oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Grande Escadaria do Titanic

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_2xi2qk-o4w54Rfaromk2ZAsNK3JvkU56H6l90VoNpMGdXvsFAs1zhKo80n7TeKRV97DdgAL6KWAy5Fb12V2bG6nmH4shIM8YUX9vKn-ffln6d1yyTooBvCjXpQ5UWoazYA_wRcHOMy8/s1600/titanic_staircase_1997.pngAcima: A mocinha da ficção, Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), vai de encontro ao seu par romântico, Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), que a aguarda sobre o lance central da famosa Grande Escadaria dianteira da 1ª classe, aqui vista em seu mais admirado patamar, situado entre o convés de botes e o convés A [cena de "Titanic", dirigido pelo canadense James Cameron].

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

A extensa matéria que o Titanic em Foco traz hoje é o resultado de um longo interesse pessoal - do editor do blog, eu Rodrigo - sobre este ícone dos atributos internos do Titanic - e de uma pesquisa que percorreu mais de 30 fontes diferentes, selecionando apenas as melhores informações disponíveis. Quer descobrir mais a fundo como era e como funcionava o mais movimentado ponto nos interiores do navio? 

Então prepare-se para uma leitura que serve tanto à você que admira o Titanic quanto para você que têm interesse especial por design de interiores. Desejo apenas que esta matéria não seja tão cansativa de ser lida quanto foi para ser escrita e repetidamente editada.


Em 1912, para um passageiro que esteve hospedado na 1ª classe do Titanic, ou no seu navio-irmão, o Olympic, era inevitável percorrer os elegantes degraus de um dos ambientes que hoje nos é tão familiar, imortalizado nas cenas do megassucesso "Titanic" (1997), ou seja, a Grande Escadaria, nome pelo qual é conhecida a elegante escada que cortava verticalmente o navio entre o convés de botes e o convés F. Dentre os numerosos ambientes do Titanic, certamente este em especial é o mais lembrado e referido, sendo reconhecido até mesmo por aqueles que não têm grande interesse pela história do navio. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlpHAVtZUKfoeUsVVRohqvbNQ9YsusLdQ4FaTBf3vub-HUpt8-h_cLhhT1LD34qghFMXQ37gCykD0Gr6Gf8ArFVIkEymADardcr8Jp0SemsgCCQ_ySKThCmtGZGDlunVw4_8ONXkTqk9M/s1600/titanic_staircase_Ken_marschall.png
Acima - A deslumbrante escadaria dianteira da 1ª classe do Titanic em seus dias de glória, aqui magistralmente ilustrada pelo artista internacionalmente reconhecido Ken Marschall. Feéricamente iluminada pelas dezenas de lustres de bronze e cristal lapidado e pelo soberbo lustre central de 50 lâmpadas que pendia do domo de vidro, numa composição austera mas elegantemente equilibrada pelo bom gosto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjx7OG1Y1dXV1_h5aXiiT7c_Ec3is1uaygjaE3kDytdcjeqxcu9YF-zyeB0P-DL9GsOIYrb3zqIPvMQ3peAIDSi5BLJhl_ua8RtkI76KLaUPPcobxhgRTtx0QU_WJPJMlfD8hL2WPnJskE/s1600/titanic_dome.jpg
Acima - A Grande Escadaria brilhantemente ainda iluminada pelos lustres de cristal, aqui em mais uma arte ilustrada por Ken Marschall, que a representa em seus momentos finais da madrugada de 15 de abril de 1912, quando o Titanic fatalmente foi engolido pelas águas gélidas do Oceano Atlântico Norte, deixando a superfície para entrar para a história.


Acima- A Grande Escadaria dianteira recriada para os cenários do filme "Titanic" (1997). A reprodução foi possível graças às fotografias e às peças esculpidas sobreviventes da escadaria do RMS Olympic, o navio irmão do Titanic, das quais foram feitas cópias em gesso artisticamente pintadas para se assemelharem à madeira de carvalho inglês esculpido. A excelência do trabalho de cenografia pode ser vista em cada detalhe, e à exceção dos dois lances centrais que foram alargados em cerca de 50 cm em cada lado [levando ao aumento na largura do ambiente como um todo, consequentemente também redimensionando a cúpula], todo o restante segue de maneira bastante educada a obra original, contanto não seja de fato uma réplica fiel, perdendo detalhes e recebendo alterações visíveis de design. Ainda hoje esta é a melhor recriação física da escadaria já materializada, e nem mesmo as muitas versões em museus ao redor do mundo conseguiram o feito de ultrapassar os resultados obtidos por James Cameron e seu batalhão de historiadores, artistas e cenógrafos.
O cenário foi construído sobre uma plataforma de elevação sobre um tanque com 19 milhões de litros de água salgada para que fosse fisicamente afundado frente às câmeras. 

Durante a tomada onde foram literalmente "despejados" 342 mil litros de água que estouram o domo de vidro, a seção de degraus repentinamente soltou-se de suas bases e imergiu violentamente sob os pés dos dublês, mas sem causar ferimentos aos presentes. Toda a reprodução foi muito danificada durante as repetidas tomadas, no entanto muitas peças da escadaria puderam ser salvas e hoje encontram-se sob posse de colecionadores, museus, sociedades históricas e esporadicamente surgem à venda em leilões virtuais. 

O acidente nas gravações levantou a suspeita de que este provavelmente possa ter sido também o destino da escadaria original do Titanic, que eventualmente pode ter sido arrancada de suas bases durante as fases finais do naufrágio e flutuado para fora do navio, ou mesmo ter sido brutalmente expelida para fora de sua posição quando o Titanic colidiu com o fundo lamacento do oceano, resultando numa expulsão violenta da água em seu interior. Visto que nos escombros do Titanic a 3.800 m de profundidade há raros fragmentos da escadaria, a arte pode ter imitado a vida neste caso. No entanto estas são apenas suspeitas levantadas na comunidade de pesquisadores, não há confirmação científica neste sentido.

Ao lado e na animação anterior acima 
-O ator Eric Braeden, que interpretou o passageiro da 1ª classe John Jacob Astor neste filme, relatou que atuar nesta cena, onde o domo é implodido por uma imensa massa de água, foi uma das experiências mais assustadoras pelas quais já passou, visto que não houve qualquer possibilidade de ensaio prévio antes da tomada.

CURIOSIDADE: Para fins de segurança na gravação desta perigosa cena da implosão, os painéis de vidro da cúpula da escadaria tiveram de ser substituídos por painéis de parafina (fáceis de se romper), considerando que o vidro estilhaçado causaria ferimentos aos atores e dublês que atuaram na tomada.

Abaixo - Um exemplo perfeito do trabalho de reprodução cenográfica realizado escadaria reconstruída para o filme. Enquanto todo o trabalho de madeiramento e entalhes na Grande Escadaria do verdadeiro Titanic fora feito em madeira maciça esculpida, a peça ao lado é uma porção da base de uma das colunas da balaustrada da escadaria cenográfica, que foi reproduzida com uma composição de compensado de madeira e madeira maciça. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihQJW2Jfii_zCwUfFWLBWtOomzjvsh7qhkATvZ86VOmi96jElkg-w3_TkbWW8ar3WHAggT4qtoHWeymD0uHo8_2PkNpiZUU8UbeSmiHyUaDPE1EI6YbGqlD20vdJ0pbdmIhD3qmvYAeEs/s1600/titanic_staircase.jpgA reprodução dos entalhes foi composta com gesso "maquiado" com pintura que simula madeira nobre. A deterioração parcial da peça foi causada pela prolongada imersão no tanque de água salgada e pelo desgaste provocado pelo stress mecânico durante as longas gravações. A reprodução dos entalhes segue quase à perfeição o visual das peças correspondentes que sobreviveram à demolição do Olympic em 1935, que serviram como base de cópia.

A descrição da peça ao lado diz: "Um pedestal de 90 centímetros de altura que integrava a escadaria reconstruída para a enorme reprodução cenográfica do Titanic nos estúdios Fox Baja, na praia de Rosarito, no México, para o premiado filme do diretor James Cameron. Composto de gesso emadeira pintada para assemelhar-se à madeira nobre entalhada à mão, esta peça foi desenhada pela equipe de James Cameron usando desenhos originais fornecidos pela construtora Harland & Wolff, para replicar o navio com uma precisão de detalhes sem precedentes. A peça foi recuperada dos Estúdios Fox após a conclusão das filmagens."
Relembre os momentos finais da Grande Escadaria no filme "Titanic"
.

Um tour virtual 

Confira abaixo um passeio pela escadaria através da primorosa reconstrução gráfica criada pelos desenvolvedores do futuro game "Titanic Honor and Glory" que nos últimos anos e agora, em 2023, segue em processo de criação. O trabalho visual, artístico e histórico aqui é genuinamente baseado nas últimas e mais assertivas informações acerca do visual dos interiores do Titanic. Salvas algumas excessões onde o refinamento dos detalhes ainda não é o resultado final, toda a representação é neste ponto o que há de mais fiel no quesito histórico e técnico já criado até os dias atuais.


Informações Básicas 

Nome - Grand Staircase [Grande Escadaria] 
Localização - Primeira classe, na porção frontal do navio, atrás da chaminé Nº 1 e imediatamente recostada no duto da chaminé Nº 
Altura - Sete andares transitáveis + a clarabóia externa de proteção, com cerca de 22 metros de altura total (considerando a altura desde o primeiro piso no convés F ao extremo topo da clarabóia protetora externa). 
Estilos - Junção de 05 estilos distintos: Estilo Jônico e Coríntio no nos topos - capitéis - das colunas / Estilo Wlliam and Mary para os painéis de revestimento das paredes / Estilo Adam para a cúpula de vidro / Estilo Luís XIV para os balaustres de ferro forjado e bronze / e o estilo de entalhes Grinling Gibbons criado pelo escultor inglês de mesmo nome, que foi usado nas bases inferiores das colunas, no painel do relógio esculpido e nas molduras das telas instaladas nos lances medianos dos andares abaixo do convés A. 
Função principal - Fazer a ligação e fornecer acesso entre as acomodações do convés de botes, convés A, B, C, D, E e F.
 
O Titanic possuía quantas escadarias da 1ª classe? 

Da mesma maneira que o navio-irmão, o Olympic, o Titanic foi equipado com duas escadarias principais para a 1ª classe, conhecidas hoje como “Grande Escadaria dianteira” e “Grande Escadaria traseira”. Ambas as escadarias foram decoradas com uma junção dos mesmos estilos decorativos, no entanto haviam entre elas pequenas variações de dimensões e área de cobertura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5VdjwJ1H17AtuQUDR4Zh3f6VY4-ASgW2mUDSIXfQ4yw_W_T9ETKF35nXDbevMDZwlwoKLoZUr7NK0RxZINBJF_omRZXPEDhT3UoBvujmYWrUgt0-qNkCGbDy9QOrvFpUki2n6YAFd2o4/s1600/titanic_staircase.png https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_GMmoZsTspFiFZLUFuSenTbFQB7HAuIe1Ps5_GFTIhhLwG2yQjofWnaCDt-qmt6U7a08FaR5aBMv0A5ccv2efoKXHUi4I-yye_PHoxjo9hVrh_3LdxvtUptj5mqRp7z2xvoKrR1Fykus/s1600/titanic_staircase.png

A Grande Escadaria nas palavras da White Star Line https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKJTbOXxlduyBDJx-7r9oMcuL1InT7WCRTz0tne_BD8gNFzHT6rWIA_iMRrV8ObM92_rLt6NYrDTHUVQDfy0Rl5iwoyheD49Z7kmXJdunSEo-KbwA7GWTTCVpPU5spUVIJZ2SAnfFp3bM/s1600/titanic_staircase.jpgAcima - Ilustração e texto extraídos diretamente de um panfleto publicitário de época publicado pela Companhia White Star Line, antecipando a beleza e benefícios dos interiores do Olympic e do Titanic.

A Escadaria 

"Nós deixamos o convés e passamos através das portas que nos levam ao interior do barco e, como por mágica, perdemos o sentimento de que estamos à bordo de um navio, a sensação é de que estamos entrando no saguão de uma grande casa em terra. Dignos e simples painéis de carvalho cobrem as paredes, enriquecidos em alguns lugares por trabalhos de entalhe, reminescentes dos dias quando Grinling Gibbons colaborava com seu grande contemporâneo, Wren.

No meio do saguão se ergue uma graciosa escadaria curva, sua balaustrada sustentada por leves volutas de ferro com ocasionais toques de bronze, na forma de flores e folhagens. Acima de tudo um grande domo de ferro e vidro verte uma inundação de luminosidade pelas escadas abaixo. No lance abaixo há um grande painel esculpido que contribui com seu toque de riqueza na sobriedade da composição das paredes de painéis simples. O painel contém um relógio, e em cada um dos lados há uma figura feminina, uma composição simbolizando a Honra e a Glória Coroando o Tempo.

Olhando por sobre a balaustrada, nós vemos as escadarias precipitando-se para os muitos pisos inferiores. Voltando-nos para o lado poderemos ser poupados do trabalho de descer os degraus ao entrar em um dos elevadores com seu suave deslizar que nos levará rapidamente a quaisquer outros dos inúmeros pisos do navio que queiramos visitar.A escadaria é um dos principais atributos do navio, e será muito admirada como sendo, sem dúvida, a mais fina obra deste tipo no mar."

Ao lado - Um pequenino trecho de um vídeo publicitário gravado na década de 1920, sobre as acomodações interiores do Olympic. Na cena passageiros da 1ª classe descem os degraus do lance principal da Grande Escadaria, no convés A, onde se localizava o belo querubim luminária fundido em bronze. Ainda hoje este é o único trecho de filme conhecido pelo público desta área do navio.
O Relógio da Grande Escadaria do RMS Olympic, o navio irmão do Titanic

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQNhEe2kqHxZIOni2NpEryhOw9-bELaYA0dXzHM3gyyu87elqJtbo5e_OFmGMsqu5IxE0T2GXe5tp1d4YkbdZa7YpDjRSvmkdetOpaLj5s20y4vJFwxGtY4lfk76XfpMH_d2qx1ijCUO4/s1600/titanic_olympic_clock.pngAo lado - O grande painel de madeira esculpida que integrava a Grande Escadaria dianteira do Olympic, o navio irmão do Titanic; hoje preservado sob os cuidados do SeaCity Museum, em Southampton (Inglaterra), o museu é localizado próximo às docas de onde o Titanic partiu em 10 de abril de 1912.

Texto original: "Uma mulher olha para uma fotografia original da Grande Escadaria do Olympic em Southampton, Inglaterra, terça-feira, 03 de abril de 2012. O novo museu será aberto no dia 10 de abril de 2012, cem anos após o malfadado Titanic ter partido do porto da cidade."

O belo relógio foi vendido na década de 1930, por ocasião do leilão de uma infinidade de peças decorativas do Olympic, que foram dispostas para venda após a demolição do navio; a peça esteve por décadas sob propriedade privada antes de ser doada ao antigo 'Maritme Museum of Southampton'. Originalmente o relógio não possuía qualquer tipo de tinta aplicada sobre a madeira de tom natural, mas foi primeiramente pintado quando o Olympic passou por uma reformulação da decoração de seus interiores no final de sua carreira (o relógio foi também repintado enquanto esteve sob propriedade privada). Em 1996, por ocasião da realização de pesquisas históricas sobre o visual do Titanic para a construção dos cenários do filme "Titanic", do diretor James Cameron, esta peça foi criteriosamente estudada, medida e fotografada, e deste modo permitiu um capricho digno de grande nota na criação de uma reprodução para os cenários do famoso filme.

A escadaria verde abacate

Você sabia que durante o início da década de 1930 a escadaria no Olympic foi pintada de verde?

O trabalho de redecoração foi colocado em prática durante a reforma dos interiores do Olympic executadas entre 1932-33. O resultado pode ter sido similar à foto colorizada abaixo. A maior parte dos painéis foi coberto com pintura verde abacate, com detalhes e porções esculpidas finalizados com bronze e dourado.  A decisão pela cor verde provinha da moda proeminente no estilo arquitetônico Art Deco dos anos 1930, onde o verde era a cor predominante. Navios novos em estilo Art Deco estavam sendo construídos, e reformular as duas escadarias da 1ª classe o Olympic era uma forma de colocar o navio de estilo ultrapassado em voga com os novos tempos. Grandes porções dos painéis decorativos internos do Olympic foram leiloados após a demolição do navio entre 1935-37, e parte dos que seguem ainda hoje preservados ainda exibem camadas de tinta verde e dourada na madeira. Tivesse o Titanic sobrevivido até os anos de 1930, a mesma redecoração - de gosto duvidoso especialmente aos olhos atuais - seria repetida em sua escadaria de luxo clássico.
.
.
Tópicos desta matéria


1. Uma verdade importante 
2. Construção, função e localização 
3. Componentes 
4. Acessos 
5. Os painéis 
6. As janelas 
7. O aquecimento. 
8. Teto e lustres 
9. A cúpula 
10. O piano 
11. As colunas de sustentação 
12. O piso de linóleo 
13. A balaustrada ornamental 
14. Os pedestais 
15. O querubim 
16. Qual era a quantidade de querubins no navio? 
17. A mobília 
18. O relógio 
19. Chegada na cidade de Southampton com o relógio ainda inacabado 
20. Uma análise visual do relógio 
21. Qual o significado geral do relógio? 
22. A inspiração para a criação do relógio 
23. As pinturas em tela e a tapeçaria de parede 
24. O candelabro no convés D 
25. Os elevadores 
26. Uma curta aparição em filme da escadaria do RMS Olympic 
27. Um voo musical pela Grande Escadaria 
28. A Grande Escadaria "ontem e hoje" 
29. A Grande Escadaria traseira 
30. Grandes Escadarias em outros navios 

1. Uma verdade importante 

Por estranho e curioso que possa soar, de 1912 até os dias atuais seguramente não veio à público qualquer fotografia autêntica da Grande Escadaria da 1ª classe do famoso RMS Titanic. Pesquisadores e especialistas ao redor do mundo, incluindo Ken Marschall - o mais conhecido historiador visual do Titanic - afirmam que se em algum momento a escadaria fora fotografada, esta imagem não veio à público nestes mais de 105 anos decorridos desde que o navio colidiu com o iceberg e naufragou na madrugada de 15 de abril de 1912.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLmEKEwkhowAe4CJFDHHsrPgfg_FebSSQ93CsFjXpBHIt1b9zbOnP1gzIAFQIYELGFNrfMq4AiFoFdv-YaNtIzF7rH_eSyifI8ENISWx19NGcEHNRPg9uG8yv1QbV2IVD69mta2gzjMXw/s1600/rms_olympic_staircase.jpgAcima: A escadaria dianteira do Olympic, aqui fotografada por volta de 1912.

Como não existe uma imagem da escadaria?!
E as fotos que se vê nos livros, na Internet e nos documentários?!


Todas as fotografias públicas são na realidade das escadas do Olympic, em cujo qual historicamente se admite que esta seria praticamente idêntica à do Titanic. Ao longo dos anos muitas fotos exploradas em livros, documentários e fontes online são erroneamente identificadas como autênticas do Titanic, chegando à discrepâncias grotescas onde em cada um das fontes há uma legenda contrária a outra.

Não se têm uma clara conclusão sobre o motivo da falta de material fotográfico da escadaria no Titanic, ou mesmo porque não há uma foto divulgada. Mas umas das possíveis probabilidades provém do fato de que - segundo o livro "Titanic Voices, Memories from the Fateful Voyage" - o Titanic aportou na cidade de Southampton, Inglaterra, com alguns aspectos da decoração ainda inacabados, incluindo detalhes da escadaria. 

Ao lado: A escadaria no Olympic, numa foto propositalmente posada para publicidade na década de 1920. A presença de corrimãos metálicos instalados sobre os originais demarca a preocupação com segurança, considerando a altura temerária dos corrimãos ao redor de todos os patamares..
.
Esta fotografia ressurgiu a público em maio de 2003 através dos cuidados de Lee S. Everitt, curador de uma exposição fixa do Titanic em Orlando, Estados Unidos. Após uma extensiva e acalorada discussão entre especialistas de várias áreas, chegou-se ao consenso de que a fotografia é na realidade, proveniente do Olympic, e teria sido tirada em um período em que o transatlântico foi submetido a uma de suas várias reequipagens entre temporadas [a sujidade no chão aos pés dos sujeitos demonstra os trabalhos em andamento].
.
Entre os muitos fatores que ajudaram a comprovar a identidade da fotografia estão os frontais nas quinas dos degraus da escada, que no Olympic receberam proteções de borracha entre o fim de 1911 e o começo de 1912, mas originalmente até antes desta reequipagem eram finalizados com filetes largos de latão polido aparafusado [como pode ser visto em outras tantas fotos da escadaria tiradas antes de 1912]. Através de profunda análise de uma cópia nítida desta mesma imagem, o renomado especialista visual do Titanic Ken Marschall, cruzou as informações visuais a partir dos veios do apainelamento da madeira nas paredes de outras fotos de diferentes épocas, constatando então que as "impressões digitais" correspondem exatamente entre as várias imagens. A discussão no entanto se arrastou por um longo período, mas o consenso final postulou a identidade da foto como proveniente do Olympic após o início de 1912, e que ainda hoje não se conhece qualquer fotografia verídica das escadarias do Titanic. No entanto a foto não perdeu seu indiscutível valor histórico.

Abaixo: Nesta incrível fotografia tomada a partir do balcão frontal em direção ao patamar entre o convés de botes e o convés A da escadaria dianteira, dois sujeitos posam junto ao famoso painel do relógio esculpido Honour and Glory Crowning Time..
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJfaNApRk2xKTemhp88ZKUw3VPn5pqEIZOIQ5kiMunQnYU7-qGVT6BNBG4sJadC9cWy9J13CW3m_YORcDf0tTpNMvPWaWC6OlfQs39Wt97-GIMcIbeent5X2RjBy9OJhnwigW5an3r84k/s1600/titanic_staircase.png
titanicchannel.tv
Robert John Welch, o fotógrafo especialmente contratado pela construtora Harland and Wolff para fotografar o Titanic, ainda em Belfast, Irlanda do Norte, também optou por priorizar o gasto de suas placas fotográficas em locais considerados inovações no Titanic em relação ao Olympic. Considerando que as duas escadarias eram atributos presentes em ambos os navios, e já haviam sido fotografadas extensamente em 1911 no Olympic, Robert Welch aparentemente não preocupou-se em registrar a versão a bordo do Titanic, já tão familiar e bem registrada em seu navio irmão. Em compensação, Welch fotografou com maestria o café parisiense e as chamadas "suítes milionárias" no convés B do Titanic, que eram atributos inovadores do navio, não presentes até então no Olympic, e tampouco em quaisquer outros navios até aquela data. Seguindo esta mesma aparente regra, Welch não fotografou outras dezenas de importantes áreas do Titanic... Não fotografou a sala de fumantes da 1ª classe, o lounge, a sala de leitura, o restaurante à la carte, a recepção no convés D... Também não fotografou nenhuma das áreas comuns internas da 2ª classe, tampouco quaisquer áreas comuns internas na 3ª classe. 

Ao lado - Robert John Welch (*1859 †1936), fotógrafo oficial da construtora Harland and Wolff. Foi ele o responsável pelas dezenas de fotografias da construção do Olympic, do Titanic e do Britannic, entre outras centenas de fotos de navios da mesma época e também das grandiosas oficinas da empresa. As melhores e mais conhecidas fotografias do Titanic durante o período de construção e as raras fotografias dos interiores do navio finalizados foram, na grande maioria dos casos, obras de seu talento notável com uma câmera fotográfica profissional.

Ao aportar em Southampton no dia 3 de abril de 1912, sete dias antes da partida, os trabalhos de acabamento no Titanic continuavam a ser realizados freneticamente nos seus interiores, e o ele não chegou a ser aberto para uma grande visitação pública - algo que chegou a ocorrer com o Olympic - e nem para uma grande massa de imprensa e fotógrafos, sendo timidamente fotografado em seus interiores por poucos jornalistas, pelos membros da família Odell e pelo futuro padre Francis Browne, que se hospedaram na 1ª classe, fazendo algumas das fotos mais conhecidas dos conveses exteriores do navio.

Tanto a família Odell quanto Francis Browne desembarcaram na 2ª escala do Titanic na cidade de Queenstown, Irlanda, em 11 de abril, portanto escaparam do naufrágio e levaram consigo as fotos tiradas, as quais se tornaram públicas e muito conhecidas após o naufrágio.

Acima - As últimas imagens que se conhece dos conveses do Titanic foram feitas pelas afortunadas mãos deste grupo de pessoas, passageiros sortudos que escaparam do naufrágio ao desembarcar em Queenstown, Irlanda. À esquerda a família Odell posa no convés de botes do Titanic, ao lado da elevação do teto da sala de leitura e do lounge (sala de estar). À direita o ex passageiro Francis Browne - muitos anos após ter passado pelo Titanic - segura em suas mãos a ferramenta de seu hobby, uma máquina fotográfica. Não há fotos de Browne a bordo do Titanic, mas ele fotografou a sua própria pequena cabine da 1ª classe situada junto da escadaria traseira.

Acima - Inspeção pública ao Olympic. A contínua fileira de botes salva-vidas no convés superior evidencia que esta é uma foto pós desastre do Titanic, quando o Olympic foi reequipado com a adição de botes salva-vidas que ocuparam completamente o lado de bombordo e estibordo do convés de botes. Esta ampla abertura à visita da comunidade não ocorreu com o Titanic por uma simples questão: falta de tempo.

Registros afirmam que nos 7 dias após o Titanic aportar em Southampton, o barco lembrava uma colméia de abelhas. As duas imagens abaixo são datadas de 8 e 9 de abril de 1912. A aparência de calmaria do porto escondia a grande movimentação nos interiores do navio.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfuT1dROtgf65gHNjprlyK-8ETwbZC69DJYgAB1_hTBpmKViR8sSReSEsrrG0JR6axRVRfjLliSWLzy0ULWyUCHhu8QGvUF043aXq-mPc4pKlZqVaJ_LZNXLmIGt2YYVSKDUzL1Zh8t4I/s1600/titanic_southampton.jpgAcima - As fotos certificam que atracado no porto da cidade de Southampton, Inglaterra, faltando poucos dias para a partida, o Titanic passava por processos de acabamentos e arremates, o que é evidenciado pelos closes, onde se pode notar que os trabalhos nos retoques da pintura do casco e dos chaminés prosseguiam, com pintores suspensos por balancins ao redor do navio. Assim então é correto afirmar que haviam ajustes a serem feitos e que nem todos os detalhes estavam plenamente concluídos, porém não se pode dizer qual era a extensão e importância destes arremates de última hora.

Segundo o que se relata, havia uma enxurrada de comerciantes e técnicos que vieram ao navio para realizar ajustes e entregas dos mais variados itens, que iam da instalação e ajuste final de carpetes, pianos e móveis, à entregas de peças de reposição e equipamentos de cozinha. Além do grande movimento gerado pelo processo de carga de suprimentos e das montanhas de bagagens e encomendas enviadas à América que ocuparam os porões de carga.

Acima - Um exemplo perfeito da tarefa enfrentada pelos tripulantes nos momentos anteriores à partida. Nesta imagem vê-se o trabalho de acomodação das bagagens nos porões frontais no convés C do Olympic em New York, EUA. As montanhas de bagagens tinham de ser habilmente suspendidas pelos guindastes de carga do porto ou pelos guindastes próprios e descidas à seus respectivos compartimentos nos porões de carga. Em determinadas situações este convés era completamente tomado pelas bagagens, obrigando a tripulação a andar por sobre as centenas de malas e baús.

Assim então, os pesquisadores assumem que uma das duas situações possa ter acontecido:
 A. A escadaria não foi fotografada em nenhum momento. 
 B. A escadaria foi fotografada, mas a imagem seguiu sem ser divulgada, quer seja porque o ambiente ainda não estava plenamente concluído ou porque a foto teria se perdido por algum motivo desconhecido.

A única certeza gerada pelos registros documentais é de que as escadarias eram muito similares nos dois navios. Para tanto é justo dizer que olhar para as fotos do ambiente no Olympic surte o efeito vicário de estar olhando para as escadas do Titanic. Este é um ponto muito importante a ressaltar. Resta então pensar que realmente exista alguma foto da Grande Escadaria no Titanic, e que esta imagem esteja esquecida em algum arquivo, ou mesmo amarelada dentro de uma caixa de sapatos num sótão qualquer, à espera de alguém que a descubra e finalmente torne público esta imagem ainda inédita à comunidade de estudiosos, pesquisadores e admiradores.

2. Construção, função e localização

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjOuUUQNyaHJsmlFNMxx9rSWkTv-ViaY6HqVZ6a362fnkN_bEDzeILD4CZ90T4JTtS9bp9D8mvntwi12Z8h0RPkdwqORIlx3ZOkjuVzotMVxVNksSIPz8vg4-M_yiG5uABjeJPyW1Nj-c/s1600/titanic_staircase_honor_glory.jpg
  Matt DeWinkeleer / Four Funnels Entertainment .........................................................
Grand Staircase - ou Grande Escadaria - é o nome pelo qual é conhecida a escadaria dianteira que fornecia acesso para as acomodações da 1ª classe no Titanic. A estrutura tratava-se de uma requintada escadaria revestida com carvalho inglês que cortava verticalmente os conveses na porção dianteira da embarcação, com início no convés de botes, o mais alto convés habitado do Titanic, e seguindo pelos conveses A, B, C, D, E, terminando num lance único simplificado localizado no convés F.

Ao lado - Uma visão total isolada da Grande Escadaria.O gráfico ilustra os lances até o convés E, o último patamar adornado, porém não inclui o convés F onde se localizava a porção final simplificada das escadas. A recriação ilustra cerca de 19 dos 22 metros entre os extremos da escadaria.

Por se tratar de um ambiente comum a todos os passageiros hospedados na 1ª classe, visto que era através das escadas que se tinha acesso a todos os conveses destinados a este público, e por ser uma obra que unia engenharia e design de grande destaque e beleza, este atributo do Titanic tornou-se um símbolo icônico do próprio navio, e um dos ícones do luxo alegado pela companhia de navegação White Star Line sobre seu transatlântico de luxo.

Contrariando as impressões causadas pelas fotos de época, a escadaria não era uma obra plenamente construída em madeira, parte da estrutura principal se compunha de aço, sobre a qual foram instalados os painéis e colunas de carvalho inglês polido, ocultando a estrutura de aço bruto.

O esqueleto principal das escadas alocava-se num enorme vão livre que descia a partir do convés de botes, penetrando por 7 andares. O vão livre quando ainda em construção, foi marcado pela presença de numerosas colunas de aço, responsáveis por sustentar o peso de cada piso superior. Desde os princípios da construção do Titanic já teria sido possível então identificar que entre as numerosas colunas que circundavam este fosso, seria instalada uma estrutura grandiosa.

Assim como em grande parte dos ambientes construídos na 1ª classe, a escadaria era equipada com painéis e ornamentações de estilos já bem difundidos na Europa. Curiosamente foram aplicados quatro grandes nomes da arquitetura neste ambiente: os estilos Luis XIV, Willian and Mary, Adam e o estilo de entalhe do escultor inglês Grinling Gibbons. Estilos estes que não eram inovações, visto que estavam presentes desde há muito tempo nos castelos e grandes casarões europeus, e já ditavam moda muito tempo antes da idealização do Olympic e do Titanic.

Acima - Com o Titanic ainda em construção, vê-se o fosso onde posteriormente seria instalada a chaminé de número 2. Considerando que esta não é a posição da escadaria, a imagem ilustra como teria sido o vão livre das escadas ainda nos primórdios de sua construção. A área da escadaria dianteira está de fato a poucos passos diretamente às costas do fotógrafo. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgleM6pwHC2t2NysjQDPIY_ZmaI8oVW1yRW1Gntdayok4X6EgrzlZ8b1gF5VmMk06HK7lt3JptBM2PyDkSpF20KXK7kbffic0Pv14A8vayoBZ4V5Q1-ZeYt3B1bPdU8X6MlbYgLYy2K2l8/s1600/titanic+deck.jpg 
Acima - O trio de imagens ilustra um estágio mais avançado da construção. No dia do lançamento do casco do Titanic, 31 de maio de 1911 (esquerda e meio), a parede de bombordo da escadaria, situada no convés de botes, ainda não havia sido concluída, deixando a mostra as colunas de sustentação onde seriam posicionadas as características janelas arcadas. A última foto exibe o mesmo local do convés num estágio mais adiantado da construção, com as janelas já cortadas no aço.

3. Componentes

Ao lado - A escadaria dianteira aqui representada em computação gráfica criada para o Centro Titanic Belfast, inaugurado em 2012.

1. Colunas esculpidas com entalhes ao estilo do escultor inglês Grinling Gibbons (colunas ocas que revestiam as pilastras de aço). 2. Piso de aço revestido com base de assentamento denominada litosilo, e recoberto com ladrilhos de linóleo. 3. Acesso para os três elevadores situados na porção traseira da escadaria, exclusivos para a 1ª classe. 4. Balaústres de madeira esculpida, com inserção de treliças espiraladas de ferro e peças decorativas fundidas em bronze dourado polido. Design inspirado pela decoração da corte do Rei Luís XIV. 5. Último pavimento da escadaria, convés de botes. 6. Coluna esculpida com detalhes de flores, frutas e laços de fita. 7. Luminária de bronze com alegoria de querubim sustentando uma longa cornucópia de bronze dourado, com uma lâmpada protegida sob um cúpula de vidro translúcido em forma de chama. Possivelmente o querubim foi diretamente inspirado por uma peça idêntica que ainda hoje decora os jardins do Palácio de Versalhes na França.

*Fotografia da escadaria do Olympic. O lance de escadas aqui visto situa-se no convés A, um andar abaixo do topo do navio (um andar abaixo do convés de botes).https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWyp7HoCRV4urWGXTJlzbKIs8Hz6QL3yA4gIaSbc_Xjugtyc1TcFk4d31o8wvlR6eBVOGI1ZZKfLvvKL6yJcp4m4GAzk0pnfkrdApYXgP2LhaLe20NELlI_lHRPmLF5RrpYFLdFzj5noY/s1600/rms_olympic_staircase.jpg

8. Lustres de bronze e pingentes de cristal lapidado, fabricados pela empresa Perry e Co., de Londres (3 lâmpadas cada). 9. Painéis de carvalho inglês ao estilo dos monarcas William and Mary. Exatamente atrás desta parede se situava uma sala contendo o maquinário de suspensão dos três elevadores da 1ª classe, que operavam entre o convés A e o convés E. 10. Molduras de arremate para a clarabóia superior (as lâmpadas para iluminação da clarabóia foram instaladas aqui, no lado de dentro, ocultas ao redor do domo). 11. Painel esculpido em alto relevo em carvalho nomeado "Honour and Glory Crowning Time" [Honra e Glória Coroando o Tempo]. A arte foi executada por Charles Wilson, que fez trabalhos que se acredita idênticos para o Olympic e para o Titanic. 12. Degraus com arremates frontais em latão dourado. 13. Lance de escadas de acesso ao convés B. 14. Arremate decorativo esculpido denominado Pineapple Finial

4. Acessos

http://media.tumblr.com/tumblr_m1xu8v4PZW1qcntq9.gif
Ao lado - O elegante acesso pelo lado de bombordo para a escadaria através do convés de Passeio, ou convés A cena de "Titanic" (1997)

Os acessos principais para a escadaria estavam localizados a bombordo e estibordo (esquerda e direita do navio) no convés de botes. À bombordo a escadaria era acessada por uma porta com uma grande vigia circular voltada para a popa do navio. A estibordo o acesso se dava por uma porta igual voltada para as bordas do convés de botes. Esta estava localizada imediatamente à frente da entrada para o ginásio de exercícios adjacente à escadaria.

Convés de Botes, bombordo..........................Convés de Botes, estibordo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo8TCMTWsskaBDpi_XceJvQohr9TDslQEFBH82j3SCneS8jjvRNIIjxLe7LVZGGf3p8kfvcgF52sd0TvEcKedqP41Qpd-CsAN4MZdAlQdG_rnucVtJRajAzuA1z_cdPUmqwVitdGY0oq4/s1600/titanic+entrance.jpg 
Acima, esquerda - A entrada de bombordo para a escadaria (foto no Olympic em 1921, 14 anos antes da aposentadoria do navio e de sua demolição). Sentada na poltrona está a famosa cientista Marie Curie, ao lado de suas filhas. Direita - A entrada de estibordo para a (foto no Titanic). A porta aberta é do ginásio, e a entrada da escadaria se situava dentro do pequeno nicho varanda logo adiante. Este lado do convés é o mesmo onde ocorreu a colisão com o iceberg. O sujeito na imagem é Percival Wayland White, 54, um fabricante de algodão norte-americano, que embarcou no Titanic na manhã de 10 de abril de 1912 acompanhado de seu filho, Richard, hospedando-se como passageiro da 1ª classe e ocupando a cabine "D-26"; ambos pereceram no naufrágio.

Acima - Cena deletada de "Titanic" (1997)

Pequenos letreiros iluminados foram montados próximos das entradas para a escadaria no convés de botes, convés A e convés B. Estas caixas iluminadas carregavam a inscrição "1st CLASS ENTRANCE" (ENTRADA DA 1ª CLASSE) nos dois versos gravados. Haviam mais letreiros como este com outras inscrições espalhadas pelo navio.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJPgYogGg3KhklQSkEUjm75XuSOKQ-atPsT58YAUxrfRw10DIxC_67g8x50ATHSakjwJHDf4HaOS0zBSfY6yeOCm6RwHMrXVzvkUL7f5Ko-DOBVlEiJ0P9zQjzU4N2ffVYAEmGXcQ8TF4/s1600/titanic+boat+deck.jpg 
Acima no destaque - Um dos letreiros reproduzidos para os cenários do filme "Titanic" (1997)

No interior do ginásio de exercícios adjacente a escadaria havia também uma porta de acesso, usada para ir de um ambiente ao outro sem a necessidade de exposição ao tempo no convés de botes. A presença da porta de acesso para a escadaria a partir do ginásio data dos primórdios dos projetos do Titanic, que previam que aqui estaria apenas parte do convés de botes aberto. Inicialmente o ginásio seria alocado no convés F, segundo demonstram os primeiros planos dos dois navios irmãos. Ao que tudo indica, na inclusão do ginásio a porta para a escadaria foi mantida em sua posição inicial, mas foram eliminadas as possíveis duas janelas arcadas, como as vistas junto da porta de acesso do outro lado do navio [as duas janelas arcadas aqui estariam na mesma direção onde vê-se o saco de pancadas]. Assim então a porta de trânsito entre a escadaria e o convés neste lado do navio foi alocada dentro do nicho varanda voltado para estibordo [como mencionado na foto acima].

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg23rvgb5YfXeXhuI1G3Zib_N87-lnCGOqDb5yskf_mSPMYlEq9zJxvtAClTy8SrA7P8p06RgXZXby-BHfU-RvDe097HzRz631Xc2Y3f9FbA71Ja3WN8mSLV35pTXxi_xIWFJuuZNFOwFQ/s1600/rms+olympic+gymnasium.jpg 
Acima - A porta de acesso para a escadaria através do ginásio, a fotografia está voltada para a proa (a parte da frente do navio). Este é o ginásio no Olympic, de mesmo design geral a bordo do Titanic.

Ao atravessar por qualquer uma das três portas de acesso no convés de botes, tanto as portas voltadas para o exterior quanto a porta localizada dentro do ginásio, se estaria dentro um elegante vestíbulo envidraçado, que atuava como uma proteção adicional para as intempéries do clima externo, impedindo também a fuga de aquecimento interno.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh2uKx66IIP3K86o8-uDxklody_4Lezf7P995gZCp1AZhPPPcRY6-_IGNi_bEm1S9xlGlkv_4rxcD7oSO7MEMDpP2wd1YbB1PknoncNL4I8WdnH-trHUmXuQ3rCezfy_oC8BCI_dVQDSw/s1600/planta+do+titanic.jpg 
Acima - O destaque indica a posição do vestíbulo envidraçado. Esta disposição beneficiava o aquecimento do ambiente, impedindo a entrada de ar frio exterior e a saída de ar quente do aquecimento interno. Direita - Cenário de "Titanic" (1997) . 

No convés A também haviam quatro portas de acesso vindas do exterior, duas voltadas para a popa e duas delas voltadas para as bordas laterais. Do mesmo modo que no convés de botes, as portas voltadas para a popa eram seguidas de um vestíbulo envidraçado. Atrás da escadaria, junto dos três elevadores, haviam também dois longos corredores de cabines da 1ª classe. À frente dos degraus, à esquerda de quem os descia, se iniciava um longo corredor apainelado conduzindo à sala de leitura e ao lounge da 1ª classe.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnD6uuGOIap9TaWP0DHWQdkgmz0orlSHjIeHxEYJxm3i4LKt_c6nqlntnUlLvU0XVd3S5aUJv18yf-u5FlA41xsKbbSr9Zbn2yRfTCOvol-n2CjDw2dXGLFGjcq1ymQLaQY6gL69y896E/s1600/titanic+promenade.jpg 
Acima, esquerda - As entradas da escadaria a partir do convés A, onde havia um total de 4 portas com grandes vigias circulares com vidro. A foto foi feita no convés A no Olympic, mas no Titanic o visual geral era o mesmo.

No convés B estavam localizadas mais 2 portas de acesso, sendo estas um dos principais acessos para a escadaria, localizadas à frente de quatro grandes portas de embarque (2 à bombordo e duas à estibordo) no costado. Estas eram utilizadas para acesso de passageiros a partir das plataformas elevadas do porto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUujop-FLcfrULqQrWmpK8ntAZMSnP60hWdVtu08JKtYeLUnVCD88Lyd7psGf5jKm0dATW4FY7bZ87GL3EOh-3IEFI1d0Ea8BTIAJUk9-_8-1kfczYuRMO23rn8Kxm3PONGexIEwNvvig/s1600/titanic+B+deck.jpg 
Acima - As duas fotos destacam a entrada para a escadaria a partir do convés B. Neste convés haviam duas portas de aço no costado de cada lado do navio que eram seguidas de um pequeno convés fechado com piso de madeira e uma porta de acesso direto para as escadas. As duas fotos são do Olympic, mas apresentam o mesmo design do Titanic. Direita - Foto digitalmente alterada para representar o convés B no Titanic.

No convés C a escadaria não era provida de portas de acesso vindas do exterior do navio, aqui ela estava circundada pelas as cabines da 1ª classe e pelo "Enquiry Office", o balcão de informações e atendimento da 1ª classe. O trânsito se dava através de quatro terminais de corredores e por quem estivesse subindo ou descendo os patamares.
.
 .
Uma das entradas mais elegantes era localizada no convés D, onde o acesso se dava diretamente das plataformas através das plataformas de embarque, assim como no convés B. Ao passar pelas portas no costado haviam duas opções: subir os elegantes degraus ou optar por tomar um dos três elevadores que operavam entre o convés A e o convés E.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjN6v_m96ABCfInAlgabeDdW4PmXvsalUx_NH3XKQJusu1qxMXkAg25nn8v84FjqhQMFyYq6gc6snOmtc6xyKHKaGU_ATgHbc8jboSp-WTx-htdO6uWgTYUZPVsUr_X5MD-NqSuNQN-GiU/s1600/titanic+dock.jpg 
Acima, esquerda - O imponente casco do Titanic (foto real) e as duas portas de entrada para o convés D. Direita - O mesmo local replicado no cenário de "Titanic" (1997).

Ao atravessar as passarelas o passageiro estaria na 1ª Classe dentro de um amplo saguão adjacente a recepção do salão de jantar da 1ª classe. No saguão se optaria pela porta à esquerda acessando a recepção e a escadaria, ou seguir pela direita acessando o trio de elevadores.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKLEsloE1cAWOZkVqN6UB4H1TyF-vJczsckAs9PIDdr41SNNv3GMHaoOTzaIX7egAEW7T5RK82mdWKoJauCmvcs4EtC9HFtAzKBObMyl826PxPo4gdQw5xM2pnApr573DiIgA22R_ZISg/s1600/titanic+elevator.jpg 
Acima, topo e abaixo, esquerda - Cenários de "Titanic" (1997). Direita - Elevadores à bordo do Olympic.***O padrão de desenho do carpete na fotografia superior e à esquerda é único e exclusivo do filme de 1997. No navio real o carpete na recepção no convés D seguia exatamente o mesmo padrão de carpete instalado no Olympic, tal qual na foto à direita. No verdadeiro Titanic [e no Olympic] o hall de entrada para a recepção (ilustrado na 1ª foto) foi coberto apenas por um piso de linóleo idêntico ao padrão geométrico da escadaria, portanto não possuía carpete.

5. Os painéis

As paredes na escadaria foram revestidas com painéis de carvalho inglês, numa composição austera que seguia o estilo arquitetônico William and Mary. A cor caramelo alaranjado enchia o ambiente de um tom espetacular quando as luzes acesas refletiam na superfície polida da madeira encerada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsAgsZ2gOfYMiMY6FgngjBEkTl9OTWAyGVViAinbBIZ6dtM5Tl_vPQ45BGdFKE_PVgtF8zqP5P7gJGNYwUepiFWZMtz1_td5WxcyakTlbTrMkgB-abKb1sOAxsv5hgCB4lX7qK0byWuVE/s1600/titanic+pannels.jpgAcima, esquerda - Detalhe que destaca a sobriedade dos painéis em sua formas planas e retilíneas, livres de grandes ornamentos. Direita - Uma longa seção dos painéis nos cenários do filme "Titanic" (1997).

Estes painéis eram livres de grandes ornamentos, mas as várias molduras retilíneas, e algumas colunas com frisos e desníveis demarcavam os contornos do madeiramento de carvalho inglês polido.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFI0bCQ0izKtErbeTCAt7zVUMjkCWihXlHuoF1TQFSJamE2S0aS7itGHuUKOnThQVXQ8rJ3E0g8CsNu9MYyBlmlE8ksgKVrNByNeXAW1qd1q-OX8YPl_SMQMyfy7ret-RQAvlSn58N8m8/s1600/titanic+staircase.jpg 
Acima - Destaque de uma das várias colunas inseridas ao redor das paredes.

6. As janelas

Nos conveses superiores da escadaria foram equipadas grandes janelas arcadas com dimensões de 1,62 X 76 cm. Havia um total de 23 janelas deste padrão distribuídas entre o convés de botes, A e B. Nos demais patamares a escadaria não possuía janelas arcadas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBSMNqHOwX1WguC5McQm466_WMSAvTC5qghpdi9yTGWSwK-S-JhGoxWrmR-sR970tl6Y02ZkHfVWBZCc7CnN6W1SHnq8qAc-uCNbjyn-nhicy2vk1aFa4sSVLUD0DyzzrZEnOaJdGk2Hs/s1600/titanic+window.jpg 
Acima - O destaque exibe mostra a disposição das janelas no convés de botes. Havia um total de 11 janelas como esta neste convés, 4 à estibordo e 7 à bombordo.

7. O aquecimento

A calefação era feita por um conjunto de 25 aquecedores elétricos verticais fornecidos pela Perry & Co., instalados ao redor das paredes em cada um dos conveses. Estes estavam estrategicamente distribuídos em posições que beneficiassem a uniformidade da distribuição do ar quente. A distribuição de aquecedores: *6 no Convés de Botes* 6 no Convés A 8 no Convés B 5 no Convés C.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFHZgPY4Vh58r7hUMVLtjMbux3nj5KiHxkeLb5PIEtILSq_a5-D2i8hzGOD6KQTkWu_cKP_PisjTa1c5UCB6QmkvsYlh8lBSe69UeB2SOimBmirj5q_wTdjbAynRG3i8YxkOZaOKsrPtw/s1600/titanic+heater.jpg

8. Teto e lustres

http://78.media.tumblr.com/tumblr_lqz6rlCqqv1qfftubo1_400.gif 
Acima - Cenário subaquático artificial de "Titanic" (1997)

O teto na escadaria era branco, constituído por longos nichos emoldurados, dentro dos quais se dispunha os lustres. Estes foram fabricados pela empresa Perry & Co, de Londres. Os lustres eram circulares com 30 cm de diâmetro x 30 cm de altura total. Eram compostos de um aro de bronze trabalhado com tema de folhagens e pequenos frutos esféricos e uma cesta formada por um grande conjunto de cristais facetados de tamanhos decrescentes unidos na parte inferior por um pequeno florão circular de bronze, arrematado com um cristal lapidado. Cada um continha três lâmpadas. Na parte interna havia uma estrutura de arame armado, com a função de manter o formato do lustre em quaisquer condições de balanço ou eventual inclinação do navio. Todos os lustres instalados a bordo do Titanic foram desenhados de modo que não demonstrassem as oscilações do transatlântico em mares mais agitados, por isto todos os variados modelos foram projetados de modo que permanecessem imóveis em qualquer condição. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMQ6kLTO3Zch_67HdeRlw7xTUe9_NKnauV0812njMyDHt3sgM-5JsKVOiLN9bS6iUrOWYWxlpJTXE5VBj_EwpNHTiUWLN3SqnmsefrNV3fj1BlS1GMWsTV6iUwusj3jF8vI0X8wKOlAcc/s1600/titanic+chandelier.jpg 
Acima - O lustre em destaque é um dos muitos preservados na demolição do Olympic no ano de 1935.

As sancas - molduras entre parede e teto - eram esculpidas em carvalho com um padrão de flores e folhagens.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidKDIqxrzQ57_6TWrq3l3ap6z7phLGYAi2UTjlGKr3h_VkAXu80zHiC14kIJ9HMAg7C1rjOf_50ph5N2pKYpyLZThE2T-XE2GonWQU6FW8oa-P-YAYe7CkJphlpWjmvh0bb_ftm6RoJcQ/s1600/titanic+moulding.jpg 
Acima - A moldura faz parte do grande conjunto de peças leiloadas do Olympic depois de sua demolição em 1935, a peça denota o trabalho intrincado de escultura.

9. A cúpula

 Acima: Cena de "Titanic" (1997)

O atributo mais impressionante na escadaria certamente era a imensa cúpula envidraçada localizada no teto do convés de botes, a porção mais alta do saguão. Esta cúpula juntamente com as janelas permitia a entrada de iluminação exterior no ambiente. Medindo 5,8 m X 7,9 m, a cúpula não era circular, mas de formato elíptico/oval [curiosamente os dutos das quatro chaminés tinham a mesma dimensão, também ovais, com 5,8 de largura X 7,9 m de comprimento]. A verdade é que apenas o domo da escadaria traseira era circular. Esta vistosa peça de arte fora fabricada pela empresa "T & W Ide" de Londres, fundada em 1830. O domo era composto de ferro forjado com amplos desenhos quadrangulares, ovais, circulares e arabescos. Aplicações de peças decorativas de bronze dourado formavam festões ao redor do domo. Esta composição seguia o estilo arquitetônico Adam.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr85tuM8ZLuDuft1loWxmh-a4rDncu3lM46UYQ_X5QYFzR_KBiyEsRmw6IWza1koKKhmL3SdabMF_VondGmZeCTMolug4zG4ZwcXbYI3pfXf0D71M_OEb1BjeGCMpT5Qi1cPOBMZTo-E8/s1600/titanic+glass+dome.jpg
 .
Durante o dia a luz do sol banhava naturalmente a cúpula através dos painéis curvos de vidro translúcido, mas à noite a luz provinha de um grande conjunto de lâmpadas equipadas junto à base interna emoldurada na parte superior do domo (lâmpadas especiais ocultas pelo trabalho emoldurado ao redor da base da cúpula). Ao contrário do que é geralmente acreditado especialmente pelas cenas do filme "Titanic" (1997), a verdade é que não haviam lâmpadas externas para a iluminação da cúpula, mas lâmpadas internas ao pé do domo ocultas pela decoração emoldurada. Para a proteção do domo, que se tratava especialmente de uma peça de arte, no lado externo do navio foi instalada uma clarabóia protetora retangular com topo abobadado com painéis de vidro medindo ao todo 6,09 m de largura x 8,22 m de comprimento x 1,82 m de altura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi73uZ9NQkX3tLUiTet29d-NN-ONoBnJmQIauQD4xDseO9wTPw6CDHUBm4ZglFfL3zvH80uasD3hFZHXyeit5D5QTb3Vd1koQTv6tAAEyxmTF8soj9VLwDjbM5MW7cRdYqNh7RSJ7BEXHI/s1600/titanic+dome.jpg 
Acima, esquerda - O domo protetor em uma maquete em escala 1/144. Direita - Uma reconstituição gráfica do conjunto. (Morten Jensen Titanic 1/144 model)

O lustre central 

http://78.media.tumblr.com/tumblr_lv9yiek3481qaqy1io3_500.gif 
Acima - Cena de "Titanic" (1997)

Do centro da cúpula pendia um lustre circular em bronze e cristais lapidados, equipado com um conjunto de 50 lâmpadas (!). Este era o segundo maior no navio, atrás apenas do lustre da sala de estar, o lounge da 1ª classe. O lustre foi também fabricado pela empresa Perry e Co, de Londres. Curiosamente até a presente data não há qualquer fotografia conhecida das escadarias no Olympic em que o lustre esteja enquadrado, considerando as dezenas de fotos já conhecidas. A única referência fotográfica conhecida deste lustre provém de uma foto publicitária no catálogo da empresa fabricante, publicada na revista especializada "The Shipbuilder", em seu número dedicado ao Olympic e ao Titanic de 1911. Outra referência seria a versão utilizada no navio SS Laurentic, que teria sido a mesma instalada no Titanic [veja na curiosidade abaixo]

Titanic Honor and Glory
Acima - Na reconstrução gráfica à direita, o visual aproximado do lustre central. E o padrão utilizado no Olympic e no Titanic aqui extraído da publicidade da empresa londrina fabricante.
.
 
A cúpula a bordo do SS Laurentic

Você sabia que a cúpula da grande escadaria do Titanic não era uma novidade?  

O navio SS Laurentic, da White Star Line, (esquerda), já possuía uma cúpula idêntica em 1908, 4 anos antes da viagem inaugural do Titanic. Esta no entanto era mais compacta. Um dos aspectos notórios entre os navios produzidos para a White Star Line era a repetição e reformulação de alguns dos aspectos decorativos e funcionais de seus navios anteriores. A empresa repetia os atributos decorativos de sucesso de seus navios mais antigos, que eram introduzidos também em navios novos de maneira melhorada e enriquecida. Curiosamente o Laurentic foi também vitima de naufrágio, em 25 de janeiro de 1917, com a perda de 354 vidas, quando atingiu duas minas colocadas por um submarino alemão ao norte da Irlanda. O navio carregava cerca de 43 toneladas de ouro em lingotes, que foram quase totalmente recuperados desde então.
.
.
10. O Piano
http://data.whicdn.com/images/32647356/original.gif 
Acima - Cena de Titanic (1997) *Piano cenográfico em tanque artificial.

Ainda no convés de botes, recostado às janelas laterais de bombordo, se localizava um belo piano entalhado com uma banqueta estofada retangular. Este era um piano de modelo vertical da famosa marca Steinway & Sons, e o instrumento estava ali disposto para ser tocado pelos músicos do navio. Hoje a marca ainda existe, e os pianos Steinway chegam a custar 500 mil dólares, e são considerados os melhores pianos do mundo. Acredita-se que na madrugada de 15 de abril de 1912 os músicos teriam tocado aqui no saguão por algum tempo curto indeterminado enquanto sucedia o processo de evacuação do navio, posteriormente se direcionando para o convés externo para tocar junto à porta de acesso para a escadaria. O telegrafista júnior do Titanic, Harold Bride, testemunhou que da sala do telégrafo [localizada a poucos metros da posição do piano através de um corredor] teria ouvido os músicos executando números enquanto ele próprio estava envolvido com as mensagens urgentes com pedido de socorro à outras embarcações.

Acima - A posição do piano a bordo do Olympic. 

11. As colunas de sustentação

Do convés de botes ao convés E, havia na escadaria 64 colunas de carvalho esculpido. As colunas eram ocas e revestiam as pilastras de aço que sustentavam o peso dos pisos superiores. Os entalhes da base seguiam à moda do requintado estilo do escultor inglês Grinling Gibbons (*1648 +1721), que foi criador de um estilo de entalhe extremamente delicado e profundo minuciosamente trabalhado, que resulta em relevos espetaculares de flores, folhas, frutos, laços de fita e arabescos. No Titanic, no entanto, o refinamento de entalhes era mais robusto que nas obras originais do mestre escultor, visto que a utilização diária e grande tráfego de pessoas exigia maior resistência das obras esculpidas. O capitel - parte de cima da coluna - seguia o luxuoso estilo coríntio e o jônico, que têm sua origem na arquitetura greco-romana.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjktUK75Neh7PZQ5nJYfW_y9v4N94yZEVzyUZbeoDgJQMChZQtog8D0Q2bfp7aCef5D6hpknumnaqHuPxggwnOQaPrsrYnRFP-FKLoPJi2jlw0YpRtvfeQo_lLIElqBmkUzzlWAzigVXV0/s1600/titanic+interior.jpg 
Acima - A escadaria vista a partir do convés A. A pequena prancha esculpida à direita era parte de uma das colunas da escadaria do Titanic, e foi recuperada na área dos destroços flutuantes do naufrágio em 1912. Hoje o artefato integra a coleção do Maritime Museum of the Atlantic, em Halifax, Canadá.

As colunas estavam distribuídas na seguinte proporção:

14 no convés de botes 
16 no convés A 
2 entre os conveses A e B 
10 no convés B 
2 entre o conveses B e C 
10 no convés C 
2 entre os conveses C e D 
2 entre os conveses D e E 

No convés D haviam 6 colunas quadrangulares com frisos verticais, com estilo distinto das demais colunas nos patamares superiores. 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBh9x5YOso-X69wDibaqSLZ2KoScreY5w8OO0C-qQW0TlIH0w0mhI8nyN_QmoYTYT5OXs0xDJmISUYHCvQ3fzqRMSxYw_pAt6iGCkiiFSR5TFEtBHBd9eEsjBVxpQE9Vam7qtJzIDphY8/s1600/titanic+reception.jpg 
Acima - Uma visão da recepção no convés D localizada frente ao salão de jantar e uma das colunas quadrangulares desta porção das escadas.

Não haviam colunas ornamentais no convés F, este era o término da escadaria. Neste ponto os degraus eram simplificados nas formas, livre de decoração pesada. Este lance de escadas estava localizado junto dos acessos para a piscina e para o banho turco, ambas acomodações direcionadas apenas para a 1ª classe. 

Titanic Honor and Glory
Acima - A reconstituição gráfica ilustra a possível disposição decorativa do último dos lances da escadaria. Nas costas do "fotógrafo" situava-se a porta de acesso para a sala de resfriamento do banho turco (sauna da 1ª classe).

12. O piso de linóleo

O piso na escadaria, assim como em grande parte do Titanic, era composto de placas de linóleo, um clássico e antigo revestimento composto por materiais orgânicos de alta resistência ao tráfego. As placas eram brancas e mediam 46 X 46 cm, dispostas lado a lado e interrompidas a intervalos regulares por peças com um desenho geométrico em branco e preto. A composição fazia lembrar uma estrela estilizada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUN93Ee6GTTagIJWGHAqrJ005zQ3yTt4mDCu3sQjBj29gaSurQWxcAJ2kCddsshMS4wsG7cNriDRp5QuDyau7G-78k-JNFSvBdckHqrS794RAXeMwoyxHZiq09hEC-leb_UOpLgu6z-j8/s1600/titanic+linoleum.jpg 
Acima, esquerda - Uma ilustração publicitária da época e uma arte ilustrativa do linóleo com padrão geométrico triangular. 

O linóleo é um material usado geralmente no revestimento de pisos, criado em 1860 pelo químico inglês Frederick Walton. Seu nome é composto das palavras latinas linum, referente a linho, e oleum, referente ao óleo de linhaça, que, junto com o pó de cortiça e do tecido de juta, é uma das principais matérias-primas deste material. Atualmente em desuso, vem sendo amplamente substuído pelo piso vinílico desde a década de 1960.

Diagrama do piso de linóleo na escadariahttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjortuS3GgapkG0nHbf6nkG6shVba2fp_P4GkyoeyWBpqT8VmdInPFNLXCvAHuDsGtIgvdJsBDs5YKDZlhgqeSTokcfzgACtLAKWdBlqNpNepqPmj0zxUWOoJ34BDvVSjLYBfCbrq4T7Bs/s1600/titanic+construction.jpg

Ainda no piso de linóleo, aos pés das paredes havia uma contínua faixa negra que percorria todo o entorno do ambiente, delimitando o contorno do piso e arrematando o design geral, harmonizando-se com a composição geométrica.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUmi1UMGimz_YCOBNWtqNVgGvoKcr5184Ft_kKv2YhTJmbctXu8Ggh4i-yvnCXxRglccOrQWlbWZMfd5wWecFBH7D0EUFQqpyJSLFvcFgPwMekbm7UndiALzERhkpg1e2SnhFQX0JTLe4/s1600/titanic+floor.jpg 
Acima, esquerda - Detalhe da linha ao redor da escadaria. E o mesmo tipo de detalhe visto em uma reconstituição no museu Titanic Branson Attraction, no Missouri, EUA.

Os degraus também teriam sido compostos de linóleo, sem a aplicação padrão geométrico. No topo frontal de cada degrau fora instalado uma longa faixa de latão dourado presas através de parafusos aparentes. Segundo novas interpretações históricas, os frontões de latão foram detalhes exclusivos do início da carreira nas escadarias a bordo do Olympic, o navio irmão do Titanic. Indícios e fotografias de época do Olympic apontam que houve uma substituição desta decoração no começo de sua vida ativa, com a instalação de frontais emborrachados. Detalhe histórico que leva a crer que no Titanic a inovação foi aplicada, abandonando os frontões de bronze por motivo não declarado; eventualmente uma troca para garantir maior segurança na utilização das escadas. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiH7Dt9dCfubqONEQrNpR4zmxhNCKQoBvgQX9edrW-hqUJL1HLQikpNGyL_hgQeu2-ijsgTsa0snd_xkmtZIIi5YszDWdt9MVg1BUDAZjofrS4GdH-npybJmQ53zqYs0STNBt-VW82nAcY/s1600/titanic+stair.jpg 
Acima, direita - O detalhe dos degraus em uma reconstituição da escadaria em Branson, Missouri, EUA.

13. A balaustrada ornamental

http://78.media.tumblr.com/tumblr_lqdb5zO0uc1qcj6mco1_500.gif 
Acima - Cenário de "Titanic" (1997)

Ao redor da escadaria, e no centro das escadas, havia a contínua balaustrada ornamental esculpida em carvalho. No corrimão foi aplicada uma moldura contínua de carvalho esculpido à mão, a qual simulava folhas de louro com pequenos frutos esféricos amarrados com fibra em forma de um "X".

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqh6M-caFmM5pQqSODGfPS8A7jDN3YM44W70jfn8cBdF20wtch1eMzwHLS7FGYMmNMunsY2-D_fwN_OF1MCJVA5QaPH0yaSE_ExTOKchyphenhyphenNrIoUpo0UuFOdxAdjrjaQGyv10SZ2Kkf8E1s/s1600/titanic+baluster.jpg 
Acima, direita - Detalhe de um dos corrimãos preservados da escadaria no Olympic, preservado hoje e em uso no White Swan Hotel, em Alnwick, norte da Inglaterra.

O gradeado ornamental seguia o estilo Luís XIV, enriquecido pela aplicação de festões de bronze, simulando folhas de louro amarradas com fibra. Centralizados no meio dos arabescos de ferro espiralado, os medalhões ovais com relevos que simulavam folhas de acanto. Nas extremidades haviam pequenas rosetas de bronze.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH4F-duI-95-S8Cw26ZX7QTqseX6xaFVNkrA534E5tJI7fFLVmsV9ScBGMFvVmCCF51pfhyEdKTvTyxFLmMBTDvtyzsxywABR7-CW-DiOwUbWJCx-cm7bUThzEHpV6oP37_p5qoN1ZfAQ/s1600/titanic+design.jpg 
1 - Roseta 2 - Medalhão oval com folhas de acanto 3 - Festão de folhas de louro amarradas com fibra 4 - Arabesco de folhas.

14. Os pedestais

No topo dos pedestais da escadaria uma pinha de madeira entalhada - denominada Pineapple Finial - arrematava a decoração. Na arquitetura clássica as pinhas simbolizam a fertilidade e a renovação, seu uso como decoração é muito recorrente em vários estilos e materiais. 

Acima, direita - Uma das pinhas esculpidas da escadaria no Olympic. Medindo 38 cm de altura, a peça sugere a dimensão grandiosa da escadaria. A peça segue em uso no White Swan Hotel, em Alnwick, norte da Inglaterra. 

15. O querubim

http://78.media.tumblr.com/tumblr_m2gmy4y8Fv1qal86xo5_250.gifAo lado - Cena de "Titanic" (1997)

Luminárias e candelabros com velas reais se faziam extremamente necessários em tempos onde a energia elétrica não existia e as escadarias de palácios e mansões necessitavam de iluminação para auxiliar na segurança de quem estivesse transitando por seus degraus.

O querubim luminária do Titanic no entanto era apenas decorativo e auxiliar de iluminação, visto que a escadaria já era absolutamente iluminada pela clarabóia com seu grande lustre de 50 lâmpadas e pelas dezenas de outros lustres de cristal instalados no teto.O querubim situava-se no convés A. A escultura de bronze media 1,40 m de altura com a chama inclusa. A figura apresentava cabelos ondulados e fora representado seminu, onde apenas um pequeno manto recaía de cima de suas asas e cobre seu ventre, terminando envolvido em suas costas como se estivesse solto no vento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGShdivHBfJQd6K_oVB0KQVpMiqjqH1kn9zlWS4e0WO_bJW5Jqg93MslYwMCyftYaeizeFDgEv06_k2McKPeOYuaopc-zfEuGW-j5YHXBJIPbbVfX6SW540rGQo0OFDO7M50OgzWlluUI/s1600/titanic+angel.jpg 
Acima - Uma reprodução do querubim exposta no Titanic Branson Attraction, em Branson, Missouri, EUA. Esta é uma versão com cores mais precisas que a reprodução criada para o filme "Titanic" (1997), pois apresenta a tocha na cor dourada, informação descoberta após o filme.

A face do querubim era voltada para a direita e levemente para baixo e ele apoiava-se na a perna esquerda, mantendo a perna direita levemente flexionada, tocando apenas a ponta do pé sobre a base, a qual simula um pequeno monte de rochas com folhas e flores. Nas mãos segurava um longa curva com forma de cornucópia. No topo da tocha havia uma cúpula de vidro translúcido branco em forma de chama. A tocha era também composta de bronze, assim como todo o querubim, mas em bronze polido dourado.

Na ilustração de um panfleto publicitário abaixo, a demonstração que uma cornucópia é na realidade um chifre estilizado. Cornucópia é um símbolo de fartura e se faz presente no meio artístico em forma de esculturas, pinturas, móveis e peças decorativas. Cornucópias são popularmente chamadas de "chifres da fartura".
.

O querubim foi afixado no topo de uma robusta coluna de 90 cm de altura, esculpida com frutos, flores, folhas e um laço de fita, o mesmo tema de entalhes presente nas bases das demais colunas. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigS_Ac5EX5aE1ayEsXvwJUwoByJDL1bBomoAXYN1TUCTaso3ChnRu7p5cs7LIBxvzaofAEyOKlzjnsUmPcFJhZbZrGiALog4OsCOesI66wgFoOarO-sal3uncQBLQk9xd1Jz2hHrrv6Wc/s1600/titanic+angel+cherub.jpg 
Acima - Uma coluna de um dos patamares do Olympic, que segue preservada e em uso no White Swan Hotel, em Alnwick, norte da Inglaterra.

O querubim que tem irmãos gêmeos na França, Bélgica e Alemanha 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDMN6EphywaB4ZvAHn86hqxPNDQYaECmJCZRopGLpKukdUU-UTdGdmxzLJveR3IjS-waJzjKPIK0HUNUusai5FD1KkbJis6e2db07Kp4n5y3Z8MmmP2Q0KipHLWqcY_a6vmjx47JvOhF0/s1600/titanic_cherub.jpgAcima - O trio de querubins nos jardins do Palácio de Versalhes, França. E o querubim localizado na grande escadaria traseira do Olympic, uma versão espelhada invertida do querubim da escadaria dianteira.

http://oi68.tinypic.com/j8ft78.jpgVocê sabia que vários aspectos da decoração dos interiores do Titanic foram inspirados pelo Palácio de Versalhes, localizado em Versalhes, França?

Ainda hoje há nos jardins do palácio de Versalhes a estátua de um querubim (anjo) de bronze idêntico ao que decorava a famosa Grande Escadaria da 1ª classe do Titanic. Possivelmente esta escultura de bronze fora utilizada como base de inspiração para o mesmo querubim reproduzido no Titanic. 

Há ainda reproduções do mesmo tipo no Chateau des Vaus na França, no Koning Albert I Park na Bélgica, no Palais de Justice em Marselha na França, no Zamoyski Palace na Polônia, e no Palácio de Herrenchiemsee na Alemanha.

Ao lado - Uma recriação gráfica do querubim da Grande Escadaria do Titanic, arte do brasileiro Anderson Brugger. Vídeo original AQUI

Grande parte da decoração das áreas luxuosas da 1ª classe no Titanic foi elaborada tomando como base famosas propriedades europeias e outros navios da mesma época, ou seja, nos interiores do Titanic foram aplicadas “releituras expandidas, adaptadas e melhoradas” da decoração já existente em muitos outros transatlânticos de sucesso do mesmo período e na decoração interna de propriedades luxuosas em terra.

16. Qual era a quantidade de querubins no navio?

Não há fonte documental definitiva que registre qual era a quantidade de querubins instalados aos pés das duas escadarias da 1ª classe no Olympic e no Titanic. No entanto, segundo informações recentemente levantadas por pesquisadores, no Titanic poderia haver um total de 14 querubins instalados aos pés das duas escadarias: 9 na escadaria dianteira e 5 na escadaria traseira. Estes querubins estavam divididos em dois tamanhos e configurações diferentes (os pequenos querubins se tratavam de pares unidos com 1 só lâmpada segurada por ambos). Apenas dois deles eram grandes, todos os outros eram tamanho menor, visto que se encontravam em andares inferiores, onde as dimensões dos ambientes requeriam uma decoração reduzida em altura.

17. A mobília 

A escadaria não era amplamente equipada com móveis, à exceção do convés D, onde as escadas se abriam para a recepção, totalmente mobiliada com mesas e poltronas de vime. Não sendo voltada para estadia, mas para o trânsito de passageiros, ainda assim haviam sofás e poltronas espalhadas ao longo dos conveses. Estes poltronas foram estofadas com veludo com dois tons de azul. Algumas evidências fotográficas e ilustrativas de época apontam que também haveria um número impreciso de cadeiras de vime espalhadas ao longo dos lances da escadaria, de padrão similar às encontradas na recepção da 1ª classe, no convés D.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9d8CesGOAgjhpZRIe0JbgT7sCMeEqN_THFxKNxN6RVlATiJ59sWHbGYieSuWrZ3ShxJzuk83zcRFUcn93CMjVtqSjOY4vwRY05a6FcvU26CSdnDJhrRFL2gbQRSRwM8ZsukmbUo92J8s/s1600/rms_titanic.jpgEsquerda - Reprodução de uma das cadeiras de vime fabricada para os cenários do filme "Titanic" (1997). Centro - A escadaria no Olympic a partir do convés de botes, a foto está voltada para a frente do navio, para o lado de estibordo. Direita - Reprodução em miniatura de uma das poltronas. (Frank Crescente artwork)

18. O relógio

http://78.media.tumblr.com/tumblr_ljs14lSIrq1qcj6mco1_500.gif 
Acima - Cena de "Titanic" (1997)

Localizado entre o primeiro e mais alto patamar de escadas, centralizado entre o convés de botes e o convés A, havia um grande relógio ornamental de carvalho esculpido ocupava quase a totalidade da altura entre o piso médio até as bases da cúpula. A obra media 2,8 m de altura X 1,6 m de largura. A composição foi nomeada “Honuor and Glory Crowning Time” [Honra e Glória Coroando o Tempo] e fora executado pelo escultor Charles Wilson.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj995Odw4VnS7FBZeZ41WsTGZX3G9Lg9ElkCvGA6kWkaSQUAYYQaLFIgpZdfTYu3jcw3VM-DlllJDMFRmwdatKn1_MCO3uZyvlL9I3gGJOG8w7RqMtJwAtLV1bOQ3dw8pVwZ3mL7oPESPI/s1600/titanic+staircase+clock.jpgAcima - O relógio entre o convés de botes e o convés A estava voltado para a popa (traseira do navio).

Este era um relógio conectado ao sistema regulador de horas do navio, seu ajuste não era feito no local, mas na sala de mapas na ponte de comando, onde estava localizado o relógio mestre que gerenciava todo o grande conjunto de relógios escravos do Titanic. Na travessia oceânica de longa distância se fazia necessário o atraso ou adiantamento do horário - dependendo do sentido da viagem -, conforme as linhas de fuso horário eram cruzadas no meio do oceano [ainda hoje o procedimento é o mesmo, salvo a praticidade e maior assertividade dos sistemas atuais de ajuste nas modernas embarcações]; o processo era executado para que passageiros e tripulação se mantivessem dentro da rotina temporal, com horários do navio correspondendo ao tempo local onde a embarcação se encontrava. Este processo no Titanic era feito apenas no relógio mestre da sala de mapas, mas afetava automaticamente todos os demais relógios conectados a ele.

19. Chegada em Southampton com o relógio inacabado

Há um relato de que o Titanic partiu de Belfast no dia 2 de abril, 8 dias antes da viagem, e chegou na cidade de Southampton sem a inclusão de algo no relógio relacionado ao seu mostrador. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX6eukkWQ0bT3_n_Yjdavd_SO4Fgt1kb5j0wwNIilyw4hDpf52CrGlht9hcaGt0iQrzGa-oi5TPTuijO5cZSKNLUaymPP1lmApp5ScngDKwgtOnEmszfIJ6oCd4b2uGHuO9OfkRwb-jI8/s320/titanic+voices.jpg
Ao lado - A obra "Titanic Voices, Memories from the Fateful Voyage", [Vozes do Titanic, Memórias da Viagem Fatídica], não publicado no Brasil.

A informação foi levantada no livro “Titanic Voices”, e gerou discussões sobre a veracidade ou não da informação perante os estudiosos.

O livro cita: "Charles Wilson, que esculpiu a parte central do painel Honuor and Glory Crowning Time no Olympic, e um similar ou idêntico para o Titanic, lembrou que quando o Titanic finalmente zarpou de Belfast, não havia tempo de equipar o relógio no painel esculpido ornamentado na Escadaria da Primeira Classe, e um espelho o substituiu até que o relógio chegou."

Ainda hoje não há um consenso sobre qual seria a realidade, mas acredita-se que o relógio de fato tenha sido finalmente concluído nos sete dias em que o navio esteve atracado na cidade de Southampton, portanto o Titanic teria partido em 10 de abril com o relógio finalizado. Visto que não há relatos diretos onde os passageiros citam o relógio - cita-se apenas a escadaria como um todo - e não existem fotos conhecidas da escadaria do Titanic, não há uma evidência conclusiva que finalize a discussão, e as possibilidades seguem em aberto.

20. Uma análise visual do relógio

A escultura do painel do relógio era formada pelas figuras de duas mulheres aladas (mulheres com asas, anjos) que personificavam as figuras alegóricas “Honra e Glória”. As duas figuras foram representadas com longas vestes de mangas largas, o que somado às asas, acentua o senso de se tratavam de serem divinos. A figura da esquerda, a Honra, escreve em uma tabuleta e apoia o pé esquerdo sobre um globo terrestre demarcado com paralelos e meridianos. 

A figura da direita, a Glória, segura em sua mão direita um ramo de palma sobre a cabeça da Honra. Ao lado de seus pés, recostada à coluna do relógio, está uma coroa de louros.

No centro, sobre uma coluna ornamentada com arabescos e folhagens de louro, ficava o relógio circular com mostrador de algarismos romanos. Na parte inferior do painel do relógio haviam dois grifos que sustentavam sobre a cabeça e sobre as asas toda a composição do painel esculpido. 

*Grifos são seres mitológicos representados com a cabeça, asas e patas dianteiras de uma águia e com corpo de um leão, visto que a águia é tida como rainha das aves e o leão como rei dos animais terrestres. Na mitologia os Grifos são seres muito fortes e sábios, guardiões de tesouros inestimáveis.

http://78.media.tumblr.com/tumblr_m6pm3k3mkQ1qenmvro2_250.gif
Ao lado - Cena de "Titanic" (1997)

Uma guirlanda de flores, folhas e frutos (do mesmo estilo criado pelo escultor Grinling Gibbons), arrematava a parte inferior do relógio entre os dois Grifos e seguia o mesmo esquema nas bordas laterais e no arco superior do painel, gerando uma composição impressionante em detalhes. . Duas colunas arrematavam o contorno do relógio, as quais eram finalizadas com capitéis esculpidos com um pequeno anjo cercado por folhas de acanto.

Um arco emoldurado finalizava o topo do relógio e era ladeado por entalhes de flores, folhas e arabescos. No topo do relógio um suporte espiralado com entalhes de folhas (denominado ANCONE) fazia o arremate superior da composição, este por sua vez, estava recostado às bases da moldura branca que circundava a cúpula de vidro.

 
Análise simbólica
.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMNH2fczms-kpXKOAkQ-XFzsU_jxiPVLucZfAnpH46eeXZutMDqYFjQA468JTQfiXQ73X7FwVgmgUCRSjtJMUzcEbHkhEnjtu4w6FWvzoMN76VxMzbFSSvltVwEekRJAr2XP8OlYGjTMQ/s1600/titanic_clock_staircase.png

21. Qual era o significado geral do relógio? 
 *Interpretação pessoal 

As figuras alegóricas da “Honra e da Glória Coroando o Tempo” eventualmente poderiam simbolizar os ideais corporativos da Companhia White Star Line, carregando de simbolismos, possivelmente não como mero atributo decorativo.

Numa análise superficial talvez a constatação seguinte o descreva: "A conquista do transporte de passageiros através de luxo, estabilidade, conforto e segurança, onde o tempo (simbolizado pelo próprio mostrador do relógio) era importante, mas não mais que a glória de uma travessia com as honras da tradição da tradicional companhia de navegação White Star Line".

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpRMhtv8Utehyphenhyphen4B-z6e5rAgttSrGMCGLZ6FrK4R9h9VxxE48USgpbZ5u9Ma1Ri4RF1-kw0TG2A5-CIKIG2Zz82OkKLta-6FC1Nju32kwFELek6sWaWQiYwPaGQ68RdJRc5lbVyNz01ZyM/s1600/titanic_honor_and_glory.jpgPara tanto, a figura representativa da Honra anotava em sua tabuleta as conquistas e vitórias sobre os mares do mundo, cujo qual estava representado como um globo terrestre sob seu total domínio, debaixo de seus pés. A figura da Glória segurava em sua mão uma ramo de palma, simbolizando a vitória sobre a concorrência nas travessias oceânicas. Enquanto que a coroa de louros, recostada aos pés da coluna do tempo, celebrava a glória suprema, o esplendor e luxo na travessia do Atlântico.

Ao lado: O relógio recriado para o cenário de "Titanic" (1997). Na foto os músicos da banda 'I Salonisti', fundada em 1981, convidados por James Cameron para interpretar os lendários músicos que pereceram com o Titanic tocando até os momentos finais sob comando do líder Wallace Hartley.

Os dois grifos na parte de baixo do relógio sustentavam o painel sobre a cabeça e sobre as asas. Estas duas criaturas mitológicas poderiam simbolizar a base sóbria e vigilante da companhia White Star Line, sua raiz histórica tradicional, aliada a uma vigilância constante visando tradição e segurança no transporte de passageiros.

Sintetizando: O relógio não era um mero painel decorativo nonsense, era na em realidade a materialização artística das metas corporativas, valores e qualidades alegadas pela White Star Line, um logotipo artístico da empresa. Ainda assim parece evidente que ninguém olharia para a obra identificando quaisquer significados organizacionais na escultura, isto se escondia por detrás de sua arte representativa sugestiva.

22. A inspiração para a criação do relógio

Em 1882 foram demolidos os últimos vestígios do enorme Palácio das Tulherias, em Paris, capital da França, bem próximo do conhecido Museu do Louvre atual. A enorme obra fora a morada de vários reis, como Henrique IV, Luís XIV, Luís XV e Luís XVIII, e tratava-se de um imenso palácio com uma longa fachada de 266 m. de comprimento [curiosamente o palácio media apenas 3 m menos que o Titanic!]

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmMvk8Pcx4ZL6eBSa4AAE3LIBtLP0SQrIs3ZlDZoyZvCUpYC16OOPQrKPUiHd8j57XWhyphenhyphenNvksiducWxLAKpoHiV8PU8aT0bQHhl9wTAdtuWbpUlBgWdGiY6pL1q8KqnhjZqEI01G9PhaM/s1600/palais+des+tuileries.jpg

No imenso palácio havia uma luxuosa sala denominada "Grand Cabinet de l'Empereur" [O Grande Gabinete do Imperador], cuja qual fora retratada em 1865 na tela "L'achèvement du Louvre" [A conclusão do Louvre] de Jean Baptiste Ange Tissier. A tela retrata o imperador Napoleão III junto de uma pequena comitiva, os quais estão dentro do gabinete no ato da aprovação das plantas propostas para a construção do Palais du Louvre [atual Museu do Louvre, um dos mais importantes museus do mundo, que abriga a obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci]. 

Abaixo a tela "A conclusão do Louvre" de Jean Baptiste Ange Tissierhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjjfcGYRxUP0Q-RL8wvCDyFrgB-V4mcSRNkUiiHU-baLKRUzLUqKaabs5zlrXbf_enVxAjTwR8mp82d4EpjtITbC7X1yLRun6DeKZOYOAd0W8j1lPA9zs6zNqUz0bwBkAUJZjXQnceMNQ/s1600/canvas.jpg

Ao analisar com atenção, pode-se notar claramente que no canto superior direito da tela, disposta sobre uma lareira, há uma grande escultura de duas figuras seminuas voltadas uma para a outra, e entre as duas figuras há um grande relógio circular sobre uma coluna dourada.Ainda que as cabeças das figuras tenham sido omitidas da tela, parece claro que aquela é uma escultura muito semelhante painel do relógio do Titanic. A composição geral é muito similar ao relógio da escadaria, onde a grande ressalva é de que o relógio que integrava o extinto palácio foi esculpido em mármore branco e bronze, e as duas figuras alegóricas estavam seminuas; enquanto que o relógio do Titanic era esculpido em carvalho e as duas figuras estavam plenamente vestidas.

O relógio do palácio ... Ilustração do relógio do Palácio ... Relógio do Olympichttps://i.pinimg.com/originals/a6/86/dc/a686dce5a190c60c8628c89ad8b4f46a.jpg

O nome da alegoria no relógio no gabinete era “A História Escreve Sobre os Ditos da Vitória”. A obra veio das mãos de Auguste-Marie Taunay, um escultor francês nascido em 1768 que se mudou para o Brasil em 1816 e faleceu em 1824, no estado do Rio de Janeiro. Portanto, se as evidências se confirmam, o relógio da Grande Escadaria fora inspirado pelo trabalho de um famoso escultor francês que migrou para o Brasil no fim do século XIX.

Frisa-se o fato de que não há nenhum registro preciso de que o relógio da escadaria do Titanic tenha sido diretamente inspirado na obra de Taunay, mas os aspectos visuais e a composição de ambas as obras são tão similares que torna-se inevitável pensar que os arquitetos e escultores da Harland and Wolff, de Belfast, Irlanda, tenham se baseado na bela escultura de Taunay, visto que o palácio das Tulherias fora construído muito tempo antes do Titanic.

Há registros de que os móveis, pinturas e esculturas do extinto palácio das Tulherias estejam protegidas nos grandes arquivos de obras não expostas do Museu do Louvre, portanto possivelmente o relógio esculpido em mármore branco e bronze pode ainda existir. A dúvida sobre a inspiração para a criação do relógio do Titanic segue, mas a similaridade entre as duas obras é notável e inegável, e apenas um atento estudo histórico poderia revelar a veracidade das suspeitas. Por hora trata-se apenas de uma intrigante e curiosa coincidência artística.

23. As pinturas em tela e a tapeçaria de parede 

Ao descer os degraus da escadaria, em cada meio patamar havia uma bela tela posicionada numa moldura entalhada com folhas, flores e frutos do mesmo estilo de trabalho encontrado nas bases das colunas e ao redor do relógio. Segundo os catálogos de leilão do Olympic, estas telas seguiam temas descritos como “paisagens italianas”, "retrato de um homem" e "flores". Uma das telas em maior destaque estava posicionada no topo do 1º lance de escadas do convés D. Esta poderia ser vista por aqueles que estivessem descendo em direção à sala de jantar ou para aqueles que ascendessem as escadas a partir da recepção do convés D, localizada aos pés da escadaria.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU9Fkg_FTG1z1Ff6KTHlTVCyWpXUBbKF5DJC62Vt1UzNX-m-KCdWvB0mA94QSgNoGPDp83biG6bDRQA1NYuF4yqKsAbm0kb16ppABsjR4vWjurenyqu2YM4o_bplvUf__z7pR0BVCvJks/s1600/titanic+canvas.jpg 
Acima - Reconstituição gráfica do lance de escadas do convés D, onde a escadaria abria-se para a recepção. À direita uma das telas emolduradas do Olympic. A pintura branca e verde mais recente oculta os tons originais da madeira de carvalho polido.

Havia também uma tapeçaria Aubusson na parede de frente para para o último lance de escadas no convés D, com uma cena intitulada Chasse de Guise, retratando homens numa floresta, cavaleiros, cachorros de caça e um castelo ao fundo. No Titanic haviam apenas duas tapeçarias deste gênero, a outra estava posicionada sobre a lareira da suíte C 55, uma sala de estar no convés C, que no Titanic fora ocupada pelos proprietários da rede de loja Macy's de New York, Isidor e Ida Strauss, famosos por perecerem juntos no naufrágio. No caso da suíte, no entanto, o tema era o de um casal apaixonado com trajes de época junto de uma árvore. 

Acima, esquerda - A recepção do convés D no Olympic. Direita - Uma tapeçaria de tema similar ao utilizado no Olympic.

24. O candelabro no convés D

http://78.media.tumblr.com/tumblr_m37u7hqo3u1qknqo4o2_500.gif 
Acima - Cena de "Titanic" (1997)

Acima de uma coluna robusta de carvalho esculpido no patamar situado no convés D foi instalado um grande candelabro de bronze com 21 lâmpadas em velas falsas. O candelabro fora fornecido pela empresa Perry & Co., de Londres. A peça se tratava de uma grande taça estilizada com 21 braços de castiçais, medindo ao todo entre 1,2 e 1,3 m de altura. As imitações de velas eram brancas, possivelmente em baquelite, o "avô" do plástico, apoiadas dentro de pequenos castiças em forma de arabescos com folhagens. Os braços eram unidos à peça principal através de uma imitação de corda fundida também em bronze.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMkO4t_DasHu69ndfAQs4zPQ9JizmlVKCNZlwQqfGi08PgghmlwLJ6uPyfXpcntu6oJh8un2GcSR_Fun-MInXSDeGiNlJ9NYLdhor08uHawlYAj_opFa3P8JIGzwr_PjUdSF-v3o6B6bw/s1600/titanic+d+deck.jpg 
Acima, esquerda - O candelabro do Olympic. À direita a reprodução do mesmo candelabro para os cenários de "Titanic" (1997).

25. Os elevadores

http://oi66.tinypic.com/ri7uq9.jpg 
Acima - Cena de "Titanic" (1997)

Atrás da escadaria se localizava um trio de elevadores que operavam entre do convés A ao convés E. Não haviam elevadores no convés de botes - onde estava instalado os motores do elevador - e no convés F - onde estava localizado o último lance de escadas. Os motores de suspensão foram instalados em uma cabine situada precisamente atrás da parede do relógio esculpido. Cada elevador tinha capacidade para 10 pessoas e só podia ser operado quando os portões internos estivessem fechados. Nas paredes frontais aos elevadores foram instaladas anúncios com letras fundidas em bronze identificando cada convés.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHkjA8-qeMWkvWCxNtTCev3qU-WYv4Yyaxi_lwRbfiI2COC_EnXRAfx6Le-Xz6IrI2b1vzpd4THqh2tZfPB2exDHQPN2mq33PfhW8v-3tecN0u9YnNpHTgCK7bRCcwQnqZb6HJnXp33V4/s1600/titanic+elevator.jpg 
Acima - Na arte à esquerda uma reconstituição das paredes frontais aos elevadores. À direita um dos letreiros situados frente aos elevadores no convés A em sua condição atual, nos destroços do Titanic. Surpreendentemente a madeira ainda resiste e também o letreiro de bronze.Apenas a letra "A" se destacou e caiu em meio aos sedimentos.

Com aparência idêntica em todos os conveses, eram revestidos com painéis de carvalho e colunas frisadas dispostas nos dois lados de cada pórtico de entrada. Sobre cada porta um frontão esculpido em carvalho arrematava a composição. Os frontões têm origem na arquitetura greco-romana. Na coluna frisada de cada uma das três entradas se dispunha um pequeno painel de vidro iluminado enunciando os conveses: A DECK, B DECK, C DECK, D DECK, e E DECK. Logo abaixo deste painel havia um pequeno botão de chamada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNbO2T-izAmHDzeh3tzeJ6GE-Aeq-FIwsx_mKzpYoRcu_a8hWwmvfcESy15j1stfur2-2ce5Jrqm2ttHk3VneEpVlcGYNKIsK7xldEgk4faSQzpls-YANbE3HWz2V16DD4JRRAdpMAWrM/s1600/titanic+deck.jpg 
Acima, esquerda - O mostrador de posições reproduzido nos cenários de "Titanic" (1997). À direta os elevadores a bordo do Olympic, similares aos elevadores no Titanic.

Decoradas com painéis no estilo EMPIRE, as cabines eram brancas, com inserções de delicados apliques dourados. Curiosamente este era o mesmo estilo decorativo utilizado na cabine C 57 da primeira classe, localizada nos arredores da escadaria no convés C.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnVA13leo7l6uxUdt9LruU7H1S2uvkzdxPlNDheEqupsVEQsv4vrz6Kq-DjYsSCzUflxo0lLgnTHCnYeMnnevwdr_TvxWFA1MzwkJRZAFwLssK73hyphenhyphenCFTjsxepOlyPNW787Tzh_AKOUU8/s1600/titanic+cabin.jpg 
Acima - Os interiores dos elevadores foram equipados com o mesmo estilo decorativo encontrado na cabine C 57, marcado pela pintura branca enriquecida por apliques dourados. A foto exibe a cabine C59 do Olympic, porém idêntica à cabine C57 do Titanic. 

Um poltrona estava disposta em cada elevador recostada à parede de fundo. Nos painéis laterais e de fundo foram equipados três espelhos que ocupavam a meia altura das cabines. Cada elevador dispunha de dois pares de portas corrediças, as portas interiores eram pantográficas e as exteriores em ferro forjado, com um elaborado trabalho de design formado por barras e desenhos espiralados.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGh0CulsB8ODUDnJUF-RrdWlB2mowPbVKXtiGmJ3rT_YJ1QBIzjkxW3jChNQosGN7rJGKnbC-NsTIvuokJUotdynEqs1ZGpbEWGereuRzLv_i7vHaYPh3atWqfRcu3hGWwN3M7_9C9g94/s1600/titanic+door.jpg 
Acima - Os gráficos acima reconstituem o design dos portões dos elevadores, compostos por um portão interno de segurança e um portão externo ornamental. À direita a ilustração o design das portas dos elevadores no Olympic. No Titanic - descobriu-se recentemente - o design dos portões ornamentais era ligeiramente diferente.

26. Uma curta aparição em filme da escadaria do RMS Olympic

O filme a seguir trata-se de uma publicidade gravada em película de filme da década de 1920. As imagens exibem as acomodações interiores do Olympic, o navio irmão do Titanic. As cenas iniciais mostram um casal de passageiros tomando um dos elevadores com a ajuda de um jovem ascensorista. Aos 0:29 segundos vê-se também três casais de passageiros ao descer os degraus da Grande Escadaria em rumo à sala de jantar, numa visão de câmera tomada no convés A, onde se situava o "querubim grande", o qual fora explorado anteriormente nesta matéria. Os trajes das damas (vestidos curtos) evidenciam por si só que estas são imagens feitas por volta de 1920, quando a moda feminina passava por alterações evidentes, deixando os longos vestidos formais para dar lugar à peças mais ousadas e curtas.


27. Um voo musical pela Grande Escadaria 

Para facilitar o entendimento de como eram os espaços e a decoração na Grande Escadaria, fica um vídeo espetacular que "flutua" pelos interiores das escadas de cima à baixo. A apresentação está entre as mais espetaculares recriações em computação gráfica, pois incorpora vários aspectos históricos deste ambiente, porém ainda assim, é repleta de incorreções, o que não diminui a beleza e o entendimento dimensional. A animação não percorre todos os conveses onde a escadaria estava presente, deixando de lado o pequeno lance de escadas simplificadas que havia no convés F.


28. A Grande Escadaria "ontem e hoje"

Acima - Cena de Ghosts of the Abyss (2003)

Na gigantesca onda midiática sobre o Titanic, não há qualquer melhor referência sobre as condições atuais da Grande Escadaria do Titanic do que as ricas imagens apresentadas no documentário "Ghosts of the Abyss" (Fantasmas do Abismo) dirigido por James Cameron, lançado em 2003.

Neste documentário, que executa a exploração visual e histórica dos escombros do Titanic, as imagens captadas por robôs câmera teleguiados por controle remoto exibem as condições atuais dos interiores do navio. De modo muito inovador, James Cameron utiliza-se de um tipo de "efeito fantasma" que funde ações tomadas em estúdio às imagens verídicas do Titanic naufragado, resultando numa espetacular apresentação de quais são as condições atuais do local onde antes situava-se a escadaria.

 .
Ainda hoje o sumiço da escadaria está entre os pontos físicos mais intrigantes do naufrágio, e não se sabe que fator causou o desaparecimento quase completo dos vestígios dos lances de degraus da escadaria. Especialistas e historiadores ao redor do mundo cogitam que os lances teriam sido brutalmente arrancados de suas bases durante o naufrágio devido à força da água, tendo sido destroçados, flutuando livres em meio aos destroços. Hoje o que resta do aspecto interior mais icônico do Titanic é tão somente um grande fosso aberto entre o convés de botes e o Convés D, circundado por dezenas de colunas de aço e intensa formação de detritos ferruginosos formados pela decomposição do aço estrutural do Titanic. 

Sem a solução do mistério ainda hoje, a madeira da escadaria eventualmente poderia ter apenas se decomposto com o passar das décadas, seguindo a regra de quase toda a madeira nos interiores do navio, que se decompôs quase na totalidade ao passar dos anos. Pesquisas e gravações obtidas em 2001 para o documentário "Ghosts of the Abyss" demonstraram que nos interiores dos escombros do Titanic há ainda incontáveis casos onde a madeira segue relativamente bem preservada; em sua maioria são peças que receberam aplicação de tinta, que acidentalmente atuou como uma espécie de repelente químico dos microrganismos decompositores de madeira. 

A escadaria era revestida em carvalho apenas polido e encerado, que aparentemente não afastou os microrganismos decompositores, que ainda hoje seguem devorando com voracidade o ínfimo de madeiramento que ainda resta de sua rica decoração interior. Considerando a quase completa descaracterização da escadaria , notavelmente dezenas de lustres de bronze e cristal ainda pendem do teto, sustentados pela própria fiação em meio às estalactites de aço decomposto.
.
[Crédito fotográfico: Ghosts of the Abyss (2001), recriação gráfica por Clément d’Esparbès, animação por Rodrigo, Titanic em Foco]
Acima - Hoje a majestosa Grande Escadaria do Titanic se apresenta como um grande buraco vazio, por onde as dezenas de equipes de exploradores conseguem fazer imagens dos interiores do navio naufragado através da utilização de robôs câmera, teleguiados remotamente pelos submarinos que pousam sobre as bordas deste precipício, onde antes se alocava a bela escadaria de carvalho inglês polido e grades de ferro forjado e bronze.
.
O próximo vídeo faz uma revisão visual da escadaria através da edição de dezenas de imagens e vídeos de expedições aos escombros do Titanic e de filmes e documentários produzidos ao longo dos anos. A apresentação é longa, mas perfeita para se entender o que houve com as escadas desde que o Titanic naufragou em 15 de abril de 1912. A música Marble Halls da cantora Enya enriquece as imagens. 


29. A Grande Escadaria traseira

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEFOfFuPb71za4f2Hss3JhO169ZOyFQa2-4AFCd9hwwuRlB34QD1LbQUkQsl373ZffeLy07TOUlSrksy6GJHugNuXhKNpR_SlbfFe3ipx6GI07l0kRWvy0RtwvnV03e3KSTHcWwGPEgPg/s1600/titanic_staircase.jpg 
Acima - A Grande Escadaria traseira no Olympic vista em uma foto tirada no seu mais alto patamar, no convés A. O destaque na primeira foto indica a cabine ocupada por Thomas Andrews na viagem inaugural do Titanic. Por detrás das janelas arcadas, que aqui na realidade eram dois espelhos, estava a cabine A 36. O pequeno detalhe da planta ao lado situa a disposição da cabine ocupada por Andrews ao lado da escadaria.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4GBHj93jrVgLNQzYSNSX278aWVFQ1QT3ZFe6Zy_h2HNEpmpRMWd-jlvnwpQ1E_1oYSB4t_qyEqrTD1zubPb4nHahWA_koS82ynU0I6Ov72V5kXUP3w_Wy8Gb4TRHK6_aYVFhCQEulWaA/s1600/5884649733_fc119a9b64_z.jpgAo lado - A Grande Escadaria traseira do Olympic (virtualmente idêntica à escadaria correspondente do Titanic) seguia o mesmo estilo da escadaria na proa, com o diferencial de ser um versão compacta e de não possuir o grande relógio ornamental em seu patamar central, onde neste caso se localizava um relógio de menor porte e simplificado em suas formas. A fotografia ao lado foi tomada a partir do convés B. As duas portas ao fundo - uma aberta e outra fechada - comprovam que esta não é uma fotografia feita no Titanic, visto que são as portas das cabines A65 e A67; ambas as cabines foram construídas/adicionadas em uma das muitas reformas do Olympic, realizada tempos após o naufrágio do Titanic. Originalmente aos pés da escadaria na popa (tanto no Olympic quanto no Titanic) situava-se a recepção do restaurante À La Carte (que será explicada no tópico abaixo). Caso esta fotografia tivesse sido feita no Titanic (ou no início da carreira do Olympic), ao invés das duas portas de entrada das cabines A65 e A67, veríamos as mesas, poltronas e sofás da recepção do restaurante À La Carte e uma parede apainelada branca. 


*Apesar de originalmente este patamar da Grande Escadaria traseira estar localizado no chamado "convés B", no Olympic este convés foi posteriormente renomeado como "convés A", por isto as duas cabines receberam a devida nomeação "A65 e A67".

Ao lado - A estrutura principal da Grande escadaria traseira, aqui vista desde a cúpula circular alojada no convés de botes, se extendendo até o convés B. Mais compacta que a escadaria dianteira, a cúpula aqui também era menor e com formato circular, distinta da mesma da escadaria dianteira, onde a cúpula era elíptica/oval.
..
A Grande Escadaria traseira era localizada entre a terceira e a quarta chaminés e se estendida por três conveses, A, B e C. Ela era caracterizada por balaustradas de madeira de carvalho inglês de mesmo estilo da escadaria na proa e também contava com o mesmo modelo de cúpula de ferro forjado acima das escadas.

Durante a expedição realizada pela empresa RMS Titanic INC em 1987, um querubim de bronze, considerado ter pertencido ao convés C da escadaria traseira, foi recuperado (na foto ao lado). Ao contrário dos dois querubins grandes localizados na escadaria dianteira (no convés A) e na escadaria traseira (no convés B), este é bem pequeno, com menos da metade do tamanho de seus "primos mais famosos". As descobertas mais recentes apontam, no entanto, que este tipo de querubim em realidade pertencia ao conveses inferiores das duas escadarias, e não foram instalados no centro do lance de degraus, mas nas colunas laterais da escada, sempre em pares, onde dois delas seguravam juntos uma tocha apenas. *Como na reconstrução gráfica abaixo.
.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8o8UVBDHfgABUO1-fUb-RhuPdq6eQbbMA39yrU907TxtK2l1CUI3mB7tAkZJLgm8eewxhB9OHzfT47PiBX5EXC1899JzDdf9XKAsQNExz_kparzhfBDAkVe8aSnG-ySpv-ODmnD79-Pc/s1600/titanic_cherub.png
 .
As diferenças maiores entre esta escada e a escadaria dianteira eram de que em vez de haver um grande relógio esculpido no patamar central, nesta havia um relógio de formato quadrado menor e mais simples. A cúpula de ferro forjado acima desta escadaria tinha formato circular e foi instalada no convés de botes, enquanto que na escadaria dianteira a cúpula era um pouco maior, tinha formato oval e foi instalada um andar acima. À ré da escadaria na proa havia um conjunto de três elevadores para a 1ª classe, o mesmo não se aplicava à esta escadaria, aqui não haviam elevadores. Enquanto que havia um piano vertical logo abaixo da cúpula da escadaria na proa, aqui não havia piano em nenhum dos três conveses por onde se estendia a escada.

Outro fator diferencial entre as duas escadarias eram suas áreas de cobertura: A escadaria na proa se estendia por 7 conveses (convés de Botes, A, B, C, D, E e finalizava-se num lance muito simples no convés F, ao lado do banho turco e da piscina), enquanto que esta escadaria se estendia apenas por 3 conveses: Convés A, convés B e finalizava-se no convés C, onde ficavam a barbearia e a sala de jantar das criadas e mordomos dos passageiros da 1ª classe.

Acima - Uma ilustração de panfleto publicitário da recepção do restaurante À la Carte, instalada aos pés da escadaria traseira, no convés B. A porta dupla ao fundo da imagem acessava diretamente o café parisiense, enquanto que o acesso ao Restaurante ficava à direita das portas duplas, através de um pequeno corredor. A sala de recepção era localizada fora do restaurante e aos pés da scadaria traseira no convés B. A decoração da recepção seguia o estilo georgiano e as paredes foram revestidas de painéis brancos com detalhes emoldurados. O piso era composto de mosaicos de linóleo idênticos aos da Grande Escadaria dianteira, e coberto por grandes tapetes elaborados. A sala era equipada com cadeiras e sofás de vime estofados com seda.

30. Grandes Escadarias em outros navios 

Escadarias à bordo de navios, sejam eles gigantescos transatlânticos de luxo ou navios de menor luxo e de menor porte, integram parte das vias cruciais no que diz respeito à facilitação de trânsito através dos conveses, cabines, restaurantes e às áreas de lazer de um barco de passageiros. Em resumo: A escadaria principal à bordo de um navio está além de um mero atributo de luxo decorativo, pois são indispensáveis à facilitação do tráfego de passageiros.

Ao longo das décadas, acompanhando a sempre crescente disputa comercial do transporte de passageiros pelos mares do mundo, as escadarias deixaram de ser apresentadas como tímidos degraus cercados por um corrimão de madeira para se tornarem parte integrante das melhores e mais decoradas áreas de um navio de passageiros, tornando-se um atributo de grande destaque, um ponto de ostentação onde os passageiros poderiam se reunir para ir de encontro aos luxuosos jantares e às várias outras áreas de lazer instaladas à bordo.

Os anos de ouro da era da navegação transatlântica ficaram para trás com o surgimento da era da aviação, os grandes e clássicos transatlânticos de luxo evaporaram-se quase por completo dos mares do mundo, mas as escadarias marcaram história e evoluíram em suas dimensões e no estilo decorativo, assim como também evoluíram as formas dos navios e o clássico e saudoso transporte de passageiros cedeu lugar para os frívolos e descompromissados cruzeiros marítimos que hoje cruzam os mares de nossa época.

Acompanhe pelas imagens abaixo a evolução deste ponto de encontro através dos anos, as mudanças e as diversas apresentações das "Grandes Escadarias" em alguns dos mais conhecidos navios que cruzaram, ou que ainda cruzam, os mares do mundo.
.


Dedicatória 
 .
Dedico esta matéria às pessoas que trazem quente e fervente nas veias o sangue artístico, aqueles que entendem o que a arte representa e os reais valores da arte na vida de nós todos, os seres humanos. "A arte e a emoção são duas das manifestações que nos diferenciam dos demais seres caminhantes."

Em memória
Em memória aos trabalhadores e artistas que construíram o Titanic. Em memória às mais de 2.200 pessoas que nele embarcaram em 10 de abril de 1912 e às mais de 1.500 que pereceram no naufrágio.

Crédito 
 Texto integral por Rodrigo Piller, Titanic em Foco

Com informações de: 

adorabella.com.au / encyclopedia-titanica.org - Bruce Beveridge / Olympic, Titanic, Britannic: An Illustrated History of the Olympic Class Ships  /  mni.com / loc.gov - Bain Collection / titanicbranson.com / wikipedia.org / Titanic (1997) - 20th Century Fox / Titanic 4 Disc Deluxe Collector's Edition 1997 / Titanic, An Ilustrated History (livro) / Titanic in Photographs (livro) / Titanic: Honor and Glory / titanicclock.com / premierexhibitions.com / aftitanic.free.fr / Ghosts of the Abyss (2003), Walt Disney Pictures e Walden Media / titanichg.com / http://titanic.superforum.fr / deviantart.com/alotef - Mike Brady / seacitymuseum.co.uk / Titanic the Ship Magnificent (livro) / titanicchannel.tv / fatherbrowne.com / titanicbelfast.com / James Cameron's Titanic Explorer / James Cameron's Titanic [Ed W. Marsh, Douglas Kirkland, James Cameron] (livro) / titanic-model.com - Frank Crescente artwork - Morten Jensen artwork / kenmarschall.com / hoxtonredsox.com  /   magnificenttitanic.tumblr.com  / db.com/mods/mafia-titanic-mod / maritimemuseum.novascotia.ca / Clement d'Esparbes artwork (defunct site) / yourprops.com / Titanic Voices: Memories from the Fateful Voyage (livro) / Last Mysteries of the Titanic (2005) / R.M.S. Olympic - White Star Line Promotional Tour 1920's footage  /  maryevans.com  /  entertainment.ha.com  /   Rebekah Maxner, Clavier Companion,  Jan/Feb, 2012

64 comentários:

Diogo Gasparini disse...

ola rodrigo gosto muito das suas materias e do seu blog essa materia da grande escadaria e muito importante pq pra mim essa e a parte + luxuosa do navio e ainda ha um misterio para saber qual foi o fim dela no documentario os ultimos misterios do titanic james diz q provavelmente a agua fez q a escadaria se soltase e fosse para cima e relatos q encontrarao uma parte dela flutuando no dia do naufragio vc ta de parabens pela materia e continue assim

SAULO disse...

Parabéns Rodrigo sem duvida o teu post está muito completo e esclarece em muitos aspectos toda a forma e parte tecnica da construção e designer desse ambiente que está intimamente ligado e relaçionado ao titanic e a tragédia que se abateu sobre ele e seus passageiros... mal posso esperar pra ver o resto do post.... abraçs e continue assim..

Rodrigo disse...

Obrigado pelas visitas, é ótimo ver que ainda há quem admira o navio "mais de perto" com um olhar em CLOSE, somos poucos, mas estamos aqui.

Eu não tinha estes dados todos gravados em mente, a matéria chega até aqui depois de um longo (às vezes muito cansativo) processo de pesquisa somada com meu interesse e entendimento prévio; continuo apenas um simples curioso que ama arte e têm interesse especial pelo Titanic.

E se minhas pesquisas dispertam interesse e são bem vistas, meu trabalho de interesse "gratuito", já está plenamente pago.

2012 se aproxima e a história não se esvaece... há muitos que admiram a história, há poucos que gostam de verdade e há raríssimos que querem entendê-la de verdade.

Grato pelas visitas e pela atenção.

Samuel disse...

Parabéns Rodrigo pela excelente postagem, eu estava juntando materiais para fazer uma pequena réplica da grande escadaria, somente a parte onde se encontra a cupula, e com sua postagem muitas duvidas q eu ainda tinha foram esclarecidas, parabéns mais uma vez e obrigado por dividir suas pesquisas conosco, acredite, é por existir pessoas assim como vc, q ainda resta esperança no ser humano!!
Grande abraço

Luciano disse...

O melhor post do blog, sem duvida alguma, cada dia melhor! :)
-
A grande escadaria sempre foi meu "ambiente" preferido do titanic! hehe então é meio estranho saber que (ainda) não vimos uma foto REAL da escadaria do titanic... e que talvez nunca iremos ver! e apesar de sempre dizerem que a escadaria do titanic era IDÊNTICA a do Olympic, ainda sim é estranho, pois só uma foto real comprovaria isso...

Anônimo disse...

Parabéns Rodrigo, fico impressionado com a riqueza de detalhes que você consegui encontrar, muito bem escrita. A melhor postagem que já vi , depois da do Longue, que também acho muito interessante.

Onde você encontra essas fotos ? No Google n é, ja virei de pé a cabeça o Google e não acho assim ? rsrsrsrs

Parabéns !!!

TITÂNICOS em ação

Rodrigo disse...

Samuel, que bom saber que está com este projeto, nem precisa dizer o quanto é interessante e divertido um trabalho como estes, muito boa sorte.
Que nada amigo, sou um curioso que gosta de arte, e como o Titanic era carregado de bons exemplos de arte, a história dele segue muito atraente para mim. O blog é minha ferramenta de aprendizado (tanto histórico quando de escrita e edição) e o meio com o qual encontro mais pessoas que têm admiração e curiosidade, é sempre um prazer ver que ainda existem pessoas que realmente ainda gostam do assunto. Sou só um admirador, apenas... Seja sempre bem vindo.


Luciano,, Opa, se o conteúdo está bom, para mim é a ecompensa. : ) ... Pois é, faz algum tempo que no meio de minhas pesquisas descobri sobre a não existência de fotos da Grande Escadaria, confesso que demorei a "engolir" a história, foi uma descoberta muito estranha. Com o passar do tempo encontrei as evidências sobre este fato e só aí pude acreditar... e como a história engana a gente! muita distorção até chegar aos nossos ouvidos. No demais só resta pensar que haja alguma fotografia (mesmo que muito ruim) arquivada em algum local, esquecida no tempo... Pode existir, e do mesmo modo, pode realmente não existir, pois alguém já teria feito ao menos a insinuação de que esta imagem exista. O que resta então são as imagens da extinta escadaria no fundo do oceano, pois estas sim são imgens autênticas, mesmo que as escadas não mais existam... é o tempo e a corrosão devolvendo à natureza aquilo que dela um dia foi tirado...
Até :)


Titânicos em Ação

Grato pela visita, e feliz que goste do conteúdo. Quanto às imagens não há segredo nenhum, é a reunião e edição de 9 anos de um interesse que nunca morreu, hoje conto com um arquivo referencial que me possibilita um trabalho de edição muito rápido, e todas as imagens desta matéria passaram por uma pesada edição, nada vêm pronto.

Seja sempre bem vindo.


"O tempo não têm mestre e nem pode ser parado, resta apenas agir para o bem e olhar com um olhar inquisitivo para o quê o destino nos reserva."

Victor Laurant (Tirano) disse...

Carama, muito bom este post. Muito bem detalhado, explciativo e informativo. Como sempre, Rodrigo, se superando. A grande escadaria pe sem duvidas um dos lugares mais conhecidos e bonitos do titanic. Parabéns ela postagem, e pelo blog q esta cada vez melhor!

Rodrigo disse...

Opa, obrigado amigo, vamos descobrindo juntos, cada matéria publicada aqui é também cheia de descobertas e de informações que vão sendo encontradas, algumas delas vão surgindo conforme eu edito, gosto deste processo de pesquisa, é cansativo mas continua empolgante porque sempre surgem coisas novas para mim...

É só eu não exagerar na dose querendo publicar mundos e fundos tudo de uma só vez, que o blog ainda terá um bom futuro.

Agradeço a atenção.

André disse...

Olá Rodrigo
Muito interessante esse tema e parabéns pela dedicação.
Um dos detalhes que mais chamam atenção em um navio de passageiros é sua decoração, onde até escadarias não poderiam ficar de fora da atenção de quem desfruta da embarcação.
Essa atenção dada a decoração dos interiores é passada de geração para geração, visto que os navios modernos sempre imprecionam com conveses ricamente ornamentados e em vários estilos.
Infelizmente vou ter que discordar da parte em que os atuais navios de passageiros não sejam importantes, pelo contrário! Acho que os cruzeiros resurgem como uma forma de dizer que os mares precisam de navios de passageiros.
Os aviões é quem são os vilões da história dos grandes transatlânticos por lhes ter tomado a importância que sempre tiveram, em nome da velocidade (e muito mais gente morre por causa dessa preça toda).
Mas de uma forma geral foi uma matéria importante por mostrar um aspécto que são a marca registra dos transatlânticos: suas escadarias. Mas, na era conteporânea dos "passangers", quem surge para dividir a atenção das grandes escadarias são as diversas atrações a bordo e em especial os elevadores panorâmicos. Estes sim rivalisam os degraus imponentes. Até porque Rodrigo, os elevadores evoluiram muito também e estão presentes em muitos shoppings e é também um íncone do cotidiano moderno, como as escadarias forma para os grandes navios.
Um abraço e belo trabalho.

Rodrigo disse...

Oi André, grato pela visita.

Você está plenamente correto, as escadarias em navios modernos continuam a ser um ponto de exaltação da beleza e do luxo. O romantismo do transporte de passageiros já ficou para trás há tempos, hoje restam poucos navios que detém o título de "transatlântico", hoje fala-se em navio de cruzeiro quase que na totalidade.

Ainda assim as escadarias continuam a marcar presença, e hoje são ainda maiores e mais opulentas, claro, em estilos novos, dos quais não me atraem pela beleza moderna, apenas pela composição arquitetônica. Sou admirador da beleza clássica antiga, não tenho gosto pelas obras modernas, admiro-as pela imponência e tamanho apenas.

Tudo evolui, os tempos mudaram e os elevadores hoje são um espetáculo à parte, deixaram de ser simplesmente funcionais para se tornarem uma atração dentro dos navios e outros espaços modernos, isto é verdade.

Não disse que os navios não são importantes, citei "cruzeiros frívolos e descompromissados" para acentuar o fato de que hoje os grandes navios são usados para divertimento e passeio, e não mais como uma via crucial de transporte, visto que o Titanic pertenceu à uma era e à um uso radicalmente diferente que é direcionado aos navios de hoje.

Hoje um grande navio é sinônimo de viagem de divertimento e passeio turístico, em 1912 um navio era sinônimo de único meio de transporte entre os continentes, mudança de vida e migração para o Novo Mundo, a América.

O surgimento da aviação foi um passo gigantesco para o transporte entre os continentes e uma verdadeira sentença de morte para os navios do passado.

André disse...

Também gosto dos modelos clássicos Rodrigo, tanto que o próprio projeto do Titanic, com castelo de proa e popa, são fascinantes por caracterizarem um aspecto elegante. Hoje a popa dos cruzeiros são projetadas para maximizar a área disponivel para entretenimento.
Frívolo quer dizer sem importânica, foi nesse sentido que interpretei o que vc disse.
O Aquitania, da Cunard, é outro navio que admiro bastante por causa do casco. Sempre que vejo uma foto externa desses navios com pessoas nas amuradas fico curioso em saber como é o interior daquela posição em que o passageiro está.
Navios italianos, franceses e alemães daquela época não são tão interessantes como os ingleses, principalmente os da classe Olympic.

Rodrigo disse...

Realmente André, já vi navios e navios em fotos e mais fotos, mas não há nenhum outro que me chame tanta atenção quanto o Olympic e o Titanic, é uma questão de apego ao que se admira, algo absolutamente particular.

Passei um bom tempo pensando que o Titanic era "o navio perfeito" o mais belo de todos os tempos,,, grosseiro engano, pois há interiores de outros navios, como alguns interiores do Aquitania ou Lusitania, por exemplo, que estão à par ou acima da beleza e luxo do Titanic,,, há soluções arquitetônicas do Titanic (em divisão de ambientes e acessos) que são grosseiras,,, claro que só enxergo isso hoje, depois de analisar mais de perto e pôr o Titanic em análise comparativa com outros navios da mesma época...

Ainda assim, minha admiração pelo Titanic não muda, a beleza de todo o conjunto é, em minha visão particular, o que coloca o Titanic entre os primeiros lugares dos navios mais belos da era antiga. Mas esta visão é algo particular, cada pessoa enxerga de um modo diferente.

Apesar de 90% de minh atenção e pesquisa estar voltada apenas para Olympic/Titanic, eu não dispenso jamais os outros navios clássicos, e garanto também que há magníficos exemplos de bom gosto à bordo de alguns outros, é sempre bom entender a história de modo amplo, pois do contrário acaba sendo "admração cega" e isto não é sadio, tampouco inteligente.

Admiro demais do Titanic, mas entendo perfeitamente que ele pertenceu a uma era antiga da navegação, e colocá-lo em comparação com navios mais novos é tolice,,, os tempos evoluem e com isto as coisas também mudam radicalmente... navios, arquitetura, conceitos e a própria sociedade, e é esta última que dita as transformações e readaptações para que as coisas sejam adequadas às necesidades de uma época.

Viver plenamente o presente e admirar o passado de modo inteligente e amplo, sem a "cegueira" do fanatismo, isto empobrece qualquer tipo de estudo ou de admiração.

Ruan Pimentel disse...

parabéns pela matéria não é fácil reunir tudo isso. muito bom !!!!!

Rodrigo disse...

Obrigado pela visita Ruan, seja bem vindo. Juntar e colar estas informações realmente não é a tarefa mais divertida, realmente cansa e seria estressante se fosse levado como obrigação. Mas, a medida que eu descubro com as pesquisas, este processo descompromissado de editar e publicar se torna algo muito interessante, pois ao mesmo tempo que exercita minha capacidade de repassar as informações e me expressar, me faz entender melhor sobre algo que continuo admirando, trazendo um novo público para esta história universal.

O Titanic em Foco existe por 1 motivo maior: pesquisar e publicar pelo simples prazer de recontar um história que ainda chama a atenção de muita gente, e neste processo, sigo ganhando em cultura e capacidade de expressão, além de reunir as pessoas que gostam do assunto. : )

carol_titanica fã disse...

oi rodrigo,
queria dizer o quanto adoro seu blog é muito interessante!!leio e releio varias vezes.achei muito legal essa matéria você esta de parabéns!!
gostaria de dizer também que sou fã do titanic e amo de coração sempre amei tudo que envolvia o assunto e esse ano estou mais dedicada do que nunca no titanic.para mim ele sempre sera o mais lindo o maior e o mais maravilhoso navio!!!
VIVA A OS TITANICOS!!!!

Rodrigo disse...

Olá carol, seja bem vinda ao TITANIC EM FOCO

Fico satisfeito em saber que gosta do conteúdo divulgado no blog, é sempre um prazer saber qua ainda há tantas pessoas com um interesse e carinho pela história do Titanic. Minha tentativa constante aqui é sempre trazer conteúdo histórico do modo mais claro que eu puder, faço isto porque sou admirador, nada mais que um admirador.

Escrever e editar sobre algo que gosto é um prazer, mas receber o retorno de pessoas que, como você, também gostam da história, é fantástico.

Abraço

RODRIGO, TITANIC EM FOCO

Anônimo disse...

Caraaaaaa, parabéns pela dedicação, pesquisa e pela qualidade do teu blog! Sucesso, vida longa!
Ass: Burton

Rodrigo disse...

Obrigado Burton

O Titanic em Foco nasceu porque sou um curioso admirador da história, mas o blog só se mantém porque recebo o retorno dos leitores, assim como você acaba de fazer.

Pesquisar e publicar sobre algo é muito interessane, mas receber atenção sobre este trabalho é fantástico.

Seja bem vindo.

Anônimo disse...

Valeu meu caro!
Eu curto muito o Titanic e sua história! Achei interessante e esclarecedor essa postagem da escadaria. Sobreviventes contam que ouviram explosões no naufrágio e até hoje especula-se que em uma dessas a escadaria teria ido a abaixo, mesmo. Sempre pesquiso as histórias e corro vários blogs e sites, mais esse teu é o mais completo. Ainda não li nem a metade das matérias aqui, devido a falta de tempo. Assim como a maioria dos artistas, a história desse navio fascina e não tem fonte melhor que esse teu espaço! Sucesso! Ass: Burton

Roberto disse...

Seu site é FANTÁSTICO! É fascinante ter a chance de saber coisas e ver imagens inéditas do TITANIC. Dou nota DEZ pela sua dedicação e comprometimento em proporcionar a tantas pessoas o prazer de conhecer histórias que nunca tinha lido em parte alguma! Seu site é pra lá de completo!!!! PARABÉNS!!! FANTÁSTICO!!! INCRÍVEL!!!!

Rodrigo disse...

Olá Roberto

Só posso agradecer pela atenção ao blog, é sempre bom saber que há muitas pessoas que ainda guardam um pouco de sua atenção para esta história. O Titanic ainda é uma "caixa de segredos", e desvendar esta história é sempre muito interessante.

Até mais, seja bem vindo.

Unknown disse...

Ola Rodrigo! Me chamo lucas tenho 12 anos e sou fã do titanic! Eu fiz umas pesquisas e foi mais ou menos isso que aconteceu com a escadaria. Enquanto a água chegava a primeira chaminé a escadaria já estava inundada ate seu penultimo andar a pressão já havia havia arrebentado as janelas, do lado de fora a queda da chaminé fez com que o domo que protegia a cupula se quebrasse assim permitindo que a água entrasse quebrando a cúpula. Depois da quebra já na descida do navio as escadas e os paineis se soutaram e começaram a subir sendo que só tinham como saida o buraco aonde fica a cúpula, e assim começaram a força-la fazendo a se soltar, os demais objetos de madeira foram para fora da água mais a cúpula foi descedo e a pressão da água a partiu em pedaços, os pisos de lilonéio se soutaram e alguns ate fazem parte dos destroços espalhados pelo navio as luxuosas colunas que a sustentava apenas algumas ainda existem nele, o piano como é retratado no filme ainda esta em estado reconhecivel já os movéis não pode se dizer o mesmo, os lustres de cristais arebetaram quase todos e apenas uma minoria ainda esta pendurado e o grande lustre que ficava no centro da cúpula não tem nenhum vestigio assim como o querubim que segurava a tocha, o relogio que pena dizer que subiu junto com os paineis e provavelmente se deteriorizou, voltando ao navio quanto mais ele descia a pressão da água apertava as paredes que ficavam no conves A fazendo assim o teto ceder e as se paredes se entortarem um pouco com a colisão do navio no chão fes com que a escadaria perdesse um andar e meio ou seja o conves F e metade do conves D hoje é um imenso buraco na parte da frente do navio. Já a escadaria traseira foi diferente como já foi esclarecido recentemente a quebra do navio na verdade foi entre a 2 e 3 chaminé mais enquanto a popa fazia sua descida a parte aonde ficava a terceira chaminé se soltou, assim partindo a escadaria ao meio e a violenta descida da popa a cuspiu para ra fora e a colisão com o chão a fez desabar sobe toda a estrutura que hoje não existe mais! TEXTO E ESTUDO POR:Lucas Galvão espero que tenha sido esclarecedor! Thal......

Rodrigo disse...

Oi Lucas, grato pela atenção ao blog.

Gostei de sua análise, parece relativamente dentro daquilo que eu também imagino sobre o fim da escadaria. Para entender o que houve é preciso se distanciar o máximo possível do filme de James Cameron; pois o que ele mostrou é uma visão própria que contém erros bem evidentes (e quando falo de erros me refiro aos erros físicos que podem ser vistos por qualquer pessoa).

Eu não fiz questão de explorar como se deu o fim da escadaria porque não é esta minha intenção, não tenho gabarito para fazer análise e não é esta a finalidade do blog.

A única coisa que você cita que está fora da realidade é sobre o piano dos escombros, que é mostrado no filme. Aquele é um piano cenográfico, construído especificamente para as cenas subaquáticas que foram impossíveis de gravar nos destroços reais. A cena com o piano deteriorado foi gravada dentro de um tanque. Fato revelado nos extras do filme. Até atualmente não foi encontrado qualquer um dos 06 pianos nos escombros reais do navio (03 na 1ª classe, 02 na 2ª classe e 01 na 3ª classe).

E vamos em frente, só mesmo quem têm gosto por esta história é capaz de fazer uma análise mais próxima, como você fez. E para analisar com propriedade é preciso esquecer tudo o que a ficção explora e concentrar-se apenas e unicamente naquilo que é fato evidente: As fotos de época, as imagens reais dos escombros do navio e os dados técnicos disponíveis. O Titanic antes era uma “caixa de mistério”, e hoje esta caixa está aberta, todos os interessados podem olhar para dentro e descobri o que há nela....

Até mais, seja bem vindo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joão victor pereira disse...

ola rodrigo como vai outra vez porque que dizem que a GRAND STARCAISE DO TITANIC era a parte mais luxuosa do navio.
E tambem porque nos filmes sobre o TITANIC principalmente o de JAMES CAMERON a escadaria ficou perfeita contando que no filme S.O.S TITANIC que eu assitir a ESCADARIA nao era muto perfeita o relogio nao era o domo nao era muito parecido mas os degraus eram mais parecidos e eu nao sei se voce sabe o TITANIC DE JAMES CAMERON algumas cenas em que aparece o TITANIC NO PORTO DE SOUTHAMPTON E CHERBOUG sao de fotos e pinturas do TITANIC como por exemplo a foto de popa do TITANIC E PROA SAO DUAS FOTOS SO QUE ALTERADAS o TITANIC com o SS NOMADIC em cherbourg e de uma pintura e quando o navio esta afundando aparece as HELICES sao de uma foto da construcao do TITANIC e depois de o navio afundar aparece o CARPATHIA com os botes salva vidas e os icebergs e de uma pintura ok eu dei analise sobre a veridica de fotos do TITANIC com SS NOMADIC E RMS CARPATHIA eu nao sei se voce percebeu

Rodrigo disse...

Oi João

Na verdade esta é uma afirmação relativamente incorreta. Quando se afirma que "A Grande Escadaria era a parte mais luxuosa do navio", o que está se querendo dizer, na realidade, é que ela era (e continua a ser) a parte mais conhecida pelas pessoas em geral. A Grande escadaria era uma das acomodações interiores mais populares, talvez porque todos os passageiros hora ou outra iriam transitar por ela, porque ela era um ponto de encontro obrigatório, uma rota de trânsito.

Apesar de muito grande e luxuosa, ela não era a parte mais luxuosa do navio, tampouco era a parte mais cara. Quem leva este título oficialmente são a "Sala de Fumantes da 1ª classe" e o "Lounge da 1ª classe". Ambas as salas ficavam no Convés A, e comprovadamente possuíam as mais caras decorações de todo o navio. Os materiais utilizados nestes dois locais eram muito refinados: vitrais, mármore, mogno, carvalho-nobre totalmente esculpido, móveis de couro e/ou de veludo brocado, caras tapeçarias, inserções de madrepérola... Enfim, eras efetivamente as acomodações mas caras do navio, porque os materiais eram muito caros.

Quanto à diferença das escadarias nos filmes, isto é causado por um simples motivo: DINHEIRO.

Cada filme é feito por diretores diferentes, em épocas diferentes e com orçamentos diferentes. Basta você parar 1 segundo para analisar que "SOS Titanic" foi lançado em 1979 como micro-série exclusiva para TV, com orçamento super baixo. / Na contramão: "Titanic" foi lançado em 1997, com um orçamento assustador de 200 milhões de dólares, e foi feito para o cinema mundial. Sem dizer que além de muito dinheiro, James Cameron é extremamente exigente.

Comparando os pontos, a resposta é auto-explicativa.

A "Grande Escadria" mostrada em "SOS Titanic" trata-se nada mais do que as escadas do Hotel "Waldorf Astoria" (localizado em Londres) "maquiada" com a colocação de um relógio cenográfico. Ou seja, as escadarias do Hotel foram emprestadas como locação para as gravações.

A "Grande Escadaria" de "Titanic" (1997) trata-se de um cenário integralmente construído desde o zero, utilizando informações e projetos originais da verdadeira escadaria do Olympic, que serviu como base de cópia.

Porque são tão diferentes?
Porque foram feitas com orçamentos totalmente diferentes e com níveis diferentes de exigência por parte dos diretores.

Quanto à última parte de sua pergunta, desculpe, não consegui compreender.

Até mais.

joão victor pereira disse...

rodrigo eu quiz dizer assim a ultima pergunta e desse jeito algumas cenas em jack e fabrizio de TITANIC 1997 embarcam aparece a popa do TITANIC e imagens dos passageiros se despedindo do velho mundo e depois a proa essas 2 imagens do titanic no porto sao de fotos reais e depois aparece o TITANIC COM O NOMADIC em CHERBOURG quando a velha rose diz assim "EM CHERBOURG UMA MULHER CHAMADA MARGARETH BROWN EMBRACOU MAS NOS CHAMAVAMOS DE MOLLY A ESPREITA CHAMAVA DE MOLLY BROWN A QUE NAO NAUFRAGA ,O MARIDO TINHA ENCONTRADO UM OURO NO OESTE E ELA ERA O QUE MINHA MAE CHAMAVA DE NOVA RICA" e isso aquela pintura daquele artista do TITANIC COM O NOMADIC sao como se fosse copias de fotos reas do TITANIC por exemplo porto de southampton e cherbourg TITANIC com luzes 13 de abril jack no quarto de molly brown e no naufragio depois que o domo da grande escadaria e implodido e agua chega a 1 classe aparece as helices sao de uma foto real do titanic na construção dele e depois aparece o carpathia indo resgatar os sobreviventes e de uma pintura do artista do TITANIC que eu nao lembro o nome pesquise as fotos e pinturas do TITANIC eu ja consegui perceber agora so falta voce

Rodrigo disse...

Olá João

Agora sim, encontrei o nexo de sua pergunta.

Sim, todas estas cenas que você citou foram diretamente baseadas em fotos e/ou pinturas do Titanic. James Cameron baseou firmemente algumas das cenas de seu filme em ilustrações feitas pelo artista norte-americano Ken Marschall, que é hoje o mais reconhecido ilustrador do Titanic do mundo. O que não quer dizer que ele "roubou idéias", porque Ken Marschall foi contratado para atuar como consultor histórico durante as gravações.

James Cameron sempre afirmou que usou fotos e ilustrações como guias, e inclusive durante as gravações das cenas do resgate, com o Carpathia no horizonte, a equipe técnica estava com um livro de Ken Marschall em mãos para reproduzir ao vivo a mesma cena de uma das ilustrações.

Eu tenho o livro, se chama "Titanic, an Illustrated History" (Titanic, uma História Ilustrada), o livro nunca foi traduzido para o português (não foi lançado no Brasil), e minha cópia também é inglesa.

De resto, há várias cenas do filme, como você mesmo citou, que foram baseadas em fotos: Uma cena do momento em que os escombros do Titanic são avistados / as cenas da partida / a cena do garotinho Robert Spedden jogando pião no Convés A, junto com seu pai / uma cena do arriamento dos botes salva-vidas / a cena da implosão do domo da escadaria... dentre outras várias, que igualmente foram baseadas na arte de Ken Marschall e em fotos verídicas.

Como o Titanic teve uma vida útil muito curta, James Cameron se viu obrigado a basear algumas cenas de seu filme nas fotos e boas ilustrações que haviam em mãos para consulta... E cá para nós: nem peciso dizer ele fez isto de maneira excelente.

victor galdino disse...

eu vi na materia que existe uma foto da cupula da escadaria da popa no fundo do mar teria como vc me passar essa foto?

joão victor pereira disse...

ola rodrigo como vai de novo eu tenho uma pergunta pra te fazer sabe o navio SS United states que esta ancorado em um cais que nao sei onde fica essa cais porque ele ta sem destino definido e tambem porque eu olhei alguns videos sobre esse navio e so aparece imagens do conves e tambem porque ele ta apodrecendo ao ar livre 17 anos so de funcionamneto e tambem eu descobri que existe uma empresa que não e a harland and wolff so que e a empresa que esta querando restaurar o navio que e SS United States Conservancy que e uma empresa americana e eu fiquei em duvida eu olhei em alguns sites dizendo que esse navio era mais rapido que o RMS Queen Mary, como um navio mais rapido que o Queen Mary ficar ao ar livre e tambem ja que voce conhece a historia de varios navios mais do que eu que eu so conheço a 1 nao e voce 1 decada voce pode me dizer quais eram o passageiro mais rico do SS United States e o 2 mais rico e o 3 e ultimo mais rico porque eu to pensando em fazer 3 filmes de empresas de navios diferentes o primeiro que eu pensei em fazer era o filme OLYMPIC o 2 THE QUEEN MARY e o ultimo SS UNITED STATES eu preciso da sua ajuda pra eu poder fazer um filme de qualidade que nem de James Cameron algumas cenas eu gravo de dentro do futuro TITANIC II outras no TITANIC BELFAST algumas no QUEEN MARY e tambem se o SS UNITED STATES for restaurado ate eu fazer 18 anos e espero que ele nao seja desmantelado que nem o olympic espero que vire um hotem museu que nem o O QUEEN MARY e nao ser desmantelado como o OLYMPIC vamos fazer uma comparação voce gosta de arte pinturas ken marschall e eu gosto de fotos voce se inspirou neste artista e eu me inspirei nos fotografos do tempo do TITANIC voc pode me ajudar a fazer esses 3 filmes e botar no YOUTUBE por favor

Rodrigo disse...

Oi João

Um ponto que eu devo deixar bem claro, é que eu não sou especialista, pesquisador ou historiador. Sou apenas um entusiasta da história do Titanic, e mantenho o blog apenas por pura vontade de manter meu contato com a história. Minha atenção está quase 100% focada apenas e unicamente no Titanic [não pesquiso a fundo sobre outros navios, não tenho o mesmo interesse por qualquer outro navio antigo]; Por isto mesmo não sei te dizer quase nada sobre outros navios.

Mas creio que basta que você pesquise rapidamente sobre eles na Wikipedia em inglês [que traz ótimo conteúdo] que certamente terá boas e importantes referências e informações. Ao contrário do que as pessoas pensam, a Wikipedia em inglês traz referências valiosas sobre a história destes navios.

Sobre o SS United States, sei apenas que ele foi (se não me engano) o navio de passageiros mais rápido da história, e que hoje está apodrecendo ao ar livre. Existe mesmo uma associação que está tentando garantir que ele seja preservado. O navio, no entanto, está "oco", pois toda a ornamentação foi removida há anos.

Sobre os filmes também não posso te ajudar, não sou cineasta, apesar de gostar muito de cinema. Tenho certeza que todos os seus sonhos e planos poderão se realizar, para isto basta que você realmente tenha vontade e talento; e que se dedique ao estudo sério sobre cinema, é claro. Nada é conquistado sem dedicação, talento e uma boa dose de estudo especializado.

Te desejo muita sorte para que realize todos os seus sonhos.

Até mais, sempre grato pela atenção ao blog.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo , Meu Nome é carlos e eu queria te pedir para fazer uma matéria do britannic que nem fez do Rms Olympc ,acho isso muito importante pois é uma das únicas ligaçoes que tem ao titanic e acho que sua história desconhecida tem que ser contada.Muito Obrigado.Parabéns pelo blog.:)

Rodrigo disse...

Oi, obrigado, fico feliz que goste do conteúdo.

Há meses que eu planejo uma matéria sobre a trajetória do Britannic, e venho neste período selecionando e preparando o conteúdo. Ainda não tenho previsão de quando vou editar o material, mas será uma das próximas matérias que vou publicar nos meses adiante.

Até mais, agradeço a dica.

Anônimo disse...

Olá rodigo aqui é o carlos novamente queria lhe perguntar porque na matéria ''dentro do titanic uma visão geral'' não tem um retratado falando sobre a sala de máquinas.acho que elas são muito importantes pois impulsionaram o titanic pelo atlantico na sua primeira e única viajem. Obrigado :)

Rodrigo disse...

Oi Carlos

Quando editei aquela matéria acabei deixando a sala de máquinas de lado porque não encontrei uma fonte de boa informação para poder editar de maneira adequada. Como a matéria se tornou extensa demais, acabei deixando de lado. Mas nada impede que eu edite conteúdo sobre a sala de máquinas e o aparato de propulsão.

A matéria já tem mais de 2 anos, e neste período ela foi constantemente editada, expandida e corrigida. Caso eu encontre uma fonte de boa qualidade, vou editar o material e incluir o tópico ao final da matéria, logo após a sala de caldeiras.

Anônimo disse...

Rodrigo ótimo Blog!Masque dia fica pronta a Máteria do Britannic?Tomara que fique pronto logo

Rodrigo disse...

Oi

Ainda sem data. Vou editar de maneira tranquila, como sempre foi. A palavra "pressa" não existe por aqui. Quanto mais calma para editar, melhor fica o material. ;)

Até mais.

Anônimo disse...

Olá rodrigo!e a materia do britannic?estou muito anciosopara que fique pronta logo!ja n estou aguentando ansiedade O.o!vai ficar pronto logo?tomara u.u

Alvaro disse...

Parabens Rodrigo, dentre todas as postagens sobre o Titanic, este q se refere à grande escadaria é para mim uma das mais emocionantes, sobretudo oo vídeo com a canção da Enia e as diversas imagens- além de uma sensação de nostagia, é quase impossível não ser tocado pela tragédia q se abateu sobre as pessoas que se encontravam a bordo e de muitos outros que estavam em terra! Grande abraço

Rodrigo disse...

Oi Alvaro, bom dia,

eu confesso que esta é uma das matérias que mais gostei de editar [e re-re-editar dezenas de vezes] porque eu sempre tive verdadeira fascínio por decoração antiga e pelas duas Grande Escadarias do Titanic. Quando idealizei esta matéria eu queria, na realidade, encontrar um meio de pesquisar o assunto mais de perto para que eu pudesse entender melhor os aspectos deste local específico do navio. E foi justamente durante o tempo de edição que solucionei minhas dúvidas e aprendi mais sobre.

Bem, enfim, estas matérias do blog me fazem aprender, entender e memorizar aquilo que prende minha atenção e que, na maioria das vezes, nunca parei para analisar com atenção. E ainda que a maioria das matérias seja desproporcionalmente longa, em todas elas ficam pontos que não consegui explorar... é sempre um “trabalho” devedor.

Pesquisar é a maneira mais gostosa de aprender. E se o que eu publico é bem visto ou esclarece algo, fico satisfeito.

Até mais, agradeço a atenção ao blog.

Anônimo disse...

Olá rodrigo Meu nome é carlos em alguns videos vi as ruinas da Harland & wolf mas oque aconteceu realmentte com ela?ela faliu?foi abandonada?

Rodrigo disse...

Oi Carlos,

A Harland and Wolff ainda existe, mas hoje opera na construção de mecanismos de produção de energia elétrica alternativa, energia eólica e energia proveniente do mar (ondas). O último barco construído pela Harland and Wolff foi em 2003, o barco "MV Anvil Point".

Até onde eu consigo avaliar, de todo o gigantesco complexo de antigas edificações situadas nos Estaleiros Harland and Wolff em Queen's Island, Belfast, sobraram "intactos" a famosa doca seca Thompson (onde o Titanic foi finalizado), o histórico Escritório dos Projetistas (onde os navios foram desenhados) e a doca seca Hamilton (onde hoje está atracado o Nomadic).

As "ruínas" a que você se refere, acredito que são os interiores dos dois grandes Escritórios dos Projetistas, que realmente estão em estado decadente, mas serão restaurados num futuro breve para novos usos. Os dois escritórios com o característico “teto curvo interior” estão situados precisamente ao lado do enorme prédio moderno do Centro Titanic Belfast.

O enorme complexo do terreno onde antes eram os estaleiros, hoje são ocupados, além destes locais que citei, pelas instalações modernas da Harland and Wolff, pelo "Titanic Studios" (estúdio de gravações), por apartamentos de moradias e demais instalações de uso comum moderno.

No futuro todo o terreno será aproveitado para moradias e atrações. Mas todas as edificações históricas relacionadas ao Titanic serão conservadas; assim como vêm acontencendo nos últimos anos. TROCANDO EM MIÚDOS: Nada foi abandonado definitivamente... O que tinha de ser demolido já foi demolido... O que têm de ser preservado, será preservado para gerar lucro.

Bem, isto é até onde eu sei. Até mais.

Ricardo disse...

Oi Rodrigo,
Acho que vi um erro na escadaria do filme de 1997 e gostaria de saber se esse erro foi proposital, ou se foi despercebido! Repare, numa das fotos de verdadeira escadaria do Olympic, que, entre o relógio e o primeiro painel de carvalho, há UMA coluna de carvalho; agora, olhe o mesmo local na foto do filme (a primeira desta postagem), e repare que há DUAS colunas!!!
Obrigado.

Rodrigo disse...

Oi Ricardo,

sim, realmente há este erro, e é proposital: A escadaria cenográfica foi alargada em cerca de meio metro de cada lado, e seria impossível não adaptar as laterais do relógio; a solução foi incluir uma coluna adicional de cada lado para pelo menos disfarçar sem fugir demais do aspecto real. Os próprios cenógrafos assumiram isto, e Ken Marschall também confirmou. Cameron quis mostrar a Escadaria ainda mais imponente do que realmente foi, para causar ao expectador o mesmo tipo de impacto que os passageiros tiveram em 1912. Além de que, segundo Ken Marschall e Cameron, ficaria desconfortável duas pessoas (atores/figurantes) transitarem lado-a-lado numa escadaria com exatamente a mesma largura da versão real do Titanic... a escadaria real era relativamente “compacta” em seus lances de degraus.

Eu acreditava antigamente que a escadaria cenográfica era praticamente perfeita, mas há dezenas de erros:

1. O design da decoração do domo não segue exatamente o domo real... 2. Os topos das colunas não são exatamente iguais às colunas reais... As vigas do teto são em tom de madeira, mas deveriam ser brancas... 3. Os lustres de cristal são "colados ao teto" quando deveriam ter "pernas" que os suspendiam do teto... 4. As paredes frontais de frente para os degraus estão todas erradas... 5. O piano vertical no filme é extremamente simples e não coincide com o real piano da Grande Escadaria... 6. Toda a área do lance do Convés B da escadaria do filme foi reproduzida de maneira bastante incorreta se comparada à mesma área do Olympic... 7. Deveria haver dois querubins pequenos no convés B (lance onde ficavam as cabines de "Rose"), mas no filme há um central apenas... 8. A coloração e design das poltronas na escadaria do filme está toda errada segundo as recentes descobertas... 9. Faltam duas colunas de sustentação do teto no cenário (Convés A)...

Evidentemente parte destes erros é proposital, parte é causado por simples falta de informações históricas à época em que o filme foi feito... Desde 1997 toneladas de novas informações vieram à tona, uma verdadeira avalanche de dados novos.

Enfim, estes são apenas os erros mais "grosseiros", eu sei que há muito mais. Mas a cada erro que eu descubro, mais eu gosto do trabalho de cenografia. Já se passaram 102 anos desde o naufrágio real e 17 anos que o filme foi produzido, e ainda assim esta reconstrução física é a mais próxima da realidade que já foi feita. Nenhuma das versões cenográficas dos museus das quais já vi fotos chega ao nível do cenário de Cameron... Há pontos positivos em todas, mas há maior peso em erros do que em “Titanic” (1997).

Cheia de erros, mas de um capricho digno de nota.

Anônimo disse...

ola Rodrigo

o blog e bastante interessante e eu adoro a classe olimpic acho que o olimpic o titanic e o britannic os melhores navios já construirmos gosto mais do titanic e tenho pena que o olimpic tenha sido demolido acho uma estupidez...visto que ele tinha sido remodelado antes da demolição... bem eu pesquiso e investigo muito sobre os navios so que n enconro muito sobre o britannic e gostava de saber mais coisas tipo (comparações com o titanic e o olimpic ,como era os seus interiores ,seus andares e assim ...)agradeçia que podesse faser uma pagina como fez para o olimpic

muito obrigado pelo esforço de nos dar a conhecer mais sobre estes fascinantes navios

Rodrigo disse...

Oi, boa noite

Pois é, eu estou devendo uma matéria sobre a trajetória e tragédia do Britannic faz bastante tempo. Estive prestes a editar meu material, mas desisti devido a um longo período de cansaço. Faz exatos 2 meses que eu estou trabalhando ininterruptamente em uma nova maquete grande do Titanic, por isso estou sem tempo sequer para matérias mais curtas. Dentro de mais 4 ou 5 meses eu encerro meu trabalho na maquete, e acredito que nesta volta vou publicar sobre o Britannic, ele é parte indispensável da história. Tenho um bom material para uma matéria longa, creio que vale publicar.

Até mais, agradeço a atenção ao blog, fico satisfeito em receber sua indicação.

Anônimo disse...

Jose. A Expert visual do Titanic.

Esta matéria é incrível, repetir e repetir rodrigo é uma lenda eo melhor blog do mundo para os fãs inexpertos do Titanic.

O análise do relógio ​​honra e glória é indescritível.

Sem palavras, uma matéria que eu sempre encantar.

Amei este matéria rodrigo.

Saudações a todos. obrigado.
Jose Aurelio.
Da Europa.

Rodrigo disse...

As duas Grandes Escadarias são para mim ícones dos interiores do navio; em minha opinião elas são o que há de mais simbólico da arte que o Titanic carregou consigo.

E é justamente por este interesse e admiração, e curiosidade, que editei esta matéria. Eu sempre desejei saber mais sobre os aspectos físicos das escadarias, e editar este conteúdo foi uma das experiências mais lucrativas neste quesito. Sem dizer que o esforço nesta matéria foi muito grande, especialmente porque eu a escrevi de ponta a ponta correndo atrás de muita informação.

Tenho certeza que devem haver informações falhas na matéria e que a edição de texto e de imagens poderia ser muito melhor... Mas enfim, faz parte do processo, vivendo e aprendendo, sempre, e sem parar.

Anônimo disse...

Ola estou Fazendo uma maquete da escadaria e nao encontro as medidas,
Sera que alguem tem. Queria fazer bem detalhada.
Valeu
Meu Nome e Djonata

Rodrigo disse...

Oi Djonata,

Faz mais de 13 anos que eu reviro milhares de fontes relacionadas ao Titanic, e especialmente sobre a Grande Escadaria. Nunca encontrei em nenhum livro ou fonte virtual qualquer fonte que cite as medidas precisas de toda a composição.

Este tipo de trabalho geralmente é feito em cima de muita pesquisa de imagens, comparações visuais e um senso muito apurado de dimensão...

Te desejo muita sorte e paciência em seu trabalho.

Anônimo disse...

Muito Obrigado

Unknown disse...

rodrigo,o relógio da grande escadaria ainda existe?

Rodirgo disse...

Oi Lucas,

a resposta para sua pergunta está no começo da matéria, no gráfico "Quais eram as diferenças entre as duas escadaria da 1ª classe do Titanic?" e no item 28 "A Grande Escadaria Ontem e Hoje."

Sugiro que você leia, porque a matéria toda transborda boa informação.

Até mais.

Anônimo disse...

Rodrigo ótima matéria,informações muito bem detalhadas,sinceramente,uma das melhores matérias que voce já fez.Parabens!

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,eu gostaria de saber se existe alguma fotografia do convés C da escadaria traseira.Att Lucas

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Olá,

bem, como você já deve saber, não existem registros fotográficos das duas escadarias do Titanic.

O convés C da escadaria traseira da 1ª classe do Olympic era onde estava a barbearia (assim como no Titanic), e desta sim existe foto. Aí está ela, que ficava colada ao lado de bombordo da escadaria. Ela servia também como loja de souvenirs, por isso tantas coisas expostas.

http://40.media.tumblr.com/tumblr_m2aajkRD4X1qgen3wo1_1280.jpg

Em 1928-29 a barbearia do Olympic foi remodelada e expandida com uma frente nova de vitrine.

Do lado de estibordo, ainda em 1928-29, onde antes estava o salão de jantar dos empregados dos passageiros da 1ª classe foi construído um salão de cabeleireiros para as mulheres com vitrine idêntica à da nova barbearia no lado oposto. Aqui está a vitrine do salão.

http://nd05.jxs.cz/215/959/4d4d9bc588_82924974_o2.jpg

Então, até onde eu posso verificar, não conheço fotos da escadaria traseira no convés C. Como as portas da barbearia e do salão para as mulheres estavam exatamente junto dos pés da escadaria em ambos os lados, isso que indiquei é o mais próximo que conheço.

Até, Feliz Ano Novo.

Roberto disse...

Tá virando clichê te dar parabéns Rodrigo. Que matérial de ótima qualidade sobre as famosas escadarias do Titanic.
Rodrigo, não sei se já te fizeram a proposta, mas eu gostaria tanto de ter o conteúdo do seu blog publicado em um livro.
Seria magnífico ter um livro publicado do Titanic em Foco. É óbvio que os custos para publicação de um livro no Brasil são abusivos, mas tenho certeza que uma publicação independente sua para os seguidores do blog seria um grande presente da sua parte para nós seguidores apaixonados pelo seu blog.
Independente de qualquer coisa é um sucesso suas materias. Parabéns

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Roberto, obrigado pelo grande apoio ao blog.
Publicar um livro seria para mim a realização de um grande desejo, e um desafio também, já que não tenho qualidade de escritor. Minha função de texto no blog é, na maioria das vezes, de unir as informações com o texto pessoal meu escrito de acordo com o que aprendo ao longo dos anos.

Se eu pudesse não hesitaria em tentar publicar um livro. Uma pena que minha condição não permite e, ainda que permitisse, eu certamente esbarraria em uma avalanche de problemas com a liberação de dezenas imagens que hoje pertencem às coleções de particulares pelo mundo afora.

Mas seja como for, o blog me ensinou demais, tanto quanto à história e legado do Titanic, quanto foi um aprendizado de grande valor com relação a escrita, edição de texto, edição de imagens... Ainda que eu seja hoje bem deficiente no quesito qualidade textual. Sigo eternamente aprendendo.

Mas é isso, nunca se sabe aonde tudo vai nos levar. Por enquanto fico feliz em ver o blog sendo bem quisto pelas pessoas. E se eu ainda for expandi-lo, quero triplicar minha atenção e melhorar a qualidade de texto e a qualidade visual do que publico.

Há exatos 4 meses estou trabalhando ininterruptamente em uma maquete de 2,69 m do Titanic - escala 1/100 – e estou fascinado pela quantidade de detalhes que estou aprendendo todos os dias. O blog está estacionado neste tempo, mas por volta de janeiro próximo, quando eu enfim terminar a maquete, quero publicar uma longa matéria sobre meu trabalho no modelo. Por enquanto sigo a todo vapor. O Titanic é para mim hoje uma referência artística fantástica.

Até mais, abraço. Obrigado novamente pelo apoio, isto é para mim um presente.

Gustavo De Marchi disse...

Rodrigo, é impressionante a qualidade técnica-científica de seus post, superando, em muito, os livros que há no mercado sobre o tema.
Já escrevi a você, através deste canal, e novamente, com muita gratificação, lhe escrevo: agradeço por manter viva a história que envolve todo esse navio (que é a ponta do iceberg, rs). Sou adorador do tema desde 1997 (tinha sete anos), e na "deep web" só haviam sites pra lá de abandonados, sem muito conteúdo técnico (do que eu já sabia). Mas aqui é diferente, é sensacional!
Este ano realizei um antigo sonho, conheci, em Orlando-FL, a exposição do Titanic, onde tirei fotos, e fiz um tour histórico em meio a destroços e ambientes idênticos ao do navio original, incluindo, entre os destroços reais, o maior pedaço da quilha extraída do fundo do mar, e também tirei foto (eu não, pois não podia usar a câmera) na escadaria.. Emoção a mil!
Se quiser, me mande seu e-mail que lhe mando a foto.
Forte abraço e que você continue nos privilegiando com posts de qualidade incomparável.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Gustavo,

Bem, eu só posso agradecer pela consideração de me escrever estas palavras. O Titanic em Foco é o meio que eu encontrei de poder dividir minha curiosidade, respeito e admiração pela história e legado do Titanic de modo que meu interesse não fosse apenas algo oculto na redes sociais.

Acho as redes sociais fantásticas porque permitem que as pessoas interajam de maneira direta e troquem muito conhecimento. Mas tudo nestas redes "explode, brilha e some"; porque tudo nelas é muito passageiro. Com um blog, por mais amador que seja como o meu, estas informações permanecem para consulta para todos... Podem ser alteradas, corrigidas e melhoradas.

Não tenho qualidade de escritor, nem talento para gerenciar um site do tipo "pop"... Então a solução é manter o blog neste formato... Com muita informação, mas sem aquele jeitão que a maioria das pessoas curte. Enfim, faço o que é possível dentro de minha habilidade curta. Como sou apenas um entusiasta como milhares pelo mundo afora, aqui está minha humilde contribuição em forma de blog.

Que fantástico que você esteve em Orlando, eu sei que lá há coisas muito interessantes para serem vistas na exposição. Pode enviar sua foto, o e-mail é "rodrigo.piller@bol.com.br".

Seja lá quanto tempo o Titanic em Foco durar, sempre estarei tentando melhorar de alguma forma. Já errei muito, mas erros são degraus de um longa escada que nunca termina durante nossas vidas.

Eu estou neste momento construindo uma maquete em escala 1/100 iluminada do Titanic há 5 meses, e ainda vou levar cerca de mais 4 meses para concluir. E novamente eu percebo o quanto é bom colocar em prática o que se aprende. Por volta de fevereiro de 2015 eu vou publicar sobre meu trabalho. Enquanto isso o blog permanece estacionado pela falta absoluta de tempo para novas publicações.

Até mais, receber este apoio me faz pensar que vale ainda expandir o conteúdo, mesmo que de modo tranquilo. Abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Rodrigo! Fiquei feliz com o convite para ler e analisar sua matéria fantástica sobre a escadaria (O comentário tá meio gigante então vou dividir em 2). Primeiro quero te parabenizar, as alterações e os detalhes adicionados trouxeram ainda mais riqueza ao que já era rico! O fato de existirem lâmpadas ao redor da cúpula foi uma bela surpresa, e eu não lembrava da história do escultor que veio parar no Brasil! Os detalhes sobre os lustres e a técnica usada para não balançarem é muito show! Enfim... fantástico!

Quanto a análise eu estou a anos luz de ser especialista, e mesmo sendo estudante de arquitetura o que aprendemos não entra em detalhes na complexidade de todas as correntes utilizadas na escadaria; o estilo Adam mesmo só conheci por aqui! De todo modo sou apaixonado pela arquitetura histórica e o seu legado, e sou, usando a palavra que vc usa com frequência, um entusiasta que busca descobrir cada vez mais sobre as linguagens construtivas e de design através dos séculos.

O Titanic é um grande culpado por me fazer querer saber mais sobre o passado, e o que antes era uma romantização de uma "era de ouro" hoje é uma admiração mais consciente. Tanto ele quanto o Olympic são uma versão móvel daquela sociedade eduardiana fundamentada numa divisão de classes bem rigorosa. É interessante pensar que o Titanic em certos pontos funcionava como uma casa de campo da nobreza inglesa. Essas semelhanças não estavam só na decoração luxuosa mas também no modo como tudo era segregado e feito para que os serventes, por exemplo, passassem quase que invisíveis por corredores e escadarias secundárias. Um exemplo perfeito é Pertworth, uma mansão que tinha até uma segunda casa só para os servos e um túnel para que eles pudessem servir na casa principal sem serem vistos. Essa sociedade dura nos deixa bem claros sobre a origem das atitudes da Lady Duff Gordon. (...)

Unknown disse...

Mas saindo desses pontos negativos o ano de 1912 era um período esperançoso para o mundo. Seja nos olhos franceses da Belle Epoque ou o americano da Gilded Age. Desde o século XIX a indústria tornou possível coisas impensáveis, como por exemplo, as grandes exposições universais e o palácio de cristal. Construir com ferro e vidro possibilitava não apenas maior velocidade mas também vãos maiores, mais leveza, altura e luz nas construções. Em 1912 o trem já era um velho conhecido, e o telefone, o telégrafo, o cinema... Tudo era empolgante e inovador.

Ao mesmo tempo era uma sociedade que não tinha sofrido os traumas das guerras mundiais, e a linguagem da arquitetura era muito ligada ao passado. Isso vemos no neogótico (comum no século XIX, como o palácio de Westminster), e nos revivalismos que traziam de volta o barroco, o clássico, o românico, o rococó, o bizantino, o orientalismo e por aí vai... E quem também mandava era o ecletismo, e o Titanic era uma grande prova disso!

Do século XIX até boa parte do século XX essa mistura de estilos passados dominou. A estrutura e o visual externos dos navios da classe eram a modernidade e o funcionalismo industrial (e a terceira classe tinha um pouco disso como bem sabemos); já os interiores luxuosos eram essa fusão de diversos estilos que decoravam palácios e mansões. É uma aula de história que viaja do clássico ao tudor, do orientalismo nos banhos turcos ao barroco inglês de Gibbons e Wren (que embeleza a catedral de Saint Paul), das construções do enxaimel ou timber-framed inglês no convés de passeio particular até os luxuosos arabescos do rococó francês (reinterpretado de modo sutil nos navios). Também é uma aula de geografia, com diversos países num só lugar.

Uma coisa que eu notei e que não tinha percebido antes é que vendo a foto da escadaria dianteira dá para notar que no convés de botes as colunas tem sim o capitel coríntio, mas no convés abaixo elas seguem uma das variações do jônico (volutas ao invés das folhas de acanto). Não sei se é uma regra da arquitetura clássica mas no coliseu o andar mais baixo é dórico, o superior é jônico e o acima dele já é coríntio, meio que quanto mais alto mais ornamentado. Fora a simbologia desses capiteis e sua relação com os deuses gregos, mas isso acho que não se encaixa nesse caso.

Voltando a minha empolgação, as pessoas questionavam o ecletismo alegando falta de identidade e originalidade nele. Na interpretação dos modernos era uma arquitetura frívola de burgueses que queriam ser aristocratas e resultado de uma sociedade que não sabia lidar com a modernidade. Movimentos como o art nouveau, como vemos no prendedor de borboleta de rose, tentaram criar uma linguagem ornamentada sem relação com o passado, bem como o art deco mais simples. Com o tempo e a guerra a bauhaus e o modernismo ganharam poder por sua praticidade... Nesse tempo a beleza do ecletismo era vista com maus olhos, e infelizmente muito se perdeu (principalmente em países como o Brasil).

Hoje acredito que valorizamos mais, fora que a beleza que vemos no Titanic e no Olympic, e em muitos outros transatlânticos, mexe verdadeiramente com a gente. Como não valorizar a profundidade simbólica do relógio? E ao mesmo tempo como não se encantar com a beleza dele e de todos os entalhes? Eu pessoalmente acho que isso merece e muito ser preservado!
Já viajei muito e isso tudo é muito empolgante! Acabei saindo da escadaria e viajando pelo navio, o mundo, o tempo... Espero não parecer pretensioso, realmente não é a intenção, mas é que é impossível não se empolgar depois de um texto tão rico! Parabéns pelo trabalho Rodrigo, o Titanic é sem dúvida uma aula de arquitetura, história, geografia e humanidade!