oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de julho de 2016

Titanic: Honor and Glory - Novo game baseado no Titanic promete grande imersão visual e histórica sobre o lendário navio naufragado em 1912

http://oi63.tinypic.com/eq05z.jpg
PREVISÃO DE LANÇAMENTO DO GAME: 2018
Site oficial AQUI
Página oficial no Facebook AQUI 
Canal no You Tube AQUI

Assista aqui o demo mais recente, divulgado em 24/08/2016
Neste novo demo uma caminhada fantástica pela Grande Escadaria traseira, Café Parisiense e pelo Restaurante A La Carte
 Seja bem vindo ao Titanic em Foco

http://titanicemfoco.blogspot.com.br/
A quatro anos sendo desenvolvido por um grande time de contribuidores, especialistas e  alguns dos maiores nomes entre os historiadores do Titanic da atualidade, o futuro game "Titanic Honor and Glory" tem colocado o grande público de entusiastas Titânicos ao redor do mundo em expectativa desde 2012, e vem mostrando através de uma divulgação bem interessante um pouco do avanço no desenvolvimento do Titanic recriado para ser o palco da futura aventura virtual.

Ao lado: Fruto de alguns dos primeiros esforços de recriação postos em prática para o game, a imagem ao lado atesta o nível de detalhe e atenção da equipe de desenvolvedores. O formato inédito das colunas centrais dos lances de escadas dos conveses B e C e a presença de quatro pequenos querubins de bronze com tochas nas bordas da balaustrada ornamental deixam evidentes o esforço de pesquisa e o esmero da recriação gráfica. Detalhes até poucos anos desconhecidos do público. Revelações que seguem surpreendendo até mesmo especialistas de longa data.

Ao que tudo indica, e se o percurso de desenvolvimento seguir com o mesmo bom gosto aplicado até a presente data, o lançamento do jogo promete ser um divisor de águas em muito do que hoje se sabe sobre o visual externo, interno e sobre os pormenores da curta viagem e tragédia do Titanic. Muito diferente de antigas e cruas recriações virtuais do Titanic feitas no passado, o atual game está sendo arquitetado graças a uma mistura poderosa de recursos gráficos, pesquisa histórica concentrada e uma grande dose de arte e empenho no sentido de que esta reprodução carregue uma quantidade pesada de detalhes.

As prévias em foto e vídeo divulgadas desde 2012 deixam evidente o fenomenal trabalho de atenção, e vem revelando ao público uma infinidade de pormenores do Titanic até agora inéditos ou pouco conhecidos. Revelações que só são possíveis através de uma pesquisa esmerada que percorre desde a documentação e fotos de época e até mesmo descobertas recentes obtidas da atenta análise visual dos escombros do verdadeiro Titanic que mesmo hoje, 104 anos após o naufrágio e depositado a 3.800 metros de profundidade, ainda deixam evidentes muitos aspectos inéditos do navio.

O game ainda vai consumir quase dois anos - talvez mais - para enfim saltar para as prateleiras do público, mas já nesta etapa não resta dúvida que um novo capítulo deste legado relacionado ao Titanic vai se materializar logo em breve, acessível para o voraz público de gamers. E com certeza, de maneira mais útil e interessante, vai expor o Titanic de maneira mais vívida do que nunca antes. Não é exagero dizer que artistas, historiadores e modelistas ao redor do mundo certamente também vão se beneficiar, e muito, desta nova ferramenta que até agora promete trazer de volta o Titanic em close máximo e sob todos os ângulos, possibilitando novas e surpreendentes recriações em variadas formas de arte.
Acompanhe
Titanic: Honor and Glory é um vídeo game, atualmente sendo desenvolvido pela Vintage Digital Revival, também conhecida como Four Funnels Entertainment. O game irá apresentar a mais correta representação digital jamais feita do Titanic até a presente data, e também um modelo da cidade de Southampton no ano de 1912, de onde o Titanic partiu em sua única e inacabada viagem de inauguração. O game será voltado não não apenas para entretenimento, mas também como um memorial para todos aqueles que perderam suas vidas no desastre. O projeto foi originalmente fundeado com financiamento coletivo em sites como IndieGoGo, no entanto durante um podcast em 10 de abril de 2015 o diretor do projeto Thomas Lynksey anunciou que o time deixaria o financiamento em grupo em favor de focar mais no desenvolvimento do jogo.

A história vai ser focada num jovem de 23 anos graduado na American Oxford University chamado Owen Robert Morgan. Depois de ser confundido com um criminoso internacional ele é obrigado a embarcar no RMS Titanic num esforço de limpar seu nome e encontrar os reais culpados. Uma vez que o jogador embarca no navio ele terá que cumprir certas tarefas de um tripulante real e garantir uma cabine própria. Quando o Titanic colide com o iceberg o jogador terá 2 horas e 40 minutos para resolver o mistério completamente.

Há três outros modos a serem explorados no game. O mais proeminente é o “Tour Mode” (”Modo Passeio”), que vai permitir que o jogador explore tanto o navio como a cidade de Southampton. A próxima modalidade, o “Simulator Mode”, irá dar aos jogador a oportunidade de navegar o Titanic e possivelmente outros navios no oceano. A última modalidade planejada é o “Multiplayer Mode” ainda segue em estágio de planejamento. Ainda haverão duas sub modalidades: O “Sinking Mode” (“Modo Naufrágio”) e o “Voyage Mode” (“Modo Viagem”); este último permitirá aos jogadores se aventurar no Titanic juntos. Jogos de convés e serviço de bordo também estarão disponíveis.

Trailer

Enredo
O cenário
Um modelo explorável da cidade de Southampton no ano de 1912 está sendo desenvolvido, com planos para Belfast e Queenstown, Irlanda; Cherbourg, França, e a cidade de New York.

Personagens

O único jogador é Owen Robert Morgan, que é fictício assim como seu adversário no game. Boa parte dos passageiros históricos reais também serão incluídos. Os personagens históricos reais já confirmados são o Capitão Edward John Smith, o projetista Thomas Andrews, o proprietário do Titanic J. Bruce Ismay, John Jacob Astor, Benjamin Guggenheim, Lawrence Beesley, Wallace Hartley e sua banda, Masabumi Hosono, Joseph Laroche, Helen Candee, a família Sage e o Grupo de Garantia.

História

Enquanto estava visitando um amigo, o graduado em Oxford Owen Robert Morgan é erroneamente suspeito de um crime que não cometeu, então ele persegue o criminoso a bordo do Titanic na esperança de limpar seu nome.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do game começou em novembro de 2012, depois que Tom Linksey contratou um pequeno grupo que estava trabalhando para outro jogo baseado no Titanic. Em dezembro de 2012 a primeira prévia do game foi divulgada, mostrando um voo através da Grande Escadaria da 1ª classe. Em março de 2015 um demo jogável foi lançado, que incluía algumas poucas áreas selecionadas do navio, incluindo a Recepção no Convés D, o Salão de Jantar da 3ª classe, o corredor Scotland Road e o Banho Turco. O demo pode ser baixado no site oficial AQUI.

Em novembro de 2015 o grupo embarcou em uma viagem de 11 dias para pesquisas na Inglaterra. Os destaques da viagem incluíam uma visita ao Pub Grapes em Southampton, que será representado no game, e a medição do Lounge original do RMS Olympic, navio irmão do Titanic, que hoje serve como salão de jantar no Hotel White Swan na cidade de Alnwick, Inglaterra.

Em 14 de abril de 2016 o time disponibilizou um vídeo editado em tempo real que exibe o naufrágio do Titanic em sua página oficial no You Tube para coincidir com os 104 anos da tragédia. O vídeo foi alvo de notícia no mundo todo e no fim do mês de abril o vídeo tinha alcançado mais de 7 milhões de visualizações e foi recebido com avaliação geral positiva por historiadores e pelo público.


Um dos consultores históricos do game, Bill Sauder, é também foi consultor do game de 1996 “Titanic: Adventure Out of Time” e do filme de 1997 “Titanic”, e é também palestrante expert da National Geographic Society e participou do especial de 2012 “Titanic: The Final Word With James Cameron”.

Durante as pesquisas para o projeto a equipe pode rastrear artefatos obscuros do Titanic e também peças preservadas do Olympic, seu navio irmão, em favor de garantir recriações apropriadas. O time fez várias descobertas durante o percurso que foram anunciadas e divulgadas, incluindo a disposição de certas áreas do navio, as cores reais de diferentes itens, e a ordem em que se desenvolveram os fatos naquela noite. A equipe revelou também uma configuração diferente para as janelas da Recepção e do Salão de Jantar da 1ª classe no convés D, exclusiva para o Titanic, bem diferente em relação a mesma área do Olympic; detalhe desconhecido dos historiadores até recentemente.

A equipe está construindo o modelo do Titanic para assegurar que cada sala do navio possa ser totalmente explorável. Isto inclui cabines, cada passagem escondida, e até mesmo os pequenos armários de roupa e salas de estocagem. A autenticidade e atenção aos detalhes tem sido elogiada pelos maiores historiadores do Titanic do mundo, e apesar do massivo tamanho de seu empreendimento, a equipe está sendo hábil em trabalhar nas áreas do navio com um boa velocidade.

O game terá incluso memoriais aos sobreviventes e às vítimas da tragédia. Os desenvolvedores estão trabalhando também com a compatibilidade com Oculus Rift, que irá permitir uma completa imersão 3D durante a viagem e naufrágio.

A previsão para lançamento do game neste momento é para 2018.

Confira a primeira prévia básica, divulgada em março de 2015


 
Crédito 

Fonte: Wikipedia
Tradução e adaptação de texto por Rodrigo, Titanic em Foco

15 comentários:

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Ao amigo que deixou o primeiro comentário, apenas desculpe, ele foi removido acidentalmente. Sua opinião é muito bem vinda.

Você citou que acredita quo o game vai sair apenas para aparelhos mais caros... e eu acredito o mesmo.

O espaço é seu, apenas desculpe o problema.
Rodrigo.

Unknown disse...

Eu li que o game ia sair para pc, mas não sei se eles mudaram esse objetivo. O ideal seria que o jogo pudesse oferecer várias plataformas, o que na minha opinião é até mais interessante do que recriar cada cidade na qual o navio atraca kkk. Mesmo assim é tudo muito bom, espero que saia em 2018 mesmo! Vai ser muito bom poder andar pelo Titanic finalmente, e numa atmosfera muito autêntica, visto que não vai ser um museu mas sim uma recriação do navio. Se te chamassem pra ajudar nas pesquisas vc ia Rodrigo? Você pode até dizer que não é um especialista, mas tem muito mais conhecimento a respeito do Titanic do que a maioria das pessoas!E já mudando de assunto penso também no tempo que vão levar as animações e programações do jogo, já que os personagens e os elementos naturais terão de obedecer a milhões de critérios tanto de animação quanto de renderização pra chegarem ao nível que o navio e a cidade estão tomando!Não gosto muito da água nos "trailers", mas provavelmente deve estar longe do resultado final.

Rodrigo, Titanc em Foco disse...

Pois é Felipe,

eu também não gosto do visual de muitas coisas cruas do jogo que foram mostradas até agora, mas pelo que eu tenho visto são aspectos que ainda vão ser trabalhado mais a frente, afinal eles sequer recriaram o visual externo do navio por completo. Tem muito, mas muito chão pela frente, é de fato uma tarefa colossal.

Apesar de não ter queda nenhuma por games, eu estou na torcida para que eles sigam este trabalho de maneira fantástica, assim como tem seguido até agora, e que isso vá muito além de ser um reles jogo, mas que seja de fato um livro aberto, que transborde história e muita arte. É um trabalho gráfico e de animação é claro, mas tem arte transbordando ao redor de tudo, as prévias divulgadas até hoje deixam isso visível. Claro, tem muito que merece ser polido, mas até aqui está incrível.

Seja qual for a plataforma, já que eu não entendo nada de games mesmo, eu vou conferir tudo de perto seja de que maneira for.

Eu não tenho patamar de conhecimento suficiente para contribuir com eles, o que me sobra de fato é admiração pela arte que ronda o Titanic. Como o jogo está indo bem além de algo plano digital, eu enxergo isso tudo como uma grande obra de arte, porque é evidente a qualidade visual e histórica a que este pessoal está conseguindo chegar. E é pela parcela de arte que eu sigo animado, tudo é realmente bonito de se ver, enche os olhos.

Muito do que foi divulgado ainda não vai muito além de algo plano e sem graça (visualmente falando), como a simulação do naufrágio divulgada no último abril, que apesar de interessante, ainda deve demais em acabamento e detalhamento, falta muita coisa... e eu sei, e torço, para que eles sigam surpreendendo aprimorando tudo... e eles vão polir muito, isso é fato.

Então... que façam com muita calma mesmo, demorem e quanto demorarem, e que isso vá além de ser um game qualquer baseado no Titanic. Eles estão com a faca e o queijo na mão, e podem estar criando algo que merecerá a mira do interesse da comunidade mundial... de gamers, de entusiastas, de fans, de historiadores, artistas plásticos, modelistas, da imprensa.

Eles tem literalmente um veículo de nome poderoso, o Titanic, então basta que façam algo digno de nota. É a possibilidade de expandir o legado de uma forma atual e conquistar um público vasto, mas sem apelar para o lado simplesmente rápido e comercial.

Vamos aguardar e torcer juntos, hehe.

Unknown disse...

Verdade, acho super legal o fato de eles estarem trabalhando nos mínimos detalhes, e com um compromisso verdadeiro em buscar o máximo de semelhança com o Titanic! Acho que a criação das cidades também seja um modo de atrair o público que não tem tanto interesse pelo Titanic, o que também é legal pq leva o Titanic e toda a sua história para um público maior ainda!
E quanto as artes realmente só reclamo de alguns aspectos gráficos, mas quando finalizado... E claro, está ficando muito bonito! Ansioso para embarcar haha!

Gabriel Torres disse...

Sou gamer desde os 4 anos de idade, e até hoje com 21, nunca fiquei mais entusiasmado com um jogo sendo produzido do que agora. É a união de meu maior vicio com algo que me fascina diariamente (Titanic). É a chance que nós entusiastas do navio sempre desejamos, vai ser o mais próximo que vamos viver de conhecer o titanic de perto. Entre as varias coisas que me deixam curioso nesse game, uma delas é como vão recriar as pessoas na hora do naufrágio. Nos trailers divulgados até agora não aparece nenhuma pessoa. Se colocarem gente morrendo no jogo, vai ser desrespeitoso com as vitimas, na minha opinião... A unica questão é que não tenho um computador bom para jogos, tenho apenas consoles, e pelo nivel de detalhamento e fotorrealismo empregado nesse jogo, precisarei de um PC bem caro para rodar o game com tudo no talo (resolução, detalhes, sombras etc).

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Gabriel,

estou torcendo pra que nós sejamos surpreendidos por soluções muito bem resolvidas neste projeto, cruzando os dedos para que eles realizem algo muito grande e muito bem equilibrado. Não canso de dizer que eles estão com a faca e o queijo na mão, e podem de fato fazer história, e realmente ressuscitar o Titanic de maneira grandiosa, sem apelo, sem desrespeito e com um visual e pesquisa histórica espetacular. E ainda assim, com amplo apelo como jogo.

Claro, a expectativa e a torcida são muito boas, mas quem pode prever por onde vai seguir o desenrolar desse projeto. Até aqui só posso aplaudir, eles fizeram um trabalho digno de fato. Muito pra ser feito, muito pra ser refinado, é claro... então sigo desejando o melhor pra equipe toda, e que eles demorem muito mesmo, tanto ou mais do que precisam pra que façam algo grandioso, que mereça os holofotes de verdade. Eles podem e certamente vão escrever seus nomes junto ao legado do Titanic para sempre.

O tempo vai correndo, e eles seguem trabalhando com aparentemente muita boa vontade.

Anônimo disse...

Oi,Rodrigo!Sou eu,a Dharana!(Quanto tempo aqui sem comentar,né?(Risos!!)Mas sempre vejo seu Blog! ^^ )

Como sempre novas informações para nos dar!Outra coisa:AMEI SUA MAQUETE!!Meus parabéns!!Porque vc não a protege com um vidro?Só não faço uma porque não posso investir e,o mais importante,falta de espaço!XD

Esse jogo deve ser muito legal,mas sabe aqueles jogos para IOs e Android que são de construir cidades,impérios?Então,ACHO QUE DEVIA existir um voltado para a construção do Titanic,com um personagem que tem que "investir" em materiais,mão de obra,etc.Se tivesse um assim eu baixaria/compraria com certeza!Aposto que vc também! ;)

Até a próxima e mais uma vez parabéns!

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Dharana,

obrigado, terminar meu modelo foi a concretização de um antigo sonho, e durante a realização eu aprendi demais e criei coisas que nunca imaginei que fossem possíveis com materiais não profissionais. O desejo é de que um dia eu possa fazer um modelo melhor, e que esteja exposto ao público, porque a história do Titanic tem um poder assombroso de intrigar as pessoas, eu observei isso pessoalmente enquanto conversei com centenas de pessoas depois que concluí meu modelo. É impressionante o quanto o Titanic intriga e deixa as pessoas curiosas, encantadas, assustadas, emocionadas... é um misto grande de sentimentos, e não vindos de curiosos e entusiastas, mas de pessoas que não tem sequer ligação mais próxima com o assunto. Eu vi todo tipo de reação.

Nos vídeos e fotos eu retirei o vidro que protege o modelo, por isso ele não aparece. O vidro só atrapalha a fotografia por causa dos reflexos. A maquete está protegida com vidro desde que terminei, aliás é um vidro enorme, mais de 2,75 m de comprimento e pesa 42 Kg. Não tinha como deixar desprotegida, o pó estraga um trabalho desses muito rápido, além de danos causados por curiosos e até por mim mesmo se me descuidar.

Bom, eu não sou público para jogos, e não faço uso sequer de celular, então um jogo como estes esbarraria já nesta primeira questão comigo, hehe. Mas claro, tudo que for produzido com qualidade é válido.

De maneira muito generalizada as pessoas estão saturadas do Titanic, e a maioria delas ainda não entendeu o porque deste "jogo" estar sendo tão celebrado. Nossos colegas não estão limitados a fazer um jogo, estão criando algo com uma riqueza de detalhes e qualidade histórica e técnica que vai muito além do que qualquer recriação virtual relacionada ao Titanic produzida até a presente data. E é por isso que estou tão entusiasmado, porque eles estão incluindo detalhes que jamais tinham sequer feito parte dos livros, a pesquisa deles é muito poderosa, além de uma qualidade visual espetacular. Então, dentro desse contexto, eu sou apoiador fervoroso deles, porque não estão se vendendo a fazer algo de qualidade duvidosa, como todos os demais jogos já criados sobre o Titanic, é um trabalho digno realmente de nota, pelo menos até aqui.

E se assim seguir, se continuarem com este trabalho ímpar, eu vou pela primeira vez na vida me render a um "jogo", que ao que tudo indica até agora, vai passar bem longe de ser um reles jogo e vai abrir um pequena brecha para o passado de maneira muito autêntica. Sigo torcendo com muita vontade por eles e pelo trabalho deles.

Até mais, abraço.

Lucas Rubio disse...

Meu caro amigo Rodrigo,

Meus parabéns pelos mais de 2 milhões de acessos em seu blog. Tenho certeza que esse número continuará crescendo pois seu trabalho é exemplar e único! Congratulações não só por seus trabalhos artísticos magníficos como também por seu grande trabalho científico e histórico de divulgação do RMS Titanic em Língua Portuguesa.


Um abraço do seu velho amigo e admirador,

Lucas Rubio.

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Lucas,
Muito obrigado, fico feliz em ver você por aqui. O blog continua tão simples quanto no primeiro dia em que o criei, e vou continuando levando adiante por diletantismo. Espero poder continuar no passo lento, mas seja como for, a cada vez que eu editar algo para o blog vai ser pelo prazer de estar em contato mais próximo com a história. Se o conteúdo tem alguma serventia, fico feliz, e isso mantém o blog no ar.
Abraço para você também, sempre muito feliz com seu apoio.

Unknown disse...

Olá Rodrigo, é o Gabriel Torres que comentou aqui encima. Eles disponibilizaram uma segunda demonstração, eu comprei um pc de jogos para poder rodar tudo no maximo, gostei bastante do que vi, nessa nova demonstração podemos visitar o Café Pariesen, boa parte dos corredores do Deck C, Banhos Turcos, a cabine em que esteve Thomás Andrews, entre outros. Você já conferiu? O que achou?

Abraços

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Oi Gabriel,

Sim, eu tenho acompanhado todas as atualizações pelos vídeos. Como eu não ligo pra games, talvez nem com o lançamento do jogo eu vá atrás de uma máquina melhor. O resultado é tão absurdamente explorado nos vídeos, que para mim fica dispensável correr atrás de máquina.

O trabalho de pesquisa histórica deles é imcomparável, tão especializado que coisas absolutamente inéditas do visual do navio estão surgindo aos montes, e boa parte das pessoas sequer está notando porque não liga para isso. Nem mesmo o melhor livro sobre o visual interno do Titanic lançado até hoje (livro "Titanic the Ship Magnificent") consegue mostrar o que eles estão mostrando. Para as pessoas que se importam um pouco mais está sendo uma surpresa fascinante atrás da outra... e olha que eles sequer terminaram os interiores do navio e os exteriores estão ainda crus.

O resultado visual é fascinante, é tudo muito bonito de ver, e muito correto também... mas especialmente nas áreas onde há necessidade de trabalho mais artístico, como nos entalhes e demais formas artísticas complicadas, ainda devem um pouco devido aos limites de modelagem e técnicas de recriação (painel esculpido do relógio, querubins de bronze, molduras, entalhes, e outros detalhes deste tipo). Mas, seja como for, se forem ou não melhorar isso, já estão "perdoados" porque o conjunto da obra apresentada até agora ultrapassa qualquer outra coisa que tenha sido feita antes, e qualquer expectativa mais otimista que se poderia ter.

É aquilo que eu já disse dezenas de vezes... se eles seguirem com esta qualidade histórica, técnica e artística que estão entregando, o "game" (porcamente chamado de game, porque a importância do que estão fazendo vai bem além da questão de ser um reles game), eles vão fazer história e demarcar um novo capítulo sobre o legado do Titanic. E se tudo isto for muito bem acabado, resta torcer para que as dramatizações e personagens sejam de tão bom gosto quanto eles prometem nas "perguntas e respostas" do site oficial. Parecem estar bolando algo de muito respeito, sem perder o apelo como game que é o que vai fazer o "jogo" render dinheiro.

Então, sigo desejando que demorem muito pra terminar, para trabalharem com calma e que tenham suporte financeiro pra fazer algo realmente muito bem acabado. Se continuarem assim, termos o Titanic revelado à alcance de todos como jamais antes, e uma fonte espetacular de pesquisa visual, que será um livro escancarado para qualquer pessoa interessada em botar arte em prática, seja com modelismo ou qualquer outra modalidade. Nem mesmo os próprios passageiros e tripulantes do Titanic tiveram a chance de conhecer o navio de forma tão completa porque não poderiam perambular por ele todo de modo tão livre e tão informativo.

Torcendo pelo pessoal do game desde o começo. Que eles façam algo emocionante e respeitoso, como a história merece de fato. E se o argumento pra render dinheiro é que seja um game, que o game esteja à altura da história. Por enquanto dispenso o game, não tem apelo pra mim, mas vou acompanhar tudo, seja por videos ou mesmo se vier a me render um dia à me adaptar aqui pra "caminhar" eu próprio virtualmente, hehe.

E você, o que acha? Tem encontrado detalhes que nunca imaginou?

Gabriel Torres disse...

Olá Rodrigo obrigado pela resposta... Estou bem maravilhado com o progresso do jogo, tanto do ponto de vista histórico, quando técnico, as texturas, efeitos de luz, a forma como as sombras se formam embaixo dos lustres etc, tudo tem um capricho digno de jogos de grande produtoras. Também achei muito legal os paineis informativos que tem dentro do jogo, só nessas duas demonstrações aprendi muita coisa sobre o navio, fico imaginando quando sair o resultado final... A única coisa que me deixa com um pé atras, é que, como eles estão recriando os interiores tão fielmente do navio todo, se o titanic tem pouquissimas fotos reais? Claro, o Olympic era um navio bem parecido, mas o titanic tinha muito mais espaço interno, portanto tinha mais salas, cabines, etc que provavelmente nem se quer temos imagens das mesmas. Fico imaginando como vao fazer para recriar essas salas...

Rodrigo, Titanic em Foco disse...

Boa noite Gabriel

Então, do que eu entendi depois de ler sobre o esquema de trabalho deles...

eles estão sendo fiéis às fotos de época e projetos do Titanic onde é possível ser. Onde não há referência visual para o Titanic, o Olympic é a resposta pras referências... e onde não há nem referência do Olympic, outros navios da época e de estilo similar cumprem a missão de preencher as informações para que seja feito um trabalho que esteja pelo menos num contexto correto ou aceitável. E onde não há referência alguma, nem do Titanic, nem do Olympic e nem de qualquer outra fonte, eles estão criando algo que é um "palpite bem educado", ou seja, estão trabalhando para criar algo que não seja uma extrapolação fora da realidade náutica da época. criativos sim, mas sem estrapolar a realidade do período.

Só que há um ponto bem interessante: O Titanic e o Olympic, dentro de sua engenharia e arquitetura, possuíam regras de repetição, ou seja, detalhes decorativos, estruturais e arquitetônicos que foram empregados de maneira sistematicamente repetida. E isso é também uma fonte valorosa, porque naqueles lugares onde não se pode ter referência alguma, mas sabe-se que poderia estar dentro deste nicho de repetição óbvia... basta apenas aplicar a regra e recriar algo que siga estas normas e o resultado final fica educadamente dentro do contexto aceitável.

Um exemplo simples: Se em tal lugar do navio foi utilizado piso de linóleo com padrão fleur de lis e existe foto disso pra comprovar... mas em outro determinado lugar não se tem foto ou fonte alguma, mas se sabe que é das áreas onde o emprego deste tipo piso é totalmente plausível e aceitável... basta então repetir e não extrapolar inventando coisas impossíveis. Outro exemplo raso: Não é preciso ver todas as janelas do salão de jantar da 1ª classe para saber que elas se repetem alternadamente, e que os dois lados do salão tinham esquemas de repetição iguais.

É um tipo de pesquisa feitas em muitos degraus, começando desde as fontes mais valorosas, as fotos que não mentem, e indo até os palpites bem educados seguindo regras lógicas e aceitáveis.

Nem esta e nem qualquer outra reconstrução gráfica do Titanic jamais poderá reconstruí-lo de maneira exata, isto é impossível sob todas as formas. Mas se pode fazer um trabalho em níveis muito dentro do contexto: Réplica fiel onde é possível que se faça isso através de fontes diretas seja do Olympic ou do Titanic... reprodução educada onde haja padrões de repetição evidentes e bem ancorados em informações neste sentido, sejam anotadas em documentos ou por outras vias de verificação... reprodução criativa em áreas onde não há fonte alguma senão as plantas baixas do Titanic, usando outros navios da época como fonte de informação... e assim segue em vários níveis diferentes.

É um trabalho engenhoso, onde o resultado final será algo muito bom, com falhas que serão criticadas certamente por gente mais voraz e bitolada. Mas que dificilmente será superado tão cedo.

Claro, será algo excelente em todo o contexto se eles estiverem com esta empolgação e trabalhando pra isso. Até aqui sim, foram mestres. Daqui em diante é o que a gente vai descobrir ainda, hehe.

Até mais, abraço, eu é que agradeço aqui.

Jose. A disse...

360 VR Experience

https://www.youtube.com/watch?v=A4Za2X3ku_g&t=2s

Observe que o modelo representado aqui é básico.
Eles são os primeiros estágios do processo de desenvolvimento.

Mas aguça seu apetite pela maravilha atemporal do que H&G pode se tornar no seu estado final.

31 3 2021