oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Titanic 1997: CENAS EXCLUÍDAS

Seja bem vindo ao Titanic em Foco

O mega sucesso Titanic (1997) trouxe consigo um misto balanceado de drama real e uma história de amor totalmente ficcional que hipnotizou o mundo entre 1997 e 1998. A trama histórica foi composta de modo à recontar com o maior nível de realismo como se deu o naufrágio do navio inglês RMS Titanic em 15 de abril de 1912. O roteiro apresenta um pano de fundo repleto de fatos reais e um casal ficcional - Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater - que em sua paixão instantânea nos levam à caminhar e a se envolver na tragédia do Titanic.

Com duração de 194 minutos (3 h e 14 min), dirigido por James Cameron (AVATAR), este filme está entre os mais longos do cinema comercial norte-americano, ocupando o 10º lugar entre os mais longos (em 1º lugar está o filme Cleópatra, de 1963, com 4 h e 03 min de duração).
.
Porém, ainda que já bastante longo, na Edição de Colecionador com 4 DVD's lançada em 2005 (ao lado), contendo várias horas de making of e extras, há 29 cenas que não entraram para a versão apresentada nos cinemas. Estas 29 cenas, se somadas, estenderiam a duração do filme Titanic para cerca de 4 horas (!).
 .
Com ainda mais cenas excluídas, o CD-ROOM interativo "James Cameron's - Titanic Explorer", contém algumas dezenas de outras cenas ainda mais desconhecidas, que não entraram nem para a versão dos cinemas, nem para a versão com 4 DVD's lançada em 2005.

Porque tantas cenas foram excluídas do filme Titanic?

Para que um filme entre no circuito comercial e seja considerado de sucesso, um dos quesitos mais importantes no que se refere à contagem de exibições diárias nas salas de cinema, é que ele possua uma duração "padrão", ou seja, que ele siga o exemplo da grande maioria dos filmes, com duração que gira em torno de pouco mais de 1:30 min. Este fator irá garantir que o mesmo seja exibido mais vezes numa mesma sala de cinema durante o decorrer do dia, garantindo-lhe lucro. James Cameron optou por produzir um filme épico de longuíssima metragem, com duração maior do que a média convencional, "Titanic" se desenvolve em 3:14 min de exibição na telona; fator este que lhe "condenou" a ser exibido menos vezes durante um mesmo dia em cada sala de cinema durante sua estreia em 1997/98, ainda que este "débito" não lhe tenha tirado a realização notória de ter sido um dos filmes mais vistos no mundo.

Antes que sejam efetivamente editados pelos seus respectivos diretores, os filmes fatalmente possuem duração muito grande [de cenas gravadas, regravadas, corrigidas e melhoradas]; com "Titanic" não fora diferente... rezam os depoimentos que o primeiro "corte bruto" de "Titanic" tinha 36 horas de duração (pasme!), que posteriormente, sob a mão inteligente do diretor James Cameron,  foram aprimoradas e editadas com o material que hoje conhecemos. Mesmo em suas primeiríssimas exibições para "plateias teste" o filme Titanic ainda possuía minutos adicionais que, antes de sua estreia comercial, foram editadas de acordo com a percepção e julgamento da reação pública à determinadas sequências. Assim então, das impressionantes 36 horas de material "bruto" (ou possivelmente ainda mais horas), restaram as 3:14 min de "Titanic" que hoje populam a imaginação da esmagadora maioria do público aficionado.

Se você ainda não conhece parte deste cenas eliminadas, ou já conhece mas gosta de revê-las, siga então parte destas cenas excluídas que hoje circulam pela Internet, elas ajudam a recontar a história real do Titanic e a história do casal ficcional Jack e Rose. As cenas estão dispostas em ordem cronológica para melhor entendimento.

AcompanheArte conceitual

Este é o planejamento em desenhos storyboard para as cenas imaginadas pelo diretor James Cameron para a abertura do filme. Este vídeo está disponível no DVD Nº 04 da Edição de Colecionador lançada em 2005. No planejamento vê-se que o filme abriria com cenas da construção do navio na cidade de Belfast, Irlanda do Norte. As cenas moveriam-se por momentos do trabalho no estaleiro, terminando por revelar um pintor suspenso em uma plataforma no ato da pintura do letreiro Titanic no alto da proa do navio.
.
http://68.media.tumblr.com/30b537039259ec8508c1d75f41ba4fd1/tumblr_inline_nbsy22Nurr1qigvht.gif
AS CENAS EXCLUÍDAS
*Todos os vídeos estão sujeitos a serem deletados sem aviso prévio devido à política inconstante de direitos autorais adotada pelos sites de hospedagem de vídeos. Nenhum dos vídeos têm áudio ou legendas em português. Não estão relacionadas aqui todas as cenas, apenas parte delas.


1. "Eu serei a primeira".

Momentos depois da partida do Titanic, ao desembalar e distribuir pelas cabines as telas de Monet, Picasso e Degas compradas na viagem à Europa, Rose e Truddy são surpreendidas por um comentário de cunho sexual feito pelo noivo Caledon Hockley.
oooo

2. "Rose se sente presa"

Após o jantar na 1ª classe, Rose vai à sua cabine e sofre um ataque de nervos, se descabela, danifica seu vestido, arrebenta seu colar e atira vários objetos de sua cabine. Em seguida corre em desespero pelos conveses exteriores do navio em direção às grades da popa, onde tentará atirar-se no mar.
oooo
3. "Rose visita o Salão Geral da 3ª classe para conversar com Jack"

Na manhã após dia depois de ter sido salva da morte, Rose se sente revigorada, e caminha pela parte frontal do convés B, desce as escadas de acesso para a 3ª classe, e vai ao encontro de Jack para ter uma conversa em particular. Os passageiros reunidos no salão parecem hipnotizados pela sua graça e beleza, enquanto ela sente-se desajustada no ambiente onde todos a observam.
oooo

4. "O Titanic navega em águas calmas sob o sol da tarde"

Curiosidade: Ainda hoje não se sabe em que momento do filme a cena abaixo seria inserida, mas ela foi divulgada sob forma de uma fotografia da contracapa do livro "Titanic: James Cameron's Illustrated Screenplay", laçado em 1999 ["Titanic de James Cameron, um Roteiro Ilustrado", *não publicado no Brasil]; a cena também foi publicada como parte de um documentário no CD-Rom "Titanic Explorer", lançado em 1997.
oooo
5. "Os sonhos de Rose"

Rose e Jack caminham pela ala de bombordo do convés de passeio da 1ª classe. Rose fala sobre seu desejo de liberdade, sua força e sua vontade de trabalhar e de tornar-se uma artista, como a dançarina Isadora Duncan, um "espírito pagão livre".
oooo


6. "Rumo ao pôr do sol"

O Titanic segue navegando rumo ao pôr do sol sobre um mar calmo. Passageiros sentem que a velocidade do navio parece ter aumentado, enquanto caminham pelos conveses belamente iluminados.
oooo

7. "E no Ginásio da 1ª classe..."

Rose visita o ginásio de exercícios da 1ª classe junto do engenheiro Thomas Andrews, sua mãe, Ruth, e seu noivo, Caledon Hockley. O instrutor de ginástica Thomas McCawley empolgado mostra para os visitantes os aparelhos ali dispostos para exercício. No convés B, na popa do Titanic, Jack é ajudado pelos amigos Thommy e Fabrizzio à pular do convés de passeio da 2ª classe para o convés de passeio da 1ª classe.
oooo
8. "Venha Josephine em minha máquina de voar..."

Após a grande festa na 3ª classe, tarde da noite Rose e Jack caminham pelo convés de botes cantando a música "Come Josephine, In My Flying Machine" e falam sobre a vida. Rose comenta sobre as estrelas e ambos vêem uma estrela cadente. Jack pergunta o que Rose deseja... Ela responde:
"Algo que não posso ter..."
oooo

9. "Um beijo na sala das caldeiras"

Enquanto fogem do mordomo Spicer Lovejoy, empregado de Caledon Hockley, Jack e Rose entram na sala de caldeiras e a cena termina com um beijo em meio ao vapor.
oooo
10. "Jack Philips diz: cale a boca!"

Os telegrafistas do Titanic, Jack Philips e Harold Bride, ordenam que o telegrafista do SS Californian "cale a boca", pois suas mensagens estão atrapalhando as comunicações. Quando os oficias saem da sala de telégrafo do Californian, nota-se o navio parado e circundado por uma grande quantidade de gelo.
oooo

11. "Que tal um pouco de gelo?"

Molly Brown, passageira da 1ª classe, bebendo na sala Palm Court no lado estibordo do navio, pede um pouco de gelo à um dos serventes. Repentinamente às suas costas o iceberg aparece através das grandes janelas, o Titanic havia acabado de colidir...
.
..
12. "O primeiro S.O.S."

Imediatamente após receberem do Capitão Smith o comando para envio de pedido de socorro indicando a posição do Titanic junto do código C.Q.D., o operador de telégrafo Harold Bride sugere à Jack Philips o envio do novo pedido de socorro S.O.S., alegando que esta pode ser a única chance de fazê-lo.
oooo

13. "Flertando com gelo"

Logo após a colisão, Jack e Rose olham curiosos para o que aconteceu ao navio através da amurada do convés C. Rose brinca com o companheiro, coloca gelo dentro de suas roupas e ele responde divertindo-se ao ameaçar jogá-la pela borda do navio.
oooo
14. "O pânico de Ismay"

Ao ver que a situação se complica, o proprietário do Titanic, Joseph Bruce Ismay, entra em pânico e grita para que o trabalho seja mais rápido. Bruce Ismay é repreendido pelo oficial Harold Lowe, mas o homem acalma-se, balbuciando desculpas.

oooo
   ...........................................  15. "Hospitalidade Irlandesa"
  ..

Após Rose finalmente conseguir libertar Jack, o casal irrompe através de uma porta que arrombam, acessando o imenso corredor do convés E apelidado de "Scotland Road" pelos tripulantes, onde uma grande quantidade de passageiros da 3ª Classe segue a procura de um caminho até os botes salva-vidas. Ao observar que a moça treme de frio e está encharcada, uma companheira de viagem gentilmente cede um cobertor para que Rose se aqueça, ao mesmo tempo em que seu marido a entrega uma frasqueira com bebida alcoólica para que se recupere do frio. Jack aproveita a oportunidade e toma um gole da bebida e o quarteto segue em sua busca.
.

16. "A aula de remo de Molly Brown"
ooo
Ao tocar a água com o bote salva-vidas nº 06, a passageira da 1ª classe Molly Brown se surpreende ao ver que Frederick Fleet, um dos vigias que avistou o iceberg, sequer sabe remar, então Molly prontamente se dispõe e assume o remo. 
oooo

17. "Fuga da inundação"

 .
Passageiros vindos dos corredores da 1ª classe correm em fuga da água que começa a tomar conta da Sala de recepção e da grande escadaria no convés D.
oo

18. "Onde você for, eu vou..."

Os passageiros da 1ª classe Isidor e Ida Strauss discutem no convés de botes, próximo ao domo externo da grande escadaria traseira. Isidor insiste para que a esposa entre em um dos botes, mas Ida Strauss se recusa a partir sem o marido com a famosa frase:

"Estamos juntos há 40 anos, onde você for, eu vou. Não discuta comigo Isidor, você sabe que não adianta!"


19. "O adeus à Elga"

oooo
Na confusão dos corredores da 3ª classe, Jack e Rose reencontram os colegas Tommy e Fabrizzio que estão à procura de alguma passagem de fuga. Fabrizzio tenta convencer os pais de Elga - pela qual se apaixonou - à deixá-la ir com o grupo, mas não consegue.... e os dois despedem-se com um longo beijo para nunca mais se verem.
.oo

20. "O Bote 06 não retorna"

Embarcada no Bote nº 6, a passageira Molly Brown insiste para que o bote volte ao navio para receber mais passageiros, enquanto o Capitão Edward John Smith ordena pelo megafone para que retornem. O timoneiro Robert Hichins não permite que o bote volte ao navio e diz: "São as nossas vidas agora madame, não as deles. Agora remem!". Dentro do ginásio de exercícios da 1ª classe, o passageiro John Jacob Astor - o homem mais rico do navio - tenta distrair a atenção de sua esposa grávida, Madaleine, cortando o tecido de um colete salva-vidas e mostrando-a seu conteúdo. No convés A, o chefe dos padeiros Charles John Joughin, lança freneticamente as cadeiras de convés para o mar, na esperança de que os náufragos pessoas possam agarrar-se à elas. Enquanto executa a tarefa também se embriaga com seu frasco de bebida.  
..


21. "A carta de um marido"

Ao tentar embarcar no bote, Rose recebe um carta de um passageiro com o pedido de que entregue-a, se for salva, à sua esposa em Des Moines, Iwoa, Estados Unidos. Mas Rose atônita pela situação parece não compreender o pedido.





22. "A fuga pelo Salão de Jantar da 1ª classe"

Após a desesperada fuga do enfurecido noivo Cal Hockley, Jack e Rose são procurados pelo mordomo Spicer Lovejoy, que sob a promessa de ficar com o colar, pretende matá-los. Jack e Rose se veem presos enquanto a água toma conta do salão de jantar da 1ª classe no convés D. O suspense aumenta quando o casal em pânico se esconde e se arrasta por entre as mesas e cadeiras do salão que inunda gradativamente. Quando Rose é encontrada pelo vilão Lovejoy, Jack o enfrenta e segue um violento embate corporal que termina quando finalmente o casal consegue fugir por uma das portas de acesso para a cozinha da 1ª classe, por pouco não são atingidos pelos tiros de Spicer Lovejoy que ainda tenta segui-los.

.
.
23. "A água invade o Salão de Jantar da 1ª classe"


24. "O pânico"

O pânico toma conta dos passageiros e o Titanic naufraga lentamente. Às 01:30 da madrugada desce o bote salva-vidas Nº 12 pela lateral de bombordo, este foi o 11º bote à deixar o navio.
oooo

25. "Um amontoado de gente"

Na escadas que acessa o convés de passeio da 2ª classe, uma multidão de passageiros da 3ª classe tenta chegar ao convés de botes na esperança de salvação, mas impedidos e empurrados pelos tripulantes, caem em um amontoado pelas escadas abaixo.


26. "Solte os cachorros"

Caledon Hockley, noivo de Rose, é surpreendido por uma cena inusitada no convés de passeio da 2ª classe: Logo após ouvir os tiros de aviso do oficial Harold Lowe no lado de bombordo, se volta para o convés fervilhando de pessoas se deparando com um grupo de quatro cachorros que correm perdidos em direção à ré do navio... alguma alma solidária resolveu liberar os animais do canil alocado ali perto...
oooo


27. "Os botes Nº 13 e 15"

Às 1:40 da madrugada desce o bote salva-vidas nº 15 superlotado de passageiros em pânico, enquanto já na água está o bote nº 13 preso às amarras. Os gritos da multidão somados à pressa da tripulação não permitem notar o barco logo abaixo, e o bote 15 desce sobre as cabeças ocupantes do outro. A situação só não termina em um acidente grave pela rápida ação dos ocupantes que conseguem cortar as amarras e libertar o pequeno barco do caminho.



 28. "A despedida de dois amigos milionários" 
 .
Enquanto o Titanic lentamente é tragado pelo oceano, o milionário Benjamin Guggenheim perambula pelo navio trajando o seu melhor smoking de gala acompanhado do inseparável secretário Victor Giglio. Ao lhe oferecer um colete salva-vidas, um dos tripulantes obtém a seguinte resposta: "Estamos nos nossos melhores trajes, e prontos para afundar como cavalheiros".... Rondando pelo mesmo local à procura de seu cachorro que perdeu-se na confusão, o homem mais rico do navio, John Jacob Astor, é reconhecido por Benjamin que o cumprimenta num gesto de coleguismo. O momento aparentemente fortuito tornar-se-á o último adeus dos dois amigos. 
ooo
29. "A água invade a Grande Escadaria"

A violenta inundação atinge a grande escadaria da 1ª classe no convés A, o Titanic já está em seus últimos momentos.
.
30. "O destino de Cora"
.
A pequena Cora Cartwell e seus pais encontram o fim quando a água violentamente invade o navio, os portões pantográficos na 3ª classe os mantém presos para sempre no Titanic.
.

31. "Eu não vou!"

O telegrafista Harold Bride insiste com seu companheiro de trabalho, Jack Philips, que coloque um colete salva-vidas pois a água já invade o convés de botes. Enquanto Harold força-o colocando nele o colete, Jack Philips tenta desesperadamente emitir pedido de socorro, não abandonando seu posto.
.
32. "Uma tábua de salvação"

Após o naufrágio, Jack e Rose encontram um painel de madeira que flutua em meio aos destroços, arrancado da parede superior da porta de acesso para o lounge da 1ª classe. Um homem se aproxima em busca de refúgio sobre o destroço, mas Jack o adverte que o mesmo suporta apenas o peso de Rose, e o ameaça pedindo para que não se aproxime. O sujeito então desiste e se afasta desejando sorte para o casal.


33. "Fora de cogitação"

Embarcado no bote salva-vidas nº 1 com apenas 12 pessoas, Cosmo Edmund Duff Gordon, passageiro da 1ª classe, sugere que a tripulação retorne para resgatar mais pessoas que agonizam no mar gelado. 
.

34. "O resgate de um chinês"

O 5º oficial Harold Lowe retorna ao campo de destroços e mortos à procura de alguém ainda com vida, encontra um passageiro chinês equilibrando-se em agonia sobre um painel de madeira e o resgata.
.
35. "A salvo no Carpathia?"

Rose em estado de choque é resgatada pelos tripulantes do navio Carpthia, da Cunard Line, e desaba em choque ao colocar os pés no navio. Bruce Ismay, proprietário do Titanic, é observado com olhares raivosos dos outros sobreviventes que sabem de sua parcela de culpa.
 
 . 

Crédito

Pesquisa, composição de texto e reedição de imagem- Rodrigo, TITANIC EM FOCO

20 comentários:

Luciano disse...

Me arrependo até hoje de não ter comprado a versão com 4 dvds! :( Comprei a versão com 2 dvds, que vem com alguns bastidores, final alternativo, clipe da musica do filme e comentários

Lucas Rubio disse...

Realmente ter este DVD e ver estas cenas excluídas é uma relíquia e é muito bom! Mas pra quem não tem o DVD, olha aí o favorzão que o Rodrigo fez, hehe...
Parabéns amigo, ficou muito bom.
Ah, já já eu te envio "aquele conteúdo" por email, é que eu tenho tido dias muito agitados e sem tempo...

ABRAÇO!

Rodrigo disse...

Luciano, nem "esquente a cabeça" mais, tenho certeza de que James Cameron irá relançar uma versão ainda maior e mais incrementada após o filme voltar aos cinemas,, ele não é bobo, e vai perder a oportunidade... E se realmente isto acontecer, certamente ele irá incluir ainda mais conteúdo numa nova versão especial. É esperar pra ver. Até ; )

Oi Lucas, realmente deu um trabalhão juntar as cenas, elas estão "pulverizadas" no you tube, infelizmente nem todas com boa resolução.... Mas tá valendo.

E blz, quando quiser enviar... 1º a obrigação, sempre.

Abraço.

Luciano disse...

Realmente Rodrigo, tenho ctz que terá um lançamento assim após o filme ser relançado! Faz tempo que sonho com Titanic em blu-ray, numa edição parecida com Avatar edição de colecionador hehe
agora é só esperar até abril, rs

rander disse...

luciano parabens... q bom q vc ten essa adimiração pelo titanic e nois podemos usurfluir desses seus conheçimentos... vlw uma abração !

Th3 MaSt3R disse...

Boas , tenho umas duvidas quando a edição de coleccionador , vê-se as cenas delatadas juntamente com o resto do filme ou vê-se mesmo a parte?!

Rodrigo disse...

Olá Th3 MaSt3R

As cenas deletadas estão isoladas no DVD Nº 03 da edição de Colecionador lançada em 2005. Não foram incorporadas à uma versão completa.

No entanto podemos compreender onde elas seriam inseridas originalmente porque no começo e no fim de cada uma delas há o trecho precedente e o posterior onde elas seriam inseridas na versão que conhecemos.

Até

Unknown disse...

Nossa, muito bacana essas cenas excluídas. Agora algumas partes do filme fazem mais sentido, como a do Lovejoy ferido quando o navio se parte ao meio.
Parabéns pela matéria!
[To vendo que vou passar anos lendo seu blog e te parabenizando haha!]
Beeeeijo da Manu!

Anônimo disse...

Olá rodrigo de esqueceu da cena que o beijamin se despede do jhon jacob astor.obrigado

Rodrigo disse...

Olá. Por favor não deixe de postar seu nome, é sempre importante.

Obrigado por avisar, já incluí a cena, ela realmente não poderia ficar de fora porque traz um momento histórico importante.

Até mais.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo a pessoa que postou o comentario foi eu Meu Nome é Carlos!descupa a critica mas tem duas cenas que não se dá pra ver nada!A fuga da inundação e botes numero 13 e 15!ótimo Blog

Rodrigo disse...

Oi Carlos, obrigado pela indicação. Já troquei estas duas cenas que você indicou. Ficaram faltando apenas mais duas cenas curtas que estão fora do You Tube a alguns meses. Caso eu as encontre, elas voltam para cá.

Até mais.

Unknown disse...

Realmente todo material é fantástico!! Uma verdadeira relíquia. Rodrigo parabéns pela dedicação ao blog!

Rodrigo disse...

Oi Beto Souza,

obrigado. Vou tentando melhorar a forma e o conteúdo nas novas matéria que incluo. A história é fascinante, e merecia o triplo de atenção de minha parte; mas faço da maneira que me é possível.

Até mais, agradeço a atenção ao blog.

Anônimo disse...

incríveis estas cenas pena que não foram incluídas no filme

TATY LOWE disse...

Olá, galera, tô a bordo de novo! Havia visto uma vez um vi´deo da cena deletada em que o oficial Lowe resgata Rose daquele suporte de madeira (como o resgate do chinês), mas parece que o danado sumiu. Será que existiu mesmo essa parte deletada ou eu tô confundindo? (Ô eu no lugar dela naquele botinho... hehehe) Valeu, fui!

Taty Lowe

Unknown disse...

Puxa, amei essa postagem. Tenho essa edição com 4 dvd's e vem muita coisa mesmo. Também é interessante vê-las com os comentários do James Cameron, pois assim entendemos o por quê de elas terem sido retiradas.

Unknown disse...

Puxa, amei essa postagem. Tenho essa edição com 4 dvd's e vem muita coisa mesmo. Também é interessante vê-las com os comentários do James Cameron, pois assim entendemos o por quê de elas terem sido retiradas.

Rodrigo disse...

Oi Kaliane, fico feliz em saber que gostou da matéria.

Eu imagino o quanto de material interessante anda deva estar nos arquivos, e que eventualmente poderá ser lançado no futuro; indiscutivelmente o filme é um clássico do cinema, e certamente receberá "Edições Comemorativas" através das décadas adiante. Veremos o que o tempo revelará adiante.

Até mais.

Jornal de Itamaraty disse...

Perfeito esta publicação. Parabéns.