oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Envie sua arte, o Titanic em Foco exibe

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

Você é um admirador da história e legado do Titanic (navio e filme) e já aplicou sua criatividade em uma criação artística própria? Já elaborou um desenho, concluiu uma pintura sua, fez algum artesanato ou já se arriscou a produzir uma maquete?

Este é seu espaço, o Titanic em Foco te convida a publicar aqui o seu talento e sua admiração. Envie a sua criação para o email do blog, com seu nome, idade, cidade e estado. Elabore um depoimento relacionado à sua arte (como a criou), quando e como soube sobre o Titanic e o que te leva à admiração e curiosidade.

O intuito é expôr o seu talento e o legado criativo relacionado ao Titanic, e também as manifestações artísticas que ele suscita. Todos os trabalhos serão aceitos, quer sejam amadores ou profissionais: sobre o verdadeiro RMS Titanic, RMS carpathia, SS Nomadic, RMS Olympic, sobre o HMHS Britannic, sobre os destroços do Titanic ou sobre o filme "Titanic" de 1997.

Aqui estarão incluídas diferentes manifestações artísticas criativas: desenhos, grafites, pinturas, artesanatos variados e maquetes artesanais ou profissionais. Seu trabalho será incluído nesta matéria, de modo que a mesma será ampliada sequencialmente.

"A admiração sincera, quando materializada sob uso da criatividade e talento individual, resulta em manifestações artísticas; e a arte é, sem dúvida, a mais bela e grandiosa manifestação da emoção. Ela retrata o irretratável, registra o irregistravél, imortalizando o âmago intocável da trajetória da humanidade ".

Registre a sua admiração pelo Titanic através de sua criatividade
***Regras e e-mail de contato ao final da matéria.
.

Anderson Brugger - Primeiro gostaria de agradecer ao Titanic em Foco pelo espaço dedicado aos admiradores do Titanic onde podemos expor nossa admiração em forma de arte. Nasci em 1975 em Juiz de Fora mais minha infância se fez toda em Ouro Branco, cidade do interior de Minas Gerais. Lembro que meu primeiro contato com o Titanic foi assistindo a falida TV Manchete no final dos anos 80 e entre uma programação e outra me deparei com um documentário contando os passos da construção até o momento da tragédia do Titã. Como ainda era um moleque e naquela época não tinha net para mais pesquisas o assunto ficou adormecido em meu jardim emocional. Logo os anos se passaram, mudei para Belo Horizonte e o filme de James Cameron reacendeu toda a curiosidade. Como me especializei em computação gráfica durante um bom tempo de minha carreira profissional e hoje a uso mais como um hobby, sempre que posso volta a me deliciar melhorando e animando este projeto que tanto me fascina. Espero ainda poder postar novas animações aqui no site. Abraço, Anderson Brugger.

.
 . 
João Paulo G. da Silva tenho 20 anos, moro no Rio de Janeiro - Essa maquete é a realização de um sonho, que era de um dia eu construir meu próprio modelo do Titanic. O modelo tem escala 1:350, e foi feito em uma impressora 3D. o modelo é feito por varias partes impressas individualmente. O modelo esta incompleto, indo para a fase de pintura e acabamento. O arquivo 3D original foi disponibilizado por Vandragon.
 
. 
Felipe Nogueira Monteiro, 30 anos, Guaratinguetá, SP - Após realizar as construções dos modelos do RMS Titanic e do SS Nomadic, me aventurei a construir o SS Traffic. Irmão ofuscado do Nomadic, foi o barco auxiliar do Titanic para os passageiros de terceira classe. Durante a Segunda Guerra afundou em 1940, foi resgatado e naufragou novamente no ano seguinte. Seus destroços nunca foram localizados. Numa primeira fase de estudos, baseei o modelo primariamente em registros fotográficos, dado a ausência de planos detalhados sobre ele, o que aumentou o desafio. Muitas adaptações tiveram que ser feitas e estudados de tipos e modelos com função semelhante no seu tempo. Após essa fase, de 02 a 17 de julho, foi feita a construção efetiva, fazendo uso de papelão para estrutura, folha de sulfite e cartolina como revestimento do casco, vareta de bambu e espetinho de dente, linha de costura, lâmpadas de LED verde e vermelha, cola branca e cola quente, bem como tinta tecido branca, amarela, laranja, vermelha e preta. Suas dimensões são de 30 cm de comprimento por 70 cm de altura (mastro). 
.
Meu nome é Daniel Josenildo da Silva, tenho 19 anos, sou da cidade de Caruaru, Pernambuco - Primeiro eu gostaria de agradecer o Titanic em Foco pelo espaço dedicado aos admiradores do Titanic onde podemos expor nossa admiração pelo navio e sua história, em forma de Arte. 

Quando eu tinha 8 anos de idade minha mãe comprou  pra mim um DVD do filme Titanic - por James Cameron (1997) - eu via o filme várias e várias vezes, fiquei fascinado pelo navio e sua história. Quando fiquei maior tive a oportunidade de fazer então minha primeira maquete do Titanic,  por incentivo também do meu admirável professor de português - Diógenes Américo. Minha mãe comprou uma TV e utilizei a caixa de papelão para começar. Eu usei rolo de papel alumínio, rolo de papel higiênico, palito de churrasco, emborrachado nas cores preto, branco, amarelo, vermelho, todas as peças foram reproduzidas por mim, a partir de fotos que pesquisei na internet, e fiz também dois rebocadores - SS DANT 1 e SS  DANT 2 - pra mim é um sonho realizado  graças a Deus ter feito uma maquete do Titanic !! um Abraço Rodrigo e por isso somos fascinados pelo Titanic.


.
Felipe Nogueira Monteiro, 30 anos, Guaratinguetá, SP - Meus estudos sobre o Titanic tiveram início em 1996, quando li na revista americana Newspaper, sobre o lançamento de um filme que viria a ser conhecido por "Titanic", de James Cameron. A reportagem trouxe uma imagem enorme do navio, e não pude deixar de envolver com o navio e tudo que o envolve. Desde então passei a estudar mais, pesquisar, conhecer. Em 1998, acompanhando um especial sobre o Titanic que passou no Fantástico, mostrando os destroços no fundo do mar. E nessa transmissão, na mesa dos pesquisadores, vi um modelo do transatlântico. Me encantei por ela! Queria muito ter uma, mas só que era muito caro. Resolvi investir então em técnicas e materiais alternativos: argila, sulfite (desenho/artesanato), cartolina e o que resultou no ultimo: estrutura em papelão e revestimento em sulfite e cartolina. As aplicações técnicas resultaram da construção de um modelo de um Panzer VI Tiger I (Tiger tank) e resultando na construção do modelo do Titanic, sendo o mais detalhado que consegui de tudo que pude produzir até o momento.

DETALHES DA CONSTRUÇÃO: Feito entre 01 a 28 de janeiro de 2018, possui 1,50 de comprimento e 40cm de altura, com materiais alternativos (cartolina, papelão, cola quente e cola branca, espeto de churrasco, linha de costura, palito de dente, tinta tecido (vermelha, preta, amarela, laranja e branca), LED vermelha, verde e transparente.

 .
Ao estudar todo o contexto histórico que envolveu a breve viagem do RMS Titanic, resultou na construção mais fidedigna que consegui do transatlântico, após uma semana de trabalho dedicado - 10 a 19 de fevereiro de 2018 - e com os recursos disponíveis. Mas o que cerca o navio é muito fascinante e não deixa de dar coragem para novos passos. É nesse contexto que encontrei o SS Nomadic. As fotos e os videos do hoje navio-museu me encantaram e me encheram de energia para fazer uma miniatura do navio-auxiliar do Titanic.

O resultado segue na fotografia: 40 cm de comprimento e 20 cm de altura, composto por materiais alternativos (papelão, cartolina, folha de sulfite, cola quente e branca, palito de dente e espeto de churrasco, tinta tecido (preta, vermelha, branca, amarela e laranja), LED verde e vermelha e linha de costura preta e branca. 


Marcos Paulo Lopes, Araguari, SP - Sou fã do Titanic desde 2005 quando eu soube da história do grande, fabuloso e incrível navio. Pesquisei muitas coisas sobre o Titanic, gostei muito, e passei a amar mais a história depois que assisti o maravilhoso filme de James Cameron, nunca me canso de assistir. Depois que assisti pesquisei mais coisas sobre o Titanic e vi muitos vídeos sobre as primeiras expedições e também as entrevistas com os sobreviventes, e cada dia que passava fiquei mais apaixonado pelo Titanic. Um dia desses resolvi baixar um incrível jogo chamado Minecraft Pe, e nele resolvi construir o incrível navio como uma arte bela e linda. Vou amar o Titanic a vida toda porque uma história dessa nunca deve ser esquecida. O Titanic vai flutuar para sempre na mente e no coração de cada fã que ama a história, assim como eu amo. Um beijo a todos os Titânicos.
.
Meu nome e José Eduardo Martins, moro na cidade de Guapé MG. Desde os 9 anos de idade sou entusiasta do navio que não afunda. Já conclui vários modelos dele, mas essa minha maquete foi uma das melhores que fiz. Fiquei 1 mês pesquisando fotos na Internet, curiosidades, e muito mais, para poder iniciar meu modelo. A maquete de Rodrigo Piller me inspirou muito! Meu modelo mede 81 cm de comprimento e 10 cm de largura, gastei 3 meses trabalhando só depois que eu voltava da escola. Os materiais q usei foram: papelão, arames, fita isolante, cartolinas, madeira, durepoxi e colas de todo tipo, sem falar dos diversos tipos de tesoura e estiletes que usei. Futuramente espero criar mais um modelo do Titanic ainda mais detalhado .
.
"O Titanic e seu triste naufrágio" é o nome desta obra de arte. 

Davi Lima (eu sou proprietário do Por Dentro do Titanic), 9 anos, Pentecoste, Ceará -  É assim que Descrevo o Titanic: "Olá, meu nome é Davi, e, sou fascinado pela história do 'Navio dos Sonhos'. Creio que bilhões de pessoas conhecem ou ouviram falar do Titanic. Eu conhecia a história do navio com 5 anos, mas vi o navio como apaixonado foi agora, com 9 anos".
.
Mário Henrique,  8 anos, Arapongas - Paraná - "Não lembro com que idade comecei o interesse pela história do Titanic,  mas sei que a cada dia esse amor só aumenta.  Descobri o blog do Titanic em foco e desde então faço diferentes desenhos para minha mãe enviar para que seja publicado, (já que ainda sou muito novo pra fazer isso). Um desses desenhos fiz recentemente usando giz e uma lousa que tenho no quarto. Amo a história desse navio!!!!!"
.
Robson, 18 anos,  Goiás - "Sou fascinado pela história do mais famoso navio do mundo considerado por mim e por outros também. Considero que nenhum navio dos tempos modernos é comparável ao Fabuloso TITANIC, então decidi construir uma maquete de 1 metro para manter em meu quarto.  Já se faz um mês e dezessete dias de construção e ainda não está 100% concluído, já que dedico algumas horas por dia para poder monta-lo, mas de qualquer forma estou adorando o resultado. Espero que gostem."
.










Rildo Lins, 25 anos , Recife, PE - Sou fã de Titanic desde de 1997 quando assisti ao filme pela primeira vez e, acredito que tenha sido minha primeira paixão cinematográfica. James Cameron, Leo DiCaprio, Kate Winslet, me mostraram outro mundo, e simplesmente amei. Posso dizer que se sou cinéfilo, grande parte é culpa deles! :D
.
.
.
.
.
.

.
.
Guilherme Fronza, 14 anos, Capivari de Baixo, SC - Minha admiração pelo Titanic começou quando eu era muito criança. Na verdade eu nem sei com que idade eu comecei a admirar o navio, só me lembro de assistir o filme de 97 e simplesmente me apaixonei pela história e pelo drama que os passageiros passaram naquela noite, e até hoje eu não o consigo parar de admirar a história do Titanic.   
.
 .
Gabriel de Moraes Stahl, 18 anos, Santa Maria, Rio Grande do Sul - Como a história de muitos, minha paixão pelo Titanic começou quando assisti o filme "Titanic" (1997), de lá meu fascínio só vem aumentando. É incrível sua história, pois sempre há algo novo que ninguém sabe e que com o tempo vão sendo reveladas, e após ler vários livros sobre o assunto, minha paixão só aumenta, não só pelo Titanic mas por todos os outros navios que marcaram sua época tal como o Lusitania, Olympic, Carpathia, dentre tantos outros no século XX. Quando chegou o centenário do naufrágio, a imprensa inundou-se de reportagens e documentários, eresolvi fazer este vídeo, uma homenagem pessoal ao RMS Titanic. É bom saber que há tantas outras pessoas que apreciam esta história e que não deixarão ela ser esquecida.
. Marco Scalone, 17 anos, Arapongas, Paraná - Tenho 17 anos, e meu interesse pelo Titanic começou cedo, logo após assistir o filme "TITANIC de 1997". Após isso fiz muitas maquetes desde isopor a madeira. Esse modelo de 2 metros levei cerca de 2 anos e meio para o término do mesmo, sendo ele feito de palitos de sorvete (o casco) e outros materiais. A iluminação é feita por lâmpadas de geladeira e LEDS.
.
Nathan Oliveira, 16 anos, Poá, São Paulo - Simplesmente o Titanic não é o único fato que me chama a atenção, claro que tem outras historias de gêneros diferentes. Eu retrato tanto meus personagens em cartoon ou realismo quanto alguns fatos históricos, ou quando sinto vontade de retratar um trecho de um livro. Percebi que em todos os desenhos em minha pasta catálogo faltava o "Titanic", um fato triste, mas com detalhes incríveis... Foi então que ele entrou para minha lista: #Myself (uma lista onde retrato tudo que gosto). Sempre ilustrada. A cena que mais chama a atenção é a sua quebra, então para ficar mais claro para muitos que veem meus trabalhos, um navio afundando lembraria de letra "Titanic". O plano foi encharcar ele de detalhes, o máximo possível. E aqui esta a obra pronta e "sem cor".
.
Nathan Oliveira  - Bom, acredito que muitas pessoas sabem a história do Titanic, mas não dão tanta importância. Quando eu comecei a gostar dos filmes do navio, aproveitei que sempre ia em uma livraria com minha mãe nos fins de semana e eu pedi para que ela me comprasse 3 livros do Titanic (fico grato por isso). Após eu ler mais sobre ele, eu simplesmente queria adicioná-lo para minha "coleção de desenhos a paint", e foi quando (em um grupo) entramos em competições de quem desenharia o navio com mais cores e detalhes. Não sei se o meu ganhou, era apenas uma competição por diversão, mas guardei bem a imagem que mais demorei pra fazer no Paint, e aqui esta ela, toda detalhada e em cores. Meu melhor "trio-de-navios" em um único navio. Parece ser uma obra bem maluca, por causa das junções das cores, mas, devo admitir que gostei bastante dos resultados! Esse vai ficar como "homenagem" aos 102 anos do acidente do Titanic.
.
Gabriel Sena, 15 anos, Fortaleza, Ceará - "Quando falam em Titanic, geralmente lembram do filme de James Cameron, e nos seus personagens principais, Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater, mas não compreendem que o Titanic vai muito além disso. Eu sempre fui apaixonado por sua história, desde que nasci ele está em minha vida, e vou levá-lo comigo até meu último sopro de vida. Sempre busco aprender mais e mais sobre ele, ao invés de muitas pessoas, que mostram um fanatismo exacerbado por coisas fúteis, eu me empenho em aprender algo útil e interessante. Quando menor, eu achava que era o único no mundo que apreciasse o assunto, mas quando tomei contato com a internet, passei a ter uma nova visão em relação a dimensão do tema. Fundei um blog pessoal (White Star Brasil - WSB), que segue na lista de parcerias do Titanic em Foco, que me ajudou bastante. Minha paixão só cresce com o passar do tempo, e mesmo sendo difícil conseguir material do navio onde moro, nunca desisto de estar em contato com ele, atualmente tenho dois livros a respeito do assunto, são eles: "Titanic - A História Completa", onde tirei grande parte de minha formação "titânica", e o recente "Titanic" do autor britânico, Rupert Matthews. Além destes livros fantásticos, tenho também uma infindável coleção em fotos que retiro da internet, além de outros materiais que recebo de outros entusiastas. Não quero prolongar mais meu depoimento, resumindo tudo que disse anteriormente, o Titanic faz e sempre fará parte de minha vida e é sempre bom dialogar com pessoas que entendem do assunto."
..
Willow Rodrigues Fonseca (Will Rodrigues), 19 anos, Barueri, SP - Sou um grande admirador do seu trabalho nesse blog, sobre essa história que fascina a todos nós. Então como grande fã do RMS Titanic e de sua história, fiz um modelo para comemorar o centenário ano passado, mas não ficou como eu esperava, então eu desmanchei e comecei a fazer outro em cima daquele. Comecei em abril desse ano e terminei em julho se não me engano. Usei papelão, papel machê, papel paraná, entre outros itens normais. Não sou nenhum profissional nem me especializei na área, apenas faço trabalhos assim como "hobbies", enfim gostaria de dividir com vocês ;D
.
Álvaro Luiz, Recife, Pernambuco - Aqui está um dos meus desenhos sobre o Titanic, assisti o filme de 1997 com 4 anos e me emocionei muito, não só pelo romance entre o casal, mas também pela tragédia que foi o naufrágio do Titanic, atualmente tenho 13 anos porém minha paixão recomeçou três anos atrás quando assisti novamente o filme e fiz inúmeras pesquisas conhecendo mais e mais sobre o  navio dos sonhos e hoje sou apaixonado pelos três irmãos; Olympic, Titanic e Britannic.
.
Rafael Bobby - Sobre minha admiração e criação do meu trabalho, tudo começou com o filme “Titanic” (1997), quando o vi no cinema me apaixonei. E nisto começou: “Titanic’s” feitos de papelão, desenhos da personagem “Rose” com o colar, o luxo do navio... Então você fica vendo o filme várias e várias vezes, depois procura saber mais na Internet. Depois descubro um blog “Titanic em Foco” que fala detalhes do Titanic, era tudo o que eu queria saber; pois para nós que nos interessamos pelo Titanic, queremos a sensação de olharmos para uma peça, nem que seja uma réplica, para sentir como era estar no Titanic. O meu querubim foi inspirado pela matéria “A Grande Escadaria do Titanic”, publicada aqui no Titanic em Foco, que me deu tudo o que eu precisava para começar o trabalho. Tentei ser o mais fiel possível, dias no “Titanic em Foco”, vendo o filme para pegar algum pedacinho ou detalhe, e imagens perdidas pela Internet. Ele ainda não está pronto, preciso lixar, pintar e vários outros detalhes que têm de ser terminados. Ele mede até agora 1,15 m. de altura pois está sem a cúpula; ele é bem pesado por incrível que pareça, devido ao material com que foi feito [papel machê]. Para mim é um lazer, gosto de ver e descobrir algo sobre o Titanic. Pessoas falam para mim “Nossa, você gosta do Titanic mesmo”... Sim, gosto sim, é o que me interessa no momento. Cada um neste mundo tem sua mania, a minha é Titanic. “Gosto do Titanic, kkkk, só”.
. “Titanic sobre o mar”, aquarela em bisnaga, papel Canson gramatura 300g.

Dharana Marum, Rio de Janeiro - Sempre gostei de navios e minha admiração pelo Titanic começou assim que vi o filme de James Cameron em 1997. Achei o navio belíssimo, e como sou bem ligada à arte e sempre gostei de desenhar, não só prestava atenção no enredo do filme, mas também nos detalhes do navio. No dia do centenário do naufrágio, houve muitos documentários sobre o Titanic no History Channel, e um deles descrevia em detalhes como ele foi construído, e quando eu soube que o Titanic foi praticamente feito à mão (nesse Blog também puder ver isso mais a fundo, principalmente sobre a Grande Escadaria) minha admiração por ele aumentou mais ainda. Existem muitos navios de cruzeiro pelo mundo, mas nenhum se compara ao Titanic. Para mim ele será lembrado como o navio mais LINDO do mundo.
 Grafite sobre papel

Marlon Delano, Sergipe
- Assim como você que está lendo, eu também sou um grande fã do Titanic desde a época em que eu soube de sua historia. Ainda hoje me perguntam o por quê de minha paixão pelo Titanic, e eu: "Sei lá ahahaha." Só sei que não consigo tirá-lo de minha vida, e engraçado que aprendi muita coisa com essas historias, conheci pessoas maravilhosas através do nosso amado Ship of Dreams.

 Wesley Perez, 17 anos, Uberlândia, MG – Minha fascinação pelo Titanic nasceu como a de muitos outros admiradores, pra começar eu sempre via o filme Titanic (1997) na TV quando passava, mas só comecei mesmo a entender e a me aprofundar nessa fatídica história aos 10 anos de idade. Hoje tenho 17. Sou incondicionalmente “louco” pelo Titanic. Aí está um de alguns desenhos meus (nada profissional), inspirados nos lindos trabalhos de Marlon Delano. Obrigado Rodrigo pela oportunidade de mostrar incríveis trabalhos, paixões por essa história, esse navio que não morrerá jamais, seu blog me dá mais inspiração. Ainda há muitos segredos trancados nessa história, e isso é bom, no final das contas o Titanic continua a ser o Titanic.
 "Suspenso no tempo e no espaço, um nome imortal é registrado nos idos de 1911", grafite sobre sulfite.

Rodrigo, 25 anos, Paraná - O primeiro contato que tive com a história do Titanic, assim como a maioria das pessoas jovens que conheci, foi através do filme homônimo, lançado em 1997. A superprodução que emocionou e encantou o mundo no final da década de 1990 fez renascer para uma grande multidão de pessoas a história verídica deste grande navio, que em sua beleza e desfecho trágico, marcou vivamente a história da humanidade. Meu interesse, que de início voltou-se para o encantamento gerado pelo filme e sobre a maneira fantástica com que foi produzido, com o tempo converteu-se em um consciente respeito pela história verídica do RMS Titanic e seus ocupantes. Desde que posso me recordar sempre gostei de trabalho artesanal, e o Titanic foi e continua a ser uma bela inspiração em minhas criações. Sou editor deste blog, o Titanic em Foco, o qual criei com intuito de manter e expandir meu contato com a história. Esta é minha simples contribuição e tentativa de manter viva a história e legado relacionado ao Titanic, e também registrar minha admiração e respeito: admiração por um navio tão belo, que foi o Titanic e é o seu impressionante legado; e respeito pela história e pelas pessoas diretamente afetadas por esta tragédia.

 Diogo Santos, 17 anos, Jacarei, SP - Minha fascinação pelo Titanic começou muito cedo desde os meus 5 anos, quando vi pela primeira vez o filme "Titanic" (1996), que minha mãe alugou para assistir, depois conheci uma outra versão quando passou no Fim de ano da Globo em 2000 em 2 partes o filme de 1997 de James Cameron. Depois disso o navio ficou na minha cabeça e comecei a me aprofundar mais sobre o assunto, tanto que hoje assim como Rodrigo tenho um próprio blog sobre o assunto. A maquete acima foi a minha primeira criação, ela na verdade foi feita inspirada no Olympic e apenas remarcada como Titanic depois de perder minha outra maquete, numa ironia do destino, por uma goteira. Nunca modifiquei nela esta ate hoje do mesmo jeito. Agora estou construindo uma bem maior com todos os detalhes e colocarei do lado do "Olympic" e o "Britannic", que logo após acabar a do Titanic irei reformar as duas.
 Nicholas Nunes, 15 anos, Belo Horizonte, MG - Nem sei quando minha admiração pelo navio começou. Lembro que quando eu era muito pequeno, por volta dos 4 anos, já sabia o que era o Titanic. A primeira vez que vi o filme Titanic (1997) foi quando eu tina uns 6 anos, na casa da minha avó. Eu não entendia quase nada do filme mas lembro de ter ficado impressionado com as cenas do navio afundando. Mas eu era só uma criança e o máximo que eu fazia era desenhar um navio com quatro chaminés amarelas. Eu comecei a aprender sobre o Titanic em 2008, com um site, que hoje infelizmente está fora do ar, com muitas informações interessantíssimas sobre o Titanic em português. Foi ai que a minha fascinação pelo glamouroso navio cresceu e continuou crescendo à medida que eu ia aprendendo mais sobre o navio. Gosto muito de fazer desenhos do navio, mas recentemente resolvi fazer este trabalho, inspirado por um vídeo no youtube, que é um desenho feito inteiramente no Paint da Microsoft, com a fumaça das chaminés e as ondas feitas no Photoshop.
 Rômulo Silvestre, 19 anos, Teresina, Piauí - O meu interesse pelo RMS Titanic começou, como a maioria das pessoas de minha idade e que conheço, pelo filme de James Cameron, de 1997. Quando assisti ao filme pela primeira vez tinha 7 anos e fiquei absolutamente impressionado pelo navio em si e pela sua história,e logo fiz minha primeira de várias maquetes em papel. A que envio é minha última: um modelo em papel bem detalhado, com as três hélices, convés de passeio, turcos e botes, entre outros. Além de maquete, cheguei a fazer vários desenhos com o passar do tempo, do navio, dos destroços, da grande escadaria. Na época, a Internet ainda era bem limitada, então fazia os desenhos como me lembrava do filme. Houve uma época em que comprei duas edições da revista "Isto é Gente" que vinham os dois VHS originais do filme e que ainda tenho. Tempos após, descobri sobre o Olympic e o Britannic, me fascinando ainda mais. Em janeiro desse ano comecei a fazer uma série de desenhos com a finalidade de criar um álbum no meu perfil do facebook contando a história do Titanic e da "Olympic Ocean Liner Class" como uma forma de tributo ao centenário do naufrágio. Agradeço e parabenizo você, Rodrigo, pelo seu blog, que nos apresenta mais e mais informações sobre este encantador navio. É impossível não se impressionar pelo Titanic.
 Obs: O modelo da foto foi feito por mim, em escala 1/360

Marcus Costa, 17 anos, Itabaiana, Sergipe
- Tem coisas na vida que desde a primeira vez que vemos, nos fascinamos, e foi isso que aconteceu comigo quando eu assisti pela 1° vez "Titanic" de James Cameron, sempre gostei de navios, e a partir desse filme eu conheci o Titanic. Ele fez parte de toda a minha infância, adolescência, e tenho certeza, que fará parte de toda a minha vida. Não apenas a história de amor contada no filme me chamou atenção, mais sim todo o luxo, todo o poder que o Titanic tinha, e em sua 1° viagem, tudo aquilo acabaria, a quantidade de pessoas mortas, sonhos perdidos, traumas causados. Acredito que essa história seja a mais famosa, e a que mais desperta interesse em uma pessoa, Titanic como é dito no filme era "Realmente para todos os Sonhos". Meu maior sonho era que se um dia eu fosse rico, eu iria construir um Hotel com a réplica interna do Titanic, principalmente com a grande escadaria, acredito que não serviria apenas de Hotel, mais sim um ponto turístico, um lugar que pudesse se sonhar, que pudesse se imaginar dentro do navio, espero que um dia eu possa realizar esse Desejo.
  Pedro Henrique, 14 anos, RJ - Minha paixão pelo Titanic começou quando eu tinha apenas 4 anos quando eu assisti o filme SOS TITANIC ! Esse é meu melhor desenho que eu tenho até agora!!
 
Mariana Antonelli - Este trabalho de inicio foi desenhado à mão e depois escaneado para colorir no photoshop. Trata-se de alguns ilustres passageiros da 1ª classe que raramente são mencionados, são os cães dos passageiros da 1ª classe, que na noite do naufrágio também tiveram suas histórias, a maioria com um final trágico. Para compor esta imagem usei como referencia uma foto original dos cães que encontrei na internet, e a partir da mesma, criei um design para os cães da foto. Fiquei profundamente tocada com uma exposição dedicada aos cães, que li a respeito, e para preservar o legado destes pequenos passageiros, resolvi criar um desenho com traços de cartoon.

 
 Augusto Cesar, 17anos, MG - Olá, após muito trabalho e sofrimento, finalmente consegui terminar a minha maquete do Titanic. Desde pequeno, a história desse navio me emociona demais, sem falar na beleza e elegância que ele transmite. Chego a chorar ao ver videos dos escombros, no que tamanha grandiosidade se transformou. Por isso, sempre desejei uma maquete fiel e com riqueza de detalhes, mas nunca encontrei uma boa que meus pais pudessem arcar. Então, aos 13 anos decidi elaborar e começar a fazer minha própria maquete, bem grande e fiel ao meu fascínio. Após 04 anos de adiamentos e dúvidas, finalmete a concluí, com 17 anos. O resultado final ficou simplesmente magnífico, principalmente para mim. O modelo possui 1,71m de comprimento e tem enorme significado na minha vida. Encaro o fato de ter sido concluída no ano do centernário do naufrágio como uma homenagem a todos que se envolveram com ele. O Titanic faz e sempre fará parte de mim. Espero que apreciem, obrigado pela atenção. Mais fotos desta maquete para baixar AQUI

Aurélio, 10 anos, Fortaleza, CE - Oi, tudo bom. Eu sempre gostei do Titanic porque ele era um navio grande, eu conheci o Titanic em 2004 e eu gosto muito. Eu gosto muito dos filmes, e eu espero que lançem logo o jogo. Eu sempre desenhei o Titanic e quando eu errava eu ficava chateado e começava tudo de novo. Eu fiz esse desenho para que eu fique conhecido como um admirador do Titanic. Obrigado.
 Lucas Galvão, 13 anos, Portel, Pará - Eu conheci o titanic quando tinha 4 anos e desde então sou fascinado por sua historia, desde que vi seu naúfragio eu começei a estudar seu interior a fundo, a fim de saber o que aconteceu com seus demais locais durante o naúfragio. E a partir desses estudos eu faço maquetes desses locais, eis aqui uma delas "O jardim de Inverno" que se localizava no deck A na popa do navio. Inclulindo essa eu tenho muitas outras maquetes dele mais infelizmente eu so posso mostrar uma né rsrsrsrsr.. mais é só isso então abraço....
...
Luan Ferreira,18 anos, São João de Meriti, RJ - Fiz esses modelos usando o SketchUp. Sou mega fã, não só do filme, mas também dos 3 navios irmãos. Adoro pesquisar sobre, descobrir curiosidades. Sou fascinado desde pequeno e sempre me emociono quando me lembro da história... Thiago Farias de França, 26 anos, Rio Grande do Sul, Porto Alegre - Maquete do Titanic semi-finalizada, da marca Academy, em escala 1:400.
Detalhes da maquete: 1 M de comprimento, 19 cm de largura, 33 cm de altura total. Materiais usados para confecção: Isopor, cola para isopor, cartolina branca, palitos, barbante, fio de alumínio, tintas
 
 Fernando H. Nantes O. Hybner, Espirito Santo, Ibatiba - Atualmente tenho 22 anos e desde bem criança sempre tive interesse pelo TITANIC apenas a ouvir falar sobre ele, foi então que em um dia aluguei em VHS o filme TITANIC 1997, assistia e revia várias vezes consecultivas, prestava atenção em cada detalhe, de preferência nos detalhes do navio, desde então eu o TITANIC passamos a ter uma relação inexplicável, e foi quando tive a ideia de fazer uma maquete que fosse ao menos parecida com o navio e desejo atualmente poder conseguir fazer um dia uma com o máximo de perfeição. Minha admiração foi crescendo a cada dia mais e a partir de então sempre passei a buscar informações sobre o navio e sua história que emociona, causa admiração e trás a atenção de todos.

Bruno Guimarães, 16 anos, Rio de janeiro - A minha admiração e curiosidade pelo navio começou em 2003, e conforme um bom livro, o lemos em varias épocas de nossas vidas. Devido ao amadurecimento, me inspirei em um antigo estilo de fotos, e unidos a maquete do Titanic, uma piscina e uma câmera de celular, recriei a cena do naufrágio do navio, também me inspirando em "Somente Deus por Testemunha" (1958).
Anderson de Oliveira, 15 anos, Nazaré Paulista, SP - Minha paixão pelo Titanic começou quando eu assisti o filme Titanic (1997) pela 1° vez. Desde então eu venho buscando saber mais sobre todos os navios do início século XX. E esta é a maquete iluminada do Titanic (Obs: não está terminada).Regras
* Dica: Tire um boa fotografia de sua arte ou digitalize seu desenho através de um scanner.
* O trabalho a ser exibido deve ser uma criação própria.
* A matéria é unica e sequencial, e não têm fins comerciais e/ou lucrativos.

*Todos os trabalhos publicados serão sobre: o verdadeiro RMS Titanic, o RMS Carpathia, SS Nomadic, o RMS Olympic, o HMHS Britannic, sobre os destroços do Titanic ou sobre o filme "Titanic" de 1997.
* Limita-se a 1 fotografia por pessoa.
* O depoimento é totalmente livre, crie-o à seu modo, com no máximo 15 linhas.
* As fotos obrigatoriamente serão acompanhadas de seu nome, idade, estado e cidade. Se preferível use um codinome (apelido) e apenas o estado onde você vive.
* Seu trabalho ficará sob a marca d’água com o endereço do Blog, para simples proteção de cópia livre.
* O e-mail para envio de sua fotografia e depoimento encontra-se na “Descrição do Blog e e-mail de Contato”.

O Titanic em Foco aguarda sua criatividade e depoimento, sinta-se a vontade para enviar sua arte.
Crédito
Créditos e direitos reservados aos respectivos criadores, protegidos pela marca do blog sob autorização individual.
Iniciativa - Rodrigo, TITANIC EM FOCO 
Agradecimento
Eu, Rodrigo, editor do Titanic em Foco, parabenizo e agradeço de antemão aos amigos que previamente contribuiram e para os que ainda contribuirão para a manutenção e expansão desta matéria tributo.

33 comentários:

Lucas Rubio disse...

Ual, que legal essa novidade de exposição dos trabalhos artísticos do Titanic!!! Adorei a pintura desse post, muito lindo!!! Meus parabéns...

Abraço amigo Rodrigo, parabéns pelo blog!

Rodrigo disse...

Oi Lucas, fico feliz que tenha gostado. Você está convidado, caso queira enviar um trabalho seu, o espaço está sempre aberto.

Abraço amigo.

Dharana disse...

Olha o meu Titanic aí,gente!!!
Muito obrigada mais uma vez,Rodrigo!Ficou muito legal o novo post!
Tomara que possamos ver outros trabalhos!É muito legal essa sua iniciativa de mostrar a arte dos leitores do blog e,também,admiradores do Titanic!

Luciano disse...

Muito bom post! Adoro ver os trabalhos das pessoas! Parabéns pra todos vcs, adorei todos.
Pena que eu não tenha esse "dom" kkkk

Anônimo disse...

Como faço para mandar minha arte ?

Rodrigo disse...

Olá. Basta enviar a afotografia de sua criação para o email do Titanic em Foco. As instruções estão no rodapé da matéria. Aguardo seu trabalho.

Unknown disse...

Já estarei enviando a minha eu faço muitas coisas sobre ele, entre essas coisas estão dois desenhos que eu tenho dele um externo e um interno, e duas maquetes de dois ambientes dele a Varanda e jardim de inverno e A grande escadaria!

TATY LOWE disse...

Lindos os navios de vocês, esse último com as luzes acesas está o máximo, queria uma dessa hehe! Uma pergunta: cadê o meu, que mandei no ano passado? Queria ver aqui também, é aquela toalhinha que fica no meu criado-mudo. Esses dias, fotografei uma camiseta que eu mesma fiz (faço pintura em tecido) e, em breve, postarei aqui. Minha admiração pelo navio começou, como muitos, com o filme de 1997, a partir daí, comecei a me aprofundar mais e iniciar minha coleção com filmes, livros, fotos, etc, que estou aumentando aos poucos. Parabéns a vocês e fiquem com Deus, que Ele os abençoe sempre, fui!

Rodrigo disse...

Oi AIR

Desculpe, devo ter perdido seu e-mail entre outros mais que recebi. Por favor, me informe qual é o seu e-mail que consigo encontrar seu trabalho para incluí-lo aqui.

Aguardo.

Anônimo disse...

olá rodrigo, como faço para enviar as fotos de meu navio para vc postar?

Rodrigo disse...

Olá

O link para o meu e-mail está na última linha das "Regras", ao final desta matéria. Clique no link que você será direcionado ao texto com meu endereço.

Aguardo seu trabalho e depoimento.

Anônimo disse...

OI RODRIGO POSSO ENVIAR SOBRE O SS POSEIDON

Rodrigo disse...

Olá

Pode enviar sim. Apenas não esqueça de incluir seu nome, idade, cidade e estado e o texto sobre sua admiração e sua arte.

Até mais, aguardo seu trabalho ;)

Anônimo disse...

E... bom eu so queria saber se podia mas quando eu poder eu posto aí :)

Anônimo disse...

PS: por favor pesquise sobre ele voce vai adorar

Anônimo disse...

Oi Rodrigo como faço para enviar minha arte (sou eu o menino que postou o comentario do poseidon mas agora quero fazer do titanic )?

Rodrigo disse...

Oi. As regras estão na matéria e o link para o e-mail é o último item da lista, basta clicar nele e você será direcionado para a página de descrição do blog, onde está meu e-mail. Até mais, aguardo.

Anônimo disse...

cara pssso a passo

Anônimo disse...

Rodrigo exiba mais trabalhos. É interessante ver os trabalhos realizados!

Rodrigo disse...

Com certeza, continuarei postando os trabalhos tão logo eles chegarem. Como isto depende de que as pessoas me enviem suas artes, torna-se lento. Mas faço questão de editar e postar as criações assim que elas chegam ao meu e-mail. Não existe prova mais interessante de que se gosta de algo, do que o ato de criar alguma arte sobre o assunto a que se detém atenção. Sou também um admirador de arte, e é um prazer ver os colegas exercitando seu talento. Trabalho enviado é trabalho postado. Até mais, abraço.

Leandrobezerrense disse...

Olá meu grande amigo titânico. Lembra de mim?Sou Leandro de Bezerros-PE.Por onde você anda?kkkk.Perdemos o contato por mais de 2 anos.Você está bem?Espero que sim.Já te procurei por todas as redes sociais possíveis.Até o falecido orkut serviu de guia pra procurar você.kkkk. Sem sucesso.Aqui no seu blog,sempre via as postagens,mas mandei vários comentários,e nunca tive resposta.Não sei o que aconteceu,nem sei se você recebeu.Te procurei principalmente no Centenário do naufrágio pra conversarmos,mas,nada.Se tiver facebook,me adiciona pra gente retomar nossas conversas sobre o Titanic. Leandrovieiradacunha é o meu face.Um grande abraço.Deus abençoe sempre.Viva o Titanic,102 anos conquistando corações!!!!

Rodrigo disse...

Oi Leandro, quanto tempo, claro que me lembro de você. Eu estou bem, e levando o blog vagarosamente em frente para manter contato com a história.

E você, tudo bem?

Muito estranho seus comentários nunca terem aparecido. Eu analiso e respondo absolutamente todos os comentários e e-mails que recebo, sem excessão.

Estou fora de todas as redes, por isso mesmo não me encontrou; depois da queda do Orkut optei por não fazer mais parte das redes sociais. Ainda tenho o Orkut, mas não o utilizo mais faz anos.

Bem, o contato está aberto, tanto aqui pelo blog quanto pelo e-mail... Até mais, abraço.

Valmir Junior disse...

Adorei o post , muito interessante. Parabéns.

Unknown disse...

Olá Rodrigo, sou Carolina, estou no último ano do ensino médio, fazendo um trabalho para feira de ciências, cujo tema é o titanic, todas as minhas referências são do seu Blog, (ele é maravilhoso), para incrementar as apresentações eu fiz uma "réplica" e gostaria de lhe enviar para expor em seu Blog, seguirei as regras descritas para isso, aguardo respostas, mais uma vez parabéns. Abraços

Rodrigo disse...

Oi Carolina,

fico muito feliz em saber que o conteúdo do blog tenha lhe ajudado, isto é com certeza é um grande apoio para que eu continue mantendo o site. Todo meu movimento de interesse começou justamente com uma feira de ciências em 2002 e a construção de minha primeira maquete.

Eu estacionei o blog a alguns meses exatamente porque estou usando todo o meu tempo livre na construção de uma nova maquete, e creio que vou terminar no fim deste ano, e publicar uma longa matéria sobre a aventura de construção.

Pode enviar sim seu trabalho, será um prazer ver sua maquete, pode enviar seu depoimento e foto(s) ao meu e-mail que está na matéria. Se preferir enviar mais do que uma foto, eu faço uma colagem para seu depoimento.

Até mais, eu é que agradeço a gentileza do contato, aguardo seu trabalho.

TATY LOWE disse...

Olá, marujo Rodrigo, beleza? INfelizmente não estou conseguindo abrir meus e-mails nem mesmo para mandar algo, então, será por aqui mesmo, ok? Meu e-mail é airloken@bol.com.br Agora, envio uma historinha (tipo gibi)que fiz do Brit com alguns outros navios (fotos tiradas da net)e postado no Face, espero que gostem, depois mando outros trabalhinhos, ok? Entre eles, a divulgação de um trio de romancinhos que escrevi e já está disponível no site da editora. Segue então, para quem quiser ver:

CARTOON DO BRITANNIC:
https://www.facebook.com/tatyn.star/media_set?set=a.688994434486632.1073741857.100001282454844&type=3

TATY LOWE disse...

Olá, gostaria de divulgar minha nova página no face, de novas histórias (romances ficcionais) com o Titanic e outros navios que estou criando.

"Olá, bem vindos a bordo do "cruzeiro" FALLEN, minha nova página de novos romances passados a bordo dos reais navios que se foram por vários motivos."

https://www.facebook.com/pages/FALLEN/1448975282094177

Espero que gostem. E o outro livro sobre o qual falei, é "TITANIC, CONTOS REUNIDOS" (Taty Star), disponível no site da editora Livrorama (www.livrorama.com.br) nas versões impressa & e-book, vale a pena conferir. Desde já, valeu pra chuchu, pois tenho mais facilidade pra escrever histórias do que pra desenhar como a galera aí.

TATY LOWE disse...

Ah, e parabéns pelos trabalhos de vcs, MUITO LINDO o navio iluminado em cima da cama, como vcs conseguem por luz nele?

Corno manso disse...

Sou muito fã do Titanic, e preciso densenha-lo.

Daniel Silva disse...

Posso enviar fotos da minha maquete? Como faço

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Daniel, pode enviar sim, eu publico na sequência. Mande para o email rodrigo.piller@bol.com.br junto com seu depoimento e dados.

Agradeço o contato, aguardo seu trabalho.



Unknown disse...

Por favor sou apaixonado pelo Titanic se alguém poder me ajudar quero tanto fazer uma réplica desse navio lindo,ja procurei em todo lugar medida passo a passo para fazer um e não encontrei como fazer se alguém souber envia pra mim as medidas

Carlos Henrique disse...

Amigos e amigas que são apaixonados assim como eu pelo Titanic eu tenho o projeto completo de construção,que você mesmo poderá fazer seu Titanic aqueles que quiser o projeto só enviar uma mensagem pra mim por email que eu mando o projeto completo para você montar e poder mostrar sua criatividade aqui.Esse e meu email(carloshenriquelima922@gmail.com