Exceto por um período de tempo, durante a Primeira Guerra Mundial, em que trabalhou em terra firme, exerceu a atividade de comissária de bordo, até aposentar-se quarenta e dois anos mais tarde. Viveu uma vida de viagens incomuns e cheias de aventura. Sua trama literária é tão ampla quanto os sete mares, e o bordo do navio, uma imensa paleta. Além de testemunha ocular do afundamento do Titanic e do Britannic, Violet Jessop tem dados e habilidade para tecer histórias fascinantes: comissárias amigas hilariantes, episódios grotescos nas cabinas, grito às armas na guerra, passageiros difíceis, companheiros de bordo cortejadores, portos exóticos, amor não correspondido e mortes trágicas. John Maxtone-Graham editou e comentou as memórias de Violet Jessop. Historiador marítimo, é autor de muitos clássicos sobre navios de passageiros, entre eles: "Crossing & Cruising" e "Liners to the Sun." Entrevistou Violet Jessop em 1970, enquanto pesquisava detalhes para o seu livro "The Only Way to Cross." Violet Jessop morreu um ano mais tarde, deixando os manuscritos para as suas sobrinhas. Estão sendo publicados agora pela primeira vez."


E a Orquestra Continuou Tocando - O violinista e a moça da fábrica de luvas, uma história real de amor, perda e traição

Ano de publicação: 2012
Editora: Lafonte
Autor: Christopher Ward
Nº de Páginas: 272
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel comum levemente amarelado
Dimensão:15,5 X 23
Ilustrado? : Sim, mais de 30 fotos P&B em papel de alta qualidade
.
Sinopse: "Jock Hume, 21 anos, era o violinista da orquestra do Titanic. Durante o naufrágio, para manter a calma dos passageiros em pânico, ele e os outros músicos mantiveram-se tocando no convés durante o caos que se instalou após o choque do navio com o iceberg. Nenhum dos integrantes da orquestra sobreviveu. Jock, que deixara em terra a noiva grávida, jamais conheceu a filha.  Essa história de perda, crueldade e amor é magistralmente contata por Christopher Ward, neto de Jock Hune, que investigou com extrema minúcia o passado de sua família, iluminando detalhes pouco conhecidos da maior catástrofe marítima de que se tem registro."

Livros religiosos
m
O Último Herói do Titanic

Ano de publicação: 1998
Editora: Chamada da Meia-Noite
Autor: Moody Adams
Nº de Páginas: 169
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 13.5 X 19.5
Ilustrado? : Sim, mais de 30 fotos P&B em papel comum 

Sinopse: "O naufrágio do Titanic é mais que uma tragédia histórica. É heroísmo corajoso e fé inabalável que inspiram todos que conhecem a história completa. Os filmes de Hollywood sobre o Titanic proporcionam grandes dramas. A exposição de artefatos recuperados do navio desperta muita curiosidade. Mas a história de John Harper causa um impacto enorme e capaz de transformar vidas"

.

Titanic O Naufrágio da Soberba

Ano de publicação: ?
Editora: A. D. Santos Editora
Autor: Arlindo Alves
Nº de Páginas: 113
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não 

Sinopse: "A soberba dos homens tem causado grandes tragédias e catástrofes da humanidade. o TITANIC é o maior exemplo disso. esta obra surpreendente, não somente pelos relevante fatos históricos que envolvem a tragédia, mas sobre-tudo pelas lições que enriquecem a vida daqueles que o lerem. Este livro vai mudar a sua vida!"
.
.
. 
Cinema

Titanic de James Cameron

Ano de publicação: 1998
Editora: Editora Manole 
Autor: James Cameron, Ed W. Marsh,Douglas Kirkland
Nº de Páginas: 178
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 25.5 X 30.5
Ilustrado? : Sim, livro integralmente fotográfico em papel de alta qualidade

Este é um livro indispensável para os cinéfilos fãs de "Titanic" (1997). A obra ricamente ilustrada com centenas de fotografias de boa qualidade traz um verdadeiro passeio pelos bastidores da produção do filme que reavivou a história do Titanic através do romance do casal ficcional "Jack e Rose" (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet). Com texto cheio de detalhes, o leitor é colocado a par do incrível esforço necessário para trazer para as telonas a história do mais famoso navio do século XX.

Sinopse: "Titanic de James Cameron' descreve a recriação cinematográfica do mais lendário desastre oceânico de todos os tempos, visto pelos olhos de um grande roteirista. Baseado na malfadada viagem inaugural do navio, o esperado épico de Cameron tece uma rica trama humana de romance, heroísmo, tragédia e ganância.  Nestas páginas pode ser encontrada uma descrição detalhada do monumental esforço de milhares de artistas e artesãos na recriação acurada do 'navio dos sonhos', incluindo a réplica do exterior em tamanho natural e o tanque de 64,6 milhões de litros projetado para o seu naufrágio; a riqueza dos detalhados espaços interiores; as novas descobertas dos mergulhos de Cameron até os destroços do navio em 1995, a aproximadamente quatro quilômetros abaixo da superfície do mar; os estudos sobre o incrementado vestuário, maquiagem e cabeleireiros que definiam o estilo da 'Era de Ouro'; um resumo dos impressionantes efeitos visuais do filme; e as entrevistas com o elenco e a equipe, todas associadas aos eventos históricos da viagem inaugural, e final, do Titanic."
.
Histórias ficcionais que se passam a bordo do Titanicm

Aconteceu no Titanic

Ano de publicação: 2005
Editora: Mythos Books
Autor: Loreley Mc Kenzie 
Nº de Páginas: 267
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel "jornal"
Dimensão: 13 X 19
Ilustrado? : Não
.
Sinopse: "Diane era uma moça cheia de sonhos. Gregory, um homem marcado pelo sofrimento e pela desilusão. Um dia seus caminhos se cruzam e eles se apaixonam dentro do lendário Titanic  Mas uma tragédia sem precedentes ameaça 2.227 passageiros, entre eles Gregory e Diane. Será que o amor entre os dois é forte o bastante para sobreviver ao maior naufrágio da história? Será que Madame Vésper, a misteriosa vidente russa a bordo do navio, poderá fazer alguma coisa para ajudá-los? Em um cenário que combina misticismo, premonições e personagens fascinantes, as paixões explodem com força total em um romance simplesmente arrebatador!"
.
Amor Sem Igual

Ano de publicação: 1992
Editora: Record
Autor: Danielle Steel
Nº de Páginas: 331
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não 
 .
Sinopse: "Em 'Amor sem Igual', Danielle Steel procura reconstituir o drama sofrido pelos sobreviventes do Titanic. A tragédia do navio de luxo mais famoso do mundo é revivida através da história de Edwina Winfield e de sua experiência naqueles momentos terríveis."




.
A Maldição do Titanic

Ano de publicação: 1994
Editora: Record
Autor: Robert Serling 
Nº de Páginas: 384
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não

Sinopse: "1912 - O Titanic parte em sua fatídica viagem de estréia...1999 - Cientistas e aventureiros refazem a viagem original para investigar o que realmente existe no interior do vapor de luxo mais famoso do mundo. Mas, quando as primeiras pessoas entram no Titanic afundado, elas descobrem que não estão sozinhas. Deparam-se com algo extraordinário que ninguém suspeitava... Parece que os fantasmas do passado que habitam o Titanic querem preservar seu último bem comum a sepultura no fundo do oceano. Com o conhecimento da moderna tecnologia de mergulho no fundo do mar, Robert Serling autor de seis narrativas sobre aviação e vários romances compõe uma história vigorosa e muito bem-elaborada, repleta de fatos reais, onde o suspense percorre todas as páginas. Um verdadeiro tributo ao Titanic, que agradará aos leitores eternamente fascinados por suas lendas."
.
Resgatem o Titanic!

Ano de publicação: ?
Editora: Círculo do Livro
Autor: Clive Cussler 
Nº de Páginas: 368
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 12.5 X 20.5
Ilustrado? : Não

Sinopse: "Quando o Titanic afundou, um homem fez questão de ir até o cofre do navio e lá morrer. Mais de setenta anos depois, russos e americanos tentam descobrir um minério necessário para construir uma poderosa arma de defesa. É quando se descobre que a única quantidade do minério (bizanio) conhecido no planeta, foi embarcada no Titanic. Começa então uma história empolgante de mistério e espionagem. Qual a relação entre o bizanio e a morte de mineiros no Colorado, em uma mina que já estava completamente esgotada? Os americanos tentam retirar o Titanic do fundo do mar enquanto os russos preparam-se para interferir e levar o minério para a União Soviética. Pitt, funcionário da Agência Nacional Marítima e Submarina é o responsável pelo resgate e precisa investigar a presença de espiões russos, enquanto tenta salvar o Titanic em meio a um ciclone."

Cântico Para a Última Viagem

Ano de publicação: 1997
Editora: Companhia das Letras
Autor: Erik Fosnes Hansen
Nº de Páginas: 422
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel comum levemente amarelado
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não
 .
Sinopse: "No dia 10 de abril de 1912, o Titanic, o maior navio de passageiros de todos os tempos, inicia sua viagem inaugural, partindo da Inglaterra com destino a Nova York. A bordo, mais de 1500 pessoas. Cinco dias depois, afunda em alto-mar. A narrativa de Erik Fosnes Hansen é um mosaico da Europa ainda intocada pelas guerras mundiais. Banqueiros e industriais se deleitam com o luxo da primeira classe e emigrantes amontoados no fundo do navio esperam o Novo Mundo enquanto a orquestra toca valsas - até o último minuto. Os sonhos são muitos nesse pequeno mundo flutuante, mas o destino é um só."


A Costureira - Segredos, Romance e Mortes no Rastro do Titanic

Ano de publicação: 2013
Editora: Geração Editorial
Autor: Kate Alcott
Nº de Páginas: 376
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: ?
Dimensão: 15,6 X 23
Ilustrado? : ?
 .
Sinopse: "1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista - mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a História como o maior desastre marítimo de todos os tempos - o naufrágio do Titanic."
.

Cada Um Por Si - Titanic, Um Romance

Ano de publicação: ?
Editora: Companhia das Letras
Autor: Beryl Bainbridge 
Nº de Páginas: 232
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 28
Ilustrado? : Não

Sinopse: "Com uma linguagem sensível e vigorosa, Beryl Bainbridge - uma das maiores escritoras inglesas da atualidade - recupera neste romance as emoções intensas que acompanharam a primeira e última viagem do Titanic. Foram quatro dias em que a crença na força prodigiosa do navio igualou a tripulação, os milionários da primeira classe e os imigrantes que lotavam os porões. Quatro dias em que não houve nenhum sinal da catástrofe que estava por vir. Com um estilo sóbrio e quase lacônico, capaz de captar os incontáveis estados da sensibilidade, a autora não desperdiça palavras ao transmitir a emoção intensa que acompanha esta viagem fatídica."


O Fantasma das Grandes Banquisas

Ano de publicação: 1992
Editora: Siciliano
Autor: Arthur C. Clarke
Nº de Páginas: 244
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: ?
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : ?

Sinopse: "É 2010. Em dois anos será o aniversário de um acontecimento que há 100 anos assombrou o mundo: o naufrágio do Titanic. Os restos do que um dia foi o maior e mais famoso transatlântico do mundo estão no fundo do mar, nas Grandes Banquisas, a quatro mil metros de profundidade, marcando para sempre a fragilidade da tecnologia face aos obstáculos naturais do planeta. Entretanto, um século depois, o impulso para resgatar o que sobrou do naufrágio é irresistível. Do Ocidente vem uma solução. Do Oriente outra. Ambas são prodígios de imaginação tecnológica. Ambas podem dar certo. Mas o resgate ainda pode gerar algumas surpresas para quem tentar trazer o Titanic de volta aos olhos do mundo."


Lua de Gelo

Ano de publicação: 1988
Editora: Nova Cultural
Autor: Shannon OCorke
Nº de Páginas: 269
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: ?
Dimensão: 19 X 22
Ilustrado? : ?

Sinopse: “Abril de 1912. O maior transatlântico do mundo se prepara para sua viagem inaugural. A bordo, mais de duas mil pessoas em busca de aventura, vidas frágeis, oscilando na iminência da tragédia. Os passageiros do Titanic, da elite de Newsport, exibem jóias fulgurantes e atitudes maneirosas, para encobrir segredos obscuros ndurante a viagem que lhes mudará o destino para sempre. Embarcam Audrey Lockholm, presa nas garras de uma chantagista e desesperada para proteger o marido contra um escândalo; a lindíssima Tory Van Voorst, sempre com os comprimidos de cianureto à mão para conseguir desaparecer, caso seu passado secreto venha á tona; as adoráveis gêmeas Swam e Smoke Lockholm, agora rivais no amor pélo romântico violinista Danny Bowen. Segredos ameaçam suas vidas douradas…”

.
Livros onde o Titanic faz uma breve aparição

História Secreta dos Oceanos

Ano de publicação: 1978
Autor: Robert de LaCroix
Nº de Páginas: 346
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel "jornal"
Dimensão: 15 X 20
Ilustrado? : Sim, fotos P&B em papel de boa qualidade
Quantas páginas falam do Titanic?  :  7 páginas 

Sinopse: "Um delírio. Um delírio sobre um fundo de espuma e de nuvens. A História transforma-se em romance fantástico, hesita entre o drama e a epopéia, escapa ao tempo e à lógica, torna-se enigma.  A história secreta dos oceanos é uma reportagem nas regiões misteriosas do universo marinho, revela o que foram as verdadeiras descobertas do mundo, desvenda a verdade sobre os naufrágios célebres, é uma epopéia do extraordinário com fantasmas de navios, ilhas errantes, naufrágios inexplicáveis.  Neste livro, dos navegadores da sombra à magia do triângulo... ou seja, ao número três (um número-chave: presente, passado e futuro; céu, terra e inferno), Robert de Ia Croix fala-nos do oceano. Oceano que é tudo isso ao mesmo tempo: confusão do tempo e confusão dos elementos."

Os Grandes Mistérios do Passado

Ano de publicação: 1996
Autor: Reader's Digest Livros
Nº de Páginas: 448
Tipo de capa: Capa Dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 20 X 26
Ilustrado? : Sim, livro inteiramente fotográfico
Quantas páginas falam do Titanic? : 6 páginas
 .
Sinopse: "Todo mundo adora mistérios. E quando eles envolvem figuras famosas ou questões acerca de importantes eventos históricos, a narrativa adquire uma dimensão que não existe na própria ficção. Esta seleção de 91 histórias conduz o leitor a uma viagem por um passado espetacular no qual a ambição, o segredo, a intriga, a traição, a paixão, a loucura e o assassinato influenciaram várias vezes o curso dos acontecimentos, deixando um desconcertante rastro de enigmas que os historiadores continuam a tentar solucionar.  Narrativas apaixonantes e um caleidoscópio de imagens levam o leitor a mergulhar em acontecimentos estranhos, mas verídicos, permitindo-lhe conhecer algumas das mais fascinantes e perversas figuras dos últimos séculos. As narrativas, que foram agrupadas por temas, e não cronologicamente, são complementadas por numerosos quadros onde se apresentam acontecimentos e personalidades semelhantes. Assim organizada, esta obra oferece ao leitor suspense, revelações e novas e importantes informações. [...]"

[COLEÇÃO] Atlas do Extraordinário: Tesouros Perdidos do Mundo - VOLUME I

Ano de publicação: 1996
Editora: Ediciones del Prado
Autor: Ediciones del Prado
Nº de Páginas: 103
Tipo de capa: Capa Dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 23.5 X 29.5
Ilustrado? : Sim, livro inteiramente fotográfico
Quantas páginas falam do Titanic? : 4 páginas 

Sinopse: ?

.
Viagem no Tempo - Navios, Marinheiros e o Mar

Ano de publicação: 1994
Editora: Manole
Autor: Richard Humble 
Nº de Páginas: 48
Tipo de capa: Capa dura
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 22.5 X 29
Ilustrado? : Sim, livro inteiramente fotográfico
Quantas páginas falam do Titanic? : 2 páginas

Sinopse: "Por que os submarinos levavam camundongos? O que é um astrolábio? Como os vikings navegavam? O que é um navio mercante medieval? O que os marinheiros do século XVIII comiam no café da manhã? Navios, Marinheiros e o Mar responde a essas e muitas outras perguntas. Mostra o desenvolvimento das embarcações marítimas, das balsas feitas de troncos de árvore às cidades flutuantes, chegando até os navios do futuro, movidos a energia solar e controlados por computador."
.
As 100 Maiores Catástrofes da História

Ano de publicação: 2006
Editora - Difel
Autor: Stephen J. Spignesi 
Nº de Páginas: 496
Tipo de capa: Brochura
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 16 X 26
Ilustrado? : Sim
Quantas páginas falam do Titanic? : 4 páginas

Sinopse: "A Peste Negra. A Epidemia de Varíola em 1520. A Inundação em Johnstown. Muito mais do que manchetes de jornais ou verbetes em um livro de História, estas são algumas das maiores catástrofes do mundo, tragédias que resultaram na morte de milhões de pessoas e em perdas materiais incalculáveis. Neste livro encontraremos informações detalhadas das 'As 100 Maiores Catástrofes da História' - inundações, pragas, erupções vulcânicas, terremotos, acidentes aéreos, incêndios, desastres em eventos esportivos e atentados terroristas que mudaram a História e alteraram nossa perspectiva de vida, nossos destinos e mesmo o espírito humano."

O Fascinante Livro de Navios

Ano de publicação: 1987
Editora: Edições Siciliano
Autor: Michael Leitch 
Nº de Páginas: 80
Tipo de capa: Capa dura com sobrecapa protetora 
Miolo: Papel de alta qualidade
Dimensão: 24 X 33
Ilustrado? : Sim, livro inteiramente fotográfico
Quantas páginas falam do Titanic? : Apenas uma página, onde o Titanic é citado brevemente com uma fotografia

Sinopse: "Este livro cria uma panorama rico da vida no mar através do séculos e será de grande valor para todos quer ficam fascinados pelos navios vistosos e imponentes que dominaram e dominam os oceanos. Muitas ilustrações admiráveis e fartamente coloridas traçam seu desenvolvimento desde os antigos navios comerciais e de guerra dos vikings e civilizações mediterrâneas até os que atualmente cruzam os oceanos. Aqui há navios de exploração, de comércio e guerra, galeões, navios de quatro mastros, clíperes, barcos a vapor, navios-tanque, porta -aviões e navios exclusivos para o lazer, desde os grandes cruzadores a vapor que circundavam o mundo até os velejados por homens e mulheres que partem sozinhos para conquistar os oceanos."

Vidências Fantásticas - As Mais Importantes Profecias Confirmadas Pela História

Ano de publicação: 1990
Editora: Record
Autor: Sylvie Simon 
Nº de Páginas: 254 
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não
Quantas páginas falam do Titanic? : 4 páginas

Sinopse: "Num longo passeio através do tempo-espaço, Sylvie Simon nos leva a vidências que alteraram a história da humanidade. Previsões referentes à vida de personalidades como Júlio César, John F. Kennedy, Catarina de Médicis, Napoleão, entre tantos outros. Da Antiguidade aos tempos modernos, passando pela Idade Média e a Revolução Francesa, este livro revela profecias incríveis que abrem uma nova perspectiva de compreensão do destino humano."

Poesias
m
O Naufrágio do Titanic - Uma Comédia

Ano de publicação: 2000
Editora: Companhia das Letras
Autor: Hans Magnus Enzensberger
Nº de Páginas: 126
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 14 X 21
Ilustrado? : Não

Sinopse: "Em O naufrágio do Titanic, de 1977, Hans Magnus Enzensberger vai aos limites da não-poesia para criar uma obra bela e vibrante. Como se fosse, possível existir uma épica individual, narra de que maneira a história se impregnou num poeta que aprendeu a ver o mundo pelo prisma da revolução. A tragédia marítima de 1912 serve de chave simbólica para uma rede de associações que passa pela Havana comunista e pela Berlim da Guerra Fria, enquanto a voz poética transita do intimismo lírico ao registro preciso dos fatos, da expressão polifônica à reflexão desiludida, da balada, tradicional à dicção prosaica. Um dos grandes intelectuais europeus do pós-guerra, Enzensberger compõe uma poesia arriscada: poesia datada - no melhor, sentido do termo, pois dá voz ao espírito do tempo."

Outros

Futilidade ou o Naufrágio do Titan

Ano de publicação: 2014
Editora: Vermelho Marinho
Autor: Morgan Robertson 
Nº de Páginas: 111
Tipo de capa: Brochura 
Miolo: Papel branco comum
Dimensão: 13 X18
Ilustrado? : Não

Sinopse: "Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos? Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, 'Futilidade' é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida - teria sido coincidência ou providência?"

Crédito
.
Pesquisa, texto introdutório e edição de imagens - Rodrigo, Titanic em Foco

Fontes - Acervo particular / titanicmomentos.blogspot.com / livrariacultura.com.br / saraiva.com.br / estantevirtual.com.br / americanas.com.br / www.skoob.com.br / mercadolivre.com.br / olx.com.br / submarino.com.br / pt.scribd.com

Agradecimentos
Ao leitor Gabriel Sena pela contribuição com a indicação do livro "Lua de Gelo" da categoria "Histórias Ficcionais que se passam a bordo do Titanic".

27 comentários:

Lucas Rubio disse...

Incrível postagem! Ao nível de qualidade do Titanic em Foco.

Meus singelos parabéns, meu amigo Rodrigo!

Rodrigo disse...

Oi Lucas, obrigado. Ainda faltam alguns exemplares na matéria, mas isso vai ficar por conta do leitor. Só indiquei aquilo que eu realmente conheço.

Até mais, feliz por ver você por aqui.

Gabriel Torres disse...

Olá Rodrigo,parabéns por mais uma excelente matéria, fiquei muito interessado nessa coleção Titanic, sua Historia, mistérios e lenda, gostaria de saber se você já leu algum desses volumes e sabe me indicar um lugar específico para compra-los

Rodrigo disse...

Oi Gabriel, obrigado.

Bem, neste momento eu não me recordo de ter visto a a coleção completa a venda recentemente. De vez em quando ela surge para venda no Mercado Livre... às vezes apenas os fascículos completos, sem maquete, outras vezes completa, com a maquete já a meio caminho de montagem. Mas sempre a preço bem alto, geralmente acima de R$ 1.500.

Eu consegui a minha coleção completa por sorte a alguns anos atrás... Acabei montando a maquete sozinho porque não havia sequer sido mexida.

Tanto os fichário sobre "A História da Navegação" quanto os 4 volumes e as instruções de montagens são muito bons, a qualidade não decepciona. Salvo algumas muitas informações imprecisas, mas nada tão diferente do que há de erros nos demais livros sobre o Titanic.

A maquete também é linda, muito detalhada, com qualidade bem satisfatória, apesar de não ser perfeita obviamente.

Bem, se você tiver a oportunidade de encontrar a coleção completa, com tudo que tem direito, vale a pena... Apenas é preciso que esteja num preço justo.

Até mais.

Gabriel Torres disse...

Obrigado pela resposta Rodrigo. Acho que vai ficar para maia tarde rsrs não esperava que o preço girasse tão alto... Quanto a maquete, desculpe a curiosidade, mas qual o tamanho dela? Tenho vontade de ter uma maquete do titanic em algum lugar aqui de casa.

Rodrigo disse...

A maquete mede 107 cm de comprimento, e é a maior já comercializada no Brasil ainda hoje, e acredito que também a melhor, ou pelo menos uma das melhores devido à quantidade e qualidade dos detalhes se bem montada.

Vi raríssimas delas realmente bem montadas. A minha está bem montada, mas deixa a dever em alguns aspectos.

Se sua urgência de uma maquete não pede que seja esta, você pode optar por algum kit de qualidade, pois há muitas opções. Apenas não sei indicar porque não pesquiso kits.

Aí está uma sucessão de fotos da maquete da Salvat, uma versão super bem montada.

https://www.youtube.com/watch?v=rWyrYmpfo1A

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, aqui é o Carlos, tem notícias do titanic 2?

Rodrigo disse...

Bem... Simplesmente não há notícias, o projeto está congelado, sem qualquer anúncio ou promessa adiante. Como não há sequer promessa de data de início, posso avaliar que pelo menos por enquanto, nada de "Titanic II".

Se eventualmente o projeto começar a ser levado adiante, não tenho sombra de dúvidas que a notícia volta à mídia.

Aguardar para ver. Pessoalmente não tenho nenhuma expectativa.

Lucas Rubio disse...

Nunca deixo de acompanhar esse blog que tanto me inspirou e me inspira, meu caro Rodrigo. O seu trabalho aqui é feito com coração e muitas horas de pesquisas, traduções e buscas pela web. Você realmente é um dos grandes colaboradores do assunto RMS Titanic na Língua Portuguesa.

Agora, sobre o Titanic II, citado nos comentários, desde o início do projeto e das notícias eu já havia dito que era uma insanidade e provavelmente nunca ocorreria. Bom, falta apenas 1 ano e nada! Eu tenho quase certeza de que foi somente para elevar o nome de alguém, não era algo verdadeiro...

Um abraço!

Anônimo disse...

Olha lucas, embora o titanic dois foi prorrogado ao ano 2018, não existirá no ano 2016.

Agora eles dizer esta mentira de ano 2018, mas novamente já teria que ter começado a construção para o ano 2018, e nada foi feito.
A.

Foi tudo uma mentira, o navio nunca vai existir.

Este navio tem a mesma chance de existir, como é que amanhã o planeta Terra parasse de girar.
J.

O que vai construir em 2016, é um parque temático na China réplica do Titanic, eu ainda não sei o tamanho. Será Ótimo ver esse navio.

Anônimo - espero ter ajudado.

Rodrigo disse...

Oi Lucas,

obrigado pelas palavras. Você sabe como é complicado levar um blog adiante sem fins lucrativos, apenas por diletantismo. As pesquisas e edições, por mais simples que sejam em alguns casos, tomam uma quantia considerável de tempo e de disposição. Principalmente para quem tem tanto dote de escritor quanto um tijolo, como eu.

Mas enfim, levar o blog é uma forma fantástica de desenvolver tantas outras coisas que não apenas matar minha curiosidade enquanto eu me intero com os assuntos sobre os quais vou editar.

Sobre o Titanic II - Eu não poderia dizer que nunca estive com alguma expectativa sobre o possível Titanic II, mas não posso dizer que sinto por ver que ele aparentemente não vai sair do papel. Isto é para mim indiferente.

Se fosse para ver o navio como uma reprodução capenga do que foi o Titanic, e sendo usado como uma espécie de circo de gente rica e deslumbrada... posso dizer que estou satisfeito por não vê-lo sendo construído.

Se toda a configuração e ideais de utilização passassem exclusivamente pelo respeito que toda esta história merece... aí sim, eu estaria tremendamente desapontado.

Enfim... O tempo revela o bom e o ruim que virá adiante.

Abraço amigo.

Jose. A disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Oi Jose,

obrigado pelas palavras. Apesar de continuar muito ocupado na finalização de meu modelo, eu não paro de ter ideias para matérias, então ando fazendo o que é possível.

Acredito que dentro de mais 40 ou 50 dias concluo o meu modelo... Soluções fantásticas tem surgido dia a dia, e apesar de ser um trabalho cansativo ao extremo, não perdi o ânimo. Lá se vão 9 meses desde que que comecei minha epopéia nesta obra. Estou rezando para que tudo dê certo, e trabalhando quase ininterruptamente

Se você puder indicar o endereço do site de sua colega, gostaria de poder visitar.

Nesta longa lista de livros tenho alguns preferidos, gosto sempre dos livros mais claros, diretos e com boa qualidade de escrita.

Segue meu desejo de que mais obras sejam escritas no Brasil, ou que mais delas sejam traduzidas para nosso idioma; já que há tantos livros de extrema qualidade e sucesso que não receberam tradução para o público brasileiro.

Eu nunca poderia pensar que o blog iria alcançar estes números. Se fosse um blog com pretensão comercial, não seriam acessos suficientes ... Mas para um blog amador e tão despretensioso quanto o meu... são números expressivos. Enfim, o Titanic desperta curiosidade no mundo todo, isto é impressionante..

Até mais.

Jose. A disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tadeucicuto disse...

olá rodrigo . sobre a maquete do titanic de 107 cm eu montei ela em 2003. realmente foram 100 revistas da ed salvat. hoje guardo ela na sala da minha casa e mandei fazer uma redoma de vidro quadrada onde ele fica exposto. parabéns pelo site realmente muito bom.sempre fui fascinado pelo titanic . abraço

tadeucicuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tadeucicuto disse...

olá rodrigo. um outro aspecto notável do naufrag é de como a proa bateu no fundo. em 1998 uma expedição intitulada titanic anatomia de um desastre mostrou a proa do navio "deslanchando" quando bateu no fundo . talvez pela maneira em que a proa se encontra (de uma maneira "encolhida" e prensada ) parece até que aconteceu assim mesmo. eu tbm acreditava nisso.da uma olhada nessa reportagem se puder , eu tenho ela. somente quando james cameron através de pesquisa chegou a conclusão de que a proa especificamente afundou realmente muito rápida mas não deslizou quando chegou lá e sim bateu no fundo com um unico impacto gigantesco. obs: só p titulo de curiosidade . james cameron tbm fez uma expedição no navio alemão bismark . esse afundou a 4800 m de prof , que descobriu-se que quando afundou bateu em uma montanha submarina e "deslizou" cerca de 500 m no fundo p depois parar !abraço e parabéns pelo site rodrigo !

Rodrigo disse...

Oi Tadeu,

obrigado pela atenção ao blog. Se o Titanic em Foco fosse comercial, eu teria melhorado muito a qualidade. Já que não é, mantenho da maneira que é possível.

Sobre a maquete... Proteger um modelo como este numa redoma é a coisa mais certa a se fazer. Quando eu montei a minha Salvat a alguns anos, a primeira coisa que fiz foi ir à uma loja de aquários, e encomendar uma redoma sob medida. Sem proteção uma maquete como estas vai se tornando cada vez mais suja, e envelhece a tal ponto que se torna um cacareco com o passar do tempo. Com uma redoma ela dura para sempre se bem cuidada.

Estou há 9 meses construindo um modelo iluminado 1/100 do Titanic, que estou fazendo do zero absoluto. E uma das primeiras coisas com que me preocupei, foi uma vitrine enorme, com frente de vidro ou acrílico, para proteger a maquete. Logo logo eu termino minha obra, e vou postar no blog sobre o trabalho.

Sobre a simulação do documentário "A Anatomia...", que interessante saber disso. Este documentário foi um dos primeiros -talvez o primeiro - que eu assisti, mas já não me recordava mais sobre o modo da colisão com o fundo do oceano. Na matéria "Simulações do naufrágio" eu coloquei esta simulação que você mencionou, mas infelizmente o vídeo foi retirado do ar.

Lembro que o Bismark, o navio de guerra, colidiu com o fundo do oceano e arrastou-se por uma grande distância até parar. Cameron Fez um documentário fantástico sobre ele; apesar de que não me concentro em navios de guerra.

Bem, é isso. Vou seguindo o meu projeto. Espero que dentro de mais 2 meses no máximo eu dê conta de tudo. Tem sido o maior e mais trabalhoso projeto em que já me meti... Espero que tudo termine bem.

Até mais.

Cati disse...

Olá Rodrigo! Acompanho seu blog há anos, e simplesmente AMO a história do Titanic desde meus 7 anos! A experiência mais incrível que já tive foi ter ido à Exposição dos Objetos Reais que esteve no Brasil em 2010.
Um livro muito bom que li que seria interessante vc acrescentar na lista é "Titanic O Navio dos Sonhos" de Robert Plant, que conta a história de John Harper, um passageiro do Titanic que era pastor e que até seu último segundo de vida tentou avisar as pessoas a bordo sobre a Salvação. A maioria dos relatos vem de testemunhas e da filha dele, Jessica Annie Harpe, (Nana Harper) que ficou amiga de Eva Hart (essa vc conhece). É um livro incrível!!! Super indico!

Abraços!!

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi "Cati", muito obrigado, fico muito feliz em receber o seu apoio e retorno. É um prazer receber a contribuição do leitor.

Queria eu poder fazer do Titanc em Foco algo de melhor qualidade, mas faço aquilo que está dentro de meu curto alcance.

Então fomos dois que tivemos a honra de ir à esta exposição, eu também estive lá, e foi uma das mais emocionantes experiências relacionadas ao Titanic que já pude ter. Foi histórico, emocionante, comovente... um verdadeiro marco para cada um de nós que tem apreço pela história e legado deste navio sem par. Fiz questão de registrar toda minha visita com uma matéria aqui no blog.

Muito obrigado pela dica do livro. Eu acredito que "Titanic O Navio dos Sonhos" seja, na realidade, uma reedição renomeada do livro "O Último Herói do Titanic", o qual eu já incluí na lista.

Se não me engano o livro foi apenas renomeado e relançado recentemente. E se assim for, se eu conseguir confirmar isso, eu incluo o nome da edição que você indicou junto do título original que eu listei nesta matéria, pois ambos são aparentemente o mesmo livro.

Até mais, grande abraço. Novamente muito obrigado, seja sempre bem vinda.

TATY LOWE disse...

Olá, marujos!! Primeiro, que eu saiba, esse tópico é sobre os livros a respeito do navio, e vi comentários falando do T2, da expo 100 anos, e por aí vai... Será que embarquei no navio certo?? kkkk Pois bem, quanto à maquete, a minha é do livro da capa vermelha (WSL), não ficou totalmente certa, as chaminés e o mastro do cesto se inclinaram pra frente e para o lado, e não tem espaço pra redoma, além de ter vindo com partes faltando (uma embaixo dele e uma perto da ponte de comando), mas ainda conseguirei uma dessas de escala, é que são muito caros os kits completos, infelizmente. Precisa ser rico pra ter uma coleção realmente boa, seja de navio ou de outro tema qualquer. Falando dos livros agora, os que tenho:
*Cada um por si
*Cânticos para última viagem
*Amor sem igual
*Titanic, a verdadeira história (R. Matthews)
*Titanic, a história completa
*Titanic, o naufrágio
*Uma noite fatídica
*O crepúsculo da arrogância
*Futilidade (finalmente consegui, ainda vai chegar)
*Titanic, o centenário (capa prateada)
*O navio dos sonhos (capa vermelha, da WSL)

Desejo conseguir os outros, entre eles, um exemplar do meu mesmo: TITANIC, CONTOS REUNIDOS (Taty Star), que também indico a vocês e já se encontra disponível no site www.livrorama.com.br, nas versões impressa e e-book. São 3 romancinhos leves passados a bordo do navio.

No mais, fico por aqui mesmo, valeu.

TATY LOWE disse...

Estou, há uns anos, atrás da biografia do 5o oficial Harold Lowe, chamada "Titanic Valours", alguém já leu, tem ou ouviu falar? Somente em inglês. Thanks.

Notblog disse...

Olá rodrigo, acompanho seu blog desde meados de 2012 e também sou um fã e entusiasta do titanic. Tenho alguns livro sobre o assunto e gostaria de comprar mais um. Nesse ponto estou em dúvida entre ´´Uma noite fatídica´´ e ´´O crepusculo da arrogancia´´, qual você sugere??? Grande abraço.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Olá,

Bem, os livros que estão com o gif "destaque" são de fato os melhores, todos são de ótimo conteúdo.

"Uma noite fatídica" é uma narração genuína, como nenhum outro autor foi capaz ou será capaz de fazer, porque foi escrito por Walter Lord tomando por base cartas e conversas diretas com sobreviventes, e é de fato o mais famoso livro sobre o Titanic. A narração te emociona bastante pela proximidade incrível com que Lord compôs a narrativa. Sem este livro os filmes "A Night to Remember" (1958) e "Titanic" (1997) dificilmente existiriam, porque os dois são ancorados nesta narrativa, especialmente o primeiro, que foi de fato totalmente guiado por este livro. Aqui você encontra muita emoção e reflexão, porque a narrativa foi pensada para isso.

Se você quiser dar uma avaliada superficial do que a leitura vai te trazer, dê uma checada na matéria "Naufrágio", que está listada no topo do blog, porque ele é um resumo do livro de Lord, que foi publicado na revista seleções em 1956, apenas 1 ano após o lançamento do livro nos EUA. Nesta matéria vc vai perceber que tipo de narrativa o livro faz e porque Walter Lord o escreveu, qual é o motivo.

E se você quiser a história narrada de uma maneira menos próxima e reflexiva e menos emotiva, mas de maneira bastante detalhada em sem rodeios, com dia e hora dos fatos em sequência, o "O crepúsculo da arrogância" lista os fatos com datas desde os primórdios da concorrência no oceano em 1819 até o fim de 1912. Neste livro você encontra um texto descritivo, que não tenciona emocionar, mas descrever com agilidade os fatos.

Num resumo, os dois são ótimos, e estão na lista dos indispensáveis em português li os dois, e gosto dos dois. Não sei qual é a sua preferência de leitura, mas eu compraria primeiro "Uma noite fatídica" porque este livro é de fato o trampolim para todos os demais livros sobre o assunto, inclusive para "O crepúsculo da arrogância".

E como gosta do assunto, quando puder compre os dois, não vai se arrepender.

Até mais, espero ter ajudado, agradeço o contato e seja bem vindo (a)
Abraço

Gabriel Sena disse...

Recentemente comprei um livro na shopee que como temática o Titanic, e percebi que ele não está na lista, o nome é Lua de Gelo, de Shannon OCork, ainda não o li mas é um daqueles romances de ficção histórica. Vale a pena dar uma conferida.

Rodrigo disse...

Valeu pela contribuição Gabriel! Obrigado. Vou olhar a sinopse aqui e acrescentar aqui

Gabriel Sena disse...

É um prazer contribuir. Pra quem quiser adquirir esse livro, tem na estante virtual!

Abraços.