oncontextmenu='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DOCUMENTÁRIO: Titanic, o Nascimento de uma Lenda (2005)


Seja Bem vindo ao Titanic em Foco

Documentários sobre o Titanic contam-se às dezenas, cada qual produzido com determinado nível de qualidade. Alguns deles com pesquisas legítimas de 1ª mão, outros com reaproveitamento de assuntos e teorias já cansavelmente divulgadas durante os muitos anos de exploração contínua da história deste navio de fama tão popular.

Hoje indico o documentário "Titanic, o Nascimento de uma Lenda" (Titanic, Birth of a Legend), produzido em 2005 na Alemanha, e que está no seleto grupo dos melhores, mais emocionantes e mais originais documentários já produzidos até hoje sobre o Titanic. Este não é um documentário novo, mas vale-se pela alta qualidade de pesquisa e pela caprichada dramatização acompanhada de efeitos, cenários e cenas cuidadosamente planejadas.

Diferente das demais produções que focam a tragédia, este documentário segue as vidas doshomens que planejaram, desenharam e construíram o Titanic e seu navio irmão, o Olympic, nos Estaleiros Harland and Wolf em Belfast, Irlanda do Norte. Esta produção põe à mostra a violência, drama político e financeiro que pressionaram e afetaram as vidas daqueles que trabalharam na construção. Presta-se um verdadeiro tributo ao grupo de trabalhadores chamados "Guarantee Group" (Grupo de Garantia), os quais foram especialmente selecionados entre os melhores trabalhadores para embarcar no Titanic em sua primeira viagem à América, todos mortos na catástrofe.

Ficha Técnica




Títulos originais:
Titanic - Der Bau des Superschiffs
/ Titanic, Birth of a Legend
Tipo: Documentário dramatizado para TV
Direção: William Lyons
Roteiro: Neil McKay e William Lyons
Gênero: Drama
País: Alemanha
Idioma original: inglês
Data de lançamento: 05/05/2005
Estúdio:
Granada Television, Norddeutscher Rundfunk (NDR)
Duração original: 01:11 min


Curiosidades sobre o documentário



As cenas que mostram a Salão de Estar do Titanic foram gravadas no verdadeiro Salão de Estar do RMS Olympic, o navio irmão do Titanic (ao lado). Estes painéis foram arrematados em um leilão em 1935/36, quando o Olympic foi demolido, desde então o salão encontra-se preservado, sendo utilizado como sala de jantar de um hotel ao norte da Inglaterra, onde as cenas foram gravadas.

Clique AQUI para a matéria sobre o LOUNGE do Titanic.






As cenas do Titanic atracado na doca seca nos estágios finais de construção foram gravadas na "Thompson Graving Dock" (ao lado), em Belfast, Irlanda do Norte, a verdadeira doca onde o Titanic foi equipado em 1912.



Acompanhe o documentário
(dublado)

Fan TRAILERS

Seguem dois espetaculares trailers editados por um fan, duas versões compostas apenas com as melhores cenas do documentário.

VERSÃO 1


Divulgação - roelofjan1987

VERSÃO 2


Divulgação - roelofjan1987
Galeria de fotos




Crédito

Pesquisa, composição de texto e reedição de imagens - Rodrigo, TITANIC EM FOCO

12 comentários:

Luciano disse...

Ah, muito obrigado por fazer um post pra esse documentário!
tentei assistir uma vez ele no youtube e faltou uma parte, vou baixar ele dublado agora mesmo
é um dos melhores, de vdd

Mário Monteiro disse...

esse documentário para mim tem uns excelentes efeitos especiais!

Rodrigo disse...

Este documentário é uma das pequenas jóias já produzidas para recontar a história do Titanic. Ao invés de focar na tragédia esta produção foca na construção, nos planos, conflitos, nas pessoas que o construíram.

Há dezenas de documentários sobre o Titanic, e este em especial, está entre a lista dos melhores, mais originais e mais bem produzidos, é quase como um filme. É um dos raríssimos que me fez emocionar.

Leonardo disse...

Simplesmente, o melhor documentário feito para o Titanic até agora...Ele e o os ultimos misterios do Titanic são o requisitos minimo para qualquer Titanico...Parabéns pelo post Rodrigo!

Lucas Rubio disse...

Olá Rodrigo, gosto bastante deste documentário, realmente uma joia preciosa. Os efeitos são muito bons e muito perto da realidade.
Parabéns pelo post e pelo material disponibilizado.

Abração!

Лукас Рубио

Diogo Gasparini disse...

muito bom o port rodrigo parabens esse concerteza e um dos melhors documentarios explicando a construcao do titanic parabens.para quem quiser baixar esse documentario acessem:
www.titanichistoria1912.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola a todos que estao lendo este maravilhoso post do Rodrigo, alias todos sao cheios de conteúdo e informaçao.
Eu assisti o documentario e concordo com o nosso colega leonardo realmente este documentario e o "Os Últimos Mistérios do Titanic sao requisitos fundamentais para um Titânico. Meus Parabéns ao Rodrigo e ao criador e idealisador deste documentario.

Rodrigo disse...

Obrigado amigo, é sempre bom receber a atenção de quem também gosta do assunto e saber que o blog têm bom conteúdo. Minha tentativa é sempre trazer boa informação.

Este documentário não é o melhor, mas merece estar na lista dos 10 melhores, ou seja, ele é um dos que são indispensáveis; isto porque o ângulo explorado nesta produção é único, visto que nele é contada a história da construção, sem recontar tragédia e nem falar sobre os escombros.

Num resumo, ele é nota 10.

Grato pela atenção e seja sempre bem vindo ao Titanic em Foco.

rander disse...

Sensacional sem palavras msm...
principalmente sobre a ultima parte das lembranças da familia com os pertençes realmente muito emocionante ! eu quero agora ver é os ultimos segredos do titanic !

rander disse...

rodrigo faz uma materia sobre os documentarios mais antigos !

Anônimo disse...

GENTE OLHA SO O QUE EU DESCOBRI QUE O NAVIO QUE AFUNDOU EM 1912 NÃO FOI O TITANIC FOI O Olympic UM DOS NAVIOS IRMÃO DO TITANIC .O Olympic COLEDIO COM O NAVIO HMS Hawke QUE SOFREU VARIOS DANOS E AI FOI COVOCADO PARA AFUNDA .O CAPITÃO RECEBEL DINHEIROIRO DO MILIONARIO J.P. Morgan UM DOS DONOS DA Star Line PARA JOGAR O NAVIO CONTA OUTRO NAVIO ENVIADO PERA Star Line O NAVIO ESTAVA COM AS LUZES APAGADAS PARA NÃO LEVANTA SUSPEITAS E AI FOI DESCOBERTO QUE O VERDADEIRO TITANIC ESTAVA SE PASSANDO PELO Olympic . QUE BARBARIDADE ......

Rodrigo disse...

Isto não passa de lenda urbana... Assim como tantas outras lendas.