oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Lista de filmes do Titanic

Esquerda, acima - Quarta-feira, 10 de abril de 1912, por volta das 13:00, o verdadeiro Titanic, recém concluído, após deixar o cais Nº 44 do porto da cidade de Southampton, Inglaterra, se encaminha ao mar aberto, iniciando sua viagem inaugural. Direita: 85 anos depois o Titanic "renasce" graças aos sofisticados efeitos especiais produzidos para o filme "Titanic" (1997). Em 15 de abril de 1912 o Titanic deixaria de ser apenas mais um grandioso navio e entraria para a história como uma das maiores tragédias navais de todos os tempos; sua história foi revivida dezenas de vezes nas telas da TV e do cinema, mas em 1997 o mundo inteiro relembraria o luxuoso navio inglês através do premiado filme dirigido pelo canadense James Cameron.
Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Desde 15 de abril de 1912, quando o Titanic colidiu com um iceberg e naufragou no Oceano Atlântico Norte, tragando consigo 1.500 pessoas, a história do fatídico navio despertou massivo interesse da mídia em virtude da magnitude do acontecimento. Instantaneamente, devido à dimensão colossal e desastrosa do acidente, a curta epopeia do gigante engolido pelo mar entrava para o imaginário popular, sendo divulgada e pranteada a nível mundial em tantas direções quanto os precários meios de comunicação a conseguiram noticiar.

A sociedade do início do século XX evidentemente não contava com os inúmeros e eficientes meios de comunicação que hoje estão disponíveis de maneira tão descomplicada, de modo que toda a publicidade relacionada ao caso Titanic se disseminou através de mensagens telegráficas, jornais, cartas e também nos precários noticiários em película que eram exibidos para as plateias dos cinemas.
 
E não levou tempo algum para que o cinema - indústria na época ainda relativamente primitiva - se dessa conta de que a história do Titanic, permeada de inacreditável ineditismo, detalhes insólitos, contradições, bravura, covardia, vida e morte, estava ali irresistivelmente explícita e vívida, funcionando como um imenso imã e atraindo a imaginação, devaneios, sonhos e pesadelos do mundo, naquilo que evidentemente era uma sedutora e oportunidade de recontá-la às plateias no formato de película. E dado ao apelo irresistível e naturalmente romantizado de sua própria tragédia real, o Titanic entrava definitivamente para o hall dos imortais acontecimentos perenemente revividos no imaginário e cultura popular, potencializado e vestido com ares ainda mais fantásticos através da sétima arte, o cinema.
.
A extensa matéria que o Titanic em Foco traz hoje, procura registrar boa parte desta passagem do Titanic pela mídia dos filmes, mas também pela televisão. A compilação está dividida em categorias para melhor compreensão.

Até o momento foram reunidas:

23 produções onde o Titanic é parte da trama principal 
13 produções onde o Titanic faz uma rápida aparição
6 produções que fazem uma paródia do filme "Titanic" de 1997
6 produções apenas inspiradas pelo Titanic
39 produções que mostram outros navios diferentes (navios de ferro e aço)

Acompanhe

*Nesta matéria estão relacionadas apenas produções dramatizadas, portanto não estão relacionados documentários comuns e nem documentários dramatizados. Há inúmeras pequenas citações sobre o Titanic em filmes, novelas, desenhos animados, séries de TV, especiais de TV, minisséries e afins. O Titanic em Foco reuniu apenas as aparições significativas, mas a lista pode ser expandida caso se localize novas citações que valham a pena serem registradas. Esta listagem só será atualizada caso surjam aparições "físicas" do Titanic, ou seja, produções com cenas onde o Titanic em si é visto.
.
Os filmes sobre o Titanic: uma visão geral

Assista abaixo à uma apresentação geral das cenas principais dos 08 filmes mais conhecidos relacionados ao Titanic:

"In Nacht Und Eis"
(1912), "Titanic" (1943), "Titanic" (1953), "A Night to Remember" (1958), "S.O.S Titanic" (1979), "Titanic" (1997), "La Leggenda del Titanic" (1999) e "Titanic, the Legend Goes On" (2001).


Produções onde o Titanic é parte da trama principal (22)

Esta seleção vai citar apenas as aparições (no cinema ou na a TV) onde o Titanic aparece não apenas numa mera cena isolada, ou seja, são produções onde a ação acontece na maior parte do tempo a bordo do navio, ou onde o Titanic é faz parte dos componentes principais da trama central. As aparições estão ordenadas por ano de lançamento. Quando possível é indicado um link para o vídeo, filme ou trailer relacionado.
 .
.
Saved from the Titanic (1912) / Salva do Titanic
Estúdio: Eclair American
Gênero:
Drama
Tipo:
Curta metragem de cinema-mudo
Direção: Étienne Arnaud
Formato: P&B com algumas cenas em cores ( não confirmado )
Duração: 10 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Curiosidades: É o primeiro e mais antigo de de todos os filmes dramatizados sobre o Titanic; as gravações começaram poucos dias após a tragédia e duraram apenas uma semana, e o filme estreou em 14 de maio de 1912, apenas 29 dias depois do naufrágio. A personagem principal Dorothy Gibson (na foto ao lado) realmente estava no Titanic na noite do acidente (se salvou embarcando no bote salva-vidas Nº 07) e interpretou a si própria.

Dorothy Gibson era atriz, embarcou na 1ª classe do Titanic na cidade de Chebourg, França, após um período de férias acompanhada de sua mãe, a qual também sobreviveu. Há relatos de que Dorothy usou nas cenas as mesmas roupas que estava usando na noite do naufrágio real. O filme foi destruído num incêndio dos Estúdios Eclair em 1914, hoje é considerado totalmente perdido, do qual restam apenas algumas raríssimas fotografias em preto e branco. Este é o único de todos os filmes já produzidos sobre o Titanic que conta com a atuação de uma real sobrevivente do desastre. Dorothy Gibson nasceu à 17 de maio de 1889, em Hoboken (EUA) e faleceu à 17 de fevereiro de 1946, aos 56 anos em Paris, França.

"Apesar de ter sido produzido imediatamente após o desastre do Titanic, o filme "Saved from the Titanic" não passou de uma mera dramatização com foco principalmente ficcional, e não continha grandes cenas de naufrágio e resgate, visto que a curtíssima história (de cerca de apenas 10 minutos) era contada em forma de flash-backs vividos pela personagem principal Dorothy Gibson. 'Saved from the Titanic' foi produzido de maneira extremamente rápida tencionando a geração de lucro junto ao público, que se encontrava em estado de choque frente à tragédia que acabara de acontecer e ainda recebia massiva atenção da imprensa escrita mundial".


In Nacht Und Eis (1912) / Na noite e no Gelo
Estúdio: Continental Film Studios
Gênero: Ação / Drama
Tipo: Curta metragem de cinema-mudo
Direção: Mime Misu
Formato: P&B
Duração: 35 minutos
País de Origem: Alemanha
Assista o filme aqui *O filme é mudo, apenas com um fundo musical.
Curiosidades: O corpo de bombeiros de Berlim forneceu água para as gravações da inundação. Os efeitos especiais são primitivos e as cenas do naufrágio foram feitas com uma maquete do Titanic em um lago. Algumas das cenas de convés foram provavelmente gravadas no navio Kaiserin Auguste Victoria. Por volta de 1914 o filme foi considerado perdido para sempre, mas em 1998 foi "milagrosamente" reencontrado sob posse de um colecionador.


Titanic (1943)
Estúdio:
Tobis Filmkunst
Gênero: Ação / Drama / História
Tipo:
Filme para cinema
Direção:
Herbert Selpin / Werner Klingler
Formato: P&B
Duração: 85 minutos
País de Origem: Alemanha
Assista o trailer aqui *** em alemão
Assista o filme aqui (legendado em português)
Curiosidades: É a primeira produção de cinema cujo título é TITANIC. É o primeiro filme falado do Titanic (com vozes dos atores), tendo em vista que os filmes "Saved from the Titanic" (1912) e "In Nacht Und Eis" (1912) pertenceram à era do cinema mudo. Este filme usa a tragédia para fazer uma propaganda nazista e anti-britânica. O teatro onde ocorreria a estréia foi bombardeado na noite anterior ao evento. Algumas das cenas foram gravadas no navio SS Cap Arcona, cujo qual foi bombardeado por aviões em maio de 1945 com cerca de 5.000 vítimas. O filme esteve banido durante vários anos, mas ressurgiu na década de 1990 e foi cuidadosamente restaurado. O diretor Herbert Selpin, durante as gravações acabou entrando em conflito com o Ministro da Propaganda Alemã, Joseph Goebbels, foi preso e encontrado morto 24 horas após sua prisão, provavelmente assassinado pelo regime nazista de Hitler, que regia a Alemanha em 1942. A produção então foi passada para o diretor Werner Klingler e só assim foi finalizada.


Titanic (1953)
Direção: Jean Negulesco
Estúdio: Twentieth Century Fox Corporation
Gênero: Ação / Drama / Romance
Tipo: Filme para cinema
Formato: P&B
Duração: 98 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o trailer aqui ***em inglês
Curiosidades: As cenas exteriores e do naufrágio são muito bem executadas, porém o filme é carregado de erros históricos e gira em torno de uma história fictícia sobre o casal central. Durante o naufrágio é soada uma sirene de emergência que perdura até as cenas finais, o que é irreal, pois no Titanic não haviam sirenes de alarme geral. A maquete utilizada para os efeitos especiais ainda hoje existe e está preservada em um museu na cidade de Fall River, no estado do Massachusetts, Estados Unidos. Nas cenas finais os passageiros cantam em coral a música "Nearer my Good to Thee", algo que não aconteceu na tragédia com o Titanic (a música teria sido apenas tocada pela banda do Titanic real, sem qualquer tipo de acompanhamento vocal).


Série "You Are There" -  The Sinking of the Titanic (1955) / O Naufrágio do Titanic
Direção: ?
Estúdio: CBS Television Network
Tipo: Episódio de série de TV
Gênero: Drama / História
Formato: P&B
Duração: 25 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista aqui ***em inglês
Curiosidades: Este é o episódio 38 da 3ª temporada da série norte americana "You Are There", que foi ao ar entre os anos de 1953 e 1971; este episódio que trata do naufrágio do Titanic foi ao ar em 23 de maio de 1955 pela CBS. O modelo que é exibido rapidamente na cena de abertura desta dramatização trata-se de um navio de apenas três chaminés, com visual completamente incompatível com o Titanic. A tática de dramatização neste especial de TV é exclusiva entre os filmes sobre o Titanic; aqui os personagens literalmente "conversam" com o público, olhando diretamente para a câmera.


Série "Kraft Television Theatre" - A Night to remember (1956) / Uma Noite para Lembrar
Direção: George Roy Hill
Estúdio: J. Walter Thompson Agency
Tipo: Episódio de série de TV 
Gênero: Drama
Formato: P&B
Duração: 60 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista aqui ***em inglês
Curiosidades: Este é o 393º episódio da série de TV "Kraft Television Theatre", cuja qual tem um total de 524 episódios sobre temas diferentes. Várias cenas foram reaproveitadas do filme "Titanic" (1943), principalmente as cenas exteriores do naufrágio. Os cenários construídos para as gravações são similares ao Titanic real, incluíam A Grande Escadaria e a Sala de Fumantes da 1ª Classe (ainda que muito imprecisos).


Série "Telephone Time" - The Unsinkable Molly Brown (1956) / A Inafundável Molly Brown
Direção: Erle C. Kenton
Estúdio: Hal Roach Studios
Tipo: Episódio de série de TV 
Gênero: Drama
Formato: P&B
Duração: 30 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista aqui ***em inglês
Curiosidades: "The Unsinkable Molly Brown" é o 39º episódio da série "Telephone Time" que contém 82 episódios com temas diversos. Várias das cenas de "Titanic" (1943) foram reutilizadas neste episódio. A atriz Cloris Leachman que interpreta a sobrevivente Molly Brown, veio a interpretar novamente o mesmo papel 23 anos depois no filme SOS Titanic em 1979.


A Night to remember 1958 / No Brasil: Somente Deus por Testemunha
Direção: Roy Ward Baker
Estúdio:
The Rank Organization
Tipo: Filme de cinema
Gênero: Ação / Drama / História
Formato: P&B
Duração: 123 minutos
País de Origem: Inglaterra
Assista o trailer aqui ***em inglês
Curiosidades: O filme foi diretamente baseado no livro "A Night to Remember" de Walter Lord, cujo qual o escreveu com depoimentos diretos de passageiros reais do Titanic. //// Os cenários são recriações muito similares ao navio real. O diretor recebeu consultoria técnica direta de Joseph G. Boxhall, o Terceiro Oficial do Titanic que sobreviveu à tragédia na vida real. //// Vários sobreviventes reais estiveram assistindo as gravações, e a própria filha do Capitão Edward John Smith ao ver o ator Lawrence Naismith ( que interpretou seu pai ) ficou muito emocionada com a grande semelhança entre ele e seu pai que morreu na tragédia em 1912. //// O filme reaproveita algumas poucas cenas de Titanic ( 1943 ). //// Devido ao fato de que esta produção se concentra quase integralmente em fatos históricos (diferente de "Titanc 1997", onde o foco se divide entre a realidade e um romance ficcional entre o casal "Jack e Rose"), na opinião de grande parte dos críticos e admiradores do Titanic este é 2º melhor filme sobre o assunto, e pela maioria é considerado O FILME SOBRE O TITANIC COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CONTEÚDO HISTÓRICO (no entanto este filme não foge à regra, visto que contém também muitos erros). //// Algumas das cenas de arriação dos botes salva-vidas foram filmadas a bordo do navio SS Asturias, um antigo navio de passageiros inglês lançado em 1925, que também fora construído pela companhia Harland and Wolff, de Belfast (a mesma do Titanic); o Asturias já estava aposentado e fora de serviço quando fora requisitado para servir de cenário para as tomadas de arreação dos botes, e durante as gravações de "A Night to Remember" uma de suas laterais já estava em pleno processo de demolição. //// A maquete utilizada para representar o Titanic durante as cenas exteriores e do naufrágio media 10,6 m de comprimento e foi gravada dentro de uma tanque de pouca profundidade (cerca de apenas 1,2 m de água). Para que fosse viável afundar a maquete sem que a mesma atingisse o fundo do tanque, foi necessário construí-la em secções desmontáveis, possibilitando o afundamento ao retirar-se as secções móveis. //// À exemplo de todos os filmes feitos sobre o Titanic desde 1912 até o ano de 1985 (quando os destroços do verdadeiro navio foram descobertos), este filme também retrata o barco naufragando intacto, ou seja, sem quebrar-se ao meio; o motivo desta omissão é evidente: a confirmação definitiva de que o verdadeiro Titanic se partiu ao meio antes de naufragar só aconteceu em setembro de 1985, quando o transatlântico finalmente fora descoberto no fundo do Oceano Atlântico Norte. Desde então todos os filmes que o retratam incorporam esta informação, e passaram a representá-lo se partindo ao meio antes de submergir.


Série "One Step Beyond" - Night of April 14th (1959) / Noite de 14 de abril de 1912
Direção: John Newland
Estúdio: Joseph M. Schenck Enterprises
Tipo: Episódio de série de TV
Gênero: Drama / Fantasia / Mistério / Ficção Científica
Formato: P&B
Duração: 30 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista aqui ***em inglês
Curiosidades: "Night of April 14th" é o 2º episódio da série One Step Beyond, a qual tem um total de 99 episódios sobre assuntos diferentes. O episódio segue um jovem casal que está saindo em sua lua de mel. A esposa tem um pesadelo premonitivo onde seu marido se afoga no mar e fica assustada quando ele lhe diz que ambos irão viajar no Titanic. Outros a bordo também têm sentimentos ruins, e mais tarde vemos pessoas em terra também prevendo a catástrofe (em um momento revelador, um artista se levanta no meio da noite e traça um retrato do naufrágio). A premonição se realiza quando apenas ela consegue um lugar no bote e ele perece na tragédia.


Série "The Time Tunnel" - Rendezvous with Yesterday  (1966) / No Brasil: O Túnel do Tempo - Volta ao Passado
Direção: Irwin Allen
Estúdio:20th Century Fox Television /Irwin Allen Productions /Kent Productions
Tipo:
Episódio de série de TV 
Gênero: Ficção Científica / Ação
Formato: Cores
Duração: 60 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Curiosidades: Esta é uma série de TV onde o Titanic só aparece neste primeiro episódio, cujo nome brasileiro é "Volta ao Passado" (no Brasil). Neste episódio um dos personagens é enviado para 1912 e cai no Titanic, tenta evitar que o navio colida com o iceberg avisando o capitão sobre o perigo, mas não consegue e o navio naufraga. Este episódio reaproveita algumas cenas do filme "Titanic" de 1953. Algumas cenas interiores foram gravadas nos mesmos cenários do filme "A noviça Rebelde".


S.O.S. Titanic (1979)
Direção: Willian Hale
Estúdio: EMI Films
Tipo: Microssérie de TV, posteriormente convertida em filme
Gênero: Drama
Formato: Cores
Duração: 102 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos
Assista o filme aqui ***legendado
Curiosidades: O filme foi originalmente feito como microssérie de TV. David Warner, que interpretou o passageiro Lawrence Beesley, participou de mais outros dois filmes que incluíam o tema Titanic (inclusive de Titanic em 1997, de James Cameron). Todas as cenas exteriores do navio naufragando (de longe) foram reaproveitadas do filme "A Night to Remember" mas foram colorizadas. A atriz Cloris Leachman interpretou pela segunda vez a sobrevivente Molly Brown neste filme, pois já havia feito a personagem no especial para TV "Telephone Time, a Night to Remember" em 1956.


Raise the Titanic (1980) / No Brasil: O Resgate do Titanic
Direção: Jerry Jameson
Estúdio: Incoporated Televison Company ( ITC )
Tipo: Filme de cinema
Gênero: Ação / Drama / Aventura
Formato: Cores
Duração: 119 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos
Assista a cena principal aqui ***em inglês
Assista o filme aqui (legendado em português)
Curiosidades: A história do filme não se passa em 1912, mas sim na década de 1980. O filme foi inspirado no livro "Raise the Titanic" de Clive Cussler, o próprio escritor detestou esta adaptação de seu livro. O filme foi um enorme fracasso de bilheteria e não conseguiu cobrir nem mesmo os custos de produção. A maquete do Titanic utilizada nos efeitos especiais é a maior maquete do navio já construída e ainda hoje existe, mas apodrece ao ar livre na propriedade onde o filme foi rodado. As cenas de convés foram filmadas a bordo do navio SS Athinai, um navio de passageiros que estava abandonado e apodrecia em um porto da Grécia. O filme mostraria no início o naufrágio do Titanic, mas as cenas foram cortadas e substituídas por uma sequência de fotografias de época com fundo musical. O filme não mostra o naufrágio, mas sim o resgate do navio das profundezas do oceano.


Série "Voyagers" - Voyagers of the Titanic (1983) / No Brasil: Viajantes do Titanic
Direção: Winrich Kolbe
Estúdio: Scholastic Productions / Universal TV
Tipo: Série de TV
Gênero: Ficção Científica / Aventura / Família
Formato: Cores
Duração: 47 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o episódio aqui ***em inglês
Curiosidades: "Voyagers of the Titanic" é o episódio de nº 15 desta série de TV. O navio  foi utilizado na maioria das cenas exteriores e interiores. As cenas desaparecidas do filme "Raise the Titanic" ( 1980 ) foram utilizadas nas sequências do naufrágio. Algumas cenas de naufrágio foram reaproveitadas do filme "Titanic" (1953).


Titanic (1996)
Direção: Robert Lieberman
Estúdio:Konigsberg/Sanitsky Company / American Zoetrope / Crescent Entertainment
Tipo: Microssérie de TV, posteriormente convertida em filme
Gênero: Ação / Drama / História / Romance
Formato: Cores
Duração: 173 minutos
País de Origem: Canadá / Estados Unidos
Assista o trailer aqui ***em inglês
Curiosidades: Foi originalmente produzido como microssérie de TV. Certa vez foi enganosamente anunciado como "Titanic 2" pelo canal SBT. É o primeiro de todos os filmes que mostra o Titanic se quebrando ao meio. Os cenários são bastante similares ao Titanic, mas com uma infinidade de erros. É o primeiro e único filme sobre o Titanic que mostra o desembarque dos sobreviventes em New York. É o primeiro filme que explora a história da família Alison, um grupo real de passageiros da 1ª classe que detém uma das histórias mais dramáticas do naufrágio.


Titanic (1997)
Direção: James Cameron
Estúdio:Twentieth Century Fox Film Corporation / Paramount Pictures / Lightstorm Entertainment
Tipo:
Filme de cinema
Gênero:
Aventura / Drama /História / Romance
Formato: Cores
Duração: 194 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o trailer ***em inglês
Curiosidades: É o mais aclamado, mais conhecido e mais caro filme já feito sobre o Titanic. É o primeiro e único filme de cinema a mostrar o verdadeiro Titanic no fundo do oceano. Os cenários são bastante fiés ao Titanic real (mas não são perfeitos), tanto os cenários exteriores quanto interiores. Encabeça a lista dos filmes que venceram a maior quantia de prêmios Oscar, um total de 11 prêmios em 14 indicações. É a produção cinematográfica responsável por "ressuscitar" e espalhar a "cultura Titanic" no mundo inteiro. O cenário do navio tinha quase as mesmas dimensões que o Titanic real, mas só tinha um dos lados construídos quase por completo, o lado de estibordo, o mesmo da colisão com o iceberg. Vários artefatos cenográficos foram reconstruídos diretamente pelas mesmas empresas que equiparam o Titanic em 1912, tal como os guindastes de aço dos botes salva-vidas. Foi o segundo filme sobre o Titanic a mostrá-lo quebrando-se ao meio antes de naufragar. Alguns momentos do filme são releituras de cenas similares de filmes anteriores sobre o Titanic, tal como Titanic (1953) e A Night to Remember (1958). Após o término das gravações muitos objetos cenográficos foram leiloados e muitas peças encontram-se na posse de museus, sociedades históricas, colecionadores e admiradores do Titanic.


La Leggenda del Titanic (1999) / No Brasil: A Lenda do Titanic
Direção: Orlando Corradi / Kim J. Ok
Gênero: Animação / Família
Estúdio:Hollywood Gang Productions /International TV Broadcasting (ITB) /Mondo TV /SEK Animation Studio
Tipo: Filme
Formato: Cores
Duração: 84 minutos
Assista o trailer aqui ***em inglês
País de Origem: Itália / Coréia do Norte / Estados Unidos / Espanha
Curiosidades: É uma história infantil. Um polvo gigante (que fala) tenta salvar o Titanic tentando consertá-lo. O capitão do navio é salvo pelo polvo gigante. A dublagem brasileira é ruim, a fala dos personagens foge do movimento da boca várias vezes. Os interiores e exteriores do navio são muitos imprecisos.


Titanic, the Legend Goes On (2001) / No Brasil: Titanic, o desenho
Direção:
Camillo Teti
Estúdio: Titanic Cartoons S.r.l
Tipo: Filme
Gênero: Animação / Família
Formato: Cores
Duração: 72 minutos
País de Origem: Itália
Assista o trailer aqui ***em inglês
Curiosidades: Há uma cena absurda onde um cachorro canta um RAP. As cenas exteriores do navio em movimento foram feitas através de computação gráfica, diferentemente das cenas restantes, que foram feitas com animação convencional. Os interiores do navio são similares ao navio real, mas ainda assim com muitos erros. Os personagens animais falam. Nesta versão, ao contrário de Titanic (1997), a mocinha é pobre e o galã é rico.


Titanic - birth of a legend (2005) / No Brasil: Titanic, o nascimento de uma lenda
Direção: 
William Lyons
Estúdio:  Granada Television Norddeutscher Rundfunk (NDR)
Tipo: Docu drama
Gênero: Drama
Formato: Cores
Duração: 75 minutos
País de Origem: Reino Unido, Alemanha
Assista o trailer aqui
Assista completo aqui
Sinopse: Foram necessários cinco anos exaustivos para construir o Titanic e, no entanto, ele afundou em menos de três horas. Entre as 1.500 almas que pereceram estavam alguns dos homens que realmente ajudaram a construí-lo, os chamados "grupo de garantia", que navegaram para a América como uma recompensa por seu trabalho. Este filme extraordinário, narrado por Charles Dance e apresentando modelos CGI detalhados, revela a história não contada de violência, determinação e drama político por trás da construção do Titanic.


Saving the Titanic (2012) / No Brasil: Salvando o Titanic
Direção: Maurice Sweeney
Estúdio:
Tile Films
Tipo: Filme para TV
Gênero: Drama
Formato: Cores
Duração: ?
País de Origem: Irlanda
Assista o trailer aqui ***em inglês
Sinopse: Esta é a história dos engenheiros que trabalharam intensamente para manter a energia elétrica funcionando quando o Titanic estava naufragando. Suas ações altruístas mantiveram as luzes acesas e os equipamentos elétricos operacionais para facilitar a sobrevivência de muitas pessoas.


Titanic (2012)
Direção: Julian Fellowes (criação e roteiro)
Estúdio:
Deep Indigo Productions / ITV Productions
Tipo: Microssérie de TV
Gênero: Drama
Formato: Cores
Duração: 240 minutos
País de Origem: Estados Unidos / Canadá / Hungria / Alemanha
FOTO
Assista o trailer aqui ***em inglês
Sinopse: Este é um drama baseado no naufrágio do Titanic que reconta a tragédia através de narrativas de diferentes personagens que se interligam pela tragédia. O episódio final (de 4 ao total) mostra quais dos personagens sobrevivem à tragédia. A história apresenta a relação entre os passageiros de diferentes classes sociais e opiniões, que enfrentam o mesmo destino. Esta é a primeira produção a retratar a trajetória da sobrevivente Dorothy Gibson, a famosa passageira da 1ª classe que sobrevivera ao naufrágio em 1912, que viria a estrelar o primeiríssimo filme sobre o naufrágio do Titanic.


Titanic: Blood and Steel (2012) / No Brasil: Titanic: Sangue e Aço 
Direção: Ciaran Donnelly
Estúdio: DAP Italy, Antena 3 Films, De Angelis Group
Tipo: microssérie de TV
Gênero: Drama / História
Formato: Cores
Duração: 12 horas (12 capítulos de 1 hora)
País de Origem: Irlanda / Itália / França / Canadá / Alemanha
FOTO
Assista o Trailer ***Em Italiano
Sinopse: Situada no ano de 1897, a história é um prelúdio à tragédia do Titanic, narrando os fatos que deram início à construção do navio. A minissérie encerra quando o Titanic parte para sua viagem inaugural. Alguns personagens têm como base pessoas que realmente existiram, outros são ficcionais.


The Last Signals (2012) / "Os Últimos Sinais"
Direção: Thomas Lynskey
Estúdio: JKilts Films
Gênero: Curta-metragem / Biografia / Drama / História
Tipo: Curta-metragem de exibição direta para o público na Internet
Formato: P&B
Duração: 43 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o filme aqui ***em inglês
Curiosidades: Este é um curta-metragem produzido de maneira independente por um grupo de entusiastas do Titanic. Este filme não foi feito para TV, tampouco para os cinemas, pois se trata de uma produção amadora independente, divulgada diretamente pela Internet. O orçamento de todo o filme foi estimado em aproximadamente apenas $ 4.000 dólares. É o primeiro filme a explorar a história dos telegrafistas do Titanic colocando-os como personagens principais. As cenas de naufrágio que envolviam água foram gravadas em uma pequena piscina externa de quintal. O filme foi divulgado em 02 de fevereiro de 2012, a tempo de celebrar o centenário do naufrágio do Titanic.


Titanic 666 (2022)
Direção: Nick Lyon
Estúdio: The Asylum
Gênero: mockbuster de terror
Tipo: Filme para streaming
Formato: Cores
Duração: 91 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o filme aqui ***em inglês
Curiosidades: “Titanic 666” é dirigido por Nick Lyon, e tem como tema o desenrolar sobrenatural do acidente, um século depois de seu acontecimento: novos passageiros embarcam em uma idêntica réplica do navio original, 110 anos após a tragédia, e precisam lidar com forças maléficas que vêm à superfície. O elenco conta com AnnaLynne McCord, Lydia Hearst, Jamie Bamber, Keesha Sharp. O público, no entanto, tem se mostrado descontente com a “adaptação”. Alguns por argumentarem contra a transformação da trama lendária encenada por DiCaprio e Winslet, e outros por julgarem o enredo como mal desenvolvido.


Produções onde o Titanic faz uma rápida aparição (13)
 .
Esta seleção relaciona apenas as produções onde o Titanic não faz parte da trama central, ou seja, o navio faz apenas uma rápida aparição, que em alguns casos não dura mais que alguns poucos instantes. O intuito principal das produções nesta lista não é recontar a história do Titanic, o foco das histórias está em outros assuntos. As aparições estão organizadas por ordem de ano de lançamento. Quando possível é indicado um link para o vídeo, filme ou trailer relacionado.
.

'La hantise' ou 'The Obsession' (1912) / 'A Assombração' ou 'A obsessão'
Estúdio:  Société des Etablissements L. Gaumont
Gênero: Curta-metragem
Tipo: Filme para cinema
Direção: Louis Feuillade
Formato: P&B
Duração: 23 minutos
País de Origem: França
FOTO
Assista o filme AQUI
Curiosidades: Neste curta a primeira aparição física do do Titanic se dá aos 10:47 min do filme, e a cena mostra-o partindo da cidade de Cherbourg, na França, em 10 de abril de 1912. Este é um dos primeiríssimos filmes inspirados pela tragédia do Titanic, foi lançado apenas 6 meses depois do desastre. Há cenas do Titanic naufragando junto à um enorme iceberg com praticamente o dobro de sua altura, e os efeitos especiais são bastante primitivos, mas provavelmente suficientemente impressionantes para a época. Há duas cenas curtas, mas verídicas, do navio RMS Carpathia (que resgatou os reais sobreviventes do Titanic) que foram incorporadas ao filme; o que confere à este curta metragem  um caráter aproximado ao do tipo "semi documental" (ainda que seja uma história ficcional).
.

Cavalcade (1933)
Estúdio: Fox Film Corporation
Gênero: Drama / Romance / Guerra
Tipo: Filme para cinema
Direção: Frank Lloyd
Formato: P&B
Duração: 110 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Curiosidades: A aparição do Titanic se dá em uma cena que dura apenas poucos minutos. Este é o primeiro filme dos Estúdios FOX a receber o Oscar de melhor filme.


The Unsinkable Molly Brown (1964) / A Inafundável Molly Brown
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Gênero: Biografia / Comédia / Musical / Romance / Faroeste
Tipo: Filme para cinema
Direção: Charles Walters
Formato: Cores
Duração: 128 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista o trailer aqui *** Em inglês
Curiosidades: Este filme é a dramatização da vida de Margareth Tobin Brown, uma real sobrevivente do Titanic. O filme reaproveita cenas de "A Night to Remember" (1958) e Titanic (1953). A aparição do navio acontece apenas no final e dura poucos minutos. As cenas são apenas da colisão e naufrágio.


Série "Night Gallery" - The Lone Survivor (1970) / O Único Sobrevivente
Estúdio: Universal TV
Gênero: Mistério / Fantasia / Horror / Ficção Científica
Tipo: Episódio de série de TV
Direção: Gene Levitt
Formato: Cores
Duração: 21 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Curiosidades: Este é o 6º episódio da série, a qual tem um total de 47 episódios com temas variados. A história gira em torno de um homem que é resgatado por um navio num bote salva-vidas com o nome "Titanic" em 1915, ou seja, após três anos do naufrágio do Titanic. O Titanic não aparece em momento nenhum no episódio, apenas o bote (em torno do qual gira o mistério).


La traversée de l'Atlantique à la Rame (1978) / A Travessia do Atlântico à Remo
Estúdio: Médiane Films
Gênero: Ficção Científica / Horror / Fantasia
Tipo: Curta Metragem de Desenho
Direção: Jean-François Laguionie
Formato: Cores
Duração: 24 minutos
País de Origem: França
FOTO
Assista aqui *** Em francês.
Curiosidades: "No início tratava-se apenas de atravessar o oceano, uma aventura como qualquer outra. Mas há viagens que duram mais do que o previsto..." /A aparição do Titanic se dá aos 5:25 min. e dura apenas alguns minutos. O casal a bordo do barco à remo impede a entrada das vítimas do naufrágio batendo em suas cabeças com as pás dos remos.


Time Bandits (1981) / No Brasil: Bandidos do Tempo
Estúdio: HandMade Films
Gênero: Aventura / Comédia / Fantasia / Família / Ficção Científica / Mistério
Tipo: Filme para cinema
Direção: Terry Gilliam
Formato: Cores
Duração: 116 minutos
País de Origem: Inglaterra
FOTO
Assista as cenas no Titanic *** Em alemão
Curiosidades: Este é o segundo filme com aparição do Titanic que o ator David Warner atua (de um total de três). Os personagens são enviados através do tempo ao convés do Titanic. A aparição do navio se resume a poucos minutos e mostra apenas algumas cenas no convés e o naufrágio.


"Super Friends" - Terror on the Titanic (1983) / Super Amigos: Terror no Titanic
Estúdio: Hanna-Barbera Productions
Gênero: Fantasia / Série animada
Tipo: Desenho Animado
Direção: Joseph Barbera
Formato: Cores
Duração: 7:40 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Curiosidades: Nesse episódio do desenho “Os Super-Amigos”, Aquaman e Vulcão Negro tem que lidar com um inimigo de 1912. O episódio começa nos escombros do Titanic e o navio ganha vida (com olhos e boca inclusive), atacando os heróis e outras pessoas. O combate termina quando finalmente um dos heróis consegue fazer com o navio bata em um iceberg e afunde pela 2ª vez. Esta é uma das aparições mais irreais do Titanic.


Ghostbusters II (1989) / No Brasil: Os Caça-Fantasmas II
Estúdio: Columbia Pictures Corporation
Gênero: Ação / Aventura / Comédia / Fantasia / Ficção Científica
Tipo: Filme para cinema
Direção: Ivan Reitman
Formato: Cores
Duração: 108 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista a cena com o Titanic aqui ***Em inglês
Curiosidades: A aparição do Titanic acontece no cais da cidade, e a cena dura apenas alguns poucos segundos. Acena exibe o Titanic apodrecido com um enorme buraco na proa causado pelo iceberg, e deste buraco saem os passageiros zumbis.


No Greater Love (1995) / Amor sem Igual
Estúdio: Cramer Company, The /NBC Productions
Gênero: Drama / Romance
Tipo: Filme para TV
Direção: Richard T. Heffron
Formato: Cores
Duração: 105 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Curiosidades: O filme foi baseado no livro "No Greater Love" (Amor Sem Igual) de Danielle Steel, uma famosa escritora de romances norte americana. Algumas cenas foram gravadas nos conveses do navio RMS Quenn Mary, que hoje é um museu e hotel. Grande parte das cenas que mostram o naufrágio foram reaproveitadas de três filmes: "Munster Go Home" (1966) / "A Night to Remember" (1958) / "SOS Titanic" (1979).


The Chambermaid on the Titanic (1997) / No Brasil: A Camareira do Titanic
Estúdio: UGC YM
Gênero: Drama / Romance
Tipo: Filme para cinema
Direção: Bigas Luna
Formato: Cores
Duração: 100 minutos
País de Origem: França / Itália / Alemanha / Espanha
FOTO
Assista algumas cenas com o Titanic

Curiosidades: O filme é baseado no romance "La Femme de chambre du Titanic" de Didier Decoin. O Titanic faz apenas aparições rápidas na trama, se resumindo à cenas interiores e da partida de Southampton. Os efeitos especiais que mostram o navio foram feitos com uma maquete construída por um fã italiano do Titanic. As cenas da partida mostram o navio saindo em posição invertida ao que realmente aconteceu em 1912.


Britannic (2000)
Estúdio:Britannic Productions Ltd / Flashpoint (I)
Gênero: Ação / Drama / História / Mistério / Romance / Guerra
Tipo: Filme para TV
Direção: Brian Trenchard-Smith
Formato: Cores
Duração: 93 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos
FOTO
Assista o filme aqui *** Em inglês
Curiosidades: Este filme mostra a história do naufrágio do HMHS Britannic, o navio-irmão do Titanic. O Britannic naufraga devido à uma explosão causada por um sabotador (na vida real ele colidiu com uma mina submarina explosiva). O início do naufrágio do Britannic é de modo idêntico ao Titanic, ou seja, de proa; mas na sequência o navio aderna (tomba de lado) e naufraga muito rápido. A aparição do Titanic é curtíssima e acontece em um pesadelo da protagonista Vera Campbell (Amanda Ryan), que - na trama - estava no Titanic quando ele afundou. Na vida real o HMHS Britannic levou 55 minutos para afundar, o Titanic naufragou em 160 minutos (2 h e 40 min). No naufrágio do Titanic morreram 1.500 pessoas, no Britannic morreram 30 pessoas.


The Last Godfather (2010)
Estúdio: Modern VideoFilm / TLG, Younggu-Art Movies
Gênero: Comédia
Tipo: Filme para cinema
Direção: Hyung-rae Shim
Formato: Cores
Duração: 100 minutos
País de Origem: Estados Unidos / Coréia do Sul
FOTO
Assista o trailer aqui (Aparição do Titanic aos 0:33)
Curiosidade: A curtíssima aparição do Titanic de menos de 2 segundos acontece apenas no trailer, a cena não foi incluída na versão final do filme. Tendo em vista que trata-se de uma cena extremamente curta e que não se relaciona diretamente com a trama em si (e nem foi incluída na versão final), o trabalho na recriação do navio através de efeitos especiais denota uma grande qualidade histórica e realística, se sobrepondo inclusive à alguns outros filmes do Titanic, que no passado apresentaram efeitos especiais de baixa qualidade. Ainda mais curioso nesta aparição é notar que o nome "Titanic" não está gravado na proa do navio.


The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec (2010) / No Brasil: As Múmias do Faraó

Estúdio: Europa Corp., Apipoulaï, TF1 Films Production 
Gênero: Ação / Aventura / Fantasia / Mistério 
Tipo: Filme para cinema 
Direção: Luc Beson 
Formato: Cores 
Duração: 107  minutos
País de Origem: França
FOTO
Assista o trailer AQUI
Sinopse: Adèle Blanc-Sec (Louise Bourgoin) é uma jovem repórter aventureira. Ela parte rumo ao Egito em busca da cura da doença de sua irmã, que pode estar na tumba secreta de um faraó. Ao retornar a Paris, percebe que a população local está em pânico. Um ovo de pterodáctilo, de milhões de anos, misteriosamente chocou no museu, o que faz com que a criatura alada ameace os habitantes da cidade. Além disto, outras situações misteriosas acontecem em torno do museu. Curiosidade: A aparição do Titanic se dá apenas ao final do filme e dura apenas alguns segundos. A protagonista - Adele - decide que precisa de férias para relaxar, assim embarca em um navio de partida da cidade de Cherbourg, França. A câmera revela então uma bóia salva-vidas pendurada na amurada do barco, sobre a qual a palavra "RMS Titanic" está gravada. O navio lentamente deixa o porto, pressupondo então que as férias desejadas por Adele na América estão agora sob a má sorte do subsequente naufrágio do Titanic.

.
Produções que fazem uma paródia do filme "Titanic" 1997 (06)
 .
Esta seleção relaciona apenas as produções que fazem uma sátira de comédia sobre o filme "Titanic" (1997). O foco de todas estas produções não é recontar a história do Titanic, mas sim recriar cenas e situações do filme "Titanic" de modo divertido. As aparições estão organizadas por ordem de ano de lançamento. Quando possível é indicado um link para o vídeo, filme ou trailer relacionado.


Série "News Radio" - Sinking Ship (1998)
Estúdio: Brillstein-Grey Entertainment
Gênero: Comédia / Romance
Tipo: Episódio de série de TV 
Direção: Tom Cherones
Formato: Cores
Duração: 30 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista um trecho aqui ***Em inglês
Curiosidades: "Sinking Ship" é o 75º episódio da série, a qual têm 97 episódios sobre assuntos diferentes. Várias cenas do filme "Titanic" (1997) são parodiadas de modo muito bem humorado. Os interiores do navio são os próprios escritórios da rádio transformados com decoração de época. As caldeiras à carvão ficam dentro dos banheiros da rádio. Apenas um bote salva-vidas é mostrado, o qual fica pendurado do lado de fora do escritório.


Seriado "French and Saunders" - Titanic (1998)
Estúdio: BBC
Gênero: Comédia
Tipo: Episódio de esquete comédia de TV
Direção: Gareth Carrivick / Edgar Wright
Formato: Cores
Duração: ?
País de Origem: Inglaterra
FOTO
Assista aqui ***Em inglês
Curiosidades: Esta comédia reconta as gravações de Titanic (1997) de modo muito divertido. O diretor "James Macaroon" (imitação de James Cameron) é extremamente nervoso e exigente, grita com todos os atores e até atira em uma das auxiliares. Jack Dawson ( protagonista de Titanic) é interpretado por uma atriz gordinha (Dawn French). Este é o 49º capítulo da série, a qual satiriza inúmeros filmes.


Seriado "Futurama" - A Flight to Remember (1999) / No Brasil: O Titanic do Espaço
Estúdio: 20th Century Fox
Gênero: Animação / Ficção Científica / Comédia
Tipo: Seriado animado de TV
Direção: Peter Avanzino / Rich Moore
Formato: Cores
Duração: 22 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista o episódio aqui ***em inglês 
Curiosidades: Esta série é do mesmo criador de "Os Simpsons". A Fligh to Remember é o episódio 10 da 1ª temporada. A história se passa numa nave espacial chamada Titanic que tem um design similar ao navio real. Numa das cenas a cabeça de Leonardo DiCaprio (preservada dentro de um vidro) é quebrada contra o casco da nave TITANIC para batizá-la, assim como se faz com uma garrafa de champagne. A nave Titanic é engolida por um buraco-negro no espaço. A personagem que satiriza Kate Winslet é uma andróide.


Thumbtanic (2002) - ( Tradução livre: Dedotanic )
Estúdio: O Entertainment
Gênero: Curta metragem / Comédia
Tipo: Filme
Direção: Todd Portugal
Formato: Cores
Duração: 26 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista o filme aqui ***Em inglês
Curiosidades: Todos os personagens são dedos que falam. Esta é uma paródia do filme Titanic de 1997, várias cenas são recriadas de modo muito engraçado. O Titanic naufraga para os dois lados, como uma gangorra. Todos os passageiros são salvos numa grande pilha dentro de apenas dois botes salva-vidas. Uma aranha gigante ataca o Titanic quando ele já está afundando. O Titanic tem um pisca trazeiro de alerta de direção, como um carro.


Shark Tale (2004) - No Brasil: O Espanta Tubarões
Estúdio: Dream Works Animation, SKGP, DI Studios
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Tipo: Filme de animação
Direção: Bibo Bergeron, Vicky Jenson e Rob Letterman
Formato: Cores
Duração: 90 minutos
País de Origem: Estados Unidos
Assista o trailer aqui ***Em inglês
Curiosidades: No filme os antagonistas, que são tubarões, vivem nos destroços do Titanic. São mostrados alguns ambientes do navio naufragado e há inclusive uma reprodução do famoso desenho da personagem "Rose" (do filme Titanic, 1997) pendurado em uma parede. (Contribuição do leitor Felipe Schaeffer)

.
Novela "Bela, a Feia" (2009)
Estúdio: Rede Record de Televisão
Gênero: Drama / Comédia
Tipo: Telenovela
Direção: Edson Spinello
Formato: Cores
Duração: ?
País de Origem: Brasil
FOTO
Assista aqui ***Em português
Curiosidades: É uma das aparições mais bem montadas do Titanic em produções brasileiras, porém é de curtíssima duração. A aparição acontece quando Bela (Giselle Itié) cochila no sofá e sonha com seu par romântico Bruno Ferrari (Rodrigo Ávila). O navio foi feito através de computação gráfica. Uma gaivota faz cocô no rosto do casal que protagoniza a cena. A cena termina quando Bela é acordada.

Produções INSPIRADAS pelo Titanic (06)
 .
Esta seleção relaciona as produções onde o Titanic serviu apenas como inspiração, ou seja, em nenhuma destas produções há um navio chamado especificamente RMS TITANIC. Nestas produções torna-se claro e óbvio que em algum momento o navio e sua tragédia foram usados como referência e/ou inspiração. As aparições estão organizadas por ordem de ano de lançamento. Quando possível é indicado um link para o vídeo, filme ou trailer relacionado.


Atlantis (1913)
Estúdio:
Nordisk Film
Gênero: Drama
Tipo:
Filme de cinema-mudo
Direção:
August Blom
Formato: P&B, com cenas em sépia e coloridas ( monocromáticas)
Duração: 121 minutos
País de Origem: Dinamarca
Qual é o nome do navio neste filme? SS Roland
FOTO
Assista as cenas da colisão (aos 07:28 min do vídeo) ***O filme é mudo, com um fundo musical apenas.
O que tem de similar com o Titanic?
O navio também colide com um objeto no meio do oceano ( rochas) / também há muito pânico no processo de salvamento / muitos passageiros morrem / o navio também tem chaminé, uma apenas / o processo de lançamento dos botes é complicado / o navio utilizado nas cenas lembra vagamente o Titanic, apesar de ser muito menor.


Atlantic (1929)
Estúdio:
British International Pictures (BIP)
Gênero: Drama
Tipo:
Filme para cinema
Direção:
Ewald André Dupont
Formato: P&B
Duração: 90 minutos
País de Origem: Inglaterra
FOTO
Assista cenas aqui ***Em inglês
Qual é o nome do navio neste filme? Atlantic
O que tem de similar com o Titanic? Originalmente este filme receberia o título TITANIC, mas foi trocado para Atlantic devido à restrições impostas pela Companhia White Star Line, a original proprietária do Titanic, que na época ainda estava operando / Esta é a primeira produção de cinema inspirada pelo Titanic que é falada, visto que "Atlantis" (1913) foi um filme da era do cinema mudo / o navio também colide com um iceberg no meio do Oceano Atlântico à noite / apenas mulheres e crianças são permitidas a entrar nos botes / o hino "Nearer My Good to Thee" também é cantado pelos passageiros ( no Titanic o hino foi apenas tocado pelos músicos ) / o navio utilizado neste filme é vagamente similar ao Titanic / os interiores do navio também são luxuosos e há uma Grande Escadaria / o operador de rádio também envia pedidos de socorro desesperados pelo telégrafo até os últimos momentos /o navio também colide com um iceberg do lado de estibordo.


History is Made at Night (1937) / A História é Feita à Noite
Estúdio:
Walter Wanger Productions
Gênero: Drama / Romance
Tipo:
Filme
Direção:
Frank Borzage
Formato: P&B
Duração: 97 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Qual é o nome do navio neste filme? SS Princess Irene
O que tem de similar com o Titanic? O navio também colide com um iceberg do lado estibordo à noite no Oceano Atlântico / o barco também estava am alta velocidade a pedido do proprietário / também há pânico no processo de salvamento / o navio naufraga e muitas pessoas morrem.


The Last Voyage (1960) / No Brasil: O Grande Naufrágio
Estúdio:
Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Gênero: Drama
Tipo: Filme para cinema
Direção: Andrew L. Stone
Formato: Cores
Duração: 91 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista o TRAILER ***Em inglês
Qual é o nome do navio neste filme? SS Claridon
O que tem de similar com o Titanic? O navio francês Ile de France, que foi utilizado nas gravações lembra o visual do  Titanic / a chaminé dianteira também cai para frente / o navio também naufraga de proa, ou seja, pela parte frontal / o capitão também morre no naufrágio.


Série "Doctor Who" - Voyage of the Damned (2007)
Estúdio:
BBC Wales
Gênero: Aventura / Drama / Ficção Científica
Tipo:
Episódio de seriado de TV
Direção:
James Strong
Formato: Cores
Duração: 72 minutos
País de Origem: Inglaterra
FOTO
Assista o trailer aqui ***Em inglês
Qual é o nome da nave neste episódio? Titanic ( nave espacial)
O que tem de similar com o Titanic? O nome da nave espacial é Titanic / o design da nave é similar ao Titanic / a nave é danificada também do lado de estibordo (por asteróides) / muitas pessoas também morrem na tragédia.


Titanic II (2010)
Estúdio:
Asylum, The/ Global Asylum, The
Gênero:
Ação / Aventura
Tipo:
Filme para venda direta ao público
Direção:
Shane Van Dyke
Formato: Cores
Duração: 90 minutos
País de Origem: Estados Unidos
FOTO
Assista o TRAILER *** Em inglês
Qual é o nome do navio neste filme? SS Titanic II
O que tem de similar com o Titanic? O nome do navio do filme é Titanic II / a tragédia também acontece no Oceano Atlântico e envolve icebergs / o navio naufraga causando a morte de muitas pessoas / o RMS Queen Mary (o navio utilizado em algumas cenas) lembra muito o Titanic.


*** Há inúmeras pequenas citações sobre o Titanic em filmes, novelas, desenhos animados, séries de TV, especiais de TV, minisséries e afins.... O TITANIC EM FOCO reuniu apenas as aparições mais significativas, mas a lista pode ser expandida caso se localize novas citações que valham a pena serem registradas.

Outros filmes com navios (39)
 .
Esta listagem apresenta produções onde a trama principal está relacionada com navios (barcos de ferro e aço), sejam eles de guerra, de carga ou de passageiros. Em todas estas histórias os navios são parte importante da trama central, porém apenas em alguns deles a história acontece totalmente a bordo de um barco e nem todas são histórias de tragédias. Nenhuma destas produções está relacionada ao Titanic.

*** Clique nas imagens para ver um vídeo relacionado ao filme. Alguns filmes não têm um vídeo de referência.

http://www.youtube.com/watch?v=e5fTQ9Hjluchttp://www.youtube.com/watch?v=jfPF1KrBUgE

Mystery Liner (1934) / Afundem o Bismark (1960) / Nacht fiel über Gotenhafen (1960) / O Destino do Poseidon (1973)



Poseidon, a Explosão (1973) / Juggernaut (1974) / Dramático Reencontro no Poseidon (1979) / Goliath Awaits (1981)


http://www.youtube.com/watch?v=ozksd76CSIs

Waterworld, o Segredo das Águas (1995) / Velocidade Máxima 2 (1997) / Pearl Harbor (2001) / Lost Voyage ( 2001)


http://www.youtube.com/watch?v=G7s1MYj3j2w

Navio Fantasma (2002) / Cruzeiro das Loucas (2002) / King Kong (2005) / The Poseidon Adventure (2005)


http://www.youtube.com/watch?v=suVIe8xW7d4

Poseidon (2006) / Sinking the Gustloff (2008) / dangerous Crossing (1953) / A Blueprint for Murder (1953)



The Ghost Ship (1943) / Ghost Ship (1952) / Virus (1999) / Octopus (2000)


http://www.youtube.com/watch?v=cRRdJu8pvOYhttp://www.youtube.com/watch?v=3K9zuyszH6Ihttp://www.youtube.com/watch?v=AaViXh361Fc

Lifeboat (1944)
/ Os Homens Preferem as Loiras (1953) / Death Ship (1980) / Ship of Fools (1965)


http://www.youtube.com/watch?v=zUPOGvazzzs

Midway (1976) / Novela Terra Nostra (1999-2000) / Lusitania, Murder on the Atlantic (2007) / Deep Water (2000)



Deep Rising (1998) / Munster Go Home (1966) / Final Voyage (1999) / The Love Boat (1977-1986, série de TV)

http://www.youtube.com/watch?v=STXjXv_ID3A

The Sinking of the Laconia (2010) / The Legend of 1900 (1998) / And The Ship Sails On (1983)

Crédito

Pesquisas, traduções, adapatação de texto e imagens
Contribuição com o filme "La hantise" (1912) - Victor Laurant

71 comentários:

Lucas Rubio disse...

Ual! Bem legal esta lista, com informações, fotos e curiosidades bem interessantes, de fato. Alguns filmes foram muito bem idealizados, mas alguns contém erros grotescos...
Aos filmes realizados que passam a bordo de um navio (não o Titanic) gosto bastante do Velocidade Máxima 2, com muita ação e aventura! Gostei de ver na foto do filme "Bandidos do tempo" as personagens segurando uma raquete de Tennis, já que sou apaixonado pelo esporte, hehe. Já listei todos os filmes e documentários relacionados ao Titanic e sei como dá trabalho e gasta tempo. Parabéns, você vai mais longe ainda...
[Aqui entre nós, viva o telefone, hehe, você entende.]

Leonardo disse...

Cara o que posso dizer desse tópico!? ótimo ainda seria pouco,sinceramente...muito bom mesmo,adorei o conteúdo,principalmente quando vc cita os outros filmes com navios,tem muito filme bom para ser assistido. Parabéns.

RafaelRosa disse...

Uma correcção ae: O filme "Saved From Titanic" não é mais tão raro assim, ele é raro para se achar á venda (pelo menos no Brasil). Esse filme se encontra acessível no YouTube, e eu tenho uma cópia desse filme em minha coleção.

Rodrigo disse...

Obrigado Leonardo, foi um prazer e um "porre" reunir estes filmes, dá uma canseira terrível, mas vale o trabalho. E tenho certeza que ainda estão faltando peças, mas caso eu encontre eu atualizo pra JÁ, kk : )

Rafael, que bom ver vc por aqui, seja bem vindo. Olha, realmente há um vídeo no you tube com o título "Saved from the Titanic", e ele é uma jóia, muito raro, pois contém imagens de época do RMS Olympic, do Carpathia, Capitão Smith e dos conveses do Carpathia logo na sequência que ele aportou em New York com os sobreviventes. Este pequeno vídeo que está no you tube faz parte dos EXTRAS do DVD do filme "Titanic" de 1943 lançado pra nós brasileiros.

Mas este vídeo não é o famoso "Saved from the Titanic", mas sim um noticiário da época que era exibido nos cinemas.

Me corrija se eu estiver errado, isto é até onde eu sei.

RafaelRosa disse...

Realmente, o filme do youtube nem título tem. E minha copia do Filme Titanic (1943) não tem menu e nem extras ¬¬, algo que tornou confuso o meu entendimento.

Diogo Gasparini disse...

rodrigo r tem como responder qeu filme do titanic tem um mini iceberg que o navio colide eu tenho + nao sei qual é

Rodrigo disse...

Oi Diogo

Olha, não tenho todos os "icebergs" memorizados, mas pelo que eu pude me lembrar ( e conferir), o filme que mostra o menor iceberg é TITANIC 1943. O iceberg mostrado neste filme é tão pequeno que beira o absurdo. Mas creio que foi um erro proposital do diretor alemão, afinal de contas este filme foi feito para "pisar" no orgulho da Inglaterra. Mostrar um minúsculo iceberg destruindo o Titanic, o orgulho da navegação inglesa, é um bom modo que acharam de dizer: "Olhem! Os ingleses são arrogantes, constróem um navio com fama de inafundável, mas que não resiste à uma mísera pedra de gelo".

É minha opinião.

Tem também o filme Atlantis, de 1913. Neste filme não chega sequer à ver com o que o navio colide, as cenas mostram apenas a inundação interior após um leve choque... Mas como vc deve ter notado, Atlantis não é sobre o Titanic, é apenas inspirado.

Bom,,, entre icebergs grandes e pequenos, o filme Titanic de 1953 mostra um total absurdo, pois o iceberg é gigantesco e ultrapassa até mesmo a altura dos chaminés...

Coisa absurda, pois foi noticiado que o iceberg com o qual o RMS Titanic colidiu era pouco mais alto que o deck de botes, portanto não poderia jamais ser mais alto que os chaminés... http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/f/f9/Titanic_(1953).jpg

Liberdades do cinema...

No fim não importa, pelo menos para mim, todos os filmes têm algo interessante à mostrar e todos têm histórias distintas.

Até : )

Leonardo disse...

Desculpa a ignorância,mas fiquei curioso...esse filme Atlantis de 1913 não seria uma obra inspirada no naufrágio do RMS Atlantic?

Rodrigo disse...

Olha, não posso te garantir com toda certeza, mas consultei rapidamente a história do RMS Atlantic e não encontrei nenhuma referencia cruzada com o filme do "Atlantis" de 1913, penso que apenas o nome do seja igual.

Mas bem na verdade o filme Atlantis entra para a lista de filmes inspirados pelo RMS Titanic apenas porque no fim das contas ele lembra mesmo a tragédia.

Porém o filme não foi baseado no Titanic, mas sim num romance publicado em 1912, antes mesmo do Titanic naufragar,,,

Obviamente quando o filme Atlantis foi lançado, logo na sequência do naufrágio do Titanic, ele acabou ganhando fama de ser inspirado, quando na verdade não foi mesmo,,,

Rodrigo disse...

Leonardo, vá até a página "Filmes sobre o Titanic" que está aqui mesmo no blog e leia a história do filmes Atlantis, pode ser que esclareça algo mais http://titanicemfoco.blogspot.com/2010/12/atlantis-1913.html

Victor Laurant (Tirano) disse...

Realmente é um grande post. N tenho mto oq comentar. Apenas algumas "recomendações"
1° A série Voyagers é exelente. N apenas o ep do Titanic, mas TODOS. Ela não é dificil de se encontrar para baixar em português. Na comunidade TITANIC - FATOS HISTÓRICOS abre um tópico lá desse ep. com o download dele. N se se o link ainda fnciona, mas axo sim.

2° La Leggenda del Titanic (A Lenda do Titanic)(1999): Gente, por favor, não percam seu tempo baixando, assistindo, nem joguem seu dinheiro fora com essa porcaria. Eu me arrependi, e todo esforço que tive pra axar, e pra baixar foram atoa. Mesmo que tenha sido de graça. Ta certo que é um filme infantil, mas ele passa de uma simples animação para infantil para desrrespeito e imoral sobre a tragedia. Onde ja viu um polvo gigante falante jogando um iceberg contra o titanicaxando q vai ganhar uma competição contr aTubarões? E onde ja se viu a tragedia ser proposital? Simplesmente TODOS foram salvos do navio. Eu disse que nenhum personagem a bordo do navio morreu. Nem o capitão (nem akele rato chato que levou UM CHOQUE no bigode) ¬¬ Sério, não assistam. Vão se arrepender.

Titanic, the Legend Goes On (Titanic, o desenho) 2001: Esse eu comprei o DVD original numa loja aqui como não se axa pra download.Paguei R$ 6,00. E quado estava na cena do cachrro Raper, e me perguntava se valeu mesmo a pena ter pagado¨R$6,00 reais por isso. Mas no fim, mesmo cm erros, e tudo mais, até que valeu. E porfavor, se forem meter pau nesse filme, não percam seu tempo nisso. Compensa mto mais meter pau no "A lenda do Titanic". Esse pelo menos não coisas imorais, nem desrrespeitosas sobre o avio. Tem lá seus erros, plágios, e essas coisas. Mas nda de tão grave como " A lenda do titanic". Até o gráfico do navio é melhor. Muito melhor.

Bom, só qeria deixar esas observaçõe especiais. Não tenho mais a dizer. abç

rander disse...

rodrigo muito enteressante msm esse post... o bom seria se podese-mos achar essas obras primas pra vermos realmente muito enteressante parabens... !

Joyce Torres disse...

Oi Rodrigo, Muito bom esse seu blog, parabéns! Venho aqui todos os dias.

Anônimo disse...

DVD Titanic 1996:
http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1639975
link para o torrent:
http://www.2shared.com/file/qPTzouAd/rutrackerorgt1639975.html
DVD Britannic 2000:
http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=3688087
Link para o torrent:
http://kiwi6.com/file/r6bq045pbj
(clique em "Download File"

Anônimo disse...

DVD Lusitania: Murder on the Atlantic, 2007:
http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=3803936
Link para o torrent:
http://kiwi6.com/file/m27i523x1d
DVD SOS Titanic 1979:
http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1045736
Link para o torrent (áudio em russo):
http://kiwi6.com/file/0mmw9xwg3a

Felipe Schaeffer disse...

Rodrigo, queria fazer uma contribuição ao blog! No filme "O Espanta Tubarões", os antagonistas do filme, que são tubarões, vivem no Titanic. É mostrado alguns ambientes do navio no filme, bem legal! Espero que acrescente isto ao post! Até mais

Rodrigo disse...

Oi felipe, desculpe a demora na resposta. Obrigado pela dica, eu inclusive sabia desta aparição inspirada pelo Titanic, mas não tinha certeza se poderia ser encaixada corretamente dentro do propósito da matéria.

Como a aparição em "O espanta Tubarões" é física, ou seja, se passa no próprio navio, irei encaixar a indicação logo mais.

Mais uma vez, obrigado pela atenção e dica.

Diogo Gasparini disse...

Olá Rodrigo mais uma vez o Titanic Historias passando aqui.Coloquei recentemente no youtube os filmes Titanic 1943 e Raise the Titanic legendados por nos mesmo, você poderia reverter seus links de trailers nos 2 filmes e coloca-los como Assista o filme aqui para os fãs que ainda não assistiram legendado conhecer um pouco esses 2 filmes.

Rodrigo disse...

Oi, obrigado por disponibilizar indicar os filmes, eles estão já incluídos como "Assista aqui", junto das descrições.

Victor Laurant (Tirano) disse...

Ei Rodrigo! Também postei dois filmes completos no youtube, o Britannic (legendado por mim) e Titanic - o desenho (The legend goes on). Se quiser pode adiciona-los ao "assista aqui" também.
Britannic:
http://www.youtube.com/watch?v=vxy1rUiwhH0

Titanic - O desenho:
http://www.youtube.com/watch?v=dw1NbSafLTA

Assim fica mais fácil para aqueles que querem ver encontra-los. Também planejo postar o Sos Titanic legendado (do VHS, convertido pra DVD) futuramente.

Rodrigo disse...

Oi Tirano, obrigado por disponibilizar os filmes, quero muito poder colocá-los aqui, mas com a mudança do modelo de editor do blog não posso, pelo menos por enquanto. A questão é que qualquer matéria que eu edito (as já publicadas até hoje) perde totalmente a edição quando eu republico, é um transtorno terrível, não posso fazer nenhuma alteração sem estragar a formatação inteira.

Mas se eu descobrir um meio de incorporar seus filmes, farei prontamente.

Mais uma vez, obrigado.

Jaldomir S. Filho disse...

Rodrigo, tudo bem? Eu estou procurando uma minissérie sobre o Titanic, que eu assisti na minha adolescência, cuja história conta de uma equipe que teria descido no fundo do mar para encontrar o Titanic, e acabam por encontrar um navio naufragado com pessoas vivendo dentro dele. Eu não encontrei esta minissérie na sua lista, e também não estou encontrando em outros sites. Você ouviu falar ou viu esta minissérie? Deve ser da década de 80.

Rodrigo disse...

Oi tudo bem graças a Deus.

Bem, acredito que você esteja falando da micro-série "Goliath Awaits", ela está na 2ª fileira na secção "outros filmes com navios". A história é a de um navio de passageiros de luxo que é afundado por um submarino alemão, e é encontrado vários anos depois com passageiros e seus descendentes vivos. Eu cheguei a baixar e assistir, mas pela falta de áudio e legenda, não prestei muita atenção.

Infelizmente não consegui encontrar qual é o título que ela recebeu no Brasil, fico devendo. Aqui tem um Torrent, não está com legendas (caso não dê para copiar, clique em "Deixar um Comentário" e copie da janela nova).
http://isohunt.com/torrent_details/112804837/goliath+awaits?tab=summary

O que eu me lembro de verdade é que as cenas iniciais, quando o navio é atacado, foram gravadas com a mesma maquete do Titanic construída para o filme "Titanic" (1953), mas a maquete nesta micro-série já estava "maquiada" com o mesmo visual do RMS Queen Mary.

Esta maquete "sofredora" ao todo participou de cinco filmes sobre navios (inclusive "Os Homens Preferem as Loiras"), mas apenas em 1953 ela esteve com o visual do Titanic.

Até mais, espero que seja o que você procura.

TATY LOWE disse...

Saudações, marinheiros!! hahaha desses filmes, séries, desenhos e novelas aí em cima citados, cheguei a assistir alguns, tanto sobre/com o Titanic, quanto outros navios, e bem que adoraria tê-los, mas INfelizmente o youtube logo tira do ar para AFUNDAR nossa alegria. E o pior é q no dreamule e emule, INfelizmente não se encontra mais filme algum, pois foi proibido e todos os filmes tirados, um saco! E uma pena, pois muitos deles têm jeito de ser legais. Alguns aí têm como ver o filme completo, mas os que só têm o trailer, teria como postar o filme, desenho, etc completo para podermos ter o prazer de ver? E salvar, gravar em DVD para (re)vermos quando quisermos? Valeu pra chuchu, fui!

TATY LOWE disse...

Das obras, adoraria ver/rever/ter em dvd para rever sempre aqui em casa (meu aparelho não grava, só aqui no pc):
TITANIC (filmes):
*os anteriores ATÉ o de 1996
*Amor sem Igual (tenho o livro)
*A night to remember
*SOS Titanic
*Náufragos do Titanic

TITANIC (desenhos):

*A Lenda Continua (da moça pobre)

OUTROS NAVIOS:
*O gde naufrágio
*Tentáculos
*Os 2 antigos do Poseidon
*LusitÂnia
*Britannic
*Gustloff

Lembrei de mais dois filmes com navios que podem ser inclusos no seu comentário, Rodrigo:
*Alvin e os esquilos 3
*Cada um tem a gêmea que merece

Rodrigo disse...

Oi 'AIR SUPPLY'. Infelizmente fico devendo, para mim é impossível disponibilizar com links.

Alguns dos citados por você podem ser encontrados para venda nos sites de comércio eletrônico conhecidos (submarino, CD Point, Mercado Livre...).

Muitos deles eu mesmo não assisti, especialmente os filmes com tema náutico em que o Titanic não é citado. Outros acabei conseguindo e sites de download, sem legendas ou áudio em PT.

Até mais.

joão victor pereira disse...

ola rodrigo tudo bom ó rodrigo me diz uma coisa como e que eu faço para poder conseguir o filme lusitania murder on the atlantic porque agora eu quero saber um pouco mais da historia do RMS Lusitania porque depois de assistir muitas e muitas o TITANIC acabei ficando cansado de assistir o TITANIC agora quero conhecer a historia do navio que afundou em apenas 15,18 minutos eu ja procurei na cultura na americanas e nao estar vendendo como e que eu faço para poder conseguir o filme Lusitania murder on the atlantic porque eu ja conheco toda historia do RMS TITANIC RMS OLYMPIC HMHS BRITANNIC ja sei tudo sobre a olympic class agora quero saber do lusitania class ok.

Rodrigo disse...

Oi João

Segundo o que eu sei, este documentário não foi comercializado no Brasil, e acredito que não será, porque já é bastante antigo. Não sei se ele chegou a passar em algum canal pago. Se ele passou na TV a cabo, pode até ser que você encontre para download com legendas. Pessolamente eu só o assisti em inglês, sem legendas nem áudio brasileiro.

Fico devendo.

joão victor pereira disse...

ola rodrigo como vai rodrigo me diz uma coisa porque nao existe nenhum filme feito sobre o RMS OLYMPIC e so existe filmes sobre o LUSITANIA,TITANIC e BRITANNIC bem que deveriam fazer apenas 2 filmes sobre o RMS OLYMPIC sobre os 24 anos de existencia do irmao do TITANIC desde da viagem inaugural passando pela 1 guerra mundial passando pela colisao com o HMS HAWKE depois voltando aos anos de paz e mudancas no OLYMPIC desde a GRAND STARCAISE ate as cabines de 1 2 3 classe e por ultimo fins dos trabalhos e assim mostrando os 24 anos de existencia de um dos maravilhosos navios do seculo XX ok seria muito bom botar alguns passageiros como personagens desde os da viagem inaugural ate a ultima viagem eu vou fazer faculdade de cinema para poder fazer esse filme o nome vai se chamar OLYMPIC O IRMÃO DO TITANIC

Rodrigo disse...

Oi João

Bem, posso te dizer que só se faz filmes sobre aquilo que contém algum apelo amplo, ou seja, sobre fatos/lugares/pessoas ou histórias que têm apelo direto junto ao público geral. As curtas trajetórias do Titanic e do Britannic têm apelo junto ao público porque envolvem tragédias. Não precisa nem explicar o quanto as tragédias detém a atenção do público e o quanto são perfeitas para dramatizações.

Não existe qualquer filme dramatizado sobre o Olympic simplesmente porque sua história, apesar de longa e muito interessante, não apresenta apelo direto junto ao público leigo geral. Os interessados pela história do Olympic são em menor número e muito mais concentrados do que os interessados por outros tantos navios. É um grupo mais concentrado de entusiastas.

A possibilidade de se fazer filmes sobre determinado assunto está diretamente relacionada à dimensão de apelo junto ao público: quanto maior o interesse público leigo, maiores são as possibilidades de reviver estas histórias através de dramatizações. Para haver dramatização é preciso apelo público... e apelo público é dinheiro.

Esta é minha visão.

E como entusiasta eu concordo, seria fascinante se alguém se interessasse pela história do Olympic a ponto de revivê-la no cinema. No entanto eu acredito que isto dificilmente vai acontecer. A não ser, é claro, que o Olympic faça alguma curta aparição em algum filme de época. Assim como têm feito aparições curtas em docu-dramas e microséries sobre o Titanic.

Até mais.

joão victor pereira disse...

ola rodrigo como vai sabe essa e uma das partes que mais me interessa aqui nesse blog sobre o TITANIC e eu tenho mais uma pergunta pra te fazer voce sabe me dizer como e que eu consigo o filme O RESGATE DO TITANIC porque eu to pensando em fazer uma homenagem aos 28 anos do descobrimento do TITANIC no fundo do mar e que tambem eu procurei na AMERICANAS.COM o filme do TITANIC 1997 EM BLU RAY porque no proximo ano pra fazer uma homenagem aos 102 da tragedia pra ter em alta definicão e queri a saber tambem se o filme O RESGATE DO TITANIC E bom porque eu olhei em alguns comenatrios dizendo que ele era ruim porque essa e a minha duvida porque quando em marco desse ano eu ja tava me preoarando pra homenagear as vitimas da tragedia so assistindo ao filme que reproduziu a tragedia e deu certo eu assistir TITANIC justo no dia 15 de abril de 2013 e conseguir homenagear as vitimas do TITANIC voce tambem devia fazer isso e muita boa ideia sabia entao ta tchau esperando a resposta

Rodrigo disse...

Oi João

A maioria dos fans não gosta muito do filme "O Resgate do Titanic" porque ele é carregado de ficção, com toneladas de erros históricos. Pessoalmente eu gosto das cenas onde o navio é resgatado das profundezas e dos momentos em que as equipes sobem a bordo para explorar o navio deteriorado. São cenas bem interessantes.

Se você quer comprar, esqueça tudo o que viu nos outros filmes, e aproveite o "show" de ficção. O filme passa longe de ser uma obra de arte, mas é um bom entretenimento passageiro.

O Filme "O Resgate do Titanic" está disponível em várias lojas (inclusive na Americanas), aqui está a lista onde você pode optar por alguma delas. Lembrando que o filme não possui dublagem em português, ele é apenas legendado.

http://www.bondfaro.com.br/dvds.html?auto=1&kw=resgate-titanic#

Quanto à relembrar a data de 15 de abril de todo ano, isto é algo que faço desde 2002, quando começou meu interesse pela história. Geralmente eu leio um dos meus livros nestes dias. Minha atenção está quase totalmente focada na história verídica e não apenas nos filmes.

Até mais.

Sweet Ana disse...

Olá! Parabéns pelo site e pelos artigos. Tem feito um trabalho incrível!
Eu tenho alguns links, se quiser aproveitar, esteja à vontade.

A série de quatro episódios do Titanic de 2012: https://www.youtube.com/watch?v=JdkUyAEIy9E
Titanic de 1996: https://www.youtube.com/watch?v=q6LeIpe0Ns4
Titanic de 1997: https://www.youtube.com/watch?v=-Z-x-CoE5wU
Britannic de 2000: http://www.youtube.com/watch?v=vxy1rUiwhH0

Rodrigo disse...

Oi Ana, obrigado pela atenção ao blog e pelos links. Por hora não tenho onde aplicá-los, mas brevemente eu editarei uma matéria sobre a história do Britannic e possivelmente incluirei o filme "Britannic" que você indicou.

Até mais.

kaue disse...

Rodrigo, e verdade que a miniserie do Titanic e o segunda melhor representação do naufrágio?

kaue disse...

Rodrigo, já visitou o site titanictv.net?

Rodrigo disse...

Ou Kaue,

Se você está se referindo á série "Titanic" (2012) de Julian Fellowes... A reposta é SIM, e o mesmo tempo, NÃO...

A série têm alguns pontos muito bons sobre a maneira que o navio naufragou, especialmente quanto à inclinação e ao modo com que o navio quebrou ao meio. Porém esta série está também lotada de erros, assim como todos os demais filmes sobre o Titanic.

Colocando todos os 19 filmes sobre o Titanic na balança, e analisando todos os prós e contras... O filme "Titanic" (1997) é o que está ligeiramente mais perto da realidade, ainda que contenha toneladas de erros. Cada filme peca em centenas de detalhes e acerta em determinados detalhes. E a série de 2012 acertou um pouco melhor sobre o modo que o navio quebrou ao meio e naufragou.

Não há qualquer filme sobre o Titanic que seja totalmente correto. Mas há pontos altos em cada um deles.

Até mais.

kaue disse...

Olá Rodrigo, eu acompanho o titanic em foco desde o começo de 2013,,começou quando eu comecei a pesquisar e encontrei esse blog, praticamente começei a ler sua pastagens " Dentro do Titanic " e " Naufrágio ".
Agora todos os dias eu observo nova pastagens.

kaue disse...

Sobre a miniserie também observei a inclinação da hora que ele se parte, a água atingiu a grande escadaria.

kaue disse...

Olá Rodrigo, você sabia que eu so começei a saber do Titanic através de seu blog.

kaue disse...

Rodrigo, ouviu falar sobre VIRTUAL SAILOR? Ele e um simulador incluindo o Titanic. E mostra a grande escadaria sala de jantar, café varendah a Palm Court

Rodrigo disse...

Oi Kaue

Fico satisfeito em saber que gosta do blog e o acompanha. espero que encontre sempre bom material aqui, este é o meu esforço.

Conheço o Virtual Sailor, já ví vários vídeos, mas não tenho o jogo porque não gosto de jogos. Já notei que o navio no jogo é relativamente bem representado. Mas fica para quem gosta...

Até mais.

kaue disse...

Olá, estou agora realmente acompanhando o Titanic Em Foco, eu queria saber, depois de todos os botes foram, quando os passageiros ficaram no navio, a única saída pelo convés de botes era pulando aos turcos?

Rodrigo disse...

Desculpe Kaue, não entendi o que você quiz dizer nesta pergunta...

kaue disse...

Eu quis dizer que depois te dodos os. Botes irem embora, quem estava no convés de botes se jogavam pelos turcos, no convés a de passeio o único ponta era a parte que e aberta ou a das janelas, não sei porque aquela parte das janelas estava inundando!

Rodrigo disse...

Oi Kaue,

sua questão ainda não está clara. Seja como for, não há relatos precisos do que aconteceu aos passageiros do Titanic a partir do momento em que os botes haviam todos partido. O motivo é simples: poucos dos que permaneceram sobreviveram, e um número menor ainda conseguiu ter alguma visão e entendimento no meio da confusão e na pouquíssima luz; o Titanic era extremamente mal iluminado durante a noite, muito diferente do que o que fora erradamente mostrado no filme de James Cameron.

As cenas do filme "Titanic" (1997) são uma boa referência do “pânico final”, ainda que sejam apenas recriações artísticas. O filme está absolutamente lotado de erros, mas há bons momentos que são referências de muito boa qualidade.

kaue disse...

Muito Obrigado, mesmo. Você não entendeu minha pergunta, começei a entender o Pânico final.

Ricardo disse...

Ola Rodrigo, sou eu novamente.
Gostei muito dos filmes, pricipalmente do Titanic de 1997, o SOS Titanic, o Titanic de 1996 e A Night to Remember. Também assisti o Britannic, cuja existencia do legendado, soube por um dos comentarios.
Um filme que achei muito interessante por causa da semelhança aparente dos cenarios com o verdadeiro Titanic, foi o Titanic de 1996. Há algumas referencias a ele em outras postagens, mas eu acho que vc podia escrever uma postagem sobre ele (Pricipalmente dos cenarios). Fica a dica.
Um abraço Amigo

Rodrigo disse...

Oi Ricardo,

você acertou em cheio, faz anos que gostaria de escrever sobre o "Titanic" televisivo de 1996. Os cenários passam longe de serem cópias fiéis, mas são bem interessantes, cheios de curiosidade. É justamente nos pontos onde está a arte que está minha atenção. O "quarteto fantástico" de filmes que você citou é justamente os 04 que mais gosto. Já acompanhei todos, mas estes são os mais interessantes em minha opinião.

Até mais, espero que com o tempo e disposição eu ainda escreva a matéria sobre o de 1996, planejada há anos, mas que nunca saiu o “papel". Inclusive já tenho um material bem interessante reunido há tempos.

Abraço.

Ricardo disse...

Oi, estive lendo comentários anteriores e surgiu uma questão: a minissérie de 2012 foi a reprodução q melhor mostrou a iluminação do convés de botes à noite (mesmo tendo colocado iluminação própria nas chaminés)? E também calculei o tempo entre o avistamento do iceberg e a colisão em cada filme, e cheguei a conclusão q esta minissérie foi a que mais chegou perto dos 37 segundos.

Rodrigo disse...

Oi Ricardo,

Se levarmos em consideração as informações históricas mais recentes, que dão conta de que a iluminação exterior do Titanic era bastante deficiente, projetada apenas para não deixar o Convés no completo "breu"... Sim, a minissérie de 2012 chegou mais perto do que Cameron. Na minissérie a iluminação é bem inferior ao filme de 1997.

Quanto à relação de tempo eu não me atentei para este detalhe... Mas se em 2012 eles tiveram o capricho de exibir na tela um quase "real time" entre o avistamento e a colisão em si... "palmas" para a direção da série. Sinal que estavam atentos e se ocuparam em mostrar na tela algo mais próximo daquilo que narra a história verídica.

No demais os diretores são livres para recriar à sua maneira. Dramatizações são apenas meios de recontar uma história... Seja em real time, seja "time in time", seja extrapolando totalmente o tempo ou mesmo ocultando fatos.

Mas vou checar as cenas da série e o tempo utilizado; é uma ótima curiosidade.

Victor Laurant (Tirano) disse...

Mais um para adicionar a lista:"La Hantise"
Fiquei sabendo desse filme hoje (21/04) pois um membro de um grupo no facebook o compartilhou.
É um filme francês de 1912 que conta a historia de uma mulher mãe e esposa, que recebe a previsão de uma quiromante de que uma das pessoas que ela ama encontrará a morte, as vésperas do embarque de seu marido no RMS Titanic. Acho que vale a pena a pena ver
https://www.youtube.com/watch?v=dtkt4DZFQKY

Rodrigo disse...

Oi Tirano,

esta foi até agora a "dica do ano", muito obrigado. Já incluí o filme na secção "Produções onde o RMS Titanic faz uma rápida aparição", creio que esta seja a categoria correta, já que o filme realmente mostra o Titanic em si, mas de maneira muito rápida.

Apenas agora, depois de seu alerta, que notei que "La hantise" já está na "List of films about the RMS Titanic" da Wikipedia. Não sei se ele entrou à pouco para a lista, ou se já estava à tempos mas passou despercebido por mim... Ou então se não estava online nas muitas vezes que expandi esta matéria. Seja como for, é um filme de valor histórico grande.

Muito obrigado mais uma vez, é um prazer receber dicas tão dentro do contexto como esta. Seu nome está no crédito ao final da matéria, nota 1.000. Até mais.

Victor Laurant (Tirano) disse...

Uma pequena dica (acho que não deve valer muito, mas vai assim mesmo):
Tem um curta brasileiro de 2003, em que um menino órfão de mãe chamado João (Pedro Malta) vai para um colégio interno onde tem um quadro representando um naufrágio que aconteceu 10 anos antes, responsável pela morte de sua mãe. Mas ele é assombrado pelo fantasma do capitão desse navio e é mandado ao passado para impedir o naufrágio. Detalhe: O navio é idêntico ao titanic por fora, porém com tamanho reduzido e apenas 1 chaminé. Eu achei o curta muito bom, e pelo detalhe acho que vale a dica aqui pelos comentários.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=orStE9pq95k

(Óbvio que não precisam esperar por efeitos de qualidade também...)

Rodrigo disse...

Oi Victor, obrigado pela dica, valeu sim. Vou adicionar o curta à secção de "outros filmes com navios". Apenas vou demorar um pouco para atulizar porque estou plenamente ocupado com a construção de uma nova maquete "scratch" do Titanic...

Até mais, agradeço as constribuições com o blog, é muito bom receber este apoio. Abraço amigo.

Álvaro Luiz disse...

Ola Rodrigo sou eu mais uma vez, tudo bem com você? Queria uma ajudinha você conhece algum site que tenha S.O.S Titanic online para assistir ou para baixar? Por que eu procurei muito esse filme, como você deve saber tinha no you tube mas saiu do ar e eu queria baixa-lo para minha coleção mas não o encontro em lugar algum. Mas uma vez obrigado pela atenção e parabéns pelo blog ele é ótimo.

Rodrigo disse...

Oi Álvaro, obrigado.

Bem, acho que vou ficar devendo... O You Tube está terrível ultimamente... Eu até poderia tentar postar a minha versão convertida de VHS para o You... Mas certamente eles vão deletar na primeira oportunidade; se é que não vão bloquear assim que eu tentar publicar.

Lembro do quanto eu insisti em postar o documentário "Os segredos do Titanic" para montar uma matéria... Em todas as vezes fui impedido.

A única opção que consigo pensar é que você baixe em inglês, ou mesmo que opte por comprar um VHS no Mercado Livre.

Bem, até mais... Feliz Natal.

Victor Laurant (Tirano) disse...

Alváro, tem como você encontrar o filme por torrent no kickass.so em duas versões: convertida do vhs legendado e a versão full de 145 minutos em inglês e depois pode baixar a legenda separada no legendas.tv

Rodrigo disse...

Oi Tirano, obrigado pela dica. Eu cheguei a procurar no Kik, mas não tinha achado.

Álvaro, aqui está o link direto para a versão convertida de VHS com legendas em português. Basta baixar com um programa de torrent. O único problema é que se não houver pessoas semeando, será difícil baixar.

Até mais.

https://kickass.so/usearch/S.O.S%20Titanic%20%5BVHS%201979%5D.avi/

Álvaro Luiz disse...

Oi Rodrigo ola Tirano obrigado pelas dicas, desculpe a demora em agradecer.

Até mais...

Jose. A disse...

O melhor filme do Titanic para mim será sempre a maravilhosa minissérie Titanic 1996.

Pela ver visualmente o Titanic o melhor filme é o de James Cameron.

Mais para ver a história do Titanic nunca haverá melhor filme que a minissérie Titanic de 1996.

Para mim, a minissérie Titanic de 1996 me leva para aquela noite, como nenhum outro filme do Titanic pode fazer.

A minissérie Titanic de 1996 é baseada inteiramente nas pinturas de Ken marschall, talvez seja por isso que é tão mágica.

Os efeitos de computador foram feitos com artistas que desenharam as cenas digitalmente.

Este filme é maravilhoso.

Meu filme do Titanic será sempre a minissérie do 1996.

Ela sempre tem a primeira posição no meu coração.

Saudações a todos. Obrigado.
Jose Aurelio.
Da Europa.

TATY LOWE disse...

Epa, vou ter muito o que comentar aqui hahaha. Primeiro, Rod, quando falei em postar o filme, na vdd, seria como estão os outros aí das listas: "ASSISTA O FILME CLICANDO AQUI", se eu disse pra postar link, falei errado, pois a galera aí tá postando links, mas infelizmente não adianta nem clicar, pq não entra (saco!).
*Sobre o desenho com o polvo gigante, eu assisti agora há pouco no YT (You Tube), pegando daqui mesmo (assista clicando aqui)e me garantiu boas risadas, o desenho é ótimo!
*Assim que gostaria de conseguir os outros INTEIROS, não somente trailer, são esses citados abaixo:
*Alguns eu vi há anos atrás, mais por volta de 98 a 2000, os filmes "Last Voyage", "Octopuss", "Poseidon Adventures" (o antigo de 1972), e gostaria muito de revê-los novamente, por acaso, vc os tem em disco pra postar aqui, por favor?
*E outro, na verdade, é episódio de um seriado que assisti no YT mesmo, mas fui clicar nele hoje por aí e infelizmente saiu do ar: nele, um homem e um garoto viajam no tempo com o auxílio de uma espécie de bússola, e vão parar no navio.
*Os filmes LUSITANIA e BRITANNIC eu assisti tb no YT, espero que NUNCA saiam do ar, pois eu adorei, o oficial do Brit atirando no torpedo com uma metralhadora é impagável ("o exterminador de torpedos" kkkk deviam por o Schwarzenegger pro personagem)!
*Outros que gostaria de pegar inteiros são os episódios da microssérie de 2012, que gostei muito.
*Tenho em DVD os filmes TITANIC: 1997, 1996, o clássico alemão de 1943, o de 1953 (com Clifton Webb e Barbara Stanwick), o Night to Remember, T2 (2010), SOS Titanic e os docs Segredos do Titanic e A Tragédia contada pelos Sobreviventes. De todos esses, gosto mais de rever o alemão de 1943, o Night to Remember e o de 96, com a Zeta Jones (nesse, o oficial LOWE mandando o personagem do Tim Curry pra água com o remo é impagável kkk), que são os melhores, o alemão me dá raiva do Ismay kkkkk ô carinha chato, vontade de jogá-lo ao mar!!
*"No demais os diretores são livres para recriar à sua maneira. Dramatizações são apenas meios de recontar uma história... Seja em real time, seja "time in time", seja extrapolando totalmente o tempo ou mesmo ocultando fatos." É o que costumo fazer, o fato de poder inventar ou acrescentar coisas dá mais liberdade para criar histórias e tenho mais facilidade para tal, do que para desenhar os navios.
Bom, acho que falei demais, melhor parar por aqui ou vcs vão acabar me jogando ao mar kkkkkk good evening, sailors, fui!

TATY LOWE disse...

Oi, achei o "Last Voyage" completo, mas INfelizmente tem que:

*entrar no link dele no YT e clicar no link de descrição que aparece logo abaixo da tela de vídeos.

*quando aparecer, clicar no play, aí entrar em "click for register" e registrar, só assim logar pra assistir o filme completo

Pô, é um saco isso, pois apesar do site (Show Splash) dizer que é grátis, fala em conta e tb pede código no formulário de inscrição, que código seria esse? Então, quem tiver esse filme em disco, POR FAVOR, posta inteiro no YT pra clicar e entrar direto pra gente assistir, pois só tem o trailer. Vi esse filme há anos atrás (ainda era VHS) e gostaria de ver novamente, mas infelizmente não se encontra à venda por aí e nos ML da vida, se tiver, é caro. Desde já, valeu, aqui está o link do filme completo pra se registrar pra poder assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=2iEtvWGh6IU

TATY LOWE disse...

Aliás... não sei por que vocês colocam links de vídeos e fotos aqui nos comentários, se, quando publicados em aberto (sem essa janelinha), adianta clicar, que não entra em nada. A dica seria, por exemplo:

FOTONOVELA "BRITANNIC" - álbum Taty Nader no Facebook. A pessoa vai lá, entra nos álbuns e procura o álbum da historinha que fiz tipo gibi dele. Ou um vídeo: vai no YT, escreve o nome do vídeo que quer assistir, dá busca e, quando aparecer, clica nele e assiste, entende?
Mas o outro comentário que tenho a fazer, agora é chateação: alguns vídeos aí INfelizmente não entram ou saíram do ar por direitos autorais, que saco!! A gente querendo assistir e não pode, não é justo! Bom, valeu por aguentarem ouvir tanto hahahaha fui!

Lucas disse...

A minissérie de 2012 é muito boa.

Lucas disse...

A paródia de dedão não curti muito kk Vi um monte, mas o único que gostei mesmo foi do Star Wars.

Rodrigo, Titanc em Foco disse...

Pois é Lucas,

nesta grande variedade eu também tenho minhas preferências. Tem alguns pontos fortes em vários deles, momentos isolados, cenas que realmente tem efeito. A cena da microssérie "Titanic" (1996)em que o Capitão Smith, interpretado por George C. Scott, olha para um pequeno medalhão com as fotos de sua esposa e filha, enquanto aguarda pelo fim na ponte de comando é muito emocionante, pois mostra seus últimos pensamentos. No entanto a microssérie é cheia de pontos ruins, mas alguns são muito válidos.

São muitos momentos de todo tipo nestas passagens todas, emocionantes, curiosos, engraçados, sem nexo, absurdos... e por aí vai. O legado do Titanic é tão grande quanto variado, do bom gosto aos péssimo gosto tem de tudo.

Com a paródia Thumbtanic eu me diverti bastante, é muito sem noção, hehe

Até

Eduardo disse...

Oi alguém já ouviu falar ou conseguiu encontrar na internet o docudrama ´´The mystery of Britannic´´? Eu vi o trailer no youtube mas não encontro ele na ineternt em lugar algum

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Obrigado pelo apoio ESDRAS. Se eu pudesse triplicaria o conteúdo do blog e melhoraria a qualidade, porque a história merece ser repassada da melhor forma possível. O Titanic, que poderia ser engolido pelo desfecho final infeliz que teve... hoje superou-se, e é fonte de tantas coisas positivas ao redor do mudo através dos grupos e comunidades. As pessoas influenciadas pelo interesse, acabam virando leitores, escritores, criam arte, fazem amizades, se aventuram pelo mundo do modelismo... Hoje o Titanic gera de fato cultura, porque é de verdade algo CULT.

Até mais

Rip disse...

Há uma referência ao Titanic, que embora curta é de importância crucial para a história, em "La Violetera", famoso filme de Sarita Montiel.

Rodrigo Piller disse...

Opa, grato pela contribuição com a referência amigo. Vou checar, e se couber incluo aqui, sempre válido.